BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Conheça os Blocos Caricatos de Belo Horizonte

Foto: Autofocus


Os Blocos Caricatos, nasceram na época da construção da capital mineira em fevereiro de 1897, quando os operários saiam fantasiados com o rosto pintado em carroças pelas ruas tocando tambor. Sendo tradição exclusiva de Belo Horizonte, inclusive, indicado para ser tombado como patrimônio cultural. Mais antigos do que as escolas de samba, os Blocos tem sua características exclusivas de levar sua caricatura individual nas fantasias dos ritmistas.

Podemos equiparar os desfiles dos Blocos Caricatos, com a mesma importância cultural da festa do Boi-Bumbá em São Luiz/MA, festa do Divino em Pirenópolis/GO ou festival folclórico de Parintins/AM.

Atualmente, os desfiles dos Blocos Caricatos acontecem no coração da cidade, na av. Afonso Pena, abrilhantando ainda mais o nosso carnaval.

Mantendo a chama acesa dessa história centenária, as agremiações sem fins lucrativos, realizam ensaios da bateria em locais públicos em datas próximas ao carnaval, mantendo a tradição. Pois o projeto envolve toda a comunidade local, participando não só como ritmistas, mas também na confecção de fantasias, criação de desenhos, artes plásticas, dentre outros.

Depois da longa paralisação do carnaval de BH da década de 1990, Os Blocos retornaram com seus desfiles na Via 240 e em 2012 passaram para av. dos Andradas.

Em 2014 voltaram para a av. Afonso Pena, mesmo ano da estreia do novo formato do grupo especial dos Caricatos.

Esse novo formato acabou com o antigo grupo B, que retornará em 2019.

O tão disputado G3 dos caricatos, obteve a seguinte classificação desde então::

Em 2014:

1 – Vila Estrela
2 – Mulatos do Samba
3 – Estivadores do Havaí

Em 2015:

1-  Mulatos do Samba
2 - Por Acaso
3 – Estivadores do Havaí

Em 2016:

1 – Mulatos do Samba
2 – Estivadores do Havaí
3 – Por Acaso



Em 2017:

1 – Mulatos do Samba
2 – Estivadores do Havaí
3 – Vila Estrela

Algumas curiosidades surgiram desde o início do Grupo Especial.

Apenas 2 blocos conseguiram se manter no G3 desde o início deste formato, O Estivadores do Havaí e Mulatos do Samba.

O Bloco Caricato Mulatos do Samba, venceu 3 campeonatos seguidos, 2015, 2016 e 2017.

Dos 10 blocos caricatos, apenas 4 deles se revezaram dentro do G3. O Vila Estrela, Estivadores do Havaí, Mulatos do Samba e Por Acaso.

Apenas 2 blocos caricatos, conseguiram tirar nota máxima em um quesito durante esses anos, o Vila Estrela no quesito “enredo” e o Estivadores do Havaí no quesito “Fantasia”.

Em 2018, teremos 10 Blocos Caricatos no grupo especial, e os 2 blocos que ficarem nas ultimas posições, serão rebaixados para o grupo de acesso (grupo B) para incentivar ainda mais a disputa entre as agremiações.

Em 2019, o Grupo especial terá o número máximo de 8 blocos caricatos, e o grupo de acesso será formado por 2 blocos rebaixados em 2018 e mais os novos blocos que desfilarem no grupo de Avaliação também em 2018.

Os 10 Blocos Caricatos que compõem o Grupo Especial em 2018 são:

Mulatos do Samba
Estivadores do Havaí
Vila Estrela
Por Acaso
Infiltrados de Staª Tereza
Bacharéis do Samba
Inocentes de Staª Tereza
Corsários do Samba
Unidos da Zona Norte
Invasores do Stoº Antônio


Colaboração texto - Juólisson Mangabeira 

Veja vídeo abaixo : 

1 comentários:

  • Anônimo says:
    17 de janeiro de 2018 às 12:23

    Uma tradição que jamais tinha que ter parado: os desfiles da escolas e blocos. Esses, os blocos lembro no início dos anos 70 eram espetaculares inclusive por causa da cadência que tocavam.Hoje é frevo. AS ESCOLAS DE SAMBA ESTÃO mostrando que se tiverem mais apoio das grandes empresas, políticos, voltaremos a ser o segundo maior desfile de escolas como éramos nos anos 80. Sabiam disso? o meu Bloco preferido era o Cacarecos de Santa Efigênia.... tinha um mamute como símbolo era fortíssimo candidato todos os anos a ser campeão junto com os Bocas Brancas. Tinham também Partido Alto, Os Maloqueiros, Mulatos do Carlos Prates, Satã e seus Asseclas, Inocentes, Imigrantes da Abissínia, Presidiários do Ipiranga, Corsários do Samba. Coloreds, Os Invasores, Aflitos do Anchieta.