Grêmio Recreativo Escola de Samba Canto da Alvorada
Enredo: GRUPO ARUANDA“ Embaixador da Cultura Brasileira”
Regras para realização da disputa de Samba de Enredo visando o Carnaval 2018
Data Descrição Horário Local
26/10/2017 Publicação da Sinopse e do Regulamento
30/10/2017 Leitura da Sinopse e Esclarecimentos 20:00 h Rua Espírito Santo, 757 - Centro
13/11/2017
A
14/11/2017
Inscrições
14h00ch
Às
18:00h
Rua Espírito Santo, 757 - Centro
17/11/2017 Publicação do resultado dos 03 sambas classificados
23/11/2017 Final da Escolha do Samba de Enredo
20:00h A definir
Grêmio Recreativo Escola de Samba Canto da Alvorada
Enredo: GRUPO ARUANDA“ Embaixador da Cultura Brasileira”
Regulamento para disputa de Samba de Enredo Carnaval 2018
1 – O concurso será aberto a todos os interessados
2 – A leitura da Sinopse e esclarecimentos do Enredo, para os interessados será realizada no dia 30/10/2017, as 20:00 horas a Rua Espírito Santo, 757 Centro, sede do Grupo Aruanda.
3 – O método de escolha será via análise interna, realizada por uma Comissão formada pela Diretoria da Escola, onde os mesmos definirão na 1ª Fase os 03 (três) finalistas.
4 – A entrega das obras será realizada nos dias 13 e 14/11/2017, de 14:00 as 18:00 horas a Rua Espírito Santo, 757 Centro, sede do Grupo Aruanda.
5 – No ato da entrega do material deverá ser entregue a Ficha de Inscrição (anexa), devidamente preenchida com os dados do (s) autor (res).
6 – Não será cobrada qualquer taxa de inscrição dos participantes do concurso.
7 – O resultado da 1ª fase será divulgado no dia 17/11/2017 pelas mídias digitais utilizadas pela Escola.
8 – No ato da entrega da obra, o compositor ou grupo deverá apresentar:
• 03 CDs com a obra em formato mp3
• 03 letras do samba impressas em papel A4.
O material após ser conferido será lacrado em envelope e encaminhado para a comissão para analise.
9 – As composições apresentadas para a inscrição deverão ser inéditas, tanto na harmonia musical, como na letra, não podendo conter plágios e (ou) adaptações.
10 – No momento da confirmação da entrega do samba, os compositores assinarão um termo autorizando a Escola, na condição de co autora, a modificar ou excluir termos constantes na letra e/ou na melodia do Samba-Enredo, caso a Comissão Julgadora entenda necessário. O termo autorizará, inclusive, a utilização parcial da letra e sua utilização em conjunto com outras letras recebidas (a chamada junção de samba).
11 – Todos os sambas cujas inscrições estiverem confirmadas serão analisados internamente pela Comissão Julgadora. A Comissão pode, inclusive, não classificar nenhum concorrente, caso julgue necessário.
12 – Os compositores e participantes que causarem qualquer tipo de desavença, revanchismo ou manifestações desagradáveis durante o Concurso, inclusive através de mídia eletrônica (Internet), serão sumariamente desclassificados, e impossibilitados de participar de outros concursos nesta agremiação.
13 – A premiação para o samba vencedor será no valor de R$ 1.000,00 (Mil reais), e serão pagos imediatamente após o recebimento da subvenção paga pela Belotur.
14 – a Forma da apresentação dos sambas classificados será definida em reunião com os representantes dos três sambas, no dia 18/11/2017, as 14:00 horas a Rua Espírito Santo, 757 Centro, sede do Grupo Aruanda.
15 – Fica a Agremiação isenta pelo pagamento dos direitos autorais da obra escolhida.
A Diretoria
Grêmio Recreativo Escola de Samba Canto da Alvorada
Enredo: GRUPO ARUANDA “Embaixador da Cultura Brasileira”
Ficha de Inscrição concurso Samba de Enredo
Samba Nº
Nome do Compositor
C. Identidade
CPF
Belo Horizonte,
Declaro que li e aceito as condições estabelecidas no regulamento para escolha do Samba de enredo carnaval 2018.
NOME:
CPF:
Grêmio Recreativo Escola de Samba Canto da Alvorada
Enredo: GRUPO ARUANDA “Embaixador da Cultura Brasileira”
Termo de compromisso concurso Samba de Enredo
Samba Nº
TERMO DE COMPROMISSO
Eu ____________________________________________________, inscrito no CPF nº ___________________, representante do Grupo de Compositores do Samba de nº __________, aceito e assino o presente Termo de Compromisso, ciente do Regulamento ora estabelecido para o Concurso de Samba Enredo – Carnaval 2018 autorizo o GRES. Canto da Alvorada, na condição de co-autor, a modificar e/ou excluir termos constantes na letra e/ou melodia do Samba-Enredo apresentado e sua utilização parcial ou em conjunto com outras letras recebidas.
Belo Horizonte,
___________________________
Nome Legível e Assinatura
CPF :
Grêmio Recreativo Escola de Samba Canto da Alvorada
Enredo: GRUPO ARUANDA“ Embaixador da Cultura Brasileira”
SINOPSE
O folclore é a alma de um povo.
É a expressão de sua cultura, de seus saberes, de sua visão de mundo.
É a impressão digital, a identidade cultural, a personalidade coletiva.
É o fio ancestral tecido geração após geração.
Patrimônio tão nobre, essencial à compreensão da vida, deve ser conhecido, vivenciado e defendido.
Com essa missão nasceu o Grupo Aruanda, em meio à convulsão social dos anos 1960, incendiados pelos gritos das guitarras e da poética explosiva da juventude em rebeldia.
Nasceu em uma instituição educacional, da mente visionária de um homem especial, o Professor Paulo César Valle.
Reunindo jovens estudantes, em uma ação pioneira, abriu-lhes as portas mágicas do folclore brasileiro, revelando-lhes as danças e os cantos desse povo miscigenado.
Nos livros, estudaram as danças gaúchas, impregnadas pelo espírito de fidalguia, e reproduziram os bailados dos verdes pampas, com longos vestidos rodados, bombachas e sapateados que tanto representam o imaginário do Sul do Brasil.
Mas folclore é vivência, experiência de vida. É preciso conhecê-lo para saber interpretá-lo.
Viajaram pelas cidades mineiras. Mergulharam nas profundezas da alma de Minas, em busca de suas mais belas tradições. Em cada comunidade, uma porta se abria e o legado de índios, brancos e negros era compartilhado.
Com os olhos brilhando de emoção, descobriram tesouros reluzentes desfilando sua devoção e alegria pelas ruas das cidades: Folia do Divino, Congo Penacho Real, Boi-lé, Ciganinhas do Egito, Dança de São Gonçalo e o Tamboril com suas fitas coloridas bailando livres no ar.
Tudo era objeto de pesquisa, de revelação e encantamento.
De Minas, na Região Sudeste seguiram desbravando as demais regiões do Brasil, como novos bandeirantes em busca de ouro e diamantes da cultura: as manifestações folclóricas brasileiras.
Ao longo de anos de pesquisas, cortando o país de norte a sul e de leste a oeste, construíram o maior acervo de danças e cantos folclóricos brasileiros.
No Centro-Oeste, em meio aos mistérios do Brasil profundo, encontraram o Cateretê, dançado ao som das violas e marcado por palmas e sapateados.
Chegando ao Nordeste, os corações foram invadidos por esfuziante alegria, sintonizados na pulsação da Quadrilha de São João, da Caninha Verde, da dança dos Orixás, do Frevo, do Boi da Paraíba, do Maracatu e do Xaxado evocando Lampião e Maria Bonita.
No Norte imponente, com sua floresta tropical e imensos rios, foram conquistados pela sensualidade e brejeirice do Carimbó e do Retumbão.
Com um acervo de mais de 100 danças pesquisadas em todas as regiões do país, o Aruanda ganhou o mundo. Internacionalizou-se. E cada participação nos mais importantes festivais internacionais de folclore era uma celebração da cultura brasileira.
França, Japão, Portugal, Canadá, Peru, Espanha, Grécia, Holanda, Itália, Bélgica e Polônia se encantaram com o folclore brasileiro. O diálogo entre as culturas aproximou os países e seus povos, refletidos no espelho multifacetado da humanidade.
Os encontros viraram amizade, a amizade algumas vezes virou amor, e o amor suplantou barreiras, reduziu distâncias e virou casamento. Casamento intercultural, respeitando diferenças e promovendo mútuo enriquecimento.
Mas o Aruanda não é só pesquisa, espetáculo e interação com os povos. É também ação social. É solidariedade. É educação. Suas oficinas de folclore resgatam a autoestima de mulheres agredidas, de idosos abandonados, de crianças e adolescentes em situação de risco e contribuem para aprimorar o conhecimento de educadores.
É também Ponto de Cultura, lançando luzes sobre a obscura realidade dos segmentos sociais mais vulneráveis e contribuindo para a transformação da realidade brasileira.
Essa trajetória, orientada pelo amor à cultura tradicional, ao Brasil e ao povo brasileiro, tem sido abençoada por Nossa Senhora do Rosário, a padroeira dos escravos brasileiros. Evocada nos momentos mais importantes, inspira e fortalece os aruandenses em sua caminhada.
E as conquistas foram se acumulando ao longo do tempo. Reconhecido como legítimo Embaixador da Cultura Brasileira, o Aruanda recebeu as maiores honrarias destinadas a uma entidade cultural.
Mas é no carnaval de Belo Horizonte que sua consagração será completa.
O verde e branco do Canto da Alvorada vai abrir alas para as cores do folclore brasileiro, tingindo a avenida de esplendor e magia.
E assim, contando a história do Grupo Aruanda, será celebrada a festa da cultura de um país. Desse país brasileiro. Mestiço, diverso e feliz.
******
0 comentários:
Postar um comentário