BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

sábado, 29 de dezembro de 2007

CARNAVAL BH. ESQUENTANDO OS TAMBORINS



O Blog Carnaval BH parte em 2008 para a sua 4º cobertura do carnaval de Belo Horizonte.

Em 2005 não estivemos na avenida, mas divulgamos uma cobertura fotográfica do carnaval em nosso 1º endereço ( www.carnavalbh.ubbihp.com.br ) ( Não existe mais )

Em 2006 fizemos a cobertura através do site ( www.carnavalbh.com ) acompanhamos as escolas os seus preparativos, cobrindo barracões, fazendo entrevistas e estivemos na avenida. Naquele foi criado o Troféu CARNAVAL BH.

Em 2007 a 3 dias do carnaval sofremos a maior perda de nossa historia, o domínio www.carnavalbh.com foi tirado do ar. Porem no dia do carnaval estávamos na avenida, vestimos a camisa, fizemos a pesquisa informal ( Inédito em Belo Horizonte ) e fizemos a cobertura fotográfica de praticamente todos os eventos pré-carnavalescos e da avenida.
Após alguns meses fora do ar, retornamos com o BLOG. CARNAVAL BH, que ate os envolvidos não acreditavam que daria certo. Porem a adesão ao Blog foi surpreendente, não esperávamos que ele agradaria tanto.
O tempo passou, nosso carnaval esta mudando, e o Blog CARNAVAL BH, esta mudando junto com ele. Sabemos que ainda temos muito o que amadurecer, mais fazemos o melhor tentando mostrar a Belo Horizonte e ao Brasil, que podemos sim voltar a ocupar o lugar que um dia foi nosso de direito, e que respeito não se da a apenas quem esta por cima, pois uma hora o jogo pode virar.
Pensando em mudanças resolvemos nos espelhar no passado e mudar o presente., vamos mostrar um pouco da nossa historia que esta sendo esquecida.Vamos guardar os sambas na memória e não apenas canta-lo na avenida.

O presente é para Belo Horizonte, seu povo e para seus sambistas.

RADIO CARNAVAL BH. Ouça aqui sambas de enredo do nosso carnaval.

RESULTADOS – Ate agora colocamos os resultados de 2004 até 2007 em breve os Resultados da década de 80 e inicio dos anos 90.

SAMBAS 2008- Veja a letra dos sambas que vão sacudir BH e ouça a cultura popular.

HISTÓRICO DAS ESCOLAS – Conheça um pouco da história das escolas de samba de Belo Horizonte.

Lembramos que estes espaços estão em construção e que em breve estarão funcionando a todo o vapor. Mais já podem ser visitados.

Read more »

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

VISITA SURPRESA




Aconteceu nesta tarde de hoje sexta feira 28 de dezembro de 2007, um fato que em algumas semanas atrás não sonharíamos em ver.Os presidentes das escolas de samba ( Unidos do onça, Unidos Guaranis, Bem-Te-Vi, Canto Da Alvorada, Império da Nova Era, Cidade Jardim, Chame Chame, Imperatriz de Venda Nova e Acadêmicos de Venda Nova ) estiveram na sede da Associação para uma reunião, onde abordaram assuntos como o não desfile da Imperatriz em 2008 e ate mesmo o local de desfile para o próximo carnaval.
Após a reunião foi feita uma confraternização entre eles.
O mais curioso foi o fato dos mesmos irem até a Belotur, logo após para uma visita de cortesia, onde foram muito bem recebidos pelo Sr Tadeu Martins ( Diretor de Operações e Eventos da Belotur ) Uma sena que não seria vista a algum tempo atrás.
Segundo o vereador Hugo Thomé Presidente de Honra do GRES.CHAME-CHAME , “Isto é sinal de que o trabalho feito pela frente parlamentar deu resultado, bola para frente e vamos esquecer o que ficou para trás “ estas foram as palavras de Hugo durante a reunião.
Luiz Carlos Novais presidente da Associação Cultural Samba Dez também se mostrou confiante e otimista.

CARNAVAL BH.

O momento é bom para as escolas, cabe a elas agora mostrar o samba no pé e a ginga do Brasileiro para todos. Vamos fazer deste carnaval um dos melhores e que daqui para frente seja deixado de lado o passado, e que os mesmos erros não sejam novamente cometidos.

Read more »

domingo, 23 de dezembro de 2007

FELIZ NATAL MUNDO DO SAMBA...



Bate o tambor, bate o surdo na batida perfeita
Bate o sino pequenino, sino de Belém

Onde roda a baiana que gira sua saia na avenida
E rodam enfeites em cima de uma grande árvore

Brilham às alegorias.
Piscam luzes de natal

A velha guarda pede passagem
E o bom velhinho saúda a todos

Contentes e serpentinas coloridos
Se tornam brancos como a mais pura neve

O título de campeão é o presente para a comunidade.
De baixo da velha arvore, o mais simples embrulho é o sorriso de uma criança.

Feliz Natal e um ótimo fim de ano a Todos.
Nos vemos na avenida em 2008.

CARNAVAL BH.

Read more »

sábado, 22 de dezembro de 2007

Frente Parlamentar Em Defesa do Carnaval é oficialmente criada em BH.




Foi oficializada no fim da tarde de hoje ( sábado 22/12/2007 ) a criação da “FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO CARNAVAL “ comandada pelo vereador Hugo Thomé ( PMN ) onde a diretoria da frente tomo posse perante os sambistas e pessoas ligadas de alguma forma ao carnaval da cidade.
O clima de otimismo tomava conta não apenas dos representantes da Frente Parlamentar e da Prefeitura de Belo Horizonte ( PBH ) mais também por parte dos sambistas, que enxergam na criação desta frente uma nova luz, em meio a tantas tempestades já passadas.
Hugo Tomé fez um pedido ao Prefeito Em Exercício Ronaldo Vasconcellos, ele pediu para que os desfiles fossem transferidos para o centro da cidade, em uma área próxima a Praça da Estação. Pedido este que segundo Ronaldo será estudado e avaliado. Ronaldo também disse que matem a premiação de Rei, Rainha e Princesa do carnaval de 2008.
Após ser assinado a ata de posse da diretoria da Frente parlamentar os sambistas foram convidados para uma confraternização que ocorreu em um salão ao lado do plenário, onde as conversas também foram de otimismo.

Carnaval BH.

É uma luz no fim do túnel, quem sabe até a última.
Deve ser aproveitada sim pelas escolas de samba e blocos caricatos.
Parabéns Prefeitura de Belo Horizonte e ao vereador Hugo Tomé que durante o ano, comandou reuniões com todos os seguimentos ligados ao carnaval e chegou a este resultado inédito em nossa história.


AS FOTOS ESTÃO NO LINK ABAIXO:

http://camaracarnaval.blogspot.com/search?updated-min=2007-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2008-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=22

Caso o link não abra, copie e cole no seu navegador, ou vá ate ao lado em COBERTURAS FOTOGRÁFICAS DO BLOG.

Read more »

Conheça a logomarca e a letra do samba da GRES.CANTO DA ALVORADA.



GRES.CANTO DO ALVORADA 2008

O Canto abre as asas rumo ao sonho de liberdade.
Autores:
Ricardo Barrão e Handley Karioka

Os negros
Dançam para comemorar
Quero ver você sambar
Libertas que seras também
Liberdade de expressão
Vô cair na batucada seduzir seu coração
Imprensa religião
E o livre arbitro é pra você
Extravasar de emoção

Diretas pra presidente Votei
Sou herói inconfidente sou rei
Eu viajei no mundo da imaginação


O galo
Com responsabilidade
Voa com a liberdade
Rumo a pás universal
Salve o sagrado pensamento
Profissão discernimento
É o nosso carnaval

Voa Canto voa voa
Abre as asas pra sonhar
É liberdade é liberdade
A Canto da Alvorada

Read more »

Chame-Chame dá a Belo Horizonte o seu Feliz Natal.



A escola de samba GRES.CHAME-CHAME comemorou o seu natal pelas ruas do bairro Salgado Filho nesta quinta-feira (21). Mesmo prejudicada pela forte chuva que caiu durante a noite a escola levou para rua sua mensagem de natal.
O carnavalesco da escola Mestre Affonso revelou que a agremiação pode ser a caçula das escolas da cidade, mais já tem uma boa estrutura e com todo o respeito às coirmãs, ela já pode ser considerada uma das favoritas ao título de campeã do carnaval de 2008. O carnavalesco também disse que o trunfo da escola será o segredo e que não irá revelar nada até a hora do desfile.

Read more »

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

O samba do crioulo doido chega ao fim? Prefeitura cai no samba e abraça o carnaval.


Ronaldo Vasconcelos ( Vice Prefeito de BH a direita ) na banda Mole 2007
O Vice Prefeito Folião.

Na tarde de hoje ( 19/12/2007 ) na Câmara Municipal de Belo Horizonte, aconteceu o que podemos chamar de momento histórico no carnaval da cidade.
Durante a Audiência Pública liderada pelo Vereador Hugo Tomé (PMN)em defesa do carnaval,foram anunciadas mudanças, já para 2008 por integrantes da PBH ( Prefeitura de Belo Horizonte ) .
Pós ser prorrogada a data de inscrição das escolas de samba e blocos caricatos pela Prefeitura de Belo Horizonte ate o dia 28/12/2007, a mesma também anunciou que a Belotur ( Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A ) não responde mais pelo carnaval da cidade.
Agora temos uma comissão que é liderada pelo Vice Prefeito Ronaldo Vasconcelos ( PV )
O mesmo também disse que a Belotur “PODE FAZER O SUPORTE OPERACIONAL DO EVENTO “ mesmo não respondendo mais pela organização do mesmo.
Ronaldo lembrou também que em todos os carnavais na Via 240 ele esteve presente em todos os dias de desfiles de 2004 até 2007 ( escolas de blócos ).Viu o crescimento e a garra dos sambistas e se revelou um perfeito folião. Ronaldo também criticou os rumos que o carnaval estava tomando nos últimos meses, não era de acordo que as noticias carnavalescas da cidade, fossem apenas de casos na justiça e disse que já é hora de parar com estas atitudes, e olhar para frente.
Presente a mesa também estava o Radialista e sambista Mestre Affonso, que elogiou as atitudes da prefeitura e cobrou das escolas de samba a criação de um Grupo B ou um Grupo de Acesso.
Luiz Carlos Novais, presidente da Associação Cultural Samba Dez, disse que o trabalho já esta feito e que tudo que foi decidido na ultima reunião esta pronto e será entregue para a nova comissão.

Agora é esperar que de tudo certo, e que as escolas de samba e blocos caricatos não deixem esta oportunidade passar em branco.Pessoas de bem e de boa vontade estão nesta luta e levantam esta bandeira.
Esperamos que a vaidade carnavalesca seja deixada de lado durante a organização do espetáculo e fique guardada para a avenida. Pois a vaidade de um sambista e o orgulho de ver sua escola desfilar com todo o seu brilho.Isto ninguém pode tirar.

CARNAVAL BH.

Read more »

sábado, 15 de dezembro de 2007

RECORDAR É VIVER... 1990 BEM-TE-VI É CAMPEÃ DO CARNAVAL, MAS O CARNAVAL TEM A SUA ULTIMA GRANDE QUARTA-FEIRA DE CINZAS.



Após o conturbado ano de 1989 , ( ano em que pela 1º vez não ouve carnaval em Belo Horizonte ) as escolas de samba voltam para a avenida em 1990.Um ano que pode se chamar de definitivo, na historia do nosso carnaval.

· Foi o ultimo carnaval em que as escolas competiram na Av.Affonso Pena.
· E duas escolas dividiram o título neste ano.

Gres.Canto da Alvorada com o enredo ( Jequitinhonha ) e Gresmi.Bem-Te-Vi com o enredo (Olimpíada dos Deuses )
Foi o 1º grande título do Gresmi.Bem-Te-Vi, antes ela havia sido campeã apenas em 1984 pelo Grupo B, foi uma subida mais do que meteórica da escola verde e branca que antes de ser campeã em 1990 foi duas vezes vice campeã ( 87 /88 ).
A Bem-Te-Vi em fim se firmava entre as grande escolas de samba da cidade.
O enredo Olimpíada dos Deuses, já na comissão de frente mostrava toda a sutileza que a escola trataria o tema. ( borboletas guiavam a escola ate o Monte Olímpo, a morada dos deuses.A escola uniu o velho e o novo mundo em uma festa pela paz.
As alegorias iam dês de a Grécia antiga , às grandes guerreiras amazonas que em nosso Brasil faziam morada. A bateria comandada pelo Mestre Affonso, trazia uma inovação pela primeira vez,mulheres vinham a frente da bateria tocando tamborins.A frente da bateria o 1ºCasal de Mestre Sala e Porta Bandeira ( Mario Lucio e Ana Paula ) consagravam a grande conquista da escola, eternizando o pavilhão da escola entre as campeãs da cidade. Serginho Beagá que naquele ano também defendeu o samba da Imperatriz Leopoldinense no Rio de Janeiro ao lado de Dominguinhos do Estácio e outros, levava o samba da escola na avenida, mostrando que Belo Horizonte ainda tinha muito o que oferecer, em relação aos seus sambistas.
O esporte foi exaltado , a paz cantada e a escola consagrada.
Nassib era o presidente da escola, e teve a sua maior alegria na quarta feira de cinzas de 1990, quando a Bem-Te-Vi ao lado do Gres.Canto da Alvorada, levava o titulo de campeã do carnaval de Belo Horizonte de 1990.

OLÍMPIADA DOS DEUSES

Letra e Música : Serginho Beagá

Ecoa, um canto forte pelos ares,
um Bem-te-vi anunciando
A Olimpíada dos Deuses
Fez-se unir o velho ao novo mundo
proclamando a sabedoria
o céu se abriu em cor.
o verde do Amazonas reluziu
acende a chama da felicidade
e uma nova era então surgiu

Vamos soltar foguete
bater na palma da mão
começou a grande festa BIS
no estádio da ilusão

A musa,
A musa dos poetas e dos deuses
Resplandeceu em cada coração
Deu vazão a liberdade
E fez um elo em nossa imaginação

Cantarolando eu vou,
de braços das com a folia
sou platéia sou a paz
no paraíso da alegria

Canta Bem-te-vi, oi
Canta Bem-te-vi BIS
São dez anos encantando
Fazendo o povo sorrir

Nota do Blog Carnaval BH.
É uma pena que após 1990 os rumos do carnaval de Belo Horizonte, não foram nada bons, em 1991 o desfile ocorreu em Contagem, e em 1992 as escolas baixam seu pavilhão após brigas e debates que a nada levaram nosso carnaval. Porem temos uma memória a ser resgatada e a ser registrada. E nós do Blog Carnaval BH, estamos aqui fazendo nossa parte e juntando este quebra cabeças, que a cada ano se revela ,com novas historias e novos persongens.

Read more »

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

GRES.CHAME - CHAME DEFINE ENREDO 2008


Pavilhão Ilustrativo do Blog.

Com o enredo ( EU AMO BH ) o GRES.Chame-Chame , fará sua estréia na avenida.
O Samba é nada mais,nada menos,do que uma declaração de amor à cidade, e vem assinado por sambistas de peso.
A Verde e Branco do Salgado Filho, pelo jeito pretende incomodar as demais agremiações, e já desponta como uma esperança para o carnaval de Belo Horizonte, que precisa renovar seu módo de agir com o samba e com as escolas de samba.
Nada mais justo que uma nova escola para conseguir isto.

GRES.CHAME-CHAME ( Carnaval 2008 )

Enredo:
EU AMO BH.

Autores:
Fabinho do Terreiro,Mestre Affonso,Rosalvo Braga,Patrício Thomé,Jussara Leão.

NO BONDE DA HISTÓRIA DA CIDADE
A CHAME-CHAME NA AVENIDA A DERRAMAR
POESIA, SENTIMENTO E FANTASIAS
PALCO DA CULTURA POPULAR

BELO HORIZONTE, ABENÇOADA POR DEUS
ABRE SEUS BRAÇOS E ACOLHE OS FILHOS SEUS
EU AMO BH, LINDA CIDADE VERGEL
RADICALMENTE MEU PEDACINHO DE CÉU

É DEVERAS
ELA CONQUISTOU MEU CORAÇÃO
E ENVOLVENDO A ALMA
NUM MAR DE CALMA
VIROU PAIXÃO

(REFRÃO)

Ô Ô Ô, Ô Ô Ô
É BH, UAI SÔ
E SE QUISER CHAME, CHAME
DE BELA BELÔ

Ô Ô Ô, Ô Ô Ô
É BH, UAI SÔ
E SE QUISER CHAME, CHAME
DE BELA BELÔ

Datas dos próximos ensaios:

3 e 4 de janeiro de 2008
7/9/11 de janeiro de 2008
14 a 18 de janeiro de 2008
21 a 25 de janeiro de 2008
28 a 01 de fevereiro de 2008

QUADRA - Rua Lagoa da Prata, 842 – Bairro Salgado Filho – CEP: 30550-000
Telefone (031) 3374-2362
Ônibus: 1404 – 1207 A e B – 9214 – 9211 - 4205

Read more »

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

NÃO ADIANTA CHORAR O CARNAVAL QUE PASSOU ...




Hoje o recordar é viver, está com uma cara diferente.
Vamos relembrar fatos que comprovam a tradição de nosso carnaval, e mostrar que já tivemos grandes nomes ao lado de nossas agremiações, curiosidades que se perderam no tempo e que hoje voltam a memória de nossos sambistas. E com estas memórias de volta esperamos que o sambista da cidade levante sua cabeça e mostre de uma vez por todas o samba no pé e a tradição carnavalesca de uma das mais belas capitais do Brasil

CURIOSIDADES DO CARNAVAL DE BH.

NO DIA 27 DE JANEIRO DE 1977 A ESCOLA DE SAMBA CARIOCA GRES.BEIJA FLOR DE NILOPOLIS,PARTICIPOU DE UMA RODA DE SAMBA NO BARREIRO.

NO DIA 28 DE JANEIRO DE 1977 O EVENTO SE REPTIU NO BAIRRO FLORESTA NAS RUAS ITAJUBÁ ENTRE CONTORNO E POUSO ALEGRE.

NO ANO DE 1980 O SAMBA DE ENREDO (O AMANHÃ)DA ESCOLA DE SAMBA CARIOCA GRES.UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR,FOI LEVADO A AVENIDA AFONSO PENA PELO BLOCO SATÃ E SEUS ASSECLAS O INTERPRETE DA OCASIÃO FOI O SAMBISTA CARIOCA AROLDO MELODIA.

A SAMBISTA CARIOCA PINAH(BEIJA FLOR)DESFILOU PELA GRES.CIDADE JARDIM NO ANO DE 1986 ANO EM QUE A ESCOLA COMEMORAVA SEUS 25 ANOS

.
EM 1986 MENOS DE 2 ANOS APÓS O FIM DA DITADURA A GRES.MOCIDADE INDEPENDENTE VENDA NOVA FOI CAMPEÃ DO GRUPO B COM UM TEMA QUE ATACAVA DIRETAMENTE OS ANOS DE CHUMBO COM O ENREDO (BRASIL ENFIM DEMOCRACIA)

EM 1988 A ESCOLA DE SAMBA ARES.UNIDOS GUARANIS APRESENTOU PELA PRIMEIRA VEZ A CAMISINHA E O ALERTA PARA A AIDS EM UM SAMBA DE ENREDO E EM UM DESFILE DE ESCOLAS DE SAMBA NA CIDADE.

O ATUAL CARNAVALESCO DO GRES.ACADÊMICOS DO GRANDE RIO(RJ) ROBERTO SZANIECKI TEVE O INÍCIO DE SUA HISTÓRIA EM BELO HORIZONTE, ASSINANDO BELOS CARNAVAIS PELA GRES.CIDADE JARDIM AINDA NA DÉCADA DE 80. A ESCOLA ERA COMANDADA PELO SR.JAIRO PEREIRA DA COSTA.

EM BREVE MAIS FATOS ...

Fonte :

Biblioteca Belotur.

Read more »

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

UNIDOS DO ONÇA VAI PARA A AVENIDA EM 2008



Com o enredo “As riquezas minerais.Isto é coisa das Gerais”, se apresenta em 2008 o GRES.UNIDOS DO ONÇA.A escola que se licenciou em 2007, volta para a avenida em 2008 disposta a se firmar no carnaval.

Uma das escolas com menos recursos, a GRES.UNIDOS DO ONÇA, luta por um espaço dentro de nosso carnaval, mesmo sem apoio a agremiação preto e amarelo pretende vestir seus componentes e cair na folia

Read more »

domingo, 2 de dezembro de 2007

FELIZ ANIVERSÁRIO EM AZUL E ROSA



FOTOS NO LINK ABAIXO:

GRES.ACADÊMICOS DE VENDA NOVA FAZ TRÊS ANOS , E A COMEMORAÇÃO FOI FEITA COM CHOPP, SAMBA E ALEGRIA.
A EQUIPE CARNAVAL BH ESTEVE PRESENTE AO EVENTO, E MOSTRA AS FOTOS DA CHOPPADA DA AZUL E ROSA DE VENDA NOVA.

VEJA AS FOTOS NO LINK ABAIXO:
SE O LINK NÃO ABRIR EM SEU COMPUTADOR COPIE E COLE O ENDEREÇO ABAIXO EM SEU NAVEGADOR.

http://www.choppada.blogspot.com/2007_12_01_archive.html

Read more »