BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Conheça a sinopse e a letra do samba do GRES.CIDADE JARDIM



SINÓPSE

Sinópse Este enredo nos leva a uma viagem de comemoração do nosso Jubileu de Ouro. São os 50 anos da Escola de Samba Cidade Jardim, e vamos a um encontro imaginário com os nossos eternos irmãos do samba, os que hoje habitam o reino dos céus.

Nossa escola, criada em 1961 no entorno da vila Santa Maria, região centro-sul de Belo Horizonte, alcançou grande importância na cidade, no estado e no país.

Em 1957, surgia o fenômeno do samba, Jairo Pereira da Costa, com o seu jeitinho moleque, sambista, e um sorriso alegre e conquistador. Ele fora o primeiro a conquistar o título de Cidadão do Samba, criado por JK, e nele brotava a raça, o sentimento e o orgulho de ser sambista.

Em 13 de abril de 1961, Jairo, seguido de outros componentes da Escola de Samba União Serrana, funda o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Cidade Jardim. Dois anos depois, conquistamos o primeiro dos nossos dezoito títulos no carnaval de rua de BH, onze deles, consecutivos. Hoje, como uma das mais tradicionais escolas de samba de Minas Gerais, comemoramos 50 anos de lutas, glórias carnavalescas e obras sociais. Em 2002, toda Belo Horizonte ficou abalada com a noticia de que o então presidente da Escola de Samba Cidade Jardim, Jairo Pereira da Costa, partira para o reino dos céus .

No inicio de 2008, seu filho, Alexandre Costa (o nosso valente e querido Lee), assumiu a presidência, substituindo sua irmã Ângela da Costa em um momento de intenso conflito com a Prefeitura Municipal que despejara a escola de seu barracão, de maneira autoritária e prepotente. Lee dobrou as mangas da camisa e fez valer o sangue de sambista e de guerreiro que corre em suas veias, em honra ao seu pai. Com ele lutamos bravamente, dias e noites, agitando o centro da cidade com protestos, bateria, faixas e cartazes para despertar a indignação popular, e esta se vez valer: a nossa quadra nos foi devolvida.

Agora, rasgando os céus sob o brilho da lua e das estrelas, bailando no horizonte das gerais, fazemos a festa para o nosso Rei Negro. É festa também para JK, nosso padrinho, é festa para os grandes carnavais que, no passado, protagonizamos nas passarelas do samba.

Com tanta beleza e luxo, é como se os encontrássemos nas maravilhas de Atlântida, o continente perdido, com a força e a magia de suas casas feitas em ouro e pedras preciosas, cachoeiras jorrando aguas cristalinas e os seres que habitam as profundezas do mar. É o reino encantado do sortilégio, de nobreza sobre nobrezas, onde nosso Rei Negro, coroado pela eternidade, chegou numa carruagem puxada por cavalos marinhos, passando pelo Portal da Purificação. E, cumprindo todos os requisitos que nele são exigidos, foi habitar as profundezas celestiais do oceano, onde a imaginação não encontrará jamais qualquer limite.

Nosso enredo é um chamado à grande festa popular que é o carnaval brasileiro, a relembrar os velhos amigos; um chamado à verdade e à magia de brincar, dançar e comer do bolo no baile de máscaras. Um chamado a participar!

A Cidade Jardim, com a sua comunidade, vai cantar e encantar em 2011, como sempre movida pelo amor e pela esperança de brilhar. São 50 anos a comemorar!

LETRA DO SAMBA:

É na festa
È na festa, é na comemoração
É Cidade Jardim 18 vezes campeã (bis)

Minha nobreza, meu Belo Horizonte
É Cidade Jardim, parabéns para você
50 anos no portal de honra e glória

Sua coroa você fez por merecer
Só quem te viu
Quem te vê
Sabe da sua história

São cachoeiras desaguando na avenida
Muita beleza, confete e serpentina

Olha o requebrado da mulata ho ho ho
Olha o samba no pé
Muito obrigado, Maioral
Aonde você estiver

Nosso Rei Negro viajou
Numa carruagem guiada por
Cavalos marinhos, que foram ao fundo do oceano
Encontrou Atlântida, Cidade Sagrada
com toda magia; uma nova terra que surgia
Ao longe ouvia ecoar / ecoar
O canto da baiana Helena
Como uma estrela fazia brilhar
Quase roubava a cena
Rodando em saudação à Bahia

Que me levou ao seu reinado
Cidade Jardim paraíso encantado (bis)

4 comentários:

  • RICARDO says:
    10 de fevereiro de 2011 às 03:05

    Que sinopse mais Doida!
    Já é uma vergonha lançar sinopse e samba enredo faltando 22 dias para o carnaval.
    Um total desrespeito com a escola e com a sua comunidade sem contar que pode se dar mal no quesito harmonia.

  • Unknown says:
    10 de fevereiro de 2011 às 15:06

    aiaia so tem comedia nesse Carnaval de Belo Horizonte, Ricardo estamos precisando de um bobo da Corte para desfilar no nosso Bloco, acho que cavne muito bem a sua pessoa. Comentarista de carnaval, so faltava essa, e outra, podemos ficar um bom tempo sem ganhar o carnaval, bom que ai as coisas ficam mais equilibradas, 18 vezes campeã e a unica ter uma quadra em BH incomoda muita gente. vamos mais uma vez para avenida represntar nossa comunidade e os movimentos sociais...Ricardo Bocão, fica na sua, deixa que a nossa comunidade tomamos conta, aliaas pesquisa ai e ve qual Escola de Samba sai todos os dias nos jornais, onde todos os sabistas adoram ir..Bocão Ricardo opinião de cretino a gente despreza

    Xandão

  • RICARDO says:
    11 de fevereiro de 2011 às 05:29

    Oi Alexandre,
    Que bom que você apareceu, e nos brinda com seu comentário. (Um espelho do momento que a escola vive, ou seja, sempre vivendo de passado, passado este que vocês não sabem nem exaltar por que com esta sinopse que vocês divulgaram. É brincadeira.
    Se você acha que o carnaval é um circo para ter comediante paciência....
    Mais eu acho que você esta equivocado! Carnaval é coisa seria! Sobre a quadra e a comunidade acho bom mesmo vocês cuidarem e muito bem delas por que quase ficaram sem (NÉ).
    Sobre a presença do sambista na quadra acho que você tem é que agradecer e não se vangloriar. “A presença do sambista na quadra é mais uma falta de opção do que outra coisa. Belo Horizonte é carente de espaços ligado e ao universo de carnaval.”
    Alexandre tomara que eu esteja errado mesmo, é que eu seja o “bobo da Corte” afinal é carnaval e o que eu mais quero é-me - diverte. Vc me deu uma grande idéia para minha fantasia este ano. Muito obrigado!
    O significado de bobo da Corte segundo o Aurélio: Bobo da corte, bufão, bufo ou simplesmente bobo é o nome pelo qual era chamado o "funcionário" da monarquia encarregado de entreter o reis e rainha e fazê-los rirem. Muitas vezes eram as únicas pessoas que podiam criticar o rei sem correr riscos.
    Em BH você não pode criticar as agremiações, os caras acham que sabe tudo de carnaval e o resto da cidade tem é que olhar e engolir tudo calado. EU SOU O MAIS NOVO BOBO DA CORTE! Será que a cidade Jardim tem fantasia a altura do personagem tão lúdico como este ????? (risos)

    Faltam 21 dias para o carnaval é vamos ver a Cidade Jardim na avenida e cada um que tire as suas conclusões.

    Mais uma vez eu repito, tomara que eu esteja errado por que quem ganha com isso é a escola e a cidade.

  • Matheusinho says:
    12 de fevereiro de 2011 às 14:15

    Não importa o que vai fazer a Cidade Jardim ma Avenida, importa o que a Escola esta fazendo o ano todo. Procure saber e vc vera...viver do passado, rs..faça a pesquisa e vc vai se informar, aquilo la se transformou em uma Escola livre de artes, dança e musica. Se trsnsformou para os Movimentos sociais um espaço de luta e vitoria, tenho certeza Ricardo Bocão, que vc estava torcendo muito para a nossa quadra ser despejada para o resto da vida, perderam.... Por isso, o desfile vai ser com muita honra pois adoramos a avenida. O ano passado desfilamos com 10 mil reais a menos, desfilamos pela luta,pela Comunidade Santa Maria por Dandara e as coupações de BH. Acreditamos na educação e na cultura.
    Então meu amigo Bocão, seja realmente um bobo da Corte e vai servir os Reis e Rainhas (naquela epoca despotas), pois a nossa Casa esta a serviço do nosso povo.
    Sempre estive por aqui no blog do Felipe, alias sempre estamos em todos os cantos, preste bem atenção amigo Bocão, hj a CJ esta repleta de educadorews, comunicadores e artistas, todos lutando para trasnformar a quadra em um lugar de praticar a cidadania.
    Fecha sua boca então, abra essa sua cabeça de Via 240 e perceba que a nossa preseça como campeã das campeãs e possuidora da unica quadra de Bh vai muito alem das Avenidas
    Xandão