BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

domingo, 15 de setembro de 2013

Como anda a saúde do nosso carnaval ?

Foto: Feitura de fantasia do GRCES.FORÇA REAL - Casa de Dirigentes 

O Blog Carnaval BH, esta retomando suas atividades e quer deixar o sambista um pouco por dentro do cenário atual do carnaval, então elaboramos este texto de uma forma popular para que todos entendam PARTE deste cenário. e a partir daqui possamos acompanhar (se deus quiser ) noticias boas rumo ao carnaval de 2014. 

Como anda a saúde do nosso carnaval ?

Que o carnaval de BH , não esta sofrendo de uma gripe e sim de uma pneumonia mau curada dos anos 80 isto todos já sabem.  Uma situação sem eira e nem beira que vem se arrastando ao longo dos anos prejudicando agremiações e ate mesmo a economia da capital das Minas Gerais que poderia ser aquecida de forma direta durante os dias de festa.

Vamos ao quadro clinico da festa.

Amputação (perda) de um dia de desfile
Falência múltipla de agremiações
Redução da verba
Estrutura de desfiles comprometida
Estrutura básica de condições inexistentes.

Um quadro clinico que colocaria qualquer médico de plantão já em contato com a família do dito paciente para uma conversa um pouco mais seria. Então vamos analisar as questões pontadas acima e ver entender melhor o que vem ocorrendo nos últimos meses.

Aviso de redução da verba foi pela Belotur , no dia do sorteio da ordem dos desfiles, e nem uma das agremiações se quer sabia do fato. (isto ocorreu com menos de DUAS SEMANAS para o desfile) e a pouca verba restante foi repassada a apenas alguns poucos dias da festa. ( imaginem como blocos e escolas trabalham durante o resto do ano?)

Após isto o que se viu foi um corre-corre entre presidentes e ameaças de não desfile por parte de todos, o que acarretou em uma verba extra de 50% do que teria sido entregue as escolas de samba e blocos caricatos, fazendo então com que os presidentes mantive sem  suas agremiações na festa para 2013.  

Mesmo com a verba emergencial de 50 % o ROMBO no orçamento das escolas e blocos foi eminente, muitas agremiações não terminaram seu carnaval e foram para a avenida com acabamentos a desejar em fantasias e alegorias. E ao chegarem para desfilar viram apenas meia pista com arquibancadas e camarotes transformados em tendas sem nem um conforto.Um cenário nada atrativo para sambistas e público.

Após o carnaval surgiu à dificuldade de sempre de prestar contas, reuniões foram marcadas e algumas desmarcadas, o que vem gerando um certo desconforto.

Há alguns dias a noticia do despejo de mais uma escola de samba acende definitivamente a luz vermelha da folia. O carnaval 2014 esta se aproximando, escolas de samba e blocos caricatos não possuem quadra para os ensaios e barracões para fazer seus trabalhos. Salvo Cidade Jardim que detém uma quadra e Estrela do Vale que possui um espaço onde desenvolve ações sociais e eventos durante o ano.

 Escolas como Força Real tem todo o seu carnaval feito na garagem de dirigentes e diretores , e pós carnaval tem todos este material guardado nos mesmos lugares. Suas alegorias ficam na rua e a pró-pia PBH, através de regional,  já chegou a multar a escola por estar com as mesmas em via publica. Com a perda de parte da verba a escola teve dificuldades de terminar seu carnaval e acabou perdendo o espaço onde ficaria armazenado todo o material durante o ano.

Duas vezes campeã a Acadêmicos de Venda Nova é a bola da vez , com mandato de despejo já expedido segundo informações do jornal Hoje em Dia.

Fato é que todas as agremiações estão passando por dificuldades e em meio a todo este transtorno os blocos caricatos anunciam reuniões coerentes, onde já colocam em pauta regulamento e o carnaval de 2014, passando por cima das adversidades e tentando manter a tradição do carnaval acesa na capital.

A diminuição no numero de escolas de samba também chama a atenção, pois sem condições básicas (quadra e barracão) fica praticamente impossível manter uma escola de samba ou até o bloco caricato. Pois são agremiações sem fins lucrativos, que pagam impostos e não detêm um local realização de um evento (festas/ensaios) para que a agremiação se torne atrativa e sustentável passando a não depender unica e exclusivamente da verba para realizar seu  carnaval. 

Uma nova reunião foi marcada e o sambista da capital aguarda o fechamento desta transtornada novela que iniciou-se nos anos 80 e que ainda hoje insiste em esta no ar, mas se todos estão a espera de um milagre por que não sonhar com um final feliz , com agremiações estruturadas e um espaço (sambódromo) capas de dar brilho a este espetáculo que é sucesso em todo o Brasil, pois o projeto e o local já existem  e esta semana Léo de Jesus apresentou a população da cidade como já noticiado neste blog.


Muito se diz que as agremiações precisam se profissionalizar , fato é que as mesmas tem ciência que precisam se atualizar no cenário carnavalesco brasileiro... e mais uma vez esbarramos na pouca ou nem uma estrutura física de cada uma. Vale lembrar que o poder público fez seu ultimo seminário (investimento) em prol do carnaval de BH em 2006.

Esperamos o fim destes mais de 20 anos de problemas com a festa ( carnaval )em Belo Horizonte com um final feliz. Pois acreditamos que o poder publico ira entender que carnaval gera renda, gera emprego, é trabalho social, turismo e cultura e não um favor de três dias onde o povo distrai dos problemas que o aflige.  

1 comentários:

  • carlos fortini says:
    16 de outubro de 2013 às 12:19

    TA FALTANDO PRESSÃO...
    estamos em meados de outubro e nada foi dito ainda de carnaval 2014...sr mauro werkema anunciou que em agosto já teria tudo pronto pra apresentar as agremiações e ao sambista mineiro...so se for o atestado de óbito do carnaval....adiam as reuniões uma atrás da outra e não dao a menor satisfação...absurdo isso...lamentável..e agora surgiu um boato ( onde tem fumaça tem fogo ) que vao se pronunciar alegando não ter verba pro carnaval...inaceitável...temos que nos mobilizar...mauro werkema já havia sinalizado que os blocos de rua são o melhor pra BH...fora werkema... se não tem competência sai fora...e hora de por o bloco na rua e manifestar povo do samba...acabar com essa mendigagem carnavalesca...