BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Conheça a sinopse e a Logo da Bateria Show da Estrela do Vale



Alem de apresentar a sinopse e a nova logo, a Estrela do Vale também anuncia aos compositores sua disputa de samba de enredo com data a ser marcada e premiação.
Justificativa :

Inspirados pela magia do teatro de bonecos Giramundo que esta completando 40 anos de fundação, nossa escola o Grêmio Recreativo Escola de Samba Estrela do Vale em sua segunda participação no Carnaval de Belo Horizonte, trará uma justa homenagem ao sonhador Álvaro Apocalypse criador e fundador do Teatro de Bonecos Giramundo. De modo atemporal contaremos um pouco dos espetáculos mais marcantes do grupo nestes 40 anos.

VIAJANDO PELO MUNDO DO
GIRAMUNDO
40 ANOS DE HISTÓRIA

Em uma prateleira coberto de poeira um boneco que representou Pinocchio, o boneco que virou gente, com seus olhos pintados, vê a luz se acender mais uma vez, e vislumbra um jovem que o pega com o carinho e habilidade de um autentico manipulador de bonecos.

Levando o dali para um lugar onde vê seus companheiros de espetáculo, a magia da memória do criador concede a ele espírito, vida e consciência. De súbito lhe vem à mente Álvaro Apocalypse. Mineiro nascido em 1937. Desenhista, pintor, cenógrafo e diretor de Teatro. Grande museólogo, publicitário e professor de desenho.
Na década de 70 em uma viajem a Paris quando foi estudar a historia do desenho, e assistiu a vários espetáculos de meus irmãos marionetes. Inspirado ao voltar ao Brasil cria um grupo de teatro de bonecos. Juntamente com Terezinha Veloso e Maria do Carmo Martins conhecida como Madu, Nasceu o Teatro de Bonecos Giramundo.
Ainda como uma brincadeira para a família, a primeira peça encenada em 1971 foi baseada no clássico, A Bela Adormecida . A diversão tornou-se um sucesso. Foi um incentivo para realizar novos espetáculos.

A Bela Adormecida já foi remontada outras duas vezes: em 1976 depois em 2006.
O grupo Giramundo sempre se preocupou com as historias brasileiras, e em 1973 foi encenando a lenda do Saci perere.

O Um Baú de Fundo Fundo teve sua estréia em sessão noturna e para o público adulto. Na verdade, foi feito para todas as idades. É um apanhado de casos populares, brincadeiras e cantigas de roda que saltam como estrelas deste mágico baú. O palhaço Libório é o apresentador e protagonista do espetáculo. Libório, um grande amigo, foi o primeiro boneco do Giramundo a encenar em mais de um espetáculo. Em 2002, o Baú foi remontado.

Segundo relatos das regiões amazônicas e com adornos baseados no artesanato dos índios Carajás, o espetáculo da lenda de Cobra Norato conta que ao cair da noite, ele deixava na margem do rio seu couro de cobra e se travestia de humano elegante, participando de bailes e seduzindo mulheres, para que elas o seguissem e se afogassem nas águas do rio.

O Miniteatro Ecológico, criado em 2002, é um dos mais bem-sucedidos projetos do Giramundo. Em cinco episódios: O Aprendiz Natural, Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia e Caatinga. Criado para o público infantil envolve apresentações de teatro de bonecos, vídeos e livros sobre a natureza e suas relações com o homem.
O Giramundo produziu duas versões da ópera O Guarani de José de Alencar, que tratava do amor impossível entre Ceci, filha de um colonizador português, e Peri, chefe guarani da tribo dos aimorés.

Lampião, mais um tema nacional, foi inteiramente desenvolvido pelos alunos da Escola Giramundo. O espetáculo narra as aventuras e desventuras do Rei do Cangaço em sua passagem pela terra, sua chegada ao inferno e finalmente, ao Céu.
Inspirado na opera A Flauta Mágica de Mozart lembro o boneco do personagem Papageno “O falastrão apanhador de pássaros da Rainha da Noite. Representou o homem comum, dividido entre o vicio e as virtudes, um grande papel para um boneco!
Em Os Orixás, o Giramundo reafirma sua proposta de trabalhar temas importantes relativos à formação da Cultura Brasileira. O espetáculo destaca a importância e a influência da Cultura Ioruba.

No espetáculo, Auto das Pastorinhas o Giramundo pesquisou elementos da cultura popular para contar, através de danças e cantos, a história e a alegoria do menino Jesus. Concebido em 1984 por Álvaro Apocalypse, foi remontado em 2005.
Baseada na peça musical do compositor russo Sergei Prokofiev a versão para bonecos de Pedro e o Lobo, fez grande sucesso.

O Circo Teatro Maravilha trouxe a magia do picadeiro e o sonho sob a lona colorida do circo para o palco do teatro de bonecos.
Baseado na novela do escritor francês Julio Verne, o espetáculo Vinte Mil Léguas Submarinas, trás as viagens do submarino Náutilos, pelas desconhecidas profundezas do oceano, cheio de perigos e aventuras.
O compositor espanhol Manuel de Falla recebeu convite da Princesa de Polignac para escrever uma ópera para seu teatro de bonecos em Madri no ano de 1919. O músico escolheu os capítulos 25 e 26 de Don Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. Manteve o texto original e pesquisou o folclore da Espanha para aclimatar a estrutura musical.

A montagem do Giramundo de El Retablo de Maese Pedro estreou em 1976, sendo a primeira apresentação completa desta ópera no Brasil. Foi curioso ver meus companheiros falando com sotaque espanhol.

O grande segredo da vida do Giramundo esta na constante renovação das novas gerações que se apaixonam ou perceber a magia de nos marionetes, por isso que desde 2001 o Giramundo já realizava oficinas de iniciação e formação de marionetistas, além de palestras sobre a prática e a teoria do teatro de bonecos.

Muito mais que apenas um lugar de descanso para mim e meus companheiros bonecos, o Museu Giramundo esta sempre mudando graças as produções constantes do grupo. Aqui estão reunidas as experiências de batalhas e vitorias na historia do Giramundo. Na forma de bonecos, composições cenográficas, fotografias, projetos e desenhos originais. Alem de documentos, filmes, áudios e artes gráficas que contam ao publico de todas as gerações, o porquê o Giramundo se consolidou como referência cultural, e até mesmo um importante ponto turístico da capital mineira.

Acordando de meu delírio para um novo espetáculo que se apresenta com o ritmo alucinante do samba, me sinto radiante de felicidade, pois juntamente com a escola de samba Estrela do Vale vou contar os 40 anos do teatro de bonecos Giramundo.
Visto-me com o brilho e vou brincar o carnaval!

Marco Aramha & Marcyo de Olliveira.

0 comentários: