BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Carnaval de BH terá software com informações sobre blocos e atrações







O Carnaval 2017 promete ser o maior da história de Belo Horizonte, no entanto a prefeitura garante que o folião não vai se perder com tantas atrações. Em parceria com o Google, está sendo desenvolvido um aplicativo para que os usuários possam acessar dados sobre as localizações dos blocos de rua, dos ônibus e de infraestrutura, como palcos e banheiros.

Assim, os foliões terão informações mais claras e organizadas sobre a festa, que em 2017 acontecerá oficialmente entre os dias 11 de fevereiro e 1º de março. “Neste ano, fizemos uma pesquisa com blocos e foliões e constatamos que as principais demandas são banheiros e um trânsito mais bem planejado. Muitos também reclamaram da falta de uma maior inte-gração de informações sobre tudo que está relacionado ao Carnaval”, afirma Leônidas Oliveira, presidente da Belotur.

Segundo ele, há uma expectativa de a capital receber um número superior a 2,4 milhões de foliões no Carnaval – 400 mil a mais que em 2016. Haverá um aumento de 40% na infraestrutura para dar conta de acompanhar o crescimento de 30% no número de blocos de rua inscritos e um incremento de 46% na quantidade de desfiles, saltando de 247 este ano para 363 em 2017.

Trânsito
Para um melhor fluxo no trânsito, a Belotur solicitou à BHTrans um aumento significativo do efetivo nas ruas durante o Carnaval. “Vimos que a BHTrans tem que dobrar o seu efetivo para absorver o aumento no número de foliões e a demanda por qualidade”, diz Oliveira, acrescentando que a prefeitura disponibilizará 20 ônibus para circular gratuitamente pela avenida do Contorno – neste ano foram 12. 

Uma negociação também está em curso com os órgãos de segurança pública. A Polícia Militar prometeu disponibilizar 7 mil policiais, enquanto a Guarda Municipal irá contribuir com 1.800 agentes. “Estamos preparando para o início de janeiro dois seminários sobre o Carnaval. Vamos discutir com blocos e escolas de samba sobre a sustentabilidade e o crescimento do evento, sob a perspectiva da economia criativa. O Carnaval é um fenômeno que contribui para a economia da cidade”.

FONTE : http://hojeemdia.com.br/horizontes/carnaval-de-bh-ter%C3%A1-software-com-informa%C3%A7%C3%B5es-sobre-blocos-e-atra%C3%A7%C3%B5es-1.436805

Read more »

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Conheça o audio do samba 2017 da Império da Nova Era , cantado pelo sambista Gabriel Maia


Prometendo retornar para o carnaval de BH, a Academia do Samba Império da Nova Era tem como enredo em 2017 o Vinho. A deliciosa bebida que encanta a todos. 

Conheça a Letra : 

Tema: "Sonho de Baco não sobra Vinho"
Presidente: Genildo Cajá - Autor do Samba Enredo: Serginho BH
Intérprete Oficial Sambista Gabriel Maia.

-------------------Letra do Samba-------------------

Hoje é meu dia eu sou rei
Vou me embarcar nessa viagem
O Vinho é a vida vou comemorar 
Embriagado desse amor quero sonhar
O Sonho de Baco a me embalar
O néctar da uva virou ouro
Em Catas altas a riqueza fui buscar

Ouro Tinto, ouro Rosê
Tem ouro branco pra te oferecer
Está na mesa vem degustar 
As barrilheiras jorram no mar

Já é! Já é! Libera geral...
Faz Zueira... 
Vem tomar um banho de alegria
Vou me acabar nessa folia


Surgiu, a serpente encantada 
Afrodite enfeitiçada 
Espalhando amor no olhar
Na dança da ilusão e da felicidade
Gladiadores dançarinos formam par
Cortejando Isis, a orquestra deu o tom
Roda baiana que o samba fez te coroar 
Firma o batuque Yoiô, Firma o batuque Yaiá
Que o show vai começar 

A império chegou pra sacudir 
Tem cheiro de paixão no ar
Sonho de Baco não sobra vinho
Bebericando não quero acordar 

Clique aqui para ouvir: 


Read more »

Wandera Jones assume o carnaval 2017 da Imperavi de Ouros.

Foto: anuncio de Wandera Jones como carnavalesca da Imperavi ao lado do Presidente Luiz Carlos

Wandera Jones artista da noite e das artes de Belo Horizonte , é a grande aposta da Imperavi de Ouros para o carnaval de 2017. Tendo em mãos a dupla Antônio Carlos e Renato como enredo para o carnaval de 2017, Wandera promete um carnaval com luxo e muito bom gosto.

 

Read more »

Inscrições para Corte Real Momesca 2017 vão até esta sexta feira dia 30.


Estão abertas as inscrições para os candidatos a Rei, Rainha e Princesa do Carnaval de BH 2017. Os interessados têm até o dia 30 de dezembro para realizarem a inscrição. Para participar do concurso é preciso ter simpatia, samba no pé e ser amante do Carnaval. A primeira etapa da seleção acontece no dia 6 de janeiro de 2017, em horário e local a serem divulgados em breve. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pessoalmente na Belotur (Rua da Bahia, 888 - 7º andar), entre 10h e 17h.

Pré-requisitos - Homens e mulheres, com no mínimo 18 anos, moradores de Belo Horizonte e com o primeiro grau completo, amantes do samba e da folia carnavalesca poderão se inscrever. Não poderão participar os ganhadores do concurso de 2016, bem como interessados que tenham vínculo com qualquer órgão da Administração direta ou indireta da Prefeitura de Belo Horizonte. 

Premiação e Inscrição – As candidatas a rainha serão julgadas pela beleza do rosto e harmonia das formas físicas. O Rei Momo do Carnaval será avaliado pela qualidade do samba e alegria. Quesitos como domínio do samba, espírito carnavalesco, expressão e simpatia também contarão pontos para os candidatos(as), bem como simpatia e facilidade de expressão. Os vencedores como Rei e Rainha do Carnaval 2016 receberão, da Belotur, o prêmio de R$ 7 mil; já a 1ª Princesa receberá R$ 5 mil.

No ato da inscrição os candidatos deverão apresentar cópias, acompanhadas dos originais, dos seguintes documentos: carteira de identidade; CPF; comprovante de residência; certificado ou declaração de escolaridade; número de inscrição no INSS/PIS, PASEP ou NIT; atestado de bons antecedentes; atestado médico de aptidão física, atestando ótimas condições de saúde e declaração, de próprio punho, informando não ser servidor público e não possuir vínculo com qualquer órgão da Administração direta ou indireta da Prefeitura de Belo Horizonte.

Clique para ter acesso ao regulamento do concurso de Rainha e Princesa: https://goo.gl/naI1cv

Clique para ter acesso ao regulamento do concurso de Rei Momo: https://goo.gl/9sYGIZ

SERVIÇO: 
Inscrições para concurso de eleição da Corte Real Momesca do Carnaval BH 2017
Até 30 de dezembro
Horário: de 10h às 17h
Local: Belotur (Rua da Bahia, 888 – 7º andar / Departamento de Operações e Eventos)

FONTE : http://belohorizonte.mg.gov.br/sala-de-imprensa/noticia/abertas-inscricoes-para-corte-momesca-do-carnaval-de-bh-2017

Read more »

Carnaval de BH terá mais de 350 desfiles de blocos de rua em 2017

Foto: Fonte/Estado de Minas -Site. Em 2016, milhões de pessoas saíram nas ruas de Belo Horizonte (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

Entre os dias 11 de fevereiro e 1º de março de 2017, período do feriado, serão 363 desfiles de blocos de rua, cerca de 30% a mais que em 2016


Os foliões do Carnaval de Belo Horizonte em 2017 terão muitas opções na hora de desfilar pelas ruas da capital. Pelo menos é o que indica os números de blocos de rua cadastrados para 2017. Foram 363 desfiles de blocos cadastrados, que sairão entre os dias 11 de fevereiro e 1º de março de 2017. O número representa um aumento de 30%, em relação ao ano passado.

Com o cadastro, os blocos garantem infraestrutura para os desfiles, como por exemplo banheiros químicos, fechamento de vias, sinalização, limpeza e segurança. Além das agremiações, dois palcos oficiais também garantirão a festa dos foliões, um localizado na Avenida Brasil e outro na Praça da Estação. No sábado de folia, o Parque Municipal recebe o Carnavalzinho, para fazer a festa das crianças.

Matéria Fonte : http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/12/26/interna_gerais,835255/carnaval-de-bh-tera-mais-de-350-desfiles-de-blocos-de-rua-em-2017.shtml

Read more »

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Conheça o samba 2017 da Estrela Do Vale.




O Jogo é o grande tema da Estrela do Vale para o carnaval de 2017, terceira colocada no ultimo carnaval, a escola pretende jogar com a sorte com o enredo " Não sei se Roleta ou Bacará. Para ganhar tem que jogar "

Ouça aqui o samba 2017 da escola 

Read more »

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Vou de Tutu com Torresminho. Bloco Por Acaso vai reeditar seu primeiro samba.


Rumo ao carnaval de 2017, o Bloco Caricato Por Acaso vai reeditar seu primeiro samba. O samba que deu o titulo do grupo de avaliação dos blocos em 2009 e abriu alas a uma série de campeonatos será destaque na Avenida Affonso Pena este ano.
“ Do Pão de Queijo ao Tutu de Feijão em Minas é Tradição “ confira a letra e relembre o áudio do clássico samba do Bloco do Carlos Prates.


 


Vem provar meu bem
O tempero é com amor VEM VEM VEM
Meu tempero é verde e rosa nessa mesa tão gostosa
O Por Acaso vem mostrar o seu sabor

A culinária de Minas começou
Com Portugueses Negros e Índios
Tendo como base inicial
Raízes Frutos e Peixes
Arvores folhas verdes e pequenos animais
Mistura de condimentos e descobertas fundamentais
E por acaso hoje na modernização
Vem com Pratos típicos
De Minas que é tradição

Bambá de couve canjiquinha e costelinha
Frango ao molho pardo
Vaca atolada com rabada e galinha
Leitão a pururuca

E no café tem quebra-quebra broa de fubá
Tem brevidado
Vou de mentira goiabada e queijo minas
Eu vou

Vou com tutu com torresminho e lombinho com limão
O pão de queijo é nossa tradição

Vem vem vem ....

Read more »

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Mestre Odilon ministra oficina no Unidos do Samba Queixinho

Foto . Mestre Odilon - Blog Carnaval BH 
Foto: Unidos do Samba Queixinho. 

O consagrado mestre Odilon esta em BH ministrando oficinas de bateria na quadra do Bloco Unidos do Samba Queixinho.  Odilon que é um dos mais renomados mestres de bateria do Rio de Janeiro , passou por escolas como União da Ilha, Beija Flor, Acadêmicos do Salgueiro , Grande Rio e Mocidade, duas vezes estandarte de ouro pelo jornal o Globo ( 1999 e 2005 ) Mestre Odilon dividiu um pouco do que sabe com os alunos do Bloco e em conversa com o Blog Carnaval BH disse “ Eu ainda não sei nada estou sempre aprendendo dia após dias “  Uma bela aula onde o artista mostrou sua arte a serviço do samba. 

Read more »

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Acadêmicos de Venda Nova Anuncia Concurso de Rainha de Bateria



Majestades em alta , e a Acadêmicos e Venda Nova anuncia o tradicional concurso de beldades que será realizado na feira do Mineirinho dia 8 de janeiro de 2017 as 13h com entrada franca.

O concurso de rainha de bateria da Acadêmicos de Venda Nova  já revelou beldades para a cidade e promete manter a tradição de um festa familiar, com mulheres bonitas e muita animação. 





Read more »

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Luz Na Passarela que Lá Vem ela... Aumentam as expectativas para saber quem será a nova Rainha de Bateria da Canto Da Alvorada para 2017.

Imagem / Divulgação - Canto da Alvorada 

2017 será o ano em que a Canto da Alvorada tentara o Bi Campeonato no carnaval de BH, e a cada anuncio da escola em redes sociais as expectativas aumentam. 
A escola faz mistério em relação ao posto, mas a certeza é sempre de uma boa escolha. 
Concurso ? Comunidade ? Musa ? O cargo que já foi ocupado por beldades mineiras e cariocas gera expectativa entre meninas e mulheres que sonham em ostentar a sonhada coroa.  

Read more »

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Bloco Caricato Por Acaso convoca a comunidade para ensaios da bateria


"14/12 AS 20:00 NA RUA PORTO ALEGRE BAIRRO CARLOS PRATES TEM ENSAIO DA BATERIA POR ACASO, É O INÍCIO DA PREPARAÇÃO PARA O CARNAVAL 2017 "

Com estas palavras e suas redes sociais o campeão de tantos carnavais Bloco Caricato Por Acaso convoca sua comunidade para mais um carnaval. 

Dia 14/12/2016
Horário 20h 
Local Rua Porto Alegre bairro Carlos Prates. 

Read more »

sábado, 10 de dezembro de 2016

O tradicional e querido Bloco Invasores do Santo Antônio promete voltar a avenida em 2017.

Foto; Panfleto de divulgação 

A expectativa para a volta do tradicional Bloco Caricato Invasores do Santo Antônio aumenta cada vez mais. Um dos maiores campeões da categoria promete um volta exaltando a Rua da Bahia com o tema “ Rua da Bahia a Porta da cidade em cada esquina uma saudade. “  sobe o comando do já experiente presidente “Murilão “ o bloco com toda a certeza é expectativa de bom gosto e beleza na passarela.

Conheça a letra do samba 2017.

Rua da Bahia a Porta da cidade em cada esquina uma saudade
Autores: Nonô do Santo Antônio
Interprete : Ivo do pandeiro.

Com a cara e a Coragem
Agora é pra valer
Os Invasores fazem a festa
E o convidado é você
Tem cheiro de festa no ar
A passarela é o nosso salão
Só quero sorrir, só quero brincar
Na Rua do meu Coração

A vida é festa amor
A vida é festa
Subir Bahia e depois descer floresta

To cansado vou de bonde
No maleta vou passar
Minas Tênis, Izabela meu amor estuda lá
Como era Bom ia ia... Como era bom
Chopp gelado bar do ponto
E Trianon

Me abraça me beija
Me leva pra lá
É na rua da Bahia
Que as águas vão rolar



Read more »

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Um Museu Do Carnaval em BH. A História que precisa ser preservada.

Fotos; Acervo Inocentes de Santa Tereza 


O Blog carnaval BH recebeu a bela noticia de que o presidente do Bloco Caricato Inocentes de Santa Tereza ,também conhecido como ( Panttyola ) conseguiu recuperar  Troféus da extinta escola de samba Unidos de Santa Tereza ,de quando a mesma foi Campeã em 1990 no grupo de acesso com uma inesquecível homenagem ao jornalista Roberto Drumont. Após a subida em 1990 já em 1991 a Unidos de Santa Tereza foi a grande campeã do nosso carnaval desbancando as favoritas da época.

Onde queremos chegar ? E a pergunta que não quer calar. Onde foi parar a nossa história ?
No acervo da prefeitura de BH , pouca coisa existe , um acervo restrito a pastas com recortes de revistas e algumas fotos. E quem somos nós ? Quem são nosso baluartes ? Onde estão nossas glórias ?
A resposta é simples, a pouca história que nos resta de um tempo de glórias está em gavetas , estantes ,fitas  VHS  que estão se perdendo no tempo , camisas que estão se deteriorando ou virando pano de lavar prato. Pavilhões que simplesmente desapareceram , sambas que formam esquecidos na memória de antigos sambistas.

Pouca gente entende, mas o que o Blog Carnaval BH vem fazendo desde 2004 é tentar preservar através de noticias as peças deste quebra cabeças chamado carnaval. Levantamos dados , sambas, postamos letras, nomes, agremiações e suas cores, comentamos sobre a história de cada instituição e seus símbolos, para que as futuras gerações saibam que um dia estivemos aqui, para que as próximas gerações saibam que um dia existiram sambistas e carnavalescos que lutaram e abriram mão de suas famílias e recursos por esta cultura.

Tivemos uma história gloriosa nos anos 70 e 80, e onde ela esta hoje ?  Perdida no tempo, esquecida na memória , ou enterrada com os que se foram. Uma falha história que o Blog Carnaval BH, luta com muita dificuldade para não se repetir.  Do que adianta a história na gaveta ou na estante, ela é de domínio publico e deve sim ser preservada e mantida.

Hoje o Blog carnaval BH clama urgentemente por um museu do carnaval. Estamos em uma das quatro maiores cidades do Brasil e é inadmissível que a maior festa popular deste vasto território não tenha um espaço para que sua história seja preservada, Escolas de Samba, Blocos Caricatos, Blocos de Rua, Corsos, Bandas e tantas outras manifestações culturais e artísticas perdem um pouco de sua memória a cada minuto, por descaso e falta de conhecimento da importância de nossa contribuição cultural e da relevância artística de nossa manifestação para os devidos fins que prestamos a atuar.

Ao ex presidente da Unidos de Santa Tereza Henrique Wander Costa nossos respeitos e parabéns por dividir com o povo um pouco desta história. 

QUEREMOS UM MUSEU DO CARNAVAL JÁ. ( NOSSA HISTÓRIA MERECE SER CONTADA )
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH.   



Read more »

domingo, 4 de dezembro de 2016

O Campeão voltou. Nonato do Samba e Carmo Antunes consagram mais um samba na Imperavi de Ouros.

Foto: Nonato / Blog carnaval BH 

Depois de alguns anos afastado da escola , Nonato está de volta ao lado de Carmo Antunes para novamente consagrar um samba na Imperavi de Ouros, Nonato que durante muitos anos defendeu a Bem-Te-Vi, ganhando por lá ao lado de Carmo Antunes sambas memoraveis, é novamente consagrado em uma parceria de sucesso. 

Em uma final emocionante a dupla levou mais uma vez uma disputa de samba na escola. 

Conheça a Letra do Samba .

Nas Onda da Imaginação a Sultileza de uma Grande Dupla
Antônio Carlos e Reanato.

Autores do samba - Nonato do Samba /Carmo Antunes   



Antonio Carlos e Renato uma dupla de emoção
Faz dos versos sertanejos sua grande inspiração
Vinte e seis anos pelos palcos reluzindo alegria no ar
Duas vidas que se encontram para o povo contagiar

Sou sertanejo, sou feliz e sonhador,
sou de beijar , Fazer poemas de amor

Ícones da música brasileira, com seu canto , apaixonam corações
Arrasta pé forro e vaneirões
E o romantismo que explode corações
E com seus fãs apaixonados , vão arrastando multidões

Eu vou, eu vou, do Oiapoque ao Chuí
Com Antônio Carlos e Renato
E a minha Imperavi .

É carnaval sou sertanejo , sou sambista , caipira .
Com muita emoção quero cantar
Com a Imperavi na avenida coroar;
Esta dupla sertaneja de sucesso popular


Read more »

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Inscrição para os Blocos de Rua, foi prorrogada até o dia Vinte de Dezembro.

Imagem - Divulgação / Belotur. 


Novidade! O cadastramento de blocos para o Carnaval de BH foi prorrogado! Não perca a chance de garantir o apoio de infraestrutura da Belotur e pular com muita alegria seu carnaval.

Inscreva o seu bloco e caia na Folia 

BELO HORIZONTE 2017...

Read more »

Imperavi escolhe seu samba na final deste Domingo.



Neste domingo dia 04 de dezembro faremos a final do Concurso de Samba Enredo da Imperavi de Ouros com participação especial de Wandera Jones. Compareça e ganhe um passaporte para participar da confraternização que acontecerá no dia 18 de dezembro onde entregaremos a "Camisa da Escola". Rua Jacuí 3340 - De 18 as 22hs. Ipiranga - Veja o modelo abaixo.

Read more »

Homenagem do dia Nacional do Samba aos Sambistas e Agremiações de Belo Horizonte.


Clique na imagem para ampliar. 


Nesta data tão Importante para o samba e na comemoração dos 100 anos de samba, o Blog Carnaval BH presta sua homenagem a todos que fazem parte deste humilde canal de noticias e agradece de coração, por tantos anos de colaboração. Feliz dia Nacional do Samba GUERREIROS. 

Amanheceu na Cidade Jardim
É carnaval sou folia sem fim
Vem meu samba me apresentar
Por Acaso , meu show vai continuar
Na Alvorada canta forte meu Bem-Te-Vi
Sou Bacharel da Zona Norte assim
Se o meu canto ecoar ,em Venda Nova o povo vai sambar
Celeiro de bambas,  Mulatos no Samba
Força Real hoje é carnaval
Aflitos no desfile principal, diz no pé seu potencial
Estivador no primeiro desfile,  meu coração conquistou
Saudade , oi saudade seu nome hoje é imortal
Cai à noite um céu estrelado vem me abençoar
Do alto da Vila a estrela de tantos carnavais
Faz relembrar poetas imortais
Chorar eu não quero, eu quero é vencer
No Vale a constelação guerreira,  Brilha outra estrela altaneira
Do céu eu pude ver em Santa Tereza a alegria de ser pioneira
Sou Inocente nesta história , sou Infiltrado ta na memória
De Ouros sorriu a Imperavi ( Ah eu vi sorrir )
Pois  o Corsários mostrou que nossa história começa aqui.
Cantar, sambar e pular em uma Nova Era
Gritar sonhar meus sonhos de quimeras
Obrigado meu Deus pela honra e a gloria de ser sambista
Ta na memória a frase do artista

Pode Chegar tem presidente e Diretor
Hoje tem Porta Bandeira vem sambar com meu amor
Gira baiana no terreiro , que carnaval é coisa fina
Em Beagá a folia não termina 

Autor. 
Felipe Diniz Marinho 

Read more »

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Acadêmicos de Venda Nova. 12 anos e uma mesma emoção.


O Gres Acadêmicos de Venda Nova completa 12 anos neste dia, fica aqui a homenagem do Blog carnaval BH a azul e rosa que nestes 12 anos levantou a taça de campeã por 4 vezes.

A escola que pediu para abrir alas para poder passar, já viajou até Pernambuco, tomou café e se banhou nas águas do Rio das Velhas, lançou um alerta à preservação e já cantou 5 sentidos em uma só emoção.

Entre tantos carnavais, a escola contou os 300 anos de sua Região, brincou de ser criança, e apresentou ao mundo o Queijo de Minas. Foi comerciante e vendeu o seu carnaval , fazendo do seu toque, o toque de Midas. Na travessia de uma vida... Fez o cantar de um povo. E hoje sonha com um mestre sala protetor dos animais. 

O Blog Carnaval BH deixa registrado seu respeito a Família Gonçalves, em especial a Dona Arabela Gonçalves, baluarte verdadeira do samba e do carnaval de BH.


Parabéns Acadêmicos de Venda Nova .

Na sua data o BLOG CARNAVAL BH , É AZUL E ROSA. 

Read more »

Cantando Ali Baba e os 40 Foliões, o bloco Bachareis do Samba aposta no bom humor e na critica para levantar a avenida.


O Bloco Caricato Bacharéis do Samba nem desfilou e já chama a atenção pelo seu enredo. Ali Baba e os 40 Foliões , nada mais é do que uma sátira muito bem humorada do quadro político Brasileiro. 

Brincando com as histórias das mil e uma noites, o Bacharéis do Samba promete levantar a avenida com sua critica muito bem construída e dentro da irreverência tradicional dos blocos caricatos. 

Read more »

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Conheça a sinópse do GRES CANTO DA ALVORADA. A atual campeã do carnaval de BH.


GRUPO ARUANDA
Embaixador da Cultura Brasileira


SINOPSE - CARNAVAL 2017

O folclore é a alma de um povo.
É a expressão de sua cultura, de seus saberes, de sua visão de mundo.
É a impressão digital, a identidade cultural, a personalidade coletiva.
É o fio ancestral tecido geração após geração.
Patrimônio tão nobre, essencial à compreensão da vida, deve ser conhecido, vivenciado e defendido.
Com essa missão nasceu o Grupo Aruanda, em meio à convulsão social dos anos 1960, incendiados pelos gritos das guitarras e da poética explosiva da juventude em rebeldia.
Nasceu em uma instituição educacional, da mente visionária de um homem especial, o Professor Paulo César Valle.
Reunindo jovens estudantes, em uma ação pioneira, abriu-lhes as portas mágicas do folclore brasileiro, revelando-lhes as danças e os cantos desse povo miscigenado.
Nos livros, estudaram as danças gaúchas, impregnadas pelo espírito de fidalguia, e reproduziram os bailados dos verdes pampas, com longos vestidos rodados, bombachas e sapateados que tanto representam o imaginário do Sul do Brasil.
Mas folclore é vivência, experiência de vida. É preciso conhecê-lo para saber interpretá-lo.
Viajaram pelas cidades mineiras. Mergulharam nas profundezas da alma de Minas, em busca de suas mais belas tradições. Em cada comunidade, uma porta se abria e o legado de índios, brancos e negros era compartilhado.
Com os olhos brilhando de emoção, descobriram tesouros reluzentes desfilando sua devoção e alegria pelas ruas das cidades: Folia do Divino, Congo Penacho Real, Boi-lé, Ciganinhas do Egito, Dança de São Gonçalo e o Tamboril com suas fitas coloridas bailando livres no ar.
Tudo era objeto de pesquisa, de revelação e encantamento.
De Minas, na Região Sudeste, seguiram desbravando as demais regiões do Brasil, como novos bandeirantes em busca de ouro e diamantes da cultura: as manifestações folclóricas brasileiras.
Ao longo de anos de pesquisas, cortando o país de norte a sul e de leste a oeste, construíram o maior acervo de danças e cantos folclóricos brasileiros.
No Centro-Oeste, em meio aos mistérios do Brasil profundo, encontraram o Cateretê, dançado ao som das violas e marcado por palmas e sapateados.
Chegando ao Nordeste, os corações foram invadidos por esfuziante alegria, sintonizados na pulsação da Quadrilha de São João, da Caninha Verde, da dança dos Orixás, do Frevo, do Boi da Paraíba, do Maracatu e do Xaxado evocando Lampião e Maria Bonita.
No Norte imponente, com sua floresta tropical e imensos rios, foram conquistados pela sensualidade e brejeirice do Carimbó e do Retumbão.
Com um acervo de mais de 100 danças pesquisadas em todas as regiões do país, o Aruanda ganhou o mundo. Internacionalizou-se. E cada participação nos mais importantes festivais internacionais de folclore era uma celebração da cultura brasileira.
França, Japão, Portugal, Canadá, Peru, Espanha, Grécia, Holanda, Itália, Bélgica e Polônia se encantaram com o folclore brasileiro. O diálogo entre as culturas aproximou os países e seus povos, refletidos no espelho multifacetado da humanidade.
Os encontros viraram amizade, a amizade algumas vezes virou amor, e o amor suplantou barreiras, reduziu distâncias e virou casamento. Casamento intercultural, respeitando diferenças e promovendo mútuo enriquecimento.
Mas o Aruanda não é só pesquisa, espetáculo e interação com os povos. É também ação social. É solidariedade. É educação. Suas oficinas de folclore resgatam a autoestima de mulheres agredidas, de idosos abandonados, de crianças e adolescentes em situação de risco e contribuem para aprimorar o conhecimento de educadores.
É também Ponto de Cultura, lançando luzes sobre a obscura realidade dos segmentos sociais mais vulneráveis e contribuindo para a transformação da realidade brasileira.
Essa trajetória, orientada pelo amor à cultura tradicional, ao Brasil e ao povo brasileiro, tem sido abençoada por Nossa Senhora do Rosário, a padroeira dos escravos brasileiros. Evocada nos momentos mais importantes, inspira e fortalece os aruandenses em sua caminhada.
E as conquistas foram se acumulando ao longo do tempo. Reconhecido como legítimo Embaixador da Cultura Brasileira, o Aruanda recebeu as maiores honrarias destinadas a uma entidade cultural.
Mas é no carnaval de Belo Horizonte que sua consagração será completa.
O verde e branco do Canto da Alvorada vai abrir alas para as cores do folclore brasileiro, tingindo a avenida de esplendor e magia.
E assim, contando a história do Grupo Aruanda, será celebrada a festa da cultura de um país. Desse país brasileiro. Mestiço, diverso e feliz.

Read more »

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

No lançamento do samba de 2017 o sambista Gabriel Maia é apresentado oficialmente como interprete da Império da Nova Era .

Fotos/ Cobertura Blog Carnaval BH - Felipe Diniz 

Lançando o seu samba para o carnaval de 2017, a Império de Nova Era, reuniu sambistas e diretoria para marcar esta data como o ponta pé inicial para o próximo carnaval . Cantando o Vinho uma das bebidas mais queridas por todos durante a história o carnavalesco Alexandre Lázaro promete surpresas.

A noite também foi de apresentações, vindo do Rio de Janeiro o Sambista Gabriel Maia, foi apresentado oficialmente como interprete da agremiação. 
Gabriel que foi recebido pelos diretores da Império, subiu no palco e cantou o samba oficial da escola empolgando quem estava presente.  

















Read more »

sábado, 19 de novembro de 2016

Bloco Afoxé Bandarerê lança o seu carnaval 2017 com uma homenagem a Oxóssi.


Fotos/ Cobertura Blog Carnaval BH - Felipe Diniz 

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o Bloco Afoxé Bandarerê lançou na Casa do Baile no Conj Arquitetônico da Pampulha seu tema para o carnaval 2017.

Tendo Oxossi como orixá homenageado no próximo carnaval o bloco que tradicionalmente abre os desfiles das escolas de samba em BH, falou de resistência, respeito e tolerância ao pedir licença para mais um carnaval. 

Entre as novidades esta a grife de camisas e abadas a disposição para venda pela diretoria do Bloco, a festa terminou com muita roda , batida de tambor e um delicioso acarajé que deixou quem estava por lá com água na boca.  



Adicionar legenda









Read more »

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Afoxé Badarere Bloco que Abre os desfiles das escolas de samba na Av.Afonso Pena Lança seu carnaval dia 19 e abre as festas em BH a 3 meses da folia.

Foto- desfile de 2017 - Belotur / André Fossati 

O Bloco Afoxé Bandarerê lança oficialmente o seu carnaval neste sábado ( 19 ) na Casa do baile na Avenida Otacílio Negrão de Lima Pampulha N* 751.

O Afoxé Bandarerê abraça a comunidade afro-cultural e, com seus atabaques, agogôs e xequerês conjuga o ritmo das casas de Candomblé e Umbanda com um desfile de abadás, vestidos e batas. A coleção intitulada ‘Ferramentas de Orixás’ retrata Oxum e Ogum (padrinhos do bloco), além de Oxóssi, que será homenageado no Carnaval de 2017.

O Afoxé Bandarerê abre tradicionalmente os desfiles das escolas de samba de Belo Horizonte, fazendo do seu axé a limpeza oficial da pista de desfiles. 

Read more »