BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

SINOPSE SAMBA E LOGOMARCA DOS BACHAREIS DO SAMBA



GREMIO RECREATIVO BLOCO CARICATO BACHARÉIS DO SAMBA
CARNAVALESCO: Fernando Junqueira Ribeiro (Reco)
TEMA 2009: Cana de açúcar, doce ouro.
Um humilde proprietário rural, que em seu pequeno pedaço de terra plantava cana-de-açúcar e girassóis, ao lado da casinha de sapé em que morava com sua família. Em 1975, incentivado pelo lançamento do programa do Pró-álcool, pelos incentivos proporcionados ao plantio da cana-de-açúcar pelo governo federal, esse pequeno lavrador optou por expandir o seu plantio, financiando a compra de novas terras e a contratação de alguns bóias-frias. Seu objetivo era expandir a produção do álcool para sustentar a expansão da produção dos carros movidos a álcool. Conforme ele ouvira dizer, o novo combustível não era apenas uma forma de expandir sua renda, era também um combustível não poluente, capaz de melhorar, no futuro, as condições de vida em nosso planeta. Nos anos 90, enquanto o preço da gasolina caia e tornava o preço do álcool pouco competitivo, aumentava o custo operacional do cultivo da cana, e nosso proprietário rural viu vários agricultores vizinhos abandonarem sua plantação. Mas, enquanto obtivesse o suficiente para sobreviver nosso agricultor permaneceu confiante em que ele fez a escolha correta: A de produzir o combustível que respeitava nosso meio-ambiente que é cada vez mais agredido e desrespeitado. Em 2004, com o reconhecimento da necessidade de adoção de uma postura ecologicamente mais correta, de forma a preservar nosso planeta, sua insistência e teimosia foram abençoadas, com a confirmação da importância de utilização de combustíveis bio-degradáveis, os bio-combustíveis. Entre eles, destacavam-se o etanol extraído da cana e o óleo de girassol que juntos se transformam no nosso Biodiesel. Tendo investido corretamente, nosso agricultor teve um grande ganho, expandindo seus negócios, suas propriedades, suas plantações e tornando-se proprietário de grandes usinas. Para comemorar sua conquista, resolveu promover uma grande festa regada especialmente de uma das várias iguarias da cana de açúcar, a Cachaça de Minas. Organizou um desfile a fantasia para contar a todos os seus convidados presentes na avenida, a sua trajetória, desde seu início humilde da casinha de sapê, até o seu grande sucesso. Tudo com a intenção de expressar uma história de luta, de fé e esperança.

SAMBA ENREDO: Cana de Açúcar, doce ouro.

AUTORES: Alvimar Nery Xuxu do Cavaco Remédio da Viola

INTÉRPRETES: Marcio Rodrigues de Lima
Geraldo Magnata
Wilsom Sambakna

Uma cachaça boa
Pra degustar...
Mais não exagere na bebida.
Com Bacharéis do samba.
Brinco o carnaval

Brasil, um novo dia
Vai nascer Ô Ô Ô
Há energia pra mover
É o combustível do futuro
O óleo do girassol faz o Biodiesel
Com o etanol.
A natureza agradece
Com solo fértil
Pra plantar
A cana se transforma
Em aguardente
Mostrando a tradição
E a qualidade de minas gerais.

Cana de açúcar
Doce como mel
Quero adoçar a vida
Vou cair na folia
Na noite com meu bem.


A usina vai produzir
Energia para progredir
Das mãos simples dos bóias frias
Mais com grandeza no coração
Vou trabalhando e ganhando o pão.

1 comentários:

  • Anônimo says:
    6 de fevereiro de 2009 às 11:59

    gostaria de parabenizar aos compositores e dizer que o samba-enredo ficou maravilhoso e na voz desse novo interprete,wilson sambakna e do fantástico geraldo magnata,com certeza os bachareis irão dar muito trabalho,claro,não menosprezando as outras,mas vamos aguardar. parabéns a todos.