BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A PRAÇA É DO POVO ???



Um decreto assinado pelo prefeito Marcio Lacerda, e publicado nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial do Município (DOM), proibindo eventos de qualquer natureza na Praça Rui Barbosa, a Praça da Estação, a partir de 1º de janeiro do próximo ano, pegou de surpresa moradores da região, promotores de eventos e frequentadores do local.



Reformado há poucos anos, o espaço abriga o Museu de Artes e Ofícios e vinha sendo usado para shows, eventos de várias religiões e manifestações culturais diversas. A alegação da prefeitura é de que o patrimônio público estava sendo depredado e causando transtornos ao trânsito.



Marcio Lacerda, que participava da inauguração de mais uma etapa do projeto Vila Viva, no Aglomerado da Serra, disse que tomou a medida depois de ouvir sua assessoria e pelo apelo de moradores do entorno da praça, que se sentiam prejudicados por causa do barulho. Segundo ele, a decisão pode não ser definitiva. “Precisávamos dar um empo para encontrar uma solução ou outro local para esses eventos”, afirmou.



Segundo o prefeito, chegou até seu conhecimento o que ocorria quando da realização dos eventos, principalmente os que reunia milhares de pessoas. “Discutimos o caso, porque tivemos muitos problemas e dificuldades, além da questão do museu, que também funciona lá”, acrescentou.


A presidente do Museu de Artes e Ofícios, que funciona na praça desde 2005, Ângela Gutierrez, comemorou a decisão. “Não acredito numa coisa dessas, os eventos estavam acabando com o local, que foi recuperado há pouco tempo”, disse. Para ela, a decisão veio num bom momento, preservando um espaço para que a população, principalmente moradores próximos ao local, possam usufruir das belezas da praça.

“A praça pertence à população, mas deve ser usada com civilidade, com respeito e de maneira saudável. Muitas pessoas que moram no Centro têm poucos locais disponíveis para passar alguns momentos de tranquilidade”.

Ela acrescentou que ficava preocupada com o perigo de depredação das estátuas que decoram o local e que são de responsabilidade de seu museu. Muitos moradores vizinhos se disseram aliviados com o fim dos eventos.

“Não dava para ficar dentro de casa. O barulho é infernal, com muita gritaria e quem mora aqui não tinha sossego”, afirmou a professora aposentada Antonina Gonçalves, 56 anos, moradora do Edifício Barcelona, na Avenida Francisco Sales.

Já o técnico em segurança do trabalho André Messa, 27 anos, que mora no Condomínio Gastão Faria, ao lado do viaduto da Floresta, lamentou o fim dos eventos, principalmente os shows. “Quem perde é a cidade, que tem poucos locais para eventos. Aqui pra gente, não incomodava nada, às vezes até ia lá para participar”, contou.

O proprietário da Divina Comédia Produções, produtora de São Paulo, que realizou vários shows no local, como o de Fernanda Takai e Jota Quest, em maio, que reuniu cerca de 30 mil pessoas, lamentou. “Não tivemos qualquer problema. Lamento que a cidade fique órfã de um local para grandes eventos”.

FONTE: http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/minas/prefeitura-de-bh-proibe-eventos-na-praca-da-estac-o-1.50015

5 comentários:

  • Mestre Affonso says:
    11 de dezembro de 2009 às 12:49

    Parabéns Sr. prefeito: "CHEGOU AO SEU CONHECIMENTO" e aí o Sr. fez logo um decreto...
    Deveria chegar também ao "SEU CONHECIMENTO" que milhares de cidadãos que pagam impostos na sua cidade, não têm nenhum, NEM UM, lugar para suas festas e manifestações culturais.
    Deveria chegar "AO SEU CONHECIMENTO" que as escolas de samba, mesmo sendo tratadas como lixo, dão formação profissional a marceneiros, carpinteiros, artistas plásticos e outras profissões.
    Deveria chegar "AO SEU CONHECIMENTO" que nós, da cultura, também pagamos impostos e temos o direito à alegria.
    Deveria chegar "AO SEU CONHECIMENTO" que nós, da cultura, também o elegemos.

  • Anônimo says:
    12 de dezembro de 2009 às 05:44

    Quer dizer que o prefeito simplesmente toma uma posição dessa porque escuta seus assesores,é meus amigos está ficando dificil morrar em BH estão trasformando esta cidade numa verdadeira roça alias as festas da roça são mais animadas do que as de BH virão noites com muita musica e dança. isso é ridiculo temos que nos organizar e dar uma resposta rapida, salvem o carnaval de BH que pede socorro!!! (BUDA - IMPERATRIZ)

  • Mestre Affonso says:
    14 de dezembro de 2009 às 06:09

    Não podemos fugir da verdade e das responsabilidades. Grande parte da culpa de não estarmos inseridos no contexto da cidade é que não temos nenhuma representatividade. Tivemos cinco anos para nos preparar e não preparamos absolutamente nada. Nem a força política que obtivemos depois de tantos anos lutando sozinhos, nós os sambistas, demos valor. O vereador Hugo Thomé, sempre que podem, é esquecido... Não soubemos valorizar a imprensa, retalhando quem não merecia. A retaliação era dirigida a mim, mas atingiu a única pessoa que sempre nos estendeu as mãos, o jornalista e radialista ACIR ANTÃO. Para quem não conhece o fato, numa votação feita dentro da Belotur para escolher a “Melhor Transmissão de Carnaval”, por eu pertencer a uma escola de samba, votaram em uma rádio que sequer esteve na avenida. Esqueceram... que a Rádio Itatiaia é a única que fala de carnaval o ano inteiro e a única que o transmite na integra. Eu poderia discorrer inúmeros fatos que mostrariam nossos erros, mas sei que não é preciso, porque todos (os carnavalescos), embora ajudem a tapar o sol com a peneira, conhecem a real situação do carnaval e principalmente das nossas agremiações. Não temos nenhuma diretriz para o carnaval de 2010, não sabemos o que vai acontecer, estamos órfãos. Quem esteve no Mercado da Lagoinha para ouvir os sambas-enredos, assistiu mais uma derrota dos nossos “organizadores”. Todos os anos se repetem os fiascos e as idéias de quem diz representar, mas que não representa nem a si mesmo. Basta ver onde esses “representantes” colocaram suas próprias escolas de samba, na avenida e junto às suas comunidades, para sentir a força do seu conhecimento em matéria de carnaval. Blá, blá, blá, todos os dias, todos os anos. Reuniões em que não comparecem os interessados, omissões, mentiras mantidas para demonstrar prestigio e união, quando sabemos (todos sabem) que tudo não passa de vaidade.
    Pois é, rapaziada. Estamos colhendo o que plantamos e parece até que alguns estão se deliciando com a situação. São os que não fazem, apenas falam. São os que se omitem, não se posicionam. São os sambistas que só aparecem às vésperas do carnaval, e alguns, sequer colocam as verbas que recebem na avenida.

  • jairo says:
    14 de dezembro de 2009 às 17:22

    jairo presidente da acbc disse fazo de minhas palavras o que o mestre afonso falou estamos colhendo o que plantamos enquando ficamos omissos das coisa que nos enteressão e esse tipo de resposta que teremos do poder publico pois enquanto ficarmos nesta guerra de vaidade em que pessoas so querem aparecer para midia de vez de se preoculpar com o que interresa que e o carnaval . o prefeito deveria ter um pouco mais de cuidado para tomar este tipo de decisão pois so ouvir a quem interessa e muito facio prejudicar milhares de pessoas que vive da cultura parece não ter importancia alguma ,so vou fazer uma pergunta quando se fala que não e definitivo e so para
    esperar passar o carnaval e depois se revolga o decreto para ter o arraial de bêlo poisd para onde ele vai boa noite

  • Mestre Affonso says:
    15 de dezembro de 2009 às 17:00

    É isso aí meu querido amigo Jairo, mais uma vez estão nos empurrando com a barriga. E nós, por não termos representatividade, vamos engolindo a pílula...