BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

segunda-feira, 25 de maio de 2015

ENTREVISTA COM O SAMBISTA. Fabian Costa conta sua trajetória em BH

Fabian Costa e o primeiro Casal do GRES.Imperavi de Ouros.

O Sambista Fabian Costa vem chamando atenção e buscando o seu espaço no carnaval de BH. nascido em Maceió (AL) hoje vive no Rio de Janeiro e empresta seu talento a Belo Horizonte durante o carnaval.
O Blog Carnaval BH entrou um pouco na intimidade do cantor e fez  algumas perguntas ao sambista.

Como Começou a sua Carreira em Belo Horizonte ?

A minha carreira no carnaval de Belo Horizonte, começou no ano de 2009, graças a oportunidade dada a mim pelo presidente da escola de samba Mocidade Independente Bem-Te-Vi, o meu grande amigo Luiz Carlos Novais e sua diretoria, e com total apoio de um dos diretores da escola, amigo e sambista Felipe Diniz Marinho, que naquela época, passou-me algumas coordenadas sobre a história e a estrutura do carnaval da capital mineira.

Conte um Momento inesquecível .

Um dos momentos inesquecíveis do carnaval de BH para mim, foi quando a recém nascida Imperavi de Ouros me deu a oportunidade de poder ser o autor do Samba Enredo da escola que no último carnaval falou do número quatro e seus misticismos.  E o que de fato me deixou mega feliz, foi ver a escola de samba cantando o meu samba na avenida, pois o refrão era bem fácil de se aprender.

Qual a sensação de passar pela avenida do samba em BH ?

A sensação é única, pois o carnaval de Belo Horizonte cresce a cada ano, elevando o samba da capital mineira, trazendo cada vez mais público, e é público e notório o quanto as arquibancadas vibram com as nossas escolas de samba. Eles aplaudem, torcem e nos incentivam bastante, e é esse combustível que nos embala. Por tanto, a sensação é de muita alegria, pois ainda temos aquela rivalidade sadia que também nos impulsiona.

De todos os sambas que você interpretou em BH, qual mais te emocionou ?

Olha, eu terei que “puxar a sardinha para o meu lado” (risos) pois estrear como compositor na capital mineira foi algo mágico como eu havia dito acima, e poder interpretar o meu próprio samba na avenida foi algo grandioso para a minha carreira. Mais existe um grande samba que me marcou bastante, e o dono deste samba é o grande compositor e cantor Serginho BH, que em 2009 (ano da minha estreia) compôs um belíssimo samba falando das cartas, e aquele samba tinha uma divisão harmônica fantástica.


O que BH pode esperar de Fabian Costa para 2016.

Olha em 2016, o grande público pode esperar um Fabian Costa totalmente diferente no quesito “figurino” pois pretendo desfilar com uma roupa que vai chamar bastante atenção do nosso público. Algo bem elegante, que marque o meu carro de som. Essa é uma das minhas características, sempre prezo pelo bom figurino.

Deixe uma mensagem aos sambistas Mineiros.

Aos meus amigos sambistas da capital mineira, ao qual muito me identifico, respeito e os considero, local onde  vivi e vivo grandes emoções, eu deixo o meu desejo de muita paz, alegria e vibrações positivas para que o nosso carnaval possa ter o mesmo sucesso repetido dos anos anteriores. Minas Gerais em especial é uma grande exportadora de gente bamba, gente que é bamba de verdade, e sabe fazer carnaval! 
Deixo aqui um grande abraço a todos e que venha 2016!  

Read more »

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Conheça a sinopse da Força Real para 2016.

Sinopse.


"O primeiro chope é bom para a saúde; o segundo é bom para o prazer; o terceiro é bom para a vergonha e o quarto é bom para a loucura." (Anasarca)

Sopram os quentes ventos do deserto, desperta a exuberância e imponência de um império. Em um tempo onde os Deuses reinavam por absoluto e seu representante na terra era a imagem da imortalidade , brotou do chão o alimento sagrado,ergue se do solo a Cevada. Usada como ingrediente para pães, fermentou sobe a benção de Rá , o deus sol que doou o seu calor para oferecer ao mundo a bebida dos deuses. Tamanha sua importância para o Império egípcio que Ramsés III  doou um milhão de litros de cerveja provenientes de suas cervejeiras, aos sacerdotes do templo de Amom, passando a ser conhecido como o faraó cervejeiro.

Giram as ampulhetas do tempo, e para o Império Romano,esta bebida nada mais era do que uma Bebida de bárbaros, incapaz de substituir o doce e refinado vinho ,”Ave” aos Imperadores de Roma, detentores das chaves da civilização.

O vento sopra novamente e nos revela o frio ar do norte europeu, onde lendas despertam o Deus Thor. Sobe trovoadas e com seu martelo mágico, subiu em sua carruagem ate o céus, onde roubou o caldeirão sagrado e dentro dele fez a cerveja oferecida a seu povo.
Símbolo de perseguição, usada como poção mágica pelas bruxas, que perseguidas eram e queimadas na fogueira foram, despertou a curiosidade dos alquimistas , modernizada então agregava um novo sabor.

Atravessou o mar... Aportou em solo Brasileiro desembarcando aqui a família real Portuguesa. Veio com Dom João VI em suas embarcações, e assim seu tesouro maior desembarcava em terras tropicais, com os prazeres da corte era a cerveja que chegava em “terra Brasilis” , disposta a se tornar a bebida do povo, símbolo de alegria e descontração, se tornaria a bebida de um gente feliz, um gente que tem a alegria no olhar e o orgulho no coração.

Um brinde a republica, e a modernidade , industrializar era preciso, e as fabricas giravam a nova economia , vendas e lucros, bares e novos costumes se incorporavam ao brasileiro. Dos morros para o asfalto uma batida peculiar chamava a atenção era o samba e o sambista nos fundos de quintal, apreciando o seu sabor que em notas musicais ganharia o mundo em forma de inspiração. “O chefe da Policia pelo telefone Mandou avisar que na carioca tem uma roleta pra gente jogar” , do primeiro samba ao primeiro gole hoje é a preferida dos sambistas e carnavalescos.

Emoldurada pela Serra do Curral, ergue-se no coração das Minas Gerais a charmosa e acolhedora Belo Horizonte, recentemente detentora do título de Capital Mundial dos Bares e Botecos. Acolhe a nova cervejaria artesanal,se pinta de verde com o maior “Sant Patrick Day” do Brasil e no mais belo Vira vira vira virou, se transformou em uma cidade de festas e folias,  de gole em gole de bar em bar , garçom desce mais uma que hoje é carnaval, e a ressaca da folia não pode parar. Então desce a saidera e um brinde a nossa comunidade que em verde, vermelho e branco conquistou o sabor do carnaval.

Se beber não dirija se dirigir não beba.

Read more »

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Rio de Janeiro cria uma nova Liga. BH ainda sem definição dos rumos da Associação Cultural Samba Dez.

Uma nova LIGA para comandar o GRUPO B do Rio de Janeiro. Em alguns anos estamos percebendo a transformação e criações de ligas no eixo Rio/São Paulo. A Nova delas é a LIESB, que pretende organizar o fomentar dos desfiles do grupo B da cidade maravilhosa.

A nova entidade contou com aprovação e apoio de 12 escolas das 15 existentes: Unidos de Lucas, Unidos do Cabuçu, Unidos da Ponte, Acadêmicos do Engenho da Rainha, Leão de Nova Iguaçu, Em Cima da Hora, Acadêmicos do Sossego, Unidos de Bangu, Unidos do Jacarezinho, Arranco do Engenho de Dentro, Mocidade Unida da Santa Marta e Arame de Ricardo.

Belo Horizonte detém a Associação cultural samba Dez, desde 2007, que veio a substituir a LIAC/MG  ( Liga independente das Agremiações Carnavalescas de Minas Gerais )
Fato é que o “Samba Dez”  esta praticamente parado , ainda em caráter subjetivo presidido por Luiz Carlos Novais, apenas duas escolas de samba oficialmente , não tem nem uma ligação com o “Samba 10” a ponto de nunca terem se quer participado de reuniões. 

GRCES. Força Real e GRES. Imperavi de Ouros, outras escolas já manifestaram interesse em deixar e até mesmo já divulgaram cartas abertas sobre o assunto, como foi o caso do Gres. Estrela do Vale e Gres. Acadêmicos de Venda Nova.


Não seria a hora de seguir o exemplo de Rio e SP com novas ligas , avaliar e tirar o melhor proveito destas histórias ou o melhor caminho seria uma limpeza geral na casa do Samba Déz e a continuidade do trabalho ? 

2016 esta batendo na porta e até então nem uma novidade oficial. 
O Blog Carnaval BH esta aberto a qualquer entidade carnavalesca que queira se manifestar.

Read more »

Estrela do Vale Divulga logo de enredo.


O GRES. ESTRELA DO VALE , divulgou esta semana a Logo oficial do seu enredo para 2016. "Bordada no Ouro do amanhecer,desperta a senhora soberana. No meu carnaval Simplesmente Mariana." Uma homenagem a cidade de mariana , sua história e sua gente. A escola ainda não se pronunciou sobre quem sera o carnavalesco a da vida a seu carnaval.

Read more »

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Imperavi divulga a Logo do seu enredo 2016


A escola de samba Imperavi de Ouros, divulgou na tarde desta segunda feira ( 4 ) a logo de seu enredo para 2016. A Escola presta uma homenagem ao Russo, ajudante de palco que durante anos trabalhou em programas da TV Globo, como Chacrinha, Xuxa e Faustão.

Read more »

domingo, 3 de maio de 2015

Força Real terá a Cerveja como enredo em 2016.

Logo oficial do enredo

Com o enredo "Cerveja o Néctar dos Deuses", a Força Real pretende embriagar a avenida em 2016. O enredo sera desenvolvido por uma comissão de carnaval chefiada pelo Carnavalesco Flávio Campello. Com este tema a escola busca fazer um carnaval mais leve e descontraio de melhor entendimento pelo publico e jurados. A escola ainda não se pronunciou sobre a sinopse.

Read more »

sábado, 2 de maio de 2015

Imperavi Muda enredo e promete homenagem.



O Gres. Imperavi de Ouros promete uma grande e justa homenagem em 2016. Com o enredo (Russo", Antonio Pedro de Sousa e Silva, da alegria a plateia para apoteose do Samba ) promete uma justa e bela homenagem ao Russo , famoso assistente de palco da Rede Globo. O enredo oferecido a escola pelo sambista Fabian Costa , aplaude vida e carreira deste grande ícone da TV Brasileira.

Read more »

sexta-feira, 1 de maio de 2015

FORÇA REAL COMPLETA 4 ANOS UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO.



Fundada em 1º de maio de 2011 a Força Real, hoje desponta como uma realidade no carnaval de Belo Horizonte. Tudo começou com um sonho de montar uma escola de samba em uma comunidade que estava a muito tempo fora do carnaval. Após a fundação muitos problemas fizeram com que a escola não desfila-se em 2012, e uma nova diretoria foi formada. Para não ficar de fora do carnaval a escola foi convidada por Carlos Alberto Damasceno a montar uma ala no Gres.Canto da Alvorada no mesmo ano. A Canto da Alvorada então batizou a Força Real, sendo a escola madrinha.

Reformulada e com nova diretoria a Força Real sobe o comando do carnavalesco Braulio Malheiro desenvolveu o enredo Sorte ou Azar as Cartas Vão Falar, e foi vice campeã do grupo de acesso.  Teve sua bateria comandada pelo lendário Mestre Jorginho.
Uma escola acostumada a rir das dificuldades e a superar cada uma delas, sem barracão teve que deixar seus carros alegóricos nas portas de seus diretores, o que por muitas vezes virou piada interna dentro da própria escola que se divertia até mesmo com a pouca estrutura oferecida pelo carnaval de Belo Horizonte.

Foi a Primeira escola de samba de BH a ter um departamento jovem, sobe o comando de Lucas Cunha. Fez trabalhos sociais e formou diretores e ritmistas a partir do mesmo.

Em 2014 a chegada do Carnavalesco Flávio Campello deu um novo gás a escola, quando com o enredo “De Forró de Belô ao Arraial que me conquistou Pula a Fogueira Iaia é nesta festa que eu vou” ou ( sobe balão ) como ficou conhecido, conquistou o direito de desfilar no grupo principal do carnaval da cidade .Outro reforço naquele ano foi a chegada de Mestre Sandrinho em sua bateria.

Em 2015 uma homenagem a Minas Gerais sobe a visão da louca Sinha Olympia faria a escola redescobrir o seu estado e suas culturas e após tantos problemas para que este desfile fosse para a avenida a diretoria da escola descobriu ainda mais a palavra superação.

Tem como presidente Felipe Diniz Marinho, que não esconde a admiração e o orgulho que tem por sua vice presidente Helen Silva e sua Porta bandeira Sheyla Silva.

Quatro anos de historias traduzidas em superação, emoção e respeito a seus integrantes.
Parabéns Força Real 4 anos de sonhos dedicados a comunidade. 


Ala de 2012 na Canto da Alvorada quando a escola não desfilou

Primeira Formação de bateria

Rumo a 2013


Brincando ate mesmo com os contratempos - Carros Nas Portas dos Componentes

 Presidente Felipe Diniz e Vice Presidente Helen Silva em 2012

Família Força Real 1 dia antes do desfile de 2014

Descontração

Batizado da escola 

Sheyla Silva, Felipe Diniz e Flávio Campello em 2013

Batizado da escola ( Tião - Carlos Damasceno- Maria Elisa e Felipe )

Apresentação da escola


Primeira Formação do Departamento Jovem 

Lançamento do enredo 2015

Lançamento do enredo 2015

Bateria 2014

Bateria 2014 ajoelhada para os jurados.

Bateria 2015  Prestando continência aos jurados

Read more »