BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

REUNIÃO AVALIA CARNAVAL 2013 NA BELOTUR



Segunda-feira, 18 Fevereiro, 2013
por: Assessoria de Comunicação - Foto: Divulgação

Órgãos de turismo, segurança e limpeza urbana se reúnem para avaliação e planejamento do Carnaval


Durante reunião, realizada na sede da Belotur, na manha desta segunda-feira (18/02), com representantes da Superintendência de Limpeza Urbana, BHTrans, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para avaliação e diagnóstico do Carnaval BH 2013, foi proposta a criação do Comitê Especial de Planejamento de Grandes Eventos em Belo Horizonte.

O Comitê, que deverá incluir representantes da Fundação Municipal de Cultura, do Comitê Municipal da Copa do Mundo e das Administrações Regionais da cidade, será responsável pela realização do planejamento integrado de eventos de grande porte na cidade, dando suporte no planejamento e antevendo situações de emergência, que possam representar riscos tanto para participantes, assim como para a população local. Os membros do comitê terão como prioridade, além do Carnaval e do Arraial de Belô – os dois maiores eventos coordenados pela Belotur - também aos grandes eventos internacionais que Belo Horizonte passará a receber nos próximos meses, como as Copas das Confederações,  a Pré-Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo Fifa de 2014.

De acordo com o presidente da Belotur, Mauro Werkema, existe em Belo Horizonte uma nova realidade social, demandante de eventos e manifestações culturais. “Estamos assistindo a uma nova forma de ocupação dos espaços públicos pelo povo e o Carnaval deste ano foi o grande exemplo desse fenômeno, que se fortalece ainda mais com a comunicação ágil das mídias sociais. Portanto, o nosso objetivo é estimular essa ocupação de maneira organizada e segura, tanto para o folião quanto para as comunidades”, afirmou Werkema.

Werkema afirmou ainda que a Belotur pretende apresentar, até o final de agosto de 2013, o planejamento do Carnaval do próximo ano que será elaborado em conjunto com os organizadores dos blocos de rua, representantes de blocos caricatos e de escolas de samba.

Carnaval – Levantamento da Belotur aponta que mais de 500 mil foliões foram às ruas participar da programação carnavalesca, realizada em todas as regiões da cidade. E mais, 50 mil pessoas compareceram na Estação do Samba e nos desfiles das Escolas de Samba e Blocos Caricatos, realizados na Praça da Estação, entre os dias 8 e 11 de fevereiro. E também, mais de 70 blocos de rua desfilaram pelas ruas e praças da capital (alguns deles por duas vezes). No ano anterior, de acordo com registros da empresa, desfilaram, oficialmente, 48 blocos, pela cidade.  Para a infraestrutura desses blocos, este ano, foram fornecidos 700 banheiros químicos, além do apoio logístico e de limpeza.  A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte aplicou R$ 3,5 milhões em ações de estruturação e produção do Carnaval na capital mineira.

4 comentários:

  • LUCAS says:
    20 de fevereiro de 2013 05:30

    QUERO SÓ VE NO QUE VAI DÁ, FAZEM UMA REUNIÃO ENTRE ELES, SO PRA FALA QUE ESTAO PENSANDO NO CARNAVAL DE 2014 E SE QUER CHAMA ESCOLAS E BLOCOS. TAMO DE OLHO BELOTUR.

  • Marcus Vinicius says:
    20 de fevereiro de 2013 13:40

    Agora quero ver como que a Belotur, A PM, a Bhtrans, a COMOVEC, a IMPRENSA e outros orgaos que ao longo desses anos tudo fizeram para que o carnaval de Belo Horizonte acabasse vão fazer.2013 foi o ano em que o povo de Belo Horizonte em conjunto com as escolas de Samba, os blocos caricatos e os blocos de rua deram um aviso do que se tornar o carnaval de 2014. foi o resgaste total de uma cultura popular. Agora aguentem ou entao entreguem seus cargos para pessoas que esteja comprometidas com a CIDADE.

    Parabens a todos que com muita luta garra e dedicação fizeram renascer das cinzas o nosso carnaval.

  • Mestre Cacá says:
    21 de fevereiro de 2013 10:47

    Como carnavalesco e participante ativo no carnaval desde 1979 venho pedir aos responsaveis pela Belotur que repensem as normas e condutas que ditaram o carnaval 2013 de Belo Horizonte. A revolta é geral entre escolas e blocos caricatos... o sr. Mario Werkema deu entrevista em uma rádio dizendo que os blocos de rua "são mais baratos" para os cofres publicos. Com 3,5 milhões de gastos e com o repasse feito as agremiações existe uma diferença muito grande nesse "mais barato". E também o fator de depredação de patrimonio publico, atentado ao pudor com necessidades fisiologicas ( dos dois tipos )em vias publicas, sexo explicito em vias publicas, menores de idade usando bebidas acoolicas, uso deliberado de drogas diversas, agressões a policiais... ou será que só os moradores das ruas onde houveram esse blocos de rua presenciaram isso? Não tenho nada contra as manifestações culturais espontaneas...mas na "estação do samba" onde há os desfiles não se vê esse tipo de abusos... pode ser um barato que saia caro mais tarde...
    Na apuração do carnaval de Belo Horizonte tambem ocorreram falhas gritantes ao meu modo de ver...como que a Belotur passa por cima de um regulamento publicado no D.O. permitindo que um bloco desfile através de liminar de justiça e ainda vença o grupo ao qual foi autorizado a desfilar prejudicando outros blocos que foram punidos anteriormente pela mesma causa??? A Belotur abriu uma brecha para as outras agremiações não respeitarem mais o regulamento do carnaval belo horizontino e buscarem a "apuração ou o direito de desfilar" na justiça tambem.
    Peço que estudem, pesquisem e ponham em pratica aquilo de melhor que haja de carnavais pelo Brasil para que nossa festa seja brilhante e compensadora para todos...coordenadores, sambistas, publico e sociedade...obrigado.

  • Marcus vinicius says:
    21 de fevereiro de 2013 19:01

    em tempo: aposto que na sua quase que total maioria, as pessoas que se encontram nesta nao participaram do carnaval de 2013 e nem participaram dos eventos em 2014.São pessoas que nao tem compromisso com a cultura popular de nossa cidade,porem tem compromisso com os cargos que ocupam em seus respectivos orgãos.