BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

AUDIO DO SAMBA E SINOPSE DO ENREDO DA ARES UNIDOS GUARANIS





ÁGUA FONTE DE VIDA E ENERGIA

Sinopse:

O enredo água não aparece por acaso no carnaval 2011. Origem da vida na terra a água permeia toda o ciclo vital do ser humano de sua origem, a sua composição, alimentação e reprodução, sendo enfim sinônimo de vida, de nascimento e de renascimento. Alegoricamente a água aparece no enredo como o renascimento do carnaval e da escola para uma nova fase de sua história, onde buscamos a vida, a ecologia, a inclusão social e a melhoria geral de nossa comunidade, aproveitando nossas raízes culturais para estruturar a árvore da vida da escola.

"A Terra quando se formou era muito quente, mas aos poucos foi sofrendo resfriamento, possibilitando o acúmulo d'água no estado líquido. Todos esses fatores, associados à temperatura da Terra, tornaram nosso o único planeta cientificamente comprovado no Sistema Solar que conseguiu sustentar grandes quantidades de água no estado líquido. Isso foi crucial para o desenvolvimento da vida, um fenômeno que aconteceu há pelo menos 3,5 bilhões de anos." Laurence,J. Biologia: origem da vida & ecologia: ensino médio- 1 ed. - São Paulo: Nova Geração- 1999. Entretanto parece que 3,5 bilhões de anos não foram suficientes para nossa sociedade entender a importância deste éter fundamental e apesar de permear nosso dia a dia, nosso aparato cultural, nossa religiosidade e nosso corpo (mais de 70% de nosso corpo é feito de água) não temos cuidado desta nossa MAIS PRECIOSA DÁDIVA e nos encontramos hoje a beira de um verdadeiro colapso da vida na terra em função dos maus tratos que dispensamos a quem nos dá a vida: a ÁGUA.

Na poesia de Guimarães Rosa sentimos a cultura do Rio Santo, o Rio da integração nacional, o Nilo brasileiro, que a despeito de sua importância para vida, o pobre Chico, vem sendo morto aos poucos num suicídio coletivo de uma comunidade de sedentos que pagará caro a falta de cuidado com nosso bem mais precioso. Podemos viver sem o minério ou o ouro e sua criminosa exploração, passamos bem sem os milhares de PETs que substituem suas águas, sem pneus podemos andar a pé (faz até bem para o coração), mas gostaria de saber o que os "poderosos" vão beber depois de exterminar a maior dádiva brasileira: a abundância das águas que outrora eram límpidas. "Já te estranham, meu Chico. Desta vez, encolhestes demais." As palavras de Drummond gritam a favor do Rio mas os ouvidos teimam em não escutar o anunciado fim, em verso, prosa e cantorias.No enredo procuramos mostrar as várias dimensões da água: a biológica, a cultural, a artística e a religiosa demonstrando sua necessidade essencial para a vida na Terra e propondo ações em direção a manutenção da vida e conseqüentemente da água no planeta azul.

ARES.UNIDOS GUARANIS

2 comentários:

  • Lucas says:
    8 de dezembro de 2010 às 17:38

    Uma boa sinopse e um bom samba, parabens e sorte a Guaranis.

  • Bruna says:
    9 de dezembro de 2010 às 09:52

    Gostei do samba, parabéns Guaranis e boa sorte.