BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

segunda-feira, 28 de março de 2011

ACADÊMICOS DE VENDA NOVA SAI NA FRENTE E DEFINE ENREDO PARA 2012



O GRES.ACADÊMICOS DE VENDA NOVA, saiu na frente e definiu seu enredo para o carnaval de 2012. A Azul e rosa de venda nova pretende cantar os 70 anos de Milton Nascimento, o grande musico mineiro que fez sua história através do clube da esquina.

9 comentários:

  • Mestre Affonso says:
    28 de março de 2011 às 19:28

    O tema, embora já tenha sido usado no passado pelo Serginho Beagá, que fez um lindo samba e o cantor Tadeu Franco deu nota ZERO, numa demonstração de que de samba-enredo ele não entedia nada, é um tema que pode ser muito bem explorado.
    Desejo sorte para arapaziada.

  • Mestre Affonso says:
    29 de março de 2011 às 09:37

    Deixa-me contar a história direito pra matar a curiosidade de todo mundo.
    O Serginho Beagá, lá pela década de 1980, resolveu homenagear o Milton Nascimento. Montou o enredo, fez contato com a família Borges cujo Marilton é meu irmão de coração, conversou com o Lô Borges que vive dizendo que é meu fã, enfim, o Serginho fez tudo como manda o figurino, inclusive entrevistando uma rapaziada que trabalhou com o Bituca (Milton Nascimento) nas noites de BH.
    O samba-enredo ficou um primor, samba pra ninguém botar defeito. Mas aí, como sempre acontece, a Belotur juntamente com alguns dos nossos gênios carnavalescos, juntaram suas mentes e escolheram os jurados. E para jurado de samba-enredo o escolhido foi o grande intérprete e compositor Tadeu Franco. Quando saíram os resultados o Tadeu havia dado nota ZERO – naquela época o jurado podia dar nota zero - para o samba do Serginho, rsrsrs teve sambista que queria matar o Tadeu. Anos mais tarde encontrei-me com o Tadeu e perguntei-lhe o motivo daquela nota tão cruel. E foi aí que ele com muita humildade me disse que não entedia nada de samba-enredo e que o haviam pegado a laço para aquela empreitada. Aqui vale lembrar também que o Milton Nascimento não apareceu por aqui e nem sabemos se ele ficou sabendo daquela homenagem.

  • Fernanda says:
    29 de março de 2011 às 10:17

    Parabéns, Venda Nova pelo belíssimo enredo e por sair na frente na escolha. É sinal que nem todo mundo está preocupado com brigas em justiça e ficar julgando pessoas. O que uma escola de samba tem que fazer é trabalhar para no ano seguinte desenvolver e apresentar um belo trabalho e não ficar pelos cantos chorando derrota achando que justiça vai resolver. Parabéns Venda Nova que fez um belo desfile em 2011 e não se preocupou em lamentar. Ao Mestre Afonso só tenho a dizer que está coberto de razão Belotur escole o jurado que convêm. Nós não devemos deixar isso acontecer é um absurdo. Lembro da nota desse samba na época isso foi revolta geral.

  • Mestre Affonso says:
    29 de março de 2011 às 13:53

    Olá Fernanda,
    O assunto é da maior importância, mas como você mesma disse, o pessoal prefere ficar brigando na justiça contra isso ou aquilo, esquecendo-se de fazer carnaval.
    Se você se lembra do caso que contei, deve ser lembrar também de quando convidaram uma SACOLEIRA, daquelas senhoras que faziam compras no Paraguai, para julgar fantasias. Não tenho nada contra as sacoleiras, mas a moça não entendia nada de fantasias e, pelo menos isso, deu nota 10 pra todo mundo.
    Mas a maior aberração que já aconteceu por aqui em termos de jurados, foi aquele gênio que deu nota 10 para uma comissão de frente que não esteve na avenida e depois, o mesmo, deu nota dez para uma camisa pendurada na ponta de um pedaço de pau. Disseram-me que ele foi jurado também em 2011. O moço deve ser influente ou apadrinhado por algum outro gênio do carnaval.
    Aliás, Fernanda, o simples fato de colocarem apenas um jurado para cada quesito já é a aberração das aberrações. Se o jurado não gostar de determinada agremiação ou gostar muito de outra, com uma nota baixa ele pode maldosamente mudar todo o resultado de um carnaval, prejudicando a quem trabalhou o ano inteiro. Para isto ninguém atenta e ninguém reclama...

  • RICARDO says:
    30 de março de 2011 às 05:01

    Isso já vem acontecendo Affonso.
    Por isso que precisamos de uma liga forte, que olhe e zele pelas as coisas do carnaval.
    Tem um ditado que diz "Quem abaixa de mais a bunda aparece" é isso que esta acontecendo com a gente, tudo está bom! A PBH esta é fazendo um favor para os pobres coitados dos sambistas da cidade (Tá bom!). Não pode ter mais de um jurado para cada quesito (Tá bom!), a verba não pode ser liberada com antecedência (Tá bom!), o som tem que ser testado com os desfiles dos blocos caricatos (Tá bom!) a apuração tem que ser na câmara (Tá bom!), a Belotur só vai começar a falar de carnaval em dezembro (Tá bom!) e assim vamos levando...

  • Mestre Affonso says:
    30 de março de 2011 às 08:50

    Olá Ricardo,
    A minha preocupação é a mesma que a sua, uma entidade que realmente tenha força junto ao poder, a iniciativa privada, e que principalmente tenha abertura para pessoas de outras vertentes na vida da cidade.
    Sete anos se passaram desde o que chamam de retomada do carnaval e nada conseguimos de grande valor para as agremiações ou para a cidade em termos de carnaval.
    Os maiorais estão virando juristas, só falam em processos, só criam discordâncias com a Belotur e principalmente entre eles mesmos, acusam sem jamais assumir que todos tem culpas.
    Nada dará certo se como meta principal não entenderem que a união é tudo.

  • Fernanda says:
    30 de março de 2011 às 11:45

    Mestre Afonso, lembro desses fatos que são lastimáveis. Quanto a nota 10 da tal comissão de frente de quem sabemos perfeitamente de quem é aquilo foi mesmo uma aberração. Agora quanto ao pano pendurado no pedaço de pau corri atrás para saber o fato e o que me contaram é que o pano usado era a camisa do Presidente falecido naquele ano e foi uam homenagem da escola a ele e justificado aos jurados e o que me informaram isso não era impedido e nem poderia ser tirado o ponto. Gostaria de saber, isso é verdade? Esse negócio de jurado é mesmo complicado porque as escolas não os conhecem e se um tem um apreço por uma determinada agremiação ele sozinho tem como fazé-la ganhar o campeonato e se não gosta de outra acaba colocando-a em último lugar. Especulam-se por ai o resultado do carnaval desse ano uns dizem que a Gres. Canto da Alvorada não merecia o título dizem que foi roubado outrso falam que mereceu e que ano passado foi roubado para Chame-Chame e no grupo B falam que Cidade Jardim não poderia ganhar o título e nem desfilar esse ano porque estava irregular nao passado. Então como o senhor vê essa situação tão complicada?

  • Mestre Affonso says:
    30 de março de 2011 às 12:05

    Cara Fernanda,
    Qualquer que eja o resultado, em qualquer ano, por alguém ele será contestado. Uns entram com o coração, outros com suas visões pessoais, e ainda existem aqueles que querem apenas confundir as coisas por maldade.
    Quanto ao caso da camisa, a alegação é infantil. Nada pode substituir o pavilhão da escola em nenhuma situação, não existe isso em nenhum regulamento.
    Já pensou se cada escola fizesse o mesmo procedimento, jamais teríamos o pavilhão da escola na avenida, porque todo ano morre alguém importante para as agremiações. O pavilhão foi esquecido e tentaram tapar o sol com a peneira.
    Que Deus ilumine seus passos, amiga.

  • Mestre Affonso says:
    30 de março de 2011 às 12:12

    Opa, antes que mentes maldosas digam que fugi de dar aresposta quanto ao que a Fernanda perguntou sobre a Cidade Jardim, a explicação é simples.
    Quase todas as escolas de samba tiveram problemas quanto a documentação. Mas os problemas foram resolvidos, as documentações apresentadas, algumas fora do prazo, mas a Belotur aceitou e aí não há como contestar nada.
    O problema por aqui fernanda, é que todos os anos o regulamento é descumprido. Você vai ver que no ano que vem vão descumprir novamente...