BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Belotur comemorou seus 30 anos.



( foto: Belotur)

A Belotur completou seus 30 anos, e a solenidade na Câmara Municipal, ocorreu de forma tranquila e festiva, a presença de funcionários e autoridades abrilhantaram ainda mais a festa. O Samba também prestigiou a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, através da figura de Luiz Carlos Novais, presidente da Associação Cultural Samba Dez, que disse: “Nestes 30 anos a belotur em si veio para ajudar a construir o turismo de BH e para o carnaval vem demonstrando um crescente muito grande e que a associação vem sendo atendida com a parceria, e a nova administração sempre trata as escolas de samba com o carinho e respeito que a mesmas merecem.” Para entender melhor a função da Belotur nestes 30 anos segue texto com sua missão e desenvolvimento.

São três décadas de história e comprometimento com a cidade, o turista e a população. Em sua trajetória, a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) tem participado efetivamente de todas as atividades turísticas e culturais da capital. Com regras e critérios definidos, o apoio a eventos acontece de forma institucional, operacional, de participação ou de auxílio financeiro.

O presidente da Belotur, Júlio Pires, destaca a importância da instituição no cenário econômico da cidade, no que diz respeito ao trabalho que realiza com o objetivo de incrementar o turismo, tornando-o fonte de renda e emprego para a população. “Além disso, procuramos associar o turismo de negócios às opções de lazer que o município oferece”, explica.

Para cumprir sua missão, a empresa fomenta eventos e atividades que auxiliam no desenvolvimento do turismo na capital, realiza e apoia ações para atrair visitantes, contribuindo com que esses permaneçam por mais tempo na cidade. Júlio Pires enfatiza que, além disso, o turista recebe todo o suporte necessário para que seja bem informado a respeito das opções de lazer, negócios e cultura de Belo Horizonte.

Na capital, a Belotur possui seis postos de atendimento: no Aeroporto de Confins, no Mercado Central, no Mercado das Flores, na Rodoviária, no Centro de Referência Turística Álvaro Hardy (Veveco), além da própria sede, localizada na rua Pernambuco, 282, Funcionários.

Eventos

A cada ano, Belo Horizonte vem se consolidando como um dos principais destinos turísticos do país, com ênfase especial ao setor de eventos e negócios. O Departamento de Promoção Turística, com o objetivo de promover e divulgar o “Produto Turístico Belo Horizonte e Entorno” participou, ao longo de 2009, de 65 eventos, entre feiras, congressos, capacitações, salões e oficinas, além de workshops e captações de âmbito municipal, estadual e nacional.

Criada pela lei 3.237, de 11/8/1980, a Belotur gerencia o turismo da capital mineira exercendo a supervisão, coordenação e direção das atividades inerentes ao desenvolvimento do turismo, lazer e serviços afins. Promove eventos relacionados ao calendário oficial de festas e eventos de Belo Horizonte, como o Carnaval, Arraial de Belô, aniversário da cidade, Natal e passagem do ano e apoia inúmeras festividades importantes da cidade tais como a Festa do Preto Velho, Festa de Iemanjá, Semana do Folclore, Festival Internacional de Corais, Encontro de Folia de Reis, Semana Santa, Comida de Buteco, Belô Sabor, Axé Brasil e Festival Internacional de Teatro & Rua, entre outros.

Principais projetos em andamento

Projeto Escadaria: Criado para que os moradores e visitantes de Belo Horizonte conheçam um pouco mais das atrações turísticas e da cultura do interior mineiro. Todo domingo, um dos 42 circuitos turísticos do Estado expõe, na entrada da Prefeitura de Belo Horizonte, seus principais atrativos durante a realização da Feira de Artes e Artesanato da Avenida Afonso Pena.

Seu postal vai viajar: Promove e divulga a capital mineira e seus principais pontos turísticos. É ofertado aos participantes de eventos promovidos ou apoiados com a possibilidade de remeter, gratuitamente, cartões postais para parentes e amigos residentes em qualquer lugar do mundo.

Captação de eventos: Ação que vem recebendo incremento nos últimos anos realizado em parceria (ou não) com o Convention & Visitors Bureau (organização cooperativa de marketing, encarregada de vender a imagem da capital mineira para atrair negócios de turismo e canalizá-los para seus associados).

A relação de eventos, congressos, feiras e seminários que acontecem durante todo o ano em Belo Horizonte podem ser conferidos no site.

www.belotur.com.br

5 comentários:

  • Mestre Affonso says:
    12 de agosto de 2010 às 15:09

    Será que eu li direito as palavras do presidente do SAMBADEZ?
    Se eu li direito, sinto vergonha de todas as defesas que fiz até hoje às escolas de samba e ao atual - depois da retomada - carnaval de Belo Horizonte.
    Deus me livre de tanta hipocrisia!

  • Presidente do SambaDez says:
    13 de agosto de 2010 às 16:14

    "Sem remendo".
    Posso adiantar que o subscritor da postagem acima enganou; o discurso é do Presidente da Belotur e se encontra no SITE DA INSTITUIÇÕA, é o retrato do seu sentimento. Quanto a minha fala, devido ao aprendizado do GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, peço desculpa se induzi o responsável pela postagem; tenho conciência que não mereço o jargão - Luiz Carlos Novais - Presidente da Associação Cultural Samba Dez.


    Meu coração e minha língua fizeram um trato:
    quando meu coração estiver enfurecido,
    minha língua guardará silêncio.

    As palavras respondem aos sentimentos,
    e os sentimentos às idéias.

    Por isso é impossível dominar nossas palavras
    se não somos senhores de nossos sentimentos;
    e estes sentimentos irão se acalmando
    segundo a força de nossas idéias.

    A um coração que não se domina,
    responderão palavras violentas e agressivas;
    a um coração fechado em si,
    sucederão palavras e atitudes que depreciam os demais.

    Por conseguinte, me calarei quando meu coração
    não estiver sossegado e em calma; não falarei,
    pois seguramente me arrependerei do que disser ou,
    pelo menos, do modo como o disser,
    ou do momento em que o disser.

    Se em geral o coração não costuma ser bom conselheiro,
    menos o será quando não estiver em paz e
    não se sentir senhor de si mesmo.

    Tempo de Germinar
    *
    " A arte de viver começa a ser percebida
    quando aprendemos a desembrulhar os presentes que a vida nos oferece
    e quando conseguimos presentear com sentimentos perceptíveis,
    os seres que amamos."

    ( desconheço a autoria)

  • Mestre Affonso says:
    14 de agosto de 2010 às 10:36

    Li o que está escrito:
    "O Samba também prestigiou a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, através da figura de Luiz Carlos Novais, presidente da Associação Cultural Samba Dez, que disse: “Nestes 30 anos a belotur em si veio para ajudar a construir o turismo de BH e para o carnaval vem demonstrando um crescente muito grande e que a associação vem sendo atendida com a parceria, e a nova administração sempre trata as escolas de samba com o carinho e respeito que a mesmas merecem.”,
    Estranhei muito e fiz meu comentário. Se houve erro, não foi MEU.

  • Mestre Affonso says:
    14 de agosto de 2010 às 10:44

    Aqui não cabe um pedido de desculpas ao Sr. Luiz Carlos Novais, presidente do Sambadez,porque meu comentário foi feito em cima do que está escrito. Mas que seja feita a reparação por parte do Sr. Felipe Diniz em relação ao fato, para restaurar a ordem do que aqui lemos e comentamos.
    Se as palavras foram ditas pelo presidente da Belotur, o texto além de errado, dispensa qualquer comentário.

  • Felipe Diniz says:
    14 de agosto de 2010 às 13:47

    O BLOG CARNAVAL BH CONFIRMA ESTAS COMO PALAVRAS DO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÂO CULTURAL SAMBA DEZ SE REFERINDO A ATUAL ADMINISTRAÇÂO.