Ocorreu hoje na câmara dos Vereadores de Belo Horizonte, uma reunião que contou com dirigentes das escolas de samba e blocos caricatos, juntamente com representantes da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval , Vereadores , Belotur, representantes do Governo do Estado, Corpo de Bombeiros dentre outros seguimentos.
A pauta da reunião foi sobre a proibição de eventos na Praça da Estação, e a viabilidade do projeto apresentado pelos vereadores da Câmara ( Huho Tomé, Léo Burguês dentre outros )
Artur Viana ( Belotur ) Disse ser a favor do carnaval de Belo Horizonte e que a Belotur já esta pronta para o evento, e assim como as agremiações a mesma espera a liberação da verba vinda da PBH.
Já o representante do Governo do Estado, disse que o Governo esta disposto a ajudar, mas o projeto deve ficar atento aos transtornos que pode gerar.
O Representante da regional Centro Sul, foi direto ao ponto, “ O projeto sendo aprovado a centro sul apóia “
O representante do Corpo de Bombeiros da cidade, disse que apóia , dês de que o projeto seja apresentado ao Corpo de Bombeiros da cidade com antecedência , e que pelo que foi apresentado não vê impedimentos.
Luiz Carlos Novaes ( Sambadéz ) disse que as agremiações não vão usar a praça e disse estar feliz com a boa vontade da Belotur em especial a Arthur Viana ( gerente de eventos da mesma ) pois pela primeira vez o responsável pelos eventos da cidade, se manifestou publicamente favorável ao carnaval e aos desfiles de escolas de samba e blocos caricatos da cidade.
Jairo ( Representante da Associação dos Blocos Caricatos ) lembrou que os Blocos Caricatos de Belo Horizonte, hoje tem uma associação seria e registrada para os representar, defendeu a volta do carnaval ao centro da cidade e espera contar com a prefeitura.
Pedro Paulo Vieira, ( Responsável pela montagem das estruturas do carnaval na Via 240) disse que a montagem no centro pode durar 5 dias para montar e 2 para desmontar, disse também que as escolas perderam sua diguinidade e sua imagem ao ter o carnaval enviado para a Via 240 onde o carnaval ficou regional.
O Vereador Hugo Tomé propôs uma visita dos representantes ao gabinete do Prefeito da Cidade , lembrou dos bons momentos do carnaval em BH e ressaltou que o carnaval na VIA 240 fica restrito aos moradores da região e que todos tem o direito de chegar até os desfiles.
O Vereador Léo Burguês lembrou que as escolas querem mudar, assim como o carnaval, e que não se pode admitir deixar o carnaval da forma que esta.
O representante do sindicato das empresas de ônibus de BH , disse não ter nada contra e que propõe um quadro de horários para os dias de desfile.
Ficou também decidido que sexta feiras dia ( 18 ) os representantes das escolas de samba , blocos caricatos , governo do estado,prefeitura, vereadores entre outros estarão as 11H e 30 Min, na praça da estação para avaliar a viabilidade do evento.
É uma novela mesmo, e com final triste!
Todo mundo concordou com a mudança do local dos desfiles das escolas de samba e blocos caricatos. Apenas um representante do governo, Sergio Coutinho, colocou alguns obstáculos, que naturalmente, seriam facilmente resolvidos. Só não resolverão a questão se houver má vontade, o projeto apresentado pelos vereadores Hugo Thomé e Léo Burguês (claro que vai precisar de correções) é um projeto sério e totalmente viável.