BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

sábado, 15 de dezembro de 2007

RECORDAR É VIVER... 1990 BEM-TE-VI É CAMPEÃ DO CARNAVAL, MAS O CARNAVAL TEM A SUA ULTIMA GRANDE QUARTA-FEIRA DE CINZAS.



Após o conturbado ano de 1989 , ( ano em que pela 1º vez não ouve carnaval em Belo Horizonte ) as escolas de samba voltam para a avenida em 1990.Um ano que pode se chamar de definitivo, na historia do nosso carnaval.

· Foi o ultimo carnaval em que as escolas competiram na Av.Affonso Pena.
· E duas escolas dividiram o título neste ano.

Gres.Canto da Alvorada com o enredo ( Jequitinhonha ) e Gresmi.Bem-Te-Vi com o enredo (Olimpíada dos Deuses )
Foi o 1º grande título do Gresmi.Bem-Te-Vi, antes ela havia sido campeã apenas em 1984 pelo Grupo B, foi uma subida mais do que meteórica da escola verde e branca que antes de ser campeã em 1990 foi duas vezes vice campeã ( 87 /88 ).
A Bem-Te-Vi em fim se firmava entre as grande escolas de samba da cidade.
O enredo Olimpíada dos Deuses, já na comissão de frente mostrava toda a sutileza que a escola trataria o tema. ( borboletas guiavam a escola ate o Monte Olímpo, a morada dos deuses.A escola uniu o velho e o novo mundo em uma festa pela paz.
As alegorias iam dês de a Grécia antiga , às grandes guerreiras amazonas que em nosso Brasil faziam morada. A bateria comandada pelo Mestre Affonso, trazia uma inovação pela primeira vez,mulheres vinham a frente da bateria tocando tamborins.A frente da bateria o 1ºCasal de Mestre Sala e Porta Bandeira ( Mario Lucio e Ana Paula ) consagravam a grande conquista da escola, eternizando o pavilhão da escola entre as campeãs da cidade. Serginho Beagá que naquele ano também defendeu o samba da Imperatriz Leopoldinense no Rio de Janeiro ao lado de Dominguinhos do Estácio e outros, levava o samba da escola na avenida, mostrando que Belo Horizonte ainda tinha muito o que oferecer, em relação aos seus sambistas.
O esporte foi exaltado , a paz cantada e a escola consagrada.
Nassib era o presidente da escola, e teve a sua maior alegria na quarta feira de cinzas de 1990, quando a Bem-Te-Vi ao lado do Gres.Canto da Alvorada, levava o titulo de campeã do carnaval de Belo Horizonte de 1990.

OLÍMPIADA DOS DEUSES

Letra e Música : Serginho Beagá

Ecoa, um canto forte pelos ares,
um Bem-te-vi anunciando
A Olimpíada dos Deuses
Fez-se unir o velho ao novo mundo
proclamando a sabedoria
o céu se abriu em cor.
o verde do Amazonas reluziu
acende a chama da felicidade
e uma nova era então surgiu

Vamos soltar foguete
bater na palma da mão
começou a grande festa BIS
no estádio da ilusão

A musa,
A musa dos poetas e dos deuses
Resplandeceu em cada coração
Deu vazão a liberdade
E fez um elo em nossa imaginação

Cantarolando eu vou,
de braços das com a folia
sou platéia sou a paz
no paraíso da alegria

Canta Bem-te-vi, oi
Canta Bem-te-vi BIS
São dez anos encantando
Fazendo o povo sorrir

Nota do Blog Carnaval BH.
É uma pena que após 1990 os rumos do carnaval de Belo Horizonte, não foram nada bons, em 1991 o desfile ocorreu em Contagem, e em 1992 as escolas baixam seu pavilhão após brigas e debates que a nada levaram nosso carnaval. Porem temos uma memória a ser resgatada e a ser registrada. E nós do Blog Carnaval BH, estamos aqui fazendo nossa parte e juntando este quebra cabeças, que a cada ano se revela ,com novas historias e novos persongens.

2 comentários:

  • Anônimo says:
    16 de dezembro de 2007 às 04:06

    CARO FELIPR DINIZ, Presidente do blog CARNAVAL BH.
    A nação verde e branca encontra-se em festa. Posso garantir que o Pavilhão encontra-se cada vez mais altaneiro e brilhante neste Natal. Para nós da família Bem-Te-Vi, recebemos esta homenagem, alem, da dedicação emprestada à cultura, a história de Belo Horizonte pelo blog e por Bernardo de Gregório, autor de trechos enceridos nesse comentário; como um presente vindo dos mais longínquos caminhos visitados pelo velho Noel. Essa visita chegou até a nossa escola como um colírio para os olhos e massagem para o coração.
    Antigamente a definição de Natal costumava ser aquela comemoração cristã que ocorria invariavelmente no dia 25 de Dezembro, celebrando o nascimento de uma certa pessoa que se chamava Jesus de Nazaré (apesar de ter nascido em Belém, na Palestina) e que veio a se tornar (para os que acreditam) “o Salvador”, também conhecido como “o Cristo”. A palavra “christos” em Grego significa “ungido” e é a tradução da palavra hebraica “meshiach” (messias). Por que ungido? Diz a tradição hebraica que os antigos reis de Israel recebiam em sua coroação os chamados óleos sagrados, sendo portanto ungidos para se tornarem reis. Jesus teria vindo então como o novo rei de Israel para libertar o povo judeu do jugo romano, refundando o reino de Israel. Mas, isto, certamente ele não fez. Exatamente por não ter feito é que não pôde ser aceito pelos judeus como “meshiach”, é claro.
    Diz o Novo Testamento que Jesus em suas falas sempre se referiu a si mesmo como “o Filho do Homem” (e não como “Filho e Deus”, uma vez que filhos de Deus somos todos nós). Nos escritos bíblicos muitas vezes há referências a Jesus como “o Cordeiro”; o “Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”, aquele que, como o cordeiro que é morto em sacrifício na Páscoa (“Pessach”, em Hebraico, que quer dizer “Passagem”) para proporcionar a ceia (“Seder”, em Hebraico), também foi sacrificado para poder mostrar ao mundo o verdadeiro caminho espiritual. Por esta razão, Jesus é também conhecido como o Salvador (“Sóter”, em Grego).
    E cadê o título de Cristo? Bem, Jesus sempre disse que o Pai (maneira íntima e carinhosa como ele se referia a Deus, “Abbah” em Aramaico) o teria enviado para mostrar aos homens que o verdadeiro Reino estava nos céus, na Vida Eterna após a morte (por isso ele não é simplesmente o “Filho de Deus”, mas é mais que isso: é o “Filho do Homem”). Jesus pediu a seus apóstolos que divulgassem as boas novas sobre a vinda do Reino (este abstrato e espiritual) a todos os povos da Terra. Como “boa nova” em Grego se diz “evanghélios”, os escritos que nos falam deste Reino se chamam Evangelhos. Neste Reino de Deus, ele, que na prática era pobre, o filho de um simples carpinteiro, seria o Rei dos reis (portanto, Cristo).
    Evidentemente ninguém sabe ao certo em que dia este Jesus Nazareno teria nascido, mas convencionou-se celebrar seu “aniversário” no dia 25 de Dezembro, trazendo a tradição dos festejos pagãos do Solstício de Inverno (noite mais longa do ano) para o calendário cristão. No Solstício de Inverno (tomando-se como base o Hemisfério Norte, é claro) comemora-se, desde a pré-História, a esperança. Esperança, depositada nas sementes que foram plantadas no final do Outono, de que na Primavera haja o renascimento dos campos e de que no próximo Outono se tenha uma boa colheita. Bom, isto deve explicar a neve, as velas - afinal era uma noite bem longa e escura (hoje substituídas por luzinhas) - e a idéia de esperança num “próspero Ano Novo”.
    Fevereiro esta batendo às portas, que São Nicolau, nos ajude a desvendar o enigma que ronda o Carnaval da nossa Belo Horizonte, que outras ocasiões, para o Mundo do Samba já foi mais Bela.
    Luiz Carlos Novais - Presidente do GRESMI BEM-TE-VI

  • FELIPE DINIZ says:
    16 de dezembro de 2007 às 09:56

    Obrigado Luiz.
    O Blog Carnaval BH tbm deseja a Bem-Te-Vi as escolas de sama e ao mundo do samba votos de feliz natal e um otimo fim de ano.
    Que a nuvem negra que ronda nosso carnaval se desfaça em 2008