BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Alexandre Colla Carnavalesco do Império Serrano diz em entrevista que Belo Horizonte não tem carnaval.

Foto: www.sidneyrezende.com/

Uma triste noticia para o samba mineiro, o atual carnavalesco do Império Serrano Alexandre Colla , que é de mineiro “natural de Belo Horizonte”, disse em uma entrevista a um site, que Belo Horizonte não tem carnaval. um Comentario classificsado como Infeliz por Luiz Carlos Novais presidente da Associação cultural Samba Déz ( Liga das escolas de samba de BH)

Nosso primeiro desfile oficial foi em 1955 com a Unidos da Brasilina campeã com o enredo ( Princesa Isabel) apenas 5 anos depois do primeiro desfile oficial de SP em 1950 com a Lavapés como campeã e 3 anos antes do primeiro desfile de Vitória em 1958 com a Unidos da Piedade levando o título. ( Não fomos a ultima cidade da região sudeste a oficializar nossos desfiles, e nem temos uma diferença de tempo tão grande das outras duas capitais citadas aqui.

De 1955 até os dias de hoje não tivemos carnaval de 1992 até 2003. Em 2004 os desfiles estavam de volta e hoje contamos com 12 escolas de samba divididas em 2 grupos e mais 11 Blocos Caricatos também divididos em 2 grupos, alem de bandas tradicionais como a Banda Santa, Banda Mole e Santo Bando e outras.

Interpretes como Nego Irmão de Neguinho da Beija Flor já cantaram em escolas como Cidade Jardim aqui em BH, Aroldo Melodia por aqui também já esteve, carnavalescos como Roberto Szniesck que hoje defende Portela , que aqui passou por Cidade Jardim e foi campeão 2 vezes pela Unidos de Santa Tereza , Flavio Campello Atual carnavalesco da X-9 Paulista campeão em 2009 pela Mocidade Alegre por aqui também esteve na Mocidade Independente Bem Te Vi em 2010.

Podemos não ter um grande carnaval, mas estamos tentando reaprender a fazer a folia, com as nossas mãos, podemos errar em alguns momentos e acertar em outros, mas dizer que Belo Horizonte não tem carnaval mesmo que seja comparando com o carnaval do Rio de Janeiro, o que seria uma injustiça maior ainda, uma vez que nem São Paulo com o seu belo carnaval,consegue superar as cifras do carnaval carioca.

Falar que não temos tradição, estamos na avenida desde 1955, estamos tentando lutar para termos o nosso espaço e é triste para nós sambistas de Belo Horizonte vemos um conterrâneo ter a chance de ir a uma das mais belas escolas de samba do Brasil e esquecer que aqui nasceu. Um comentário triste em uma resposta a uma pergunta que se quer foi feita, uma vez que o assunto não era sobre o nosso carnaval.

FONTE : http://www.sidneyrezende.com/noticia/108342+imperio+serrano+carnavalesco+sonha+com+volta+ao+grupo+especial

SEGUE PARTE DA ENTREVISTA

Em Belo Horizonte Alexandre Colla conquistou dez prêmios de melhor figurinista. Por lá, ele tem mais de 30 anos de experiência na área.

- Belo Horizonte não tem carnaval. Trabalho há 32 anos com cenografia e figurino. Já fui ator, diretor e maquiador no teatro. Este ano fui indicado ao prêmio Zilka Salaberry de melhor figurino, aqui no Rio - disse.


10 comentários:

  • MESTRE AFFONSO says:
    10 de novembro de 2010 às 14:52

    Meu nome é Mestre Affonso, um modesto diretor de bateria em Belo Horizonte. Com 61 anos de idade, 50 deles dedicados ao carnaval, desfilando pelas avenidas, jamais ouvi falar no Senhor Alexandre Colla no carnaval de BH. Ninguém faz carnaval como o Rio de Janeiro, assim como ninguém faz Semana Santa como os mineiros e, por todo o país, cada região, cidade, estado ou mesmo em quarteirões, as manifestações culturais recebem as características de seus habitantes. Se o dito senhor não sabe, em 2010 o Império Serrano aqui esteve, quando o saudamos com o enredo “Brasil e Seus Impérios”. Não menospreze a nossa cidade senhor, até porque, sua ilustre figura é completamente desconhecida em nosso meio. Quanto a mim, tenho a honra de ter sido recebido com todas as honras por toda a diretoria do grande Império Serrano, levado pelas mãos firmes do meu amigo e irmão Jorginho do Império. O Império tem em Belo Horizonte, muitos aficionados e desfilantes, que se sentem honrados em defender essa maravilhosa agremiação. Não estou magoado senhor dos senhores, apenas lembrei-me de uma frase de Rui Barbosa: "Há tantos burros mandando em homens de inteligência que, às vezes, fico pensando se a burrice não é uma ciência?"

  • Jefferson Bem-Te-Vi says:
    10 de novembro de 2010 às 15:22

    Esse Alexandre Colla, e um burro,ele falar que Belo Horizonte não tem carnaval,isso e um absurdo,e um despreso com os sambistas de Bh,esse Alexandre Colla se acha,o pior Carnavalesco do Rio de Janeiro.

  • Livia says:
    10 de novembro de 2010 às 15:32

    Que comentário chato dele, pô sera que ele não sabe que tem carnaval no Brasil todo e que carnaval não é apenas escola de samba?

  • Luiz Carlos Novais says:
    10 de novembro de 2010 às 16:12

    Senhor Alexandre Colla, ilustre desconhecido no Mundo Carnavalesco de Belo Horizonte.

    Meu nome é Luiz Carlos Novais. Ai no Rio de Janeiro foi integrante da Serrinha o nosso hoje mui respeitado “Império Serrano” de muitas gerações e tradições. Aqui transmito a minha indignação devido ao seu infeliz comentário sobre o Carnaval de Belo Horizonte. Sou o Presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente Bem Te vi; tambem o Presidente da Associação Cultural SambaDez. Tentei buscar informações, sobre você afim, de amenizar a fúria dos associados quanto as suas colocações. De repente deparei com matéria já escrita por um dos mais conceituado militante do Mundo do Samba, notório companheiro de muitos carnavais “Mestre Affonso”. Não vou me alonga mais, pois seria chover no molhado. Já que o “Mestre Affonso” esgotou toda a matéria. Luiz Carlos Novais - Presidente da Associação Cultural SambaDez.

  • Lucas says:
    11 de novembro de 2010 às 02:30

    Olha esti cara tem que pedir perdão as escolas de BH, o samba dez tem que pedir retratação, a luta ja é tão difícil pra vim um desinformado destes e falar uma besteira destas.

    Lucas; IMPÉRIO DA NOVA ERA

  • FELIPE says:
    11 de novembro de 2010 às 15:23

    Bomm!! Talves eu entendi o que o Alexandre Cola quiz dizer realmente não dá para comparar o Carnaval de BH com o do RJ ou o de SP + esta muiiiiiiito lonje do Carnaval de Vitoria(ES) para dar um exemplo.
    Na minha opinião tem que melhorar Muuuuuuuuuuuuuiiiiito ainda PRINCIPALMENTE as Baterias(O que que é isto meu Deus) Pronto Falei.

  • Felipe Diniz says:
    11 de novembro de 2010 às 16:38

    Fala chará, voltamos a avenida a 7 anos, estamos reaprendendo, e aos poucos conquistando nosso espaço, agora falar que nao tem carnaval é de mais, alias carnaval nao se faz apenas de bateria, escolas de samba e blocos...

  • Unknown says:
    11 de novembro de 2010 às 19:18

    Ola amigo e irmãos do amba de BH

    Meu nome é Jair Santos, sou Preidente do Grêmio REcreativo Cultural e Beneficente Escola de Samba EM CIMA DA HORA PAULISTANA.

    Quero aqui externar minha inignação com esta declaração, mas ela eixa claro q ainda existem alguns babacas, q só enxergam samba e defile de escola de samba, do rio de janeiro, fazendo de conta q no resto do pais nao temos a disseminação desta cultura tão linda.
    BH, e nao só BH, assim como muitas cidades do Brasil, tem lindos carnavais. Talvez nao com o apoio publico, de midia e até do povão, como deveria ser, ma tem sim, endo polo de resistencia cultural, q nao podem ser jamais desprezados.
    Contem comigo, irmãos. sempre..estaremos juntos

    JAIR SANTOS
    PRESIDENTE
    ESCOLA DE SAMBA EM CIMA DA HORA
    A CORUJA DO SAMBA CHEGOU
    e-mail: emcimadahorasp@gmail.com

  • Anônimo says:
    12 de novembro de 2010 às 06:37

    Alexandre Colla???
    Quem é este senhor?
    Dizer que em BH não tem carnaval.
    Tenho pouco tempo de avenida atualmente. Sou da epoca do caranaval na Afonsa Pena, era integrante da "Chuchu Beleza" do Boa Vista. Hoje sou ACADEMICOS DE VENDA NOVA.

    Ae do nada vem um desavisado dizer que não temos carnaval. Isso é simplismente desrespeitar todas agremiações, que o ano inteiro se dedicam a trabalhos sociais, eventos sociais para comunidades carentes...

    Este cidadão desrespeito todo belohorizontino... Aff.. LAMANTAVEL

    Gualter (Nescau)
    ACADÊMICOS DE VENDA NOVA

  • Anônimo says:
    12 de novembro de 2010 às 08:40

    HOJE EM DIA TEM MUITOS CARNAVALESCOS QUE CAEM DE PARAQUEDAS NAS ESCOLAS, SEM TER CONHECIMENTO ALGUM, AQUI EM SÃO PAULO NINGUEM CONHEÇE ESSE CARNAVALESCO, NEM NO RIO, E OLHA QUE CONHEÇO QUASE TODOS.É UMA PENA, POIS TEM TANTOS TALENTOS QUE ESTÃO AFASTADOS DO CARNAVAL.
    A PRIMEIRA VEZ QUE VI UMA ESCOLA DE SAMBA FOI EM BH, GOSTEI TANTO QUE NO ANO SEGUINTE DESFILEI EM UMA QUE SE CHAMAVA NA ÉPOCA, UNIDOS DA COLINA.ISSO EM 72.
    NA ÉPOCA A MAIS FAMOSA ERA CIDADE JARDIM, AS PESSOAS PRECISAM SE ENTERAR MAIS ANTES DE SAIR POR AI DIZENDO BESTEIRAS.
    QUE O CARNAVAL DE BH CADA VEZ MELHORE MAIS.