BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ENTREVISTA DO PRESIDENTE DA BELOTUR À RÁDIO




FONTE: BLOG ABRACE O CARNAVAL DE BH.


Semana passada o Presidente da Belotur Sr. Mauro Werkema falou com a Rádio CBN Belo Horizonte acerca do Carnaval. Para o ouvinte que não está muito ligado com o que realmente acontece no carnaval da cidade, alguns tópicos importantes podem ter passado desapercebidos.
Por isso anotei alguns tópicos dessa conversa e abaixo farei alguns comentários:
O atraso da subvenção não compromete a qualidade.
É claro que compromete, se o responsável pela Escola de Samba ou Bloco Caricato recebe a subvenção com antecedência ele pode planejar melhor, comprar materiais com preço menor e se estruturar para o desfile.
O tempo ficou escasso por causa do ano eleitoral, onde a atividade financeira vetada por lei.
Werkema reconheceu que seria bom se adiantasse a verba mas ressaltou que ano passado foi um ano eleitoral, o que impediu o adiantamento. Ok, mas há quantos anos os responsáveis pelas Escolas e Blocos IMPLORAM esse adiantamento? Já passou da hora de valorizarem e respeitarem as Agremiações carnavalescas de Belo Horizonte.
Criar após esse carnaval, uma comissão para um debate profundo e traçar diretrizes de antecipação e de um modelo geral para o Carnaval. Convocar Carnavalescos, Mestres, dirigentes de escolas de samba de Belo Horizonte…
Esse é um compromisso importante que o Sr. Werkema fez. Tomara que realmente seja traçado um projeto sério para o crescimento dos desfiles das Escolas de Samba e Blocos Caricatos e que tenham pessoas que realmente entendem de Carnaval nesse projeto e basear em projetos que já deram certo como Vitória e Porto Alegre… (Pra não citar RJ e SP).
Estimular blocos de Rua, perfil de carnaval adequado ao belo Horizontino.
Devemos estimular todas as manifestações carnavalescas. Porém esse “perfil adequado” que o Sr. Werkema citou é questionável pois os desfiles na Via 240 foi sucesso de publico, o desfile das Escolas de Samba no Boulevard Arrudas foi sucesso de publico, sem falar na década de 80, onde agremiações chegaram a levar mais de 2000 componentes para a avenida. O que falta é organização de algumas agremiações e apoio do poder público.
Evidentemente que para chegarmos a um nível do Rio de Janeiro demorará muito, nem sei se é essa a nossa herança…
Talvez realmente essa não seja a nossa herança. O que queremos é valorização, apoio e respeito com as agremiações e com as nossas comunidades. Com um pouco de organização e boa vontade o carnaval de BH cresce rapidinho.
Estimular bailes em grandes clubes como no Automóvel Clube antigamente.
Apoiamos todas as manifestações carnavalescas, mas os desfiles são mais populares e atendem às diversas classes sociais, portanto deve ser a nossa prioridade.
Considerações finais
Deu pra perceber que a Belotur está muito mais interessada em apoiar qualquer manifestação carnavalesca que não seja os desfiles das agremiações carnavalescas de Belo Horizonte, não entendo por quê. Alem do mais é uma burocracia muito grande para inscrever Escola ou Bloco, receber a subvenção, prestar contas, etc. Com tantas dificuldades algumas escolas não desfilam e até mesmo fecham as portas definitivamente, porém, alternativas existem.
[...]
Para finalizar espero que o carnaval realmente se estruture e que um projeto para o crescimento do carnaval seja feito e executado e dizer ao Sr. Mauro Werkema que temos escolas de samba aqui em Belo Horizonte que são tradicionais, tem comunidades que as apoiam, além de muita ginga e força pra fazer bonito na avenida.

3 comentários:

  • LUCAS says:
    6 de fevereiro de 2013 às 06:40

    CARA DE PAU...

  • sultao says:
    13 de fevereiro de 2013 às 06:48

    ola felipe aqui e sempre asimmmmm!os nosssos pres da belotur nao sabem o q e carnavalllll! ou melhor ums nem gostammmm! nossso carnaval aqui e tratado so por interece politico

  • sultao says:
    13 de fevereiro de 2013 às 06:48

    ola felipe aqui e sempre asimmmmm!os nosssos pres da belotur nao sabem o q e carnavalllll! ou melhor ums nem gostammmm! nossso carnaval aqui e tratado so por interece politico