Ocorreu na tarde de quarta feira 21/12/2011 uma audiência publica em defesa do carnaval presidida pelo Vereador Sergio Fernando (PV).
Logo no início da audiência , a Belotur representada por sua gerente Ana Paula , lembrou sua missão e sua finalidade, apresentou propostas e confirmou a realização do carnaval na Praça da Estação como em 2011, e afirmou que o desfile das escolas de samba e blocos caricatos são apenas mais um evento dos que fazem parte da programação do carnaval que conta com uma programação entre 38 a 45 eventos.
Também disse sobre a realização de um seminário intitulado “Dialogo social do Samba” sem data prevista.
Uma proposta da Belotur levantou polemica entre os sambistas, trata-se da redução do numero de dias de desfiles com o intuito de economizar em infra-estrutura e utilizar esta economia para o aumento das verbas de escolas de samba e blocos caricatos.
Com a redução dos dias de desfiles, as escolas de samba teriam um aumento de 25% no valor de sua verba, e os blocos caricatos 50% do valor do aumento da verba das escolas de samba.
Afirmou também que o gasto total do carnaval em 2011 foi de 1 milhão e quinhentos mil reais, e que dentre este montante R$ 136,500 reais foram destinados a escolas de samba e blocos caricatos ( com documentação )
Representando a BHtrans Marco Antonio Pereira, garantiu o apoio da mesma perante a estrutura do evento.
Luiz Carlos Novais presidente da Associação Cultural SambaDez, se posicionou contra a mudança de dias de desfiles e disse que não justificava a mudança do dia de carnaval.
O presidente da Acadêmicos de Venda Nova ( KIKO ) questionou com os representantes da Belotur sobre o regulamento das escolas de samba, e o acesso as reuniões com a mesma, pois os representantes que vão a estas reuniões não funcionam ( Palavra dos presidente ) questionou também um julgamento mais rigoroso com fantasias usadas de Rio de Janeiro e São Paulo classificadas como de segunda mão.
Pediu pelo menos 2 jurados por quesito e questionou a volta do jurado Pedro Gaspar que teria sido retirado do carnaval e retornou ao mesmo. Colocou em cheque o cumprimento do regulamento nos anos anteriores e questionou a Lei do Silêncio que tanto atrapalha os ensaios de escolas de samba e blocos caricatos.
Angelo Lima presidente da ACBC, questionou a Belotur caso os blocos concordem com a mudança dos dias de desfile e as escolas não. A Belotur respondeu que num caso como este teríamos uma votação.
Patricio Thomé presidente da escola de samba Chame Chame, vê com otimismo o carnaval de Belo Horizonte , e que o carnaval de 2011 foi de fácil acesso. Disse que estamos regredindo, não temos estrutura e que cabos pela avenida dificultam a evolução das escolas, questionou também a qualidade do carro de som.
Interprete do Carnaval “Janjão “ questionou como uma escola que não recebe verba ou subvenção ganha o carnaval e recebe a premiação ?
Fernando Presidente dos Bachareis do Samba disse que em 5 de dezembro os 6 blocos filiados a ACBC estiveram em uma reunião na Belotur, disse que são contra os 2 dias de carnaval e que assim como as escolas questiona o por que de apenas 1 jurado por quesito.
Para finalizar a reunião o vereador Sergio Fernando (PV) agradeceu a todos e relembrou partes da reunião como definição do local dos desfiles, propostas de redução dos dias de desfiles e a liberação da verba apenas em 2012
Read more »