BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

sábado, 31 de julho de 2010

Em Busca do Bi-Campeonato, Bloco Por Acaso Define Enredo.

LOGOTIPO OFICIAL DO BLOCO


Em busca do Bi-Campeonato, no carnaval de Belo Horizonte, o Bloco Caricato Por Acaso, definiu seu enredo para o carnaval de 2011; com o enredo"O Bloco Por Acaso Neste Carnaval, Vem Sambando no Parque Municipal", o verde e rosa do Carlos Prates pretende levantar quem estiver presente no sabado de carnaval na cidade. Campeão em 2010 falando do folclore, o Bloco pretende manter a mesma linha que o levou a seu primeiro título, um estilo leve que encantou os jurados e o público na Via 240 em 2010.

Read more »

sexta-feira, 30 de julho de 2010

CONHEÇA A SINOPSE DA BEM TE VI



G.R.E.S. MOCIDADE INDEPENDENTE DE BEM-TE-VI
Enredo:
MÁSCARAS
Autor:

FLÁVIO CAMPELLO


I – INTRODUÇÃO:

Diante dos enigmas do universo, dos perigos da vida, os mistérios da morte, o homem busca estabelecer ligação entre o imaginário, as crenças, as forças da natureza, a vida e a morte sugerindo e estabelecendo a presença do sobrenatural. As raízes do mundo primitivo repousam num contexto religioso e místico – os povos mais antigos fizeram da Máscara um veículo material para invocação dos deuses ou para estabelecer comunicação entre eles e a sua sociedade.
Os caracteres sagrados e profanos das Máscaras, se distanciaram, como também o limite entre os rituais ou processos mágicos e as perfomances teatrais, mas sabemos que na Grécia clássica as Máscaras foram colocadas no palco de forma racional, a transição do rito para dramatização.
A partir daí, as Máscaras e os disfarces profanos encontram seu lugar no teatro, na dança, no carnaval, nas festas populares, no mundo do espetáculo e da fantasia. Há, no entanto, as Máscaras dificilmente poderemos classificar como sagrado ou profano, são as Máscaras mortuárias que simbolizam e preservam ao mesmo tempo, a identidade terrena e selam a separação da vida.
As Máscaras sociais do cotidiano, as Máscaras da transgressão – hippies, punks, darks – continuam reforçando uma associação ancestral entre homem e Máscara e o aproximam mais uma vez da necessidade do encontro de si mesmo pelo artifício da transfiguração.

II – SINOPSE:

Máscaras que se constituíram como veículo da magia e ritual. São Máscaras que simbolizam o mundo misterioso e místico, a adoração dos deuses e espíritos, Máscaras de efeito mágico, capazes de estabelecer um diálogo com a natureza, invocando uma boa colheita ou para chamar a chuva que fertiliza os solos. Nas culturas primitivas, eram feitas de materiais naturuais: madeiras, argila, ossos, dentes de animais, couro, peles, casco de tartaruga, fibras vegetais, pedra, bronze e outros metais. Na África Negra, Egito, Extremo Oriente e América Pré-Colombiana, são regiões que primam pela riqueza de signos sagrados..
Nas Máscaras mortuária, os olhos não têm vida, desaparecem as linhas das pequenas e grandes paixões, o rompimento com a matéria a torna quase abstrata, embora, a matéria cristalize a identidade terrena do reverenciado.
No teatro, tanto na Grécia clássica, como na antiga Roma, as máscaras eram veículos de ação dramática; no anfiteatro de Epidauro, atores mascarados representavam Prometeu, Édipo, Antígona, figuras a meio caminho entre o mito e a história.
Na comédia latina, em que se baseou também o teatro renascentista, as peripécias eram desfeitas no momento em que a identidade do protagonista era revelada pelo "desmascaramento" literal do que ela passava na frente das outras personagens.
O teatro do Extremo Oriente situa-se entre o fatalismo e a redenção e o ator encarna uma multiplicidade de transformações sutis e refinadas. Os Vedas, escrituras hindus em forma de diálogo, foram os mais antigos mateirias dramáticos encenados. Espíritos e Deuses aparecem em Máscaras e vestimentas cerimoniais.
Já o teatro japonês adotou formas chinesas e as adaptou às suas necessidades. No teatro religioso se baseia em danças rituais seculares, criou máscaras que mudavam a expressão e o significado pela movimentação no palco, com inclinações de cabeça e jogos de luz e sombra. No teatro popular, estabeleceu um paralelo em relação ao feudal e aristocrático.
Existem aspectos que se confudem ou se complementam na expressão artística, associada à ritualística e ao teatro. As performances teatrais no Oriente, mostram o exotismo da dança libanesa e indiana e também das danças primitivas com Máscaras. Existe na dança balinesa a ópera folclórica, uma das mais populares formas dramáticas, como nos rituais de exorcismo quando são utilizadas Máscaras de animais, chamadas "Barong".
O Arlequim, Pantaleão e Paucinella são personagens populares jacosos e descontraídos do teatro de rua do século XVI. Eles retratam, satírica e ironicamente, os tipos sociais da época. Todos eles utilizavam Máscaras para caracterização de seu tipo.
Configura-se numa elaboração tão refinada da arte da máscaras que pode dispensá-la. Conta apenas com o despojamento ou a pintura do rosto humano e o uso da musculatura facila realçando a expressão da personagem.
Devemos lembrar que a Máscara também se insere atualmente no mercado da arte como um elemento decorativo, a serviço da beleza estética, abdicando de sua ligação mágico-ritualista.
Rompe com os padrões estabelecidos. Estas máscaras permitem ao homem exercitar seu bocado de loucura e devaneio ainda que limitado por um curto espaço de tempo. Sendo assim, nas festas populares utilizavam-se Máscaras como índices que legitimavam atitudes insanas contra a lógica social, caso do carnaval, festas ou momentos de extrema alegria ou loucura.
A idéia de limite temporal das festas populares, alguns grupos nas sociedades industriais modernas, exercitam suas críticas e sua transgressão às leis sociais, assumindo Máscaras cotidianas, como os hippies, os punks e os darks, identificados pelas formas e jeitos de se apresentarem.
São dotadas de um caráter mais particular, específico, até mesmo utilitário, há as Máscaras da guerra, do trabalho e do esporte que preservam o homem da dor, dos males e dos perigos que ameaçam sua existência.
As Máscaras de guerra primitivas, tinham função de inpirar medo, além do poder de proteção. Outras máscaras modernas são as do trabalho, uma extensão do corpo físico usadas, como exemplo, pelos fundidores de metal e pelos mineradores.
Entre o espírito de luta e o trabalho, há também muitas atividades esportivas nas quais as Máscaras são necessárias: a Máscara de arame do esgrimista, a de couro dos jogadores de baseball e as de proteção dos pára-quedistas, motociclistas e esquiadores.
Por fim, uma outra categoria de mascarados que não pertence propriamente à esfera de guerra, do trabalho ou do esporte e tem ainda por virtude a coragem, os heróis ou bandidos celebrados nos jornais, nos filmes, nas histórias em quadrinhos e na televisão, são sempre os heróis do dia-a-dia.
Terminamos nosso desfile com as Máscaras que encantam nos bailes de Veneza, com mascarados nos grandes salões das côrtes européias, das Máscaras que aqui chegaram e encantaram, tornando-se símbolo de alegria mesmo que nos quatro dias de folia.
Abrilhantamos com Máscaras brancas, vermelhas, amarelas, azuis, verdes e Máscara Negra, que levam mais de mil palhaços aos salões, que faz os Arlequins e os Pierrôs chorarem pelo amor da Colombina.
A mesma Máscara Negra que esconde o teu rosto, eu quero matar a saudade, não me leve a mal... hoje é carnaval!

Flávio Campello
MAIORES INFORMAÇÔES:

Read more »

quinta-feira, 29 de julho de 2010

SEMINÁRIO SAMBA 10 A VISTA...



A Associação Cultural Samba Dez, juntamente com SEBRAE e Belotur, pretendem desenvolver um seminário, com o intuito de diagnosticar as falhas do carnaval de Belo Horizonte, e de profissionalizar o mesmo. Para isto as entidades participantes, pretendem trazer palestrantes como Gilson Fubá, Acyr Antão e Monica Stela, para desenvolver o evento e demonstrar à comunidade a importância do evento carnavalesco na cidade. Carnaval gera turismo, gera profissionais, mão de obra especializada que desenvolve o evento durante o ano. Belo Horizonte conta atualmente com 12 escolas de samba divididas em grupo A e grupo B, escolas estas que buscam seu lugar no cenário carnavalesco atual. Informações sobre o local do evento e inscrições ainda não foram repassadas.

Luiz Carlos Novais presidente da Associação Cultural Samba Dez, disse que o evento será de extrema importância para o crescimento do carnaval de Belo Horizonte,lembrou também que para Arthur Viana, Dir. de Eventos da Belotur , este já era um sentimento antigo, de que este evento acontecesse com a maior brevidade possível.

Read more »

Reforço no time do Bloco Metralhas do IAPI para 2011




O Bloco Caricato Metralhas do IAPI vem reforçado para o carnaval de 2011, alem de carnavalescos, o bloco conta também com o reforço de antigos componentes do antigo Bloco dos Presidiários. Segundo o presidente do Bloco Metralhas do IAPI nomes como Toninho , Paulo Cesar, Zezinho Frangaia Serginho do Pandeiro, estão juntos com o bloco para o próximo desfile.

Read more »

quarta-feira, 28 de julho de 2010

CARNAVAL BH. AGORA É PORTAL


LOGO PROVISÓRIA DO CARNAVAL BH... EM BREVE A NOVA LOGOMARCA DO CARNAVAL BH.
BEM VINDO ...

O Blog Carnaval BH , agora é PORTAL, mais dinâmico, interativo e mais próximo do sambista.
A 6 anos um site foi criado, (carnavalbh.com) após um ano, o mesmo saiu do ar, por não ter o reconhecimento devido, e pela baixa estrutura, o site então se transformou em BLOG, de lá prá cá , o blog foi o responsável pela publicação de noticias, de sambas, sinopses, divulgação de eventos, festas, reuniões e muitos outros acontecimentos, foram milhares de acessos , e em 16 de março de 2009 ( 4 anos após a fundação do CARNAVAL BH ) colocamos em fim um contador de acessos visível ao internauta, neste 1 ano e 4 meses, o contador já mostra mais de 50 mil acessos, sem nem uma divulgação do blog e sem nem um apoio oficial de nem uma das entidades representativas do carnaval de Belo Horizonte. Hoje temos um portal,que estará a cargo de manter a noticia de nossa folia, com dedicação, com respeito, e com o compromisso da verdade na noticia.

Vamos mostrar nosso carnaval ao mundo, vamos fazer do nosso carnaval um atrativo esteja onde for, onde houver folia o CARNAVAL BH, vai estar presente, seja em Venda Nova, seja no Salgado Filho, vamos do Carlos Prates ao Barreiro cantando e sambando, vamos mostrar que nosso carnaval é o ano todo, do Ribeiro de Abreu até o Campo Alegre, da Vila Nova Era até Pedreira Prado Lopes, vamos ver que nosso samba é raiz, no Conjunto Santa Maria até o Concórdia,e que nosso carnaval, não é só na avenida é nos estádios, é nos bares, é durante todo o ano. Ta na hora de esquentar as baterias, de mostrar nossos blocos caricatos. O “CARNAVAL BH “ quer incentivar novos sites e blogs sobre nosso samba, sobre nossas escolas de samba ( Divulgue aqui sua página na internet ) nos envie seu enredo, sua sinopse, seu samba.Comente nossas matérias, mande fotos, seja você também um sambista on-line, vamos fazer nossa festa, vamos fazer acontecer, vamos assumir nosso lugar no cenário carnavalesco.


Dizem que Belo Horizonte não tem tradição de fazer carnaval, então esta na hora de falar ao mundo que um dia existiu uma escola de samba chamada Unidos da Brasilina e que foi a primeira campeã oficial do nosso carnaval em 1955 e que o enredo foi Princesa Isabel. Vamos tirar as histórias de nosso carnaval da gaveta, vamos contar nossas glórias, relembrar os erros, refletir... Nós do CARNAVAL BH acreditamos e sabemos que é possível. E se recordar é viver, estamos trazendo de volta o slogan de nosso primeiro site á 6 anos. CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH.
PARA VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL, CLIQUE EM INICIO ( LADO ESQUERO DO MONITOR, CANTO SUPERIOR )


















Read more »

segunda-feira, 26 de julho de 2010

CONHEÇA A LOGOMARCA DO ENREDO DA ESTRELA DO VALE PARA 2011



A azul e amarelo do barreiro canta em 2011 os 40 anos do Teatro de Bonecos Giramundo,com este enredo a Estrela do Vale espera conquistar um lugar ao sol.

Read more »

sábado, 24 de julho de 2010

CARNAVALESCO DA IMPERATRIZ ENTREGA PEDIDO DE DESCULPAS A ESCOLA



Devida a uma estrema falta de comunicação, ficou obvio para mim outra pessoa com intençoes nefastas contra a agremiação, meu trabalho e a pessoa do sr. Enderson falsamente se passou por algum represente da escola. Enviando mensagens via orkut e telefonema ( telefone esse q confirmei nem pertencer ao sr. Enderson ou alguem da diretoria) confirmando sempre com o mesmo teor que havia feito um deposito q não existia. Minha saida foi de procurar outras pessoas, concordo q foi estrema e peço desculpas pela forma que foi. Fico a disposição da agremiação ( como foi combinado no começo para quaisquer duvida sobre o texto do enredo).

Read more »

quinta-feira, 22 de julho de 2010

IMPERATRIZ SE DEFENDE DE ACUSAÇÕES VIA INTERNET.



Após ser acusada de não pagar os serviços prestados pelo carnavalesco Marcyo de Olliveira, a Imperatriz de Venda Nova se defende em nota ao blog CARNAVAL BH.

O carnavalesco Marcyo de Olliveira, expos seus problemas com a escola em um site de relacionamentos na internet, o carnavalesco disse que a escola não teria autorização para o uso da sinopse e da logomarca do enredo, por não ter pago as mesmas, o que segundo MArcyo de Olliveira, gerou prejuízos ao mesmo com ligações e tentativas de falar com o presidente da Imperatriz, uma vez que o carnavalesco mora no Rio de janeiro, demonstro insatisfação e revelou o motivo de sua saída da escola ao mundo do samba de Belo Horizonte

A IMPERATRIZ DE VENDA NOVA , SE DEFENDE EM NOTA :
NOTA GRES.IMPERATRIZ DE VENDA NOVA –

Sr. Felipe estamos encaminhando via email comprovantes de depósitos feito ao Sr.Marcyo relativos ao pagamento da contratação de seus serviços a criação da nossa logomarca e sinopse para o carnaval 2011. Sendo que até a presente data ainda não recebemos nossa sinopse, assim esclarecemos que estamos aguardando ainda o recebimento da mesma. estamos assustados com tal declaração pedindo para se tornar publico seu desligamento da comissão de carnaval de nossa entidade no qual o mesmo nunca participou assim estamos tomando medidas estas judiciais para resguardar a integridade de nossa agremiação.
ENDERSON ( BUDA ) PRESIDENTE

Read more »

CIDADE JARDIM 2002...



Atendendo a um pedio, o Blog Carnaval BH, conseguiu imagens do ultimo desfile na Avenida Afosno Pena em 2002. Trata-se da tradicional Cidade Jardim, fechando o carnaval de 2002 em Belo Horizonte contando e cantando os 100 anos de J.k.
Foi também o último desfile da escola sobe o comando do então presidente Jairo Pereira da Costa, despedida de Mestre Affonso da bateria da Cidade Jardim e um samba de primeira linha, garantiram a Cidade Jardim uma histórica apresentação em um ano em que apenas ela e a Inconfidencia Mineira desfilaram, sem competir pelo titúlo, mas brigando pela evolução de nosso carnaval.

Read more »

terça-feira, 20 de julho de 2010

CD PARA QUE ?

Os “discos” de sambas de enredo em Belo Horizonte, se tornaram realidade nos anos 80, a ultima gravação foi feita em 1988 e era intitulada de Carnaval Brilhante ano III , com o termino dos desfiles no final dos anos 80 e inicio dos anos 90, apenas em 2006 o carnaval de Belo Horizonte gravou um Cd de Sambas de Enredo, de lá para cá as obras que foram gravadas, foram em gravações individuais de cada agremiação.

Muitos sambas de Belo Horizonte se perderam no tempo, pela falta de iniciativa e divulgação.
Feito pro iniciativa da Belotur e repassado em 2006 as escolas de samba e Blocos Caricatos de Belo Horizonte, o CD contava com 10 faixas de escolas de samba e 7 faixas de Blocos Caricatos.

Segundo o presidente da Acadêmicos de Venda Nova, Marco Aurélio Gonçalves:
” O CD proporciona visibilidade, é um registro fundamental e não precisa ser gravado pela Belotur, pode ser feito pela iniciativa privada”.

A memória do samba de BH, vem se perdendo, vem sendo deixada de lado, ou guarda em gavetas de pessoas que dizem não ter o material, está na hora de resgatar o samba e proporcionar ao amante de carnaval e do gênero Samba de Enredo a dignidade e o valor a ele estabelecidos, criando assim um atrativo a mais ao carnaval da cidade, o CD DE SAMBAS DE ENREDO, mostrando o nome de nossas escolas e incentivando nossos compositores.

Read more »

segunda-feira, 19 de julho de 2010

BLOCO BACHARÉIS DO SAMBA DEFINE ENREDO PARA 2011

O Bloco Caricato Bacharéis do Samba, definiu seu enredo para o desfile de 2011. “SÓ UM CADINHO DE MINAS" será o enredo do Bloco atual vice campeão do carnaval de Belo Horizonte.
Disposto a ir atrás do título perdido em 2010, o Bloco pretende mostrar as riquezas , modos e costumes de Minas Gerais que são destaque no cenário nacional. O Bloco amarelo e preto pretende mostrar bom gosto com animação e samba no pé.

Read more »

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Show Cidade Jardim,Dois do Samba e Almir Guineto

Cidade Jardim fez a festa em sua quadra no ultimo fim de semana, alem da sua premiada bateria, quem esteve presente pode contar com shows , animação e samba de primeira qualidade.

Read more »

segunda-feira, 12 de julho de 2010

PRIMEIRO ARRAIÁ DA BEM-TE-VI, FAZ CARLOS PRATES REVIVER BONS TEMPOS...


Ocorreu ontem domingo (11), o primeiro Arraiá da Bem-Te-Vi, no bairro Carlos Prates.
O evento contou com atrativos durante todo o dia, e durante a noite, artistas do bairro e da escola de samba, mostraram seu talento durante as festividades. Barraquinhas , comidas típicas , brincadeiras e homenagens, fizeram parte da comemoração. Durante a noite a apresentação da bateria da escola, encerrou o evento, revivendo grandes momentos da escola.

Luiz Carlos Novais presidente da escola , deu os parabéns a comissão de carnaval, que demonstrou competencia e alegria durante a festa. Também a presença do ex vice prefeito e secretário de meio ambiente Ronaldo Vasconcelos , que falou sobre a importancia da união da comunidade fora do carnaval, e do crescimento da Bem-Te-Vi nos ultimos tempo.


Parabéns a comissão de eventos da BEM-TE-VI.




















Read more »

sábado, 3 de julho de 2010

CONHEÇA O CRONOGRAMA INICIAL, OFICIAL DA DIRETORIA ELEITA NO GRES.CANTO DA ALVORADA


GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA CANTO DA ALVORADA

CRONOGRAMA INICIAL DE ATIVIDADES

18/07/10
POSSE NOVA DIRETORIA E CONSELHO FISCAL

03/08/10
APRESENTAÇÃO DA COMISSÃO DE CARNAVAL E LANÇAMENTO DA SINOPSE DO ENREDO CARNAVAL 2011

08/09/10
ABERTURA DO GALPÃO PARA DESMONTE DO CARNAVAL DE 2010 E INICIO DOS TRABALHOS PARA 2011

25/09/10
LANÇAMENTO DO SAMBA DE ENREDO

Read more »

CONHEÇA A DIRETORIA ELEITA NO GRES.CANTO DA ALVORADA



GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA CANTO DA ALVORADA

DIRETORIA E CONSELHO FISCAL TRIÊNIO 2010/2013

COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA


I -DIRETORIA

1. Presidente
Carlos Alberto Damasceno

2. Vice Presidente
Leonardo de Castro Pires

3. Diretor Financeiro
Osvaldo Alvim

4. Diretor de Assuntos Jurídicos
Maria Elisa

5. Diretor de Relacionamento Comunitário
Alexandro

6. Diretor de Promoção e Cultura.
Raquel Moçambique

7. Secretario
Iara Griffo

8. Diretor de Patrimônio
Julio Furst

II - CONSELHO FISCAL

1. Sebastião lana
2. Jussara Griffo
3. Mirtes Francisco de Assis

SUPLENTES:

1. Ricardo de Souza
2. Bruno Vieira
3. Gustavo Valadares

Read more »

EDITAL N* 30



EDITAL DE CONVOCAÇÃO – 30


(Na qualidade de presidente da ASSOCIAÇÃO CULTURAL SAMBADEZ, com base no Artigos 8º a,b,c, Parágrafo Segundo – Artigo 9º b, Artigo 13º - c e g - 14º e seu Parágrafo Primeiro e Segundo, Artigo15º Parágrafo Primeiro e Segundo.
Convoco todos os membros da Diretoria, do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Presidentes das Agremiações com direito de voto, ou seus representantes, para AGE extraordinária, que será realizada no dia 08/07/2010, em primeira chamada às 19h00min horas, em segunda convocação às 19h30minh. Na Rua Mato Grosso 539 – Sala 1603.

Deliberação de pauta

1- Assuntos gerais e administrativos
2- Organograma de 2010 de Eventos 2010

Read more »