BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

OUÇA O SAMBA DE 2014 DA ESTRELA DO VALE


Read more »

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

CARNAVAL DE VOLTA A AFONSO PENA

Foto - Cidade Jardim 1990 " Carnavalesco Roberto Szaniecki - Enredo De mar em mar é nesta onda que eu vou. Anunciado oficialmente no dia de hoje a volta do carnaval e dos desfiles das escolas de samba para a Afonso Pena, o palco onde o carnaval da cidade cresceu, ganhou nome e foi considerado um dos maiores do Brasil nos anos 70 e 80. O ultimo desfile oficial na Av.Afonso Pena ocorreu em 1990 tendo Bem Te Vi e Canto da Alvorada como as grandes campeãs daquele ano devido a um empate. De lá pra cá muito mudou no carnaval da cidade , e os desfiles competitivos só voltaram a acontecer em 2004 na via 2014, passando para a Praça da Estação em 2011 e retornando ao seu palco de origem em 2014. É esperado também o aumento no numero de blocos de ruas, bem como foliões participantes dos mesmos, a "estação do samba" que ocorria apenas na Praça da Estação, ira ocorrer simultaneamente em vários pontos da cidade. É Belo Horizonte respirando carnaval já em Dezembro apresentando o planejamento de suas atividades e mostrando que a capital de Minas tem condições de fazer um grande espetáculo popular.

Read more »

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Escolas de Samba de Belo Horizonte são recebidas pelo Governo do Estado

Os presidentes das escolas de samba de Belo Horizonte, estiveram na tarde de quarta feira (4) na Cidade Administrativa, para um encontro com o Secretário do Governo "Danilo de Castro" a reunião agendada pelo presidente da Câmara dos Vereadores, o vereador Léo Burgues. Ao chegar na reunião Léo explicou a importância da parceria do governo do estado em um evento que vem crescendo a cada ano, e falou sobre a fundamental participação do mesmo para o crescimento e profissionalismos do carnaval de Belo Horizonte. Em seguida representando as escolas de samba Carlos Alberto Damasceno "presidente da Canto da Alvorada", explicou sobre a importância do carnaval em Minas Gerais, atentando que estamos nos aproximando da copa e que a nossa verdadeira cultura deve ser mostrada. Danilo de Castro, aplaudiu a iniciativa de Léo Burgues em abraçar o carnaval de Belo Horizonte, disse estar satisfeito com a visita dos presidentes das escolas de samba e que olharia com carinho para o carnaval de Belo Horizonte que em 2013 surpreendeu a todos.

Read more »

domingo, 1 de dezembro de 2013

Conheça mais sobre o enredo da Acadêmicos de Venda Nova e veja a letra do samba 2014


ACADÊMICOS DE VENDA NOVA

5 SENTIDO NUMA MESMA EMOÇÃO 
CARNAVAL 2014

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova apresenta o seu enredo para o carnaval Belo Horizonte de 2014, sob o título “CINCO sentidos numa mesma emoção”. Um mundo de sensações é o que ofereceremos aos espectadores presentes na passarela do samba de BH. Visão, tato, olfato, paladar e audição são os sentidos comuns aos seres humanos, qualidades estas que comprovam o quanto somos iguais uns aos outros, independentemente da raça, da condição social e do grau de instrução. Na comemoração de uma década de participações nos desfiles, presentearemos os foliões da cidade, os nossos admiradores e colaboradores, às vésperas da Grande Copa do Mundo de Futebol, convidando a todos para explorar todos os seus sentidos, num espetáculo de carnaval.
Visão – Das trevas à luz, tira esse olho grande de mim!

O que nos permite distinguir entre luz e trevas é a visão, que é o sentido que nos possibilita perceber o mundo através das suas cores e formas. Nossos olhos conseguem captar a luz refletida nos objetos e seres e os nossos cérebros interpretam estes sinais dando-nos a real dimensão e forma daquilo que é observado. É pelos olhos que primeiramente conhecemos o que está ao nosso redor ou mesmo a longa distância. Diferentemente de algumas espécies de animais, podemos enxergar colorido e, graças a este avançado mecanismo fisiológico, alcançamos o elevado grau de desenvolvimento das habilidades de nossa espécie humana.

Paladar – O delicioso gostinho da vida.
Uma mesa farta, família reunida ao seu redor, risadas, macarronada, feijoada, pizza, muitos doces e vegetais. Através do paladar também nos comunicamos com o mundo ao redor, saboreando gostos diferentes, texturas e temperaturas diversas dos alimentos. A boca é a porta de entrada dessas guloseimas e a língua a responsável por sentir e identificar os diversos sabores apresentados a cada colherada do banquete. Não se pode falar em paladar sem nos lembrarmos das deliciosas bebidas como os vinhos, cafés, champanhas, sucos, refrigerantes e as populares “caninha” e a “cerva geladíssima”.

Olfato – O cheirinho da sedução está no ar.
Cheirinho gostoso, cadê, cadê, cadê!? Pois é, os odores captados pelas narinas podem não ser percebidos pelos outros sentidos, mas não escapam do olfato. Desde muito novos os animais aprendem a utilizar deste sentido para identificar suas mães e as fontes de alimento. Quando adultos os cheiros exalados pelos seres são percebidos como sendo a chamada da natureza para o acasalamento e a perpetuação das espécies. São os vegetais os maiores fornecedores das muitas fragrâncias conhecidas, podendo ser extraídas de ervas, frutos, folhas, caules e, principalmente, das cheirosas e coloridas flores. Campos inteiros das mais aromáticas flores são cultivados mundo afora, inspirando os perfumistas nas suas cobiçadas e exóticas criações.

Audição – Na música o som da voz de Deus.
Divinal é o som advindo da natureza e dos seus pássaros, onde doces melodias embalam nossas vidas com mais paz e acalanto. A grande sensibilidade e talento de célebres compositores clássicos conseguiu traduzir, em acordes e instrumentos musicais, sons divinais ouvidos nos templos e palácios. Contudo, também há aqueles que percebem os sons não pelos seus acordes, mas através das vibrações propagadas pelo ar e através de símbolos e objetos. São os deficientes auditivos que usam suas mãos para emitir sons inaudíveis porém compreensíveis em nossa linguagem.

Tato – Sentindo na pele a emoção de ser brasileiro.
O maior órgão que possuímos, a pele, é a responsável pelo nosso tato, ou seja, a capacidade de sentir o que tocamos ou o que os toca. O tato nos proporciona as sensações de calafrio, repulsa, textura ou aconchego, de acordo com o elemento percebido. Brilha o sol, brilha a estrela-guia. É o calor dos trópicos enchendo nossas vidas de luz e aconchego. Também é o calor sentido no abraço amigo e na chama ardente que domina o chamego dos amantes. Arrepio na pele também se sente pelo vento noturno e pelo frio do inverno que percorre todo o corpo.

Sexto-sentido – Todos numa mesma emoção.
Arrepiantes são os gritos emanados do povo. Seja nas históricas manifestações cívico-populares, ocorridas no outono de 2013, demonstradas nas ruas e praças país afora, exigindo um Brasil com melhores serviços públicos e o fim da corrupção. Seja nos templos do futebol, onde já preparamos o tão aguardado grito de “goooool!!!”, aguçando os nossos 5 sentidos. Meu sexto-sentido não falha, já somos um país mais consciente e, por que não, hexa-campeão!

Belo Horizonte, 10 de agosto de 2013.
GRES Acadêmicos de Venda Nova
Diretoria Artística

 VEJA AQUI A LETRA DO SAMBA (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR )

Read more »

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Juventude no samba. Promessas do carnaval capixaba assinam samba da Força Real para 2014


Três jovens sambistas capixabas são os autores do samba de 2014 da Força Real.

Vitor Rocha / Thiago Bandeira /Artur Kadratz, fizeram a obra que levara a homenagem ao Arraial de Belô para a avenida através da Força Real. Para o carnavalesco Flávio Campello não poderia ser de outra forma a escola é jovem , tem um presidente jovem, um Departamento Jovem atuante e uma jovem comunidade disposta a fazer o carnaval, nada mais similar a escola do que compositores jovens.

O Enredo "De Forró de Belo ao Arraial que me Conquistou. Pula a Fogueira Iaia é nesta festa que eu vou é assinado por Flávio Campello que divide o carnaval da Força Real com a X-9 Paulistana em São Paulo, sendo figura atuante na escola do Ipanema , participando das decisões e aprovações de toda a área de carnaval da escola mesmo que a distancia. 

(áudio ainda não diponível)
GRCES.FORÇA REAL
CARNAVAL 2014
DE FORRÓ DE BELO AO ARRAIAL QUE ME CONQUISTOU. PULA A FOGUEIRA IAIÁ É NESTA FESTA QUE EU VOU


Autores:Vitor Rocha / Thiago Bandeira /Artur Kadratz

A LUA BRILHOU MEU AMOR
O CÉU ESTÁ LINDO VEM CÁ VER É FESTA,É CULTURA POPULAR!
NESTE ESPETÁCULO, ESTE “CAUSO” VOU MOSTRAR
 LÁ PELAS “BANDAS DAS EUROPA” SURGIU
A FESTA DE SÃO JOÃO DANCE COMIGO “ANARRIÊ”, Ô FOLIÃO!
QUE A “JOANINA” VAI SER PRA LÁ DE BÃO
 UH..LÁLÁ...VEM NESTE PASSO FASCINANTE TEM FESTANÇA,
 FOGUETE TEM BASTANTE DANCE COM FITAS “PRA” UM TOQUE ESPECIAL
 QUE A ZABUMBA FAZ O SOM DO CARNAVAL
CHEGOU FEIJÃO QUEIMADO COM TODA TRADIÇÃO E A ÁGUIA CAIPIRA ENVOLVENDO A MULTIDÃO

TEM SANFONEIRO PRA “ANIMÁ” O “ARRAIAL”
TEM QUADRILHEIRO, “SÔ”....NESTA FOLIA
SOU TRICOLOR...SOU FORÇA REAL
UM “BELO HORIZONTE” TRANSFORMADO EM POESIA

MAS DEIXE... DEIXE A SANFONA ECOAR...
A FOGUEIRA NÃO PODE APAGAR
“SÃO GERERÊ” VEM NOS ABENÇOAR
COM MEUS “TRAJES” VIM AQUI PRA FESTEJAR !
NO “FORRÓ DE MINAS” VOU DANÇAR O ARRASTA PÉ
“DE “PÉ RACHADO” E “SEM NOME” ENTREI NO CLIMA
 PULEI FOGUEIRA E CORTEJEI VÁRIAS “MUIÉ”

“Sobe o meu balão”
Esta avenida vou contagiar
Pelo “caminho da roça”
                                                                                         Força Real vai desfilar 


Read more »

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Bem-Te-Vi anuncia enredo.


Um enredo um fato. Com vocês o Quatro. Com este enredo a Mocidade Independente Bem-Te-Vi vai se preparar para sua volta ao carnaval de Belo Horizonte.
A Campeã de 1990 com Olimpíada dos Deuses, evoca novamente o poder dos criadores do universo para cantar o 4 como fonte de inspiração de seu carnaval. A verde e branco promete um grande desfile honrando suas tradições no samba.


Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente Bem-Te-Vi 
Carnaval 2014
Enredo: Um enredo, um fato! Com vocês , o “QUATRO”...

SINÓPSE

os anos, dias e épocas, que haja um luzeiro maior para governar o dia e outro menor para governar a noite”. E surgiu o sol para iluminar e dia e com seu resplendor aquecer a Terra, surgiu a Lua, misteriosa e fascinante para iluminar a escuridão da noite, surgiram também as Estrelas para enfeitar o manto negro da noite, salpicando de luz o firmamento, “assim foi a tarde e a manhã, o quarto dia” (Genesis). Podemos definir as “quatro fases da Lua” da seguinte forma, a Lua
“Façam-se Luzes no firmamento para marcarem o dia e a noite, regule
mNova ocorre quando o Sol se encontra do lado oposto e conseqüentemente a face iluminada da Lua está contrária do observador na Terra, o Quarto Crescente ocorre quando se observa apenas a metade da face da Lua, a enigmática Lua Cheia ocorre quando o Sol ilumina completamente a face da Lua voltada para o observador na Terra, para finalizar o Quarto Minguante acontece também quando se observa apenas a outra metade da Lua iluminada.
erra que gira em torno de uma linha que vai desde o Pólo Norte ao Pólo Sul, dependendo as época do ano, um hemisfério recebe mais radiação solar do que o outro, portanto mais calor, as mudanças de temperatura ao longo do ano marcam as estações,Primavera, Verão, Outono e Inverno que estão associadas respectivamente ao desabrochar das flores, ao calor, a queda das folhas e por último o frio . Falando sobre o “Quatro”, não podemos deixar de mencionar os “quatro elementos da natureza” (Fogo, Ar, Água e Terra), que permitem identificar se as forças do Universo estão equilibradas e balanceadas, O Fogo representa a iniciativa, entusiasmo e a expressividade, o Ar resume em pensamento racional, intelectualidade e a sociabilidade, a Água está ligada a sensibilidade, emotividade e a empatia e a Terra representa a estabilidade, p
No entanto a Lua que cresce, decresce e desaparece, nunca sua morte é definitiva, este eterno retorno as suas características e formas inicias fazem com que ela seja por excelência o astro dos ritmos da vida, ela controla as águas , as chuvas, e vegetação, a fertilidade... Tal qual o dia e a noite são marcados pelos movimentos do nosso planeta, também os são as “quatro estações do ano”, isto se dá devido ao ângulo de inclinação da
Traticidade e o contato com a realidade. Essa que veremos nos povos, em seus vícios e costumes, iniciando pelos Jogos de cartas, o BARRALHO QUE normalmente possui cartas distribuídas em “quatro naipes” que são símbolos, espadas, copas, paus e ouros,formando um conjunto de cartas que são utilizadas em jogos variados de acordo com
a riqueza de alguns e a pobreza de outros, de forma quase instantânea iniciando a compulsão pelos jogos de azar, existe a carta coringa que possibilita vantagens especiais a quem com ela ficar, portanto neste grande jogo, alem do baralho, no dado, no dominó e na roleta nossas fichas no “QUATRO” vamos apostar, que a sorte venha em bolinhas, dezena, centena ou milhar, deixando de lado todo azar e nisso não queremos nem pensar, celebrando coisas boas, diz à tradição que quando se ganha um “trevo de quatro folhas” a pessoa recebe votos de prosperidade, saúde e fortuna e que cada trevo colhido brotam quatro novos multiplicando para todos a ESPERANÇA, FÉ, AMOR e SORTE sendo o significado de cada uma das partes do trevo, geralmente as plantas nascem com números impares tanto na quantidade de folhas, ramos, frutos e raízes, por esta razão os trevos de quatro folhas são muito raros e considerados como verdadeira preciosidade alem de um excelente amuleto, que hoje usaremos para mostrar aos “quatro cantos do mundo” a ousadia de querer definir o AMOR (“palavra de quatro letras”), no qual tudo já foi dito e escrito, ainda assim arriscamos porque o amor não se define, não se explica, se sente e se manifesta, principalmente quando entra em cena nosso pavilhão, nosso símbolo, nosso brasão, entre giros, palmas e lagrimas de emoção, é a nossa VERDE E BRANCO,nossa comunidade contagiante em firme evolução, momentos inesquecíveis, únicos de emoção...infinita como o conjunto de números naturais, nesse conjunto adição, subtração, multiplicação e divisão , são as “quatro operações fundamentais” , na adição vamos as parcelas somar, na subtração uma parte vamos tirar, na multiplicação vamos multiplicar, enquanto na divisão vamos dividir para compartilhar a beleza das “quatro cores”, o verde trás a esperança, o amarelo resplandece e luz, a azul reflete a vida e branco é a paz que nos conduz, faz arder o coração,Oh! Bandeira Brasileira, pois tu simbolizas a nossa libertação, onde nos campos de futebol, de “quatro e quatro anos” a Copa do mundo faz o torcedor vibrar ao ver sua seleção, , nos revela que o futebol é como o carnaval, alem de dribles , goleadas, ginga pura, disputa e bravura nos faz ser conhecido e reconhecido em todo o mundo, portanto venha conosco, usar brilhos e plumas, vestir a fantasia, para brincar entre confetes e serpentinas, encontrar um conjunto perfeito entre a harmonia e a alegria, um sorriso em cada gesto, pois pra nós não há outra escola na avenida que tenha esta mesmo graça , essa mesma raça e esse mesmo samba...., samba minha gente, vamos todos juntos sambar e provar que o “QUATRO” também faz parte desta grande festa da cultura popular. Autor: André Vitoriano
a preferência dos jogadores, supostamente foi criado sob a encomenda do Rei Carlos VI para assim fazer a divisão social dos franceses através dos naipes, copas para representar o Clero, Ouros para representar a Burguesia, espadas os Militares, e Paus os camponeses. Os senhores feudais começaram a apostar terras e escravos, provendo

Read more »

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Em busca do Tetra Campeonato, Canto da Alvorada lança seu enredo de 2014


Em busca do tetra a tradicional verde e branco, faz do "verde" sua inspiração, com o enredo "Quem Ama Preserva. Luta pela vida e Faz o Verde Acontecer" a Canto da Alvorada pretende se apresentar no carnaval de 2014. Um grito de alerta pela preservação ambiental lembrando a humanidade que o futuro só depende de nós. O enredo é desenvolvido pela Diretora de Carnaval da escola Maria Elisa Moraes.

Conheça a Sinopse :

G.R.E.S. CANTO DA ALVORADA
CARNAVAL 2014

QUEM AMA PRESERVA, LUTA PELA VIDA,
E FAZ O VERDE ACONTECER.

SINOPSE

            Na mitologia grega, Gaia era a deusa da Terra e mãe de todos os seres vivos e representava a suprema deusa dos deuses, uma criatura poderosa e onipresente que simbolizava o poder matriarcal da Natureza. Como sendo Terra, é o nosso habitat, é Terra viva, é riqueza, é um ser vivo.
            Ela possuía múltiplas conexões com os quatro elementos, o Fogo, o Ar, a Água, e a Terra e nos mostrou que tudo está ligado a tudo. Assim, o que acontecer à Gaia, o que acontecer a Terra, também afeta os filhos da Terra; pois Terra é qualificada como uma entidade ecológica viva que cria as condições para a sua própria sobrevivência e essa realidade precisa ser encarada.
Gaia age como uma mãe que acalenta os filhos, mas é cruel com os transgressores, mesmo que seja seu próprio filho.
Infelizmente, o homem tem demonstrado uma dificuldade grande de viver em harmonia. As espécies animais e vegetais sempre foram vítimas da violência e degradação proporcionadas pelo ser humano.  A ganância e o desrespeito sempre foram constantes na relação entre homem e natureza. Precisamos que a população do mundo sinta o perigo real e presente e que se mobilize de forma espontânea promovendo, generosamente, uma retirada ordeira e sustentável para um mundo melhor; pois o meio ambiente está em evidência e estamos diante de um problema global.
Olhando o ecossistema, vemos que com o aumento da população humana, cada vez mais o centro urbano tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalar depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta.


A degradação das terras, os acúmulos de resíduos, os dejetos químicos industriais, a mineração sem controle, o esgotamento dos recursos, a tecnologia com seus inúmeros abusos, as vastas mudanças climáticas, o uso da água de forma irracional, a queima dos combustíveis fósseis, que despejam na atmosfera das cidades industriais toneladas de poluentes, constituem uma ameaça ao bem estar humano que precisa conviver com todos os prejuízos advindos do “progresso”.
Fruto dessa poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e corrói com o tempo tudo que vê pela frente.
O clima também é afetado pela poluição do ar. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura em nosso planeta e o aquecimento global está ocorrendo em função do aumento de emissão de gases poluentes.
O desmatamento e a queima de florestas e matas também colaboram para esse processo; e o equilíbrio ecológico do planeta se encontra justamente nas matas e florestas.
A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e em longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garantem os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando uma boa qualidade de vida.
Se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
O Canto da Alvorada, escola verde e branco, que defende o verde desde as cores de sua bandeira, faz, neste carnaval, uma viagem ao centro da destruição, em busca de recuperação, levando a avenida um discurso verde, um exemplo de vida verde, com a esperança de conscientizar as pessoas da necessidade de se tomar ações rápidas para proteger a humanidade da extinção.

 Vamos travar uma batalha ideológica, sem armas letais. Pois quem ama preserva, luta pela vida e faz a vida acontecer!

Read more »

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Nova Comissão de Carnaval das escolas de samba apresenta Cronograma de Ações junto á Belotur.

Foto Arquivo / Reunião de presidentes na Belotur

Após a aprovação da nova comissão representante das escolas de samba , os trabalhos seguem em ritmo acelerado nos bastidores do carnaval de Belo Horizonte. A Comissão formada por Carlos Alberto Damasceno ( Canto da Alvorada ) e Alexandre Pereira da Costa (Cidade Jardim) vem se reunindo juntamente da Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) na figura de Felipe Barreto diretor de Eventos da mesma,  para tratar de assuntos do interesse das escolas de samba da capital.

Com reuniões agendadas e pautas definidas espera-se fazer acontecer em BH, um grande evento, corrigindo aos poucos as falhas do passado e tratando o futuro com cada vez mais profissionalismo e dedicação.

Cronograma das ações:
 
. 18/11/2013  Apresentação de minuta do regulamento para o carnaval de 2014, pelas as escolas de samba;
. 25/11/2013  Apresentação da minuta revisada pelo Juridico da Belotur
. 29/11/2013  Publicação no DOM

Read more »

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Bem-Te-Vi aumenta a ansiedade para os desfiles em 2014 com sua possível volta.

Foto: Carnaval 1991 (Contagem)


Fundada  em 1979 a Bem-Te-Vi teve seu único título em 1990 (Olimpíada Dos Deuses) é uma das mais tradicionais agremiações da cidade e não desfilou no ultimo carnaval.
Fez história com enredos como  Jogo a doce Ilusão do Brasileiro (86) (Ginga Bumbum no Mundo de Magia (87) Pelos Palcos da Vida Brilha o sonho na avenida (88)este também conhecido como “Bafáfá no Trê Lê lê”.
Contagiou na passarela do samba de Contagem com um desfile histórico em 1991 (Bem-Te-Vi carnaval de todos os Tempos) e emocionou a voltar aos braços do povo em 2006 (Provida a Favor da Vida)
Após um ano afastada é cada vez maior a expectativa da volta da tradicional Verde e Branco aos desfiles da cidade, volta esta não descartada pelo seu presidente Luiz Carlos Novais

Read more »

terça-feira, 29 de outubro de 2013

A Força da Cultura Mineira.


A cultura Mineira vem ganhando força Brasil a fora, e é do "Arraial de Belô" que mais um nome ganha destaque. Carlos Alberto da quadrilha Feijão Queimado esta concorrendo na categoria MARCADOR, em uma votação para escolher o melhor MARCADOR DE QUADRILHA DO BRASIL. O Arraial de Belô vem crescendo a cada ano e as quadrilhas são grandes parceiras das escolas de samba desfilando em varias escolas, como esquecer o show dado pela Feijão Queimado na avenida do samba em 2013 na conquista do Tri-campeonato da Canto da Alvorada? E em 2014 elas serão enredo da Força Real.

Por este motivo pedimos a vocês sambistas que votem no link abaixo e mostrem a força de Minas Gerais e de sua cultura para todo o Brasil.

www.quadrilhas.com

FEIJÃO QUEIMADO e CARLOS ALBERTO recebam o carinho e o voto do BLOG CARNAVAL BH.

Read more »

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Vila Estrela apresenta a "Logo" do enredo 2014


O Bloco Caricato Acadêmicos da Vila Estrela apresenta sua "logo" para o carnaval de 2014 que ilustra do tema ( A terra do sol ardente a vila estrela vem cantar) campeão do grupo B em 2013 o bloco espera ansioso a estreia na elite dos blocos caricatos.

Read more »

domingo, 27 de outubro de 2013

Integrantes da Comissão de Frente da Força Real, conhecem o figurino de 2014.


Parte da equipe de comissão de frente da Força Real se reuniu junto da coreografa Titah Alves para conhecer o figurino elaborado pelo carnavalesco Flávio Campello para o desfile de 2014.

Felizes com o que viram, Titah já planeja a coreografia de 2014 e espera surpreender o publico para o próximo carnaval.

Read more »

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ESCOLAS DE SAMBA COBRAM PLANEJAMENTO ANTECIPADO DA PREFEITURA (16/10/2013/ CMBH)


MATÉRIA DO SITE DA CÂMARA DOS VEREADORES - 16/10/2013 

NEM UM PRESIDENTE DE ESCOLA DE SAMBA ESTAVA PRESENTE A REUNIÃO. 

 BAIXE NO LINK ABAIXO O VÍDEO COMPLETO DA REUNIÃO. http://tvcamarabh.overseebrasil.com.br/novo/download/?v=8d0cb04d65e769fab8ed&f=0 

 Falta de infraestrutura e atraso no repasse dos recursos estão entre os principais problemas enfrentados pelos blocos e escolas de samba de Belo Horizonte no carnaval deste ano. Diante das deficiências, os grupos carnavalescos cobraram da Prefeitura que antecipe o planejamento e organização do evento para 2014. O tema foi debatido em audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo na tarde desta quarta-feira (16/10). Vereadores propuseram a criação da Frente Parlamentar para Acompanhamento do Carnaval e a apresentação de emendas ao PPAG 2014-2017 prevendo rubricas específicas para o orçamento do carnaval de Belo Horizonte. Requerente da audiência, vereador Leonardo Mattos (PV) lembrou que, no início deste ano, a Prefeitura, representada pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), participou de audiência pública na Câmara Municipal, em que foi acordado junto às escolas de samba e blocos caricatos que o planejamento do carnaval 2014 seria feito de forma antecipada e conjunta. No entanto, as agremiações afirmam que ainda não foram acionadas pelo Executivo. Planejamento “O nosso medo é acabarmos sendo coadjuvantes nesse carnaval”, lamentou a carnavalesca Luciana Alba, afirmando que a Prefeitura não tem dado informações sobre regras e organização, assim como tem desmarcado todas as reuniões agendadas com as agremiações. Os grupos cobraram do Executivo que acelere o planejamento e os envolva no processo, lembrando que, em 2013, os recursos foram depositados apenas 15 dias antes do evento, comprometendo o trabalho das escolas. A Belotur afirmou que estão previstas para a próxima semana reuniões com as escolas de samba, blocos e agentes públicos envolvidos, em que será apresentado o planejamento geral desenvolvido pela Prefeitura para o carnaval de 2014. A empresa afirmou, porém, que não pode precisar a data em que será repassado o recurso orçamentário para as escolas e blocos produzirem os desfiles. Orçamento “É preciso profissionalizar o repasse financeiro, assim como a prestação de contas do dinheiro público investido”, destacou Leonardo Mattos, propondo a definição de prazos e datas fixas para liberação dos recursos. O parlamentar sugere o depósito de parcelas regulares durante o ano ou mesmo o repasse integral, mas que seja feito em até três meses antes do carnaval. “Não só isso, mas a definição do local também precisa ser antecipada para os grupos se organizarem. Ela influencia, por exemplo, a evolução da escola”, lembrou o vereador, referindo-se à incerteza da Prefeitura se irá retornar o desfile para a Av. Afonso Pena, manter na Praça da Estação ou definir um novo local. Representante da escola de samba Canto da Alvorada e presidente da Câmara Municipal, o vereador Léo Burguês de Castro (PTdoB) defendeu o retorno do evento à Av. Afonso Pena e destacou que é preciso um olhar diferenciado para o novo carnaval que surge na cidade, com a presença de dezenas de blocos de rua. O parlamentar destacou que o formato pode atrair novos públicos, além de manter os moradores na cidade durante o feriado. Segurança Além dos grupos de desfile, a Belotur destacou que calcula a participação de 160 blocos de rua durante o carnaval, o que demandaria novos esforços de infraestrutura e segurança. A Prefeitura afirmou que está atenta às regiões com maior volume de público e defendeu a atuação dos agentes públicos de segurança, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. “Em Santa Tereza, por exemplo, vamos colocar três palcos de música para tentar disciplinar o uso do espaço público e dar um ordenamento”, anunciou o presidente da Belotur, Mauro Werkema. Encaminhamentos Para acompanhar o processo de planejamento e garantir a participação da sociedade, os vereadores propuseram a criação de uma Frente Parlamentar, sugestão apoiada pelos presentes. Ainda, foi anunciada a apresentação de emendas ao PPAG 2014-2017 prevendo a inclusão de rubricas específicas para o orçamento do carnaval de Belo Horizonte na estrutura orçamentária do município. Participaram da reunião os vereadores Leonardo Mattos (PV), Pedro Patrus (PT), Léo Burguês de Castro (PTdoB) e Gilson Reis (PCdoB).

Read more »

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Compositor de Sambas de Enredo de BH lança CD



Carmo Antunes, conhecido por assinar as ultimas obras do GRESMI.BEM-TE-VI, agora esta de trabalho novo, um CD infantil é o novo sonho do artista que traz em cena a garota "Millena"
"
ENTRADA FRANCA.

Interprete: Millena
Participação especial: Mágico Rubadel
Produção Musical: Eduardo Toledo e Joabbe Steffano
Produção Artística: Maurício Tobias 

DIA: 24 de OUTUBRO de 2.013 - Quinta-feira

HORÁRIO: 19:00 horas

Local: TEATRO DA ASSEMBLEIA DE MINAS GERAIS

Rua Rodrigues Caldas, 30 - Bairro: Santo Agostinho - Belo Horizonte - M.G.


Contato: (31) 8405-6355

Participação Especial: Úrsula Corona (música 3: Arco-íris)                       Produção Musical e Arranjos: Eduardo Toledo e Joabbe Steffano
Backing Vocal: Eduardo Toledo, Fernanda Fernandes,                                              Divulgação: AerBrasil
Joabbe Steffano, Raquel Vianna e Sérgio Marques                                    Gravação de Áudio e Engenharia de Som: Eduardo Toledo
Guitarras e Violões: Eduardo Toledo e Joabbe Steffano                            Coordenação e Produção Geral: Carmo Antunes
Banjo: Eduardo Toledo, Joabbe Steffano e Feio (Sérgio Carrer)                              Mixagem e Masterização: Eduardo Toledo
Violino: Murilo Fonseca                                                                                   Consultoria de Produção: Nikkon Hill
Piano: Márcio Mello                                                                                          Produção Executiva: Carmo Antunes
Contrabaixo, Mandolin e Percussão: Eduardo Toledo                                               Assessoria e Apoio: Vicentina Antunes
Steel: Delano Macedo                                                                                      Ilustrações: Mirella Spinelli
Programação de Bateria e Teclado: Eduardo Toledo                                 Projeto Gráfico e Arte final: Cristina Maia
Figurino: Mírian Amaral                                                                                  Produtor Fonográfico: Carmo Antunes
Fotos da Capa e Fotografias: Andreia Telles e Carmen Lúcia                    Assessoria Vocal: Adriana Lopes, Anthonio e Selmma Carvalho
Coreografia e Direção Artística: Maurício Tobias                                         Idealização e Direção: Carmo Antunes

Gravado nos estúdios: Navegador Studio - Belo Horizonte/M. G. - Brasil e Estúdio By - Lisboa – Portugal

CONTATOS
Sites: www.millena.net.br e www.palcomp3.com/millena - Telefone: +55 31 8405-6355 - E-mail: contato@millena.net.br
Skype: millena.aa - Twitter: millenaaantunes - Soundcloud: Soundcloud.com/#millenami - Facebook: millena2911

COLABORADORES
Navegador Studio (Eduardo Toledo), AerBrasil (Nikon Hill), Sonopress, Arvato e Rimo (Diva e Maria de Lourdes), UBC - M. G. (Gabriela), Circo Spacial - S.P. (Marlene Querubin), Studio de danças Maurício Tobias (Maurício Tobias ), Liguesite BH - São Lucas (Daniel e Roberto), Imprimix Idex Graphix - BH (Adriano, Daniel e Rodrigo), Studio Telles (Andréia e Telles), TAVP - Toledo Audio & Video Produtions (Eduardo Toledo), Fotográfico (Genilton Elias e C), Extensão Gráfica Digital (Filipe Rodrigues e Fabrício Junio), Atlantis Technical Solutions (Geraldo Magela), GDS Locações (Geraldo Daniel Filho e Victor Daniel) Pano de Som (Gladston Coelho), Estúdio Ouro Preto (João Marcos), Estudio By Portugal (Equipe By), Allegretto - Educação Musical (Cláudia e Karina), Babaya - Escola de Canto (Babaya e Roberto Lima), Fundação de Educação Artística (Berenice Menegale, Edla Lobão Lacerda), Cia do Verde (Gláucia, Daniela e Andréia), Colégio Santa Dorotéia - BH (Equipe do Segmento 1), Igreja São Mateus (Padre Expedito, Padre Reinaldo e Equipe da Catequese), Editora Umaitá (Beth Lessa), Editora Copa Music (Tutty) e Universal Music Publishing Group (Rosana Pool).

AGRADECIMENTOS
A Deus, meu anjo da guarda, meus pais, vovó Tina, vovô Antônio (sempre presente), vovó Ção, vovô Zezinho, meus tios e tias, primas e primos, minha família: Antunes e Amaral, Eduardo Toledo, Joabbe Steffano, Alceu Valença, Úrsula Corona, Raquel Vianna, Sérgio Marques, Fernanda Fernandes, Delano Macedo, Murilo Fonseca, Márcio Mello, Dino Braia, Nikon Hill, Magno Augusto, Feio (Sérgio Carrer), Darci Rossi, Marcelo Villa e Bianca, Marlene Querubin, Fábio Ricardo, Christiana Lobo, Ronald de Carvalho, André de Oliveira, Joãozinho Costa, Maria do Rosário, Carlos Henrique, Ana e Ângelo, Warley Machado, Maurício Tobias, Maria Clara Santos Barroso, Júlio César de Freitas Melo, Jessica Aparecida Ramos, Adriano Moreira Mendes, Selmma Carvalho, Adriana Lopes, Anthonio, João Marcos, Mágico George Rubadel, Cristina Maia, Mirella Spinelli, Carmen Lúcia, Geraldo Magela, Geraldo Daniel Filho, Genilton Elias, Carminha, Telles, Andrea Telles, Dr. Célio Frois, Deputada Ana Maria Resende e toda sua equipe, Pio, Eli Diniz, José Hilton Rosa, Luiz Carlos Novais, Gladston Coelho, Shirlaine Pereira, e todos que de alguma forma contribuíram e apoiaram este projeto em nome da arte e da cultura.

Read more »

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Carnaval pode voltar a Av Affonso Pena em 2014.


Escola de Samba e Belotur ( Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte )reuniram se na noite de segunda feira (21) para tratar de assuntos referentes ao carnaval.
Entre as novidades esta a possível  volta dos desfiles para a Av.Affonso Pena, local onde o desfile das escolas de samba de Belo Horizonte, sagrou-se como um dos melhores do Brasil nas décadas anos 70 e 80.

A aguardada reunião entre as entidades da o ponta pé inicial aos preparativos para o carnaval de 2014. A reunião contou com as 6 escolas de samba da cidade em atividade. Logo após foi realizado uma reunião com os Blocos Caricatos.  

Read more »

domingo, 6 de outubro de 2013

Titah Alves é a nova coreógrafa da comissão de frente da Força Real

Foto: Titah Alves e o presidente Felipe Diniz
.

Novata no samba e no carnaval, Titah Alves estreia na avenida com a responsabilidade de coreografar a comissão de frente da Força Real em 2014. Simpática foi apresentada ao Departamento Jovem da escola em reunião na tarde de domingo (6) logo após teve uma breve reunião com a vice presidente da escola Helen Silva , sendo anunciada logo em seguida como a Coreógrafa oficial da escola para 2014.

 Titah disse estar apreensiva, e que seria um desafio que ela estava disposta a encarar. Disse também já ter algumas ideias para por em prática , ideias estas que estão sem segredo e serão revelados na avenida.  A Força Real desfila em 2014 com uma homenagem ao Arraial de Belô sobe o comando do carnavalesco Flávio Campello.

Read more »

domingo, 29 de setembro de 2013

Escolha do samba da Acadêmicos de Venda Nova já tem data (conheça a sinopse)


20 de Outubro no fazenda Mineira esta é a data que dará vida ao enredo "Cinco Sentidos na Mesma Emoção" a partir das 18H.

Atual vice campeã do carnaval, a Acadêmicos de Venda Nova pretende mostrar os sentidos do ser humano em plena a avenida e tingir o pavilhão azul e rosa com a terceira estrela de campeã da carnaval.

CONHEÇA A SINOPSE

GRES. ACADÊMICOS DE VENDA NOVA

CARNAVAL 2014

ENREDO - CINCO SENTIDOS NA MESMA EMOÇÃO. 

Introdução

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova apresenta o seu enredo para o carnaval Belo Horizonte de 2014, sob o título “Cinco sentidos na mesma emoção”.

Um mundo de sensações é o que os Acadêmicos de Venda Nova oferecerá aos espectadores do seu desfile. Visão, tato, olfato, paladar e audição são os sentidos comuns aos seres humanos, qualidades estas que comprovam o quanto somos iguais uns aos outros, independente da raça, ou condição social.


Visão – Das trevas à luz, tira esse olho grande de mim!

O que nos permite distinguir entre luz e trevas é a visão, que é o sentido que nos possibilita perceber o mundo através das suas cores e formas. Nossos olhos conseguem captar a luz refletida nos objetos e seres e os nossos cérebros interpretam estes sinais dando-nos a real dimensão e forma daquilo que é observado. É pelos olhos que primeiramente conhecemos o que está ao nosso redor ou mesmo a longa distância.  Diferentemente de algumas espécies de animais, podemos enxergar colorido e, graças a este avançado mecanismo fisiológico, alcançamos  o elevado grau de desenvolvimento das habilidades de nossa espécie humana.


Paladar – O delicioso gostinho da vida.

Uma mesa farta, família reunida ao seu redor, risadas, macarronada, feijoada, pizza, muitos doces e vegetais. Através do paladar também nos comunicamos com o mundo ao redor, saboreando gostos diferentes, texturas e temperaturas diversas dos alimentos. A boca é a porta de entrada dessas guloseimas e a língua a responsável por sentir e identificar os diversos sabores apresentados a cada colherada do banquete. Não se pode falar em paladar sem nos lembrarmos das deliciosas bebidas como os vinhos, cafés, champanhas, sucos, refrigerantes e as populares “caninha” e a “cerva geladíssima”.


Olfato – O cheirinho da sedução está no ar.

Cheirinho gostoso, cadê, cadê, cadê!? Pois é, os odores captados pelas narinas podem não ser percebidos pelos outros sentidos, mas não escapam do olfato. Desde muito novos os animais aprendem a utilizar deste sentido para identificar suas mães e as fontes de alimento. Quando adultos os cheiros exalados pelos seres são percebidos como sendo a chamada da natureza para o acasalamento e a perpetuação das espécies. São os vegetais os maiores fornecedores das muitas fragrâncias conhecidas, podendo ser extraídas de ervas, frutos, folhas, caules e, principalmente, das cheirosas e coloridas flores. Campos inteiros das mais aromáticas flores são cultivados mundo afora, inspirando os perfumistas nas suas cobiçadas e exóticas criações.


Audição – Na música o som da voz de Deus.

Divinal é o som advindo da natureza e dos seus pássaros, onde doces melodias embalam nossas vidas com mais paz e acalanto. A grande sensibilidade e talento de célebres compositores clássicos conseguiu traduzir, em acordes e instrumentos musicais, sons divinais ouvidos nos templos e palácios.  Contudo, também há aqueles que percebem os sons não pelos seus acordes, mas através das vibrações propagadas pelo ar e através de símbolos e objetos. São os deficientes auditivos que usam suas mãos para emitir sons inaudíveis porém compreensíveis em nossa linguagem.


Tato – Sentindo na pele a emoção de ser brasileiro.

O maior órgão que possuímos, a pele, é a responsável pelo nosso tato, ou seja, a capacidade de sentir o que tocamos ou o que os toca. O tato nos proporciona as sensações de calafrio, repulsa, textura ou aconchego, de acordo com o elemento percebido. Brilha o sol, brilha a estrela-guia. É o calor dos trópicos enchendo nossas vidas de luz e aconchego. Também é o calor sentido no abraço amigo e na chama ardente que domina o chamego dos amantes. Arrepio na pele também se sente pelo vento noturno e pelo frio do inverno que percorre todo o corpo.


Sexto-sentido – Todos numa mesma emoção

Arrepiantes são os gritos emanados do povo. Seja nas históricas manifestações cívico-populares, ocorridas no outono de 2013, demonstradas nas ruas e praças país afora, exigindo um Brasil com melhores serviços públicos e o fim da corrupção. Seja nos templos do futebol, onde já preparamos o tão aguardado grito de “goooool!!!”, aguçando os nossos 5 sentidos. Meu sexto-sentido não falha, já somos um país mais consciente e, por que não, hexa-campeão!



Belo Horizonte, 10 de agosto de 2013.

GRES Acadêmicos de Venda Nova
Diretoria Artística

Read more »

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Último dia de inscrições para a eleição da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura





Comissão é responsável pela análise e seleção dos projetos culturais inscritos para obtenção de recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura

O prazo de inscrições de eleitores e candidatos para a escolha da nova Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC) foi prorrogado para até hoje, dia 18 de setembro. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 14 de setembro.
Os interessados em se cadastrar devem preencher e enviar o formulário eletrônico disponível no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br/cmic2013. Em seguida, é necessário apresentar, em envelope lacrado, toda a documentação exigida pelo regulamento na sede da FMC (Rua Sapucaí, 571, Floresta) até 18 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 18h. O regulamento da Assembleia de Eleição foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 3 de setembro de 2013 e está disponível para consulta no site de cadastro.
Candidatos ou eleitores devem comprovar dedicação ao trabalho no setor cultural há, pelo menos, dois anos em uma das áreas culturais: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Música ou Patrimônio. Eleitores que participaram da eleição em 2012 não precisam se recadastrar. A votação acontece no dia 7 de outubro, a partir das 19h, no Museu Histórico Abílio Barreto.
Todos os eleitores e candidatos a membros da CMIC podem ser proponentes à Lei Municipal de Incentivo à Cultura. No entanto, os candidatos que forem eleitos não poderão participar dos projetos até um ano após o termino do seu mandato.
A Comissão
A CMIC é paritária, composta por três representantes do poder público e três do setor cultural. Ela é responsável pela análise e seleção dos projetos culturais inscritos para obtenção de recursos por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura além de acompanhar e fiscalizar todos os projetos em execução da lei de incentivo. Os membros dessa comissão exercem mandato de um ano, podendo ser reconduzidos uma vez por igual período.
INFORMAÇÕES: dpfic.fmc@pbh.gov.br

Read more »

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

BLOCO CARICATO ESTIVADORES DO HAVAI DEFINE ENREDO (CONHEÇA A SINOPSE)


Após ser aprovado na avaliação, o verde e branco Estivadores do Havai , anuncia seu tema para o carnaval de 2014. Intitulado (Estivadores invadindo o Egito) o bloco propõe uma louca e divertida viagem no tempo, transportando Belo Horizonte para os tempos dos faraós através do olhar de um folião sonhador.



BLOCO CARICATO ESTIVADORES DO HAVAI
CARNAVAL 2014

TEMA:

OS ESTIVADORES INVADINDO O EGITO

Sinopse:


  
Em um tempo onde os ponteiros dos relógios eram regidos pelos Deuses, o Sol se prostrava em um altar. A lua, por sua vez, regia o sono do grande enviado. Enquanto o grande Rio Nilo banhava as mágicas terras de fartura e seduzia um povo nobre e ostentador.
            Em uma terra de riquezas e abundâncias, um grande império se erguia. Sua base era o ouro, suas conquistas assolavam o mundo e seu pedestal se fazia valer pela coragem.

            Os Deuses abençoavam as eternas dinastias que os representavam e falavam por eles por toda a extensão deste império. Mas, como todo grande Império regido pelas estrelas, um dia os deuses viraram suas costas para a prosperidade. Assim, as riquezas e a soberania foram substituídas por crises e traições. Os eternos faraós, representantes máximos destas dinastias, adormeceram. E juntamente com eles, todos os tesouros e magias, foram também condenados a séculos de esquecimento, bem como a um sono profundo e melancólico, indigno àqueles que outrora eram os enviados dos Deuses na terra.

            As ampulhetas do tempo giraram deixando os dias de glórias enterrados no passado e submersos aos imensos desertos de areia. Saqueados e redescobertos por arqueólogos aventureiros, parte de seus tesouros foram reencontrados. Então os grandes reis seriam novamente reverenciados, porém invés de templos, apenas museus.

            A tradução de sua língua, a muito esquecida, relevaria uma tempestade de areia mágica que traria, para os dias de hoje, os personagens deste vasto império. O despertar dos Deuses, despertaria os grandes faraós e também o seu povo adormecido. E como um rito de magia de um sacerdote egípcio, Os estivadores do Hawaii, transportará Belo Horizonte, através do portal mágico em pleno carnaval, e tudo que o homem um dia sonhou ver se tornara real.

Mas se é carnaval, os Estivadores chegaram em plena festa da colheita,
Festa esta que deu origem ao carnaval honrando os deuses da fartura e da vitória.
E se o clima era de festa a emoção estava no ar e a bateria a tocar.

Sambou Anúbis , cantou Cleópatra, girou o sacerdote, sacudiu próximo do que hoje seria a Etiópia.

A cevada era servida na abundância dos festejos, era a festa mais querida que no verde e branco do bloco festejou a compaixão.

Com o ritmo explodindo a poeira subia intensamente, das areias do deserto a tempestade era frequente, a mágica se desfez e a poeira baixou.

Revelando em “Beagá” um lindo sonho ou um deliro de um folião no amanhecer do carnaval, vestido de faraó que nas ruas da cidade após os Estivadores passar pela avenida despertou.

Autor da Sinopse : Felipe Diniz Marinho

Read more »