BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

quarta-feira, 22 de abril de 2009

BLOCO CARICATO POR ACASO DEFINE ENREDO PARA 2010 :



CARNAVAL 2010 -
O Por Acaso vem mostrar na avenida
Do folclore brasileiro: lendas, contos e mitos...

Não há nada como uma boa lenda, um conto ou um mito, alguma coisa que nós gostaríamos de acreditar que fosse verdade ou algo que simplesmente nos assusta. De mulheres melódicas das histórias de pescadores, a homens peludos escondidos nas florestas e histórias misteriosas de almas condenadas.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Todas as grandes preocupações do ser humano figuram nas mitologias, onde a princípio, investigavam sua própria origem e do mundo em que habitavam. Os primeiros mitos, portanto, tiveram como origem a necessidade de explicar alguns fenômenos da natureza, como o trovão, a lua, a forma das árvores e as características dos animais. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Um povo conta lendas e mitos na tentativa de relatar suas memórias.
O Bloco Por Acaso com a intenção de prestigiar a nossa cultura, vem apresentar o seu tema para o Carnaval 2010, homenageando o fantástico imaginário popular brasileiro através das lendas, contos e mitos...


Autora: Cláudia Ribeiro – Comissão de Carnaval 2010

1 comentários:

  • Anônimo says:
    13 de julho de 2009 às 14:28

    o por acaso é o bloco do nosso coraçao,mas acomisao de veria ter mais dialogo entre si,buscar na comunidade os apoios e opiniões e sujestões.esperavamos que a comiçao abraça se os eventos de epocas para que a cominidade se unise mais.pena que perdemos uma grande apresentaçao de uma agremiaçao de quadrilha pois nao teremos festa.