BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

domingo, 29 de setembro de 2013

Escolha do samba da Acadêmicos de Venda Nova já tem data (conheça a sinopse)


20 de Outubro no fazenda Mineira esta é a data que dará vida ao enredo "Cinco Sentidos na Mesma Emoção" a partir das 18H.

Atual vice campeã do carnaval, a Acadêmicos de Venda Nova pretende mostrar os sentidos do ser humano em plena a avenida e tingir o pavilhão azul e rosa com a terceira estrela de campeã da carnaval.

CONHEÇA A SINOPSE

GRES. ACADÊMICOS DE VENDA NOVA

CARNAVAL 2014

ENREDO - CINCO SENTIDOS NA MESMA EMOÇÃO. 

Introdução

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova apresenta o seu enredo para o carnaval Belo Horizonte de 2014, sob o título “Cinco sentidos na mesma emoção”.

Um mundo de sensações é o que os Acadêmicos de Venda Nova oferecerá aos espectadores do seu desfile. Visão, tato, olfato, paladar e audição são os sentidos comuns aos seres humanos, qualidades estas que comprovam o quanto somos iguais uns aos outros, independente da raça, ou condição social.


Visão – Das trevas à luz, tira esse olho grande de mim!

O que nos permite distinguir entre luz e trevas é a visão, que é o sentido que nos possibilita perceber o mundo através das suas cores e formas. Nossos olhos conseguem captar a luz refletida nos objetos e seres e os nossos cérebros interpretam estes sinais dando-nos a real dimensão e forma daquilo que é observado. É pelos olhos que primeiramente conhecemos o que está ao nosso redor ou mesmo a longa distância.  Diferentemente de algumas espécies de animais, podemos enxergar colorido e, graças a este avançado mecanismo fisiológico, alcançamos  o elevado grau de desenvolvimento das habilidades de nossa espécie humana.


Paladar – O delicioso gostinho da vida.

Uma mesa farta, família reunida ao seu redor, risadas, macarronada, feijoada, pizza, muitos doces e vegetais. Através do paladar também nos comunicamos com o mundo ao redor, saboreando gostos diferentes, texturas e temperaturas diversas dos alimentos. A boca é a porta de entrada dessas guloseimas e a língua a responsável por sentir e identificar os diversos sabores apresentados a cada colherada do banquete. Não se pode falar em paladar sem nos lembrarmos das deliciosas bebidas como os vinhos, cafés, champanhas, sucos, refrigerantes e as populares “caninha” e a “cerva geladíssima”.


Olfato – O cheirinho da sedução está no ar.

Cheirinho gostoso, cadê, cadê, cadê!? Pois é, os odores captados pelas narinas podem não ser percebidos pelos outros sentidos, mas não escapam do olfato. Desde muito novos os animais aprendem a utilizar deste sentido para identificar suas mães e as fontes de alimento. Quando adultos os cheiros exalados pelos seres são percebidos como sendo a chamada da natureza para o acasalamento e a perpetuação das espécies. São os vegetais os maiores fornecedores das muitas fragrâncias conhecidas, podendo ser extraídas de ervas, frutos, folhas, caules e, principalmente, das cheirosas e coloridas flores. Campos inteiros das mais aromáticas flores são cultivados mundo afora, inspirando os perfumistas nas suas cobiçadas e exóticas criações.


Audição – Na música o som da voz de Deus.

Divinal é o som advindo da natureza e dos seus pássaros, onde doces melodias embalam nossas vidas com mais paz e acalanto. A grande sensibilidade e talento de célebres compositores clássicos conseguiu traduzir, em acordes e instrumentos musicais, sons divinais ouvidos nos templos e palácios.  Contudo, também há aqueles que percebem os sons não pelos seus acordes, mas através das vibrações propagadas pelo ar e através de símbolos e objetos. São os deficientes auditivos que usam suas mãos para emitir sons inaudíveis porém compreensíveis em nossa linguagem.


Tato – Sentindo na pele a emoção de ser brasileiro.

O maior órgão que possuímos, a pele, é a responsável pelo nosso tato, ou seja, a capacidade de sentir o que tocamos ou o que os toca. O tato nos proporciona as sensações de calafrio, repulsa, textura ou aconchego, de acordo com o elemento percebido. Brilha o sol, brilha a estrela-guia. É o calor dos trópicos enchendo nossas vidas de luz e aconchego. Também é o calor sentido no abraço amigo e na chama ardente que domina o chamego dos amantes. Arrepio na pele também se sente pelo vento noturno e pelo frio do inverno que percorre todo o corpo.


Sexto-sentido – Todos numa mesma emoção

Arrepiantes são os gritos emanados do povo. Seja nas históricas manifestações cívico-populares, ocorridas no outono de 2013, demonstradas nas ruas e praças país afora, exigindo um Brasil com melhores serviços públicos e o fim da corrupção. Seja nos templos do futebol, onde já preparamos o tão aguardado grito de “goooool!!!”, aguçando os nossos 5 sentidos. Meu sexto-sentido não falha, já somos um país mais consciente e, por que não, hexa-campeão!



Belo Horizonte, 10 de agosto de 2013.

GRES Acadêmicos de Venda Nova
Diretoria Artística

4 comentários:

  • Alvimar says:
    3 de outubro de 2013 às 13:15

    Eu tenho uma admiração por essa escola de samba.
    Em pleno outubro ela está fazendo o seu tradicional concurso de samba enredo, apesar de o cenário ser extremamente desfavorável para o carnaval das escolas de samba e blocos caricatos. Mais ela está lá, com seus ideais, com seu brilho, com seu comprometimento com o samba e o carnaval da cidade. Na historia recente do carnaval Venda Nova foi uma das melhores coisas que aconteceu!
    Parabéns! Venda Nova, você é fonte inspiradora.
    Ass: Alvimar

  • Ricardo says:
    16 de outubro de 2013 às 12:06

    vai ganhar quando se achar menos ta faltando humildade

  • Anônimo says:
    18 de outubro de 2013 às 10:46

    Humildade mesmo esse pessoal se acha o rei da cocada preta,menos bem menos.Júlio César

  • Jose Silva says:
    21 de outubro de 2013 às 11:09

    nao entendo este comentário, malicioso e desnecessário, como o realizado pelo "ricardo" a uma agremiação que ele, certamente, nem participa. ele deveria se expressar melhor e esclarecer o seu pensamento, pois não condiz com o que venho acompanhando desta Escola de Samba, principalmente em sites, perfis, blogs e vídeos.