BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Frente Parlamentar fala sobre possivel adiantamento do carnaval.


(Foto: Felipe Diniz/Blog Carnaval BH)


Ocorreu na noite desta terça ferira (28) na Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte, mais uma reunião publica da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval, presidida pelo Vereador Hugo Thomé (PMN).

Em destaque o já tão comentado Adiantamento do carnaval da cidade:
A reunião começou com o então vereador Hugo Thomé expondo a idéia, e seus benéficos, dentre eles o aumento do publico e do contingente das escolas de samba e blocos caricatos, falou de exemplo de cidades que tiveram sucesso como Vitória (ES) que cresceu seu carnaval com o adiantamento do mesmo.

Com a plenária aberta Carlos Eugênio presidente da LIAC (Liga Independente das Agremiações Carnavalescas)demonstrou ser contra o projeto, e dentre os pontos destacou que todas as cidades citadas pelo vereador que tiveram seu carnaval adiantado possuíam sambódromo fixo, barracões e quadras para suas agremiações (uma mínima estrutura para que as mesmas tivessem base para trabalhar com uma semana a menos no seu calendário anual.

Luiz Carlos Novais, presidente da Associação Cultural Samba Dez, não alongou, assinou em baixo o dito pelo presidente da LIAC e completou dizendo sobre a BELOTUR, que o mesmo teria varias vezes tentando marcar uma reunião com o atual presidente da Belotur e que isto já se arrastava por meses e não conseguia. A Belotur na figura de seu presidente respondeu não ter conhecimento destas tentativas de reunião pediu desculpas e se propôs a atender os sambistas .

Entre os depoimentos a favor do projeto tivemos o Corpo de Bombeiro e a Policia Militar (que durante estes anos vem realizando um trabalho exemplar de prevenção de acidentes e ocorrências nos desfiles de Belo Horizonte)

Marco Aurélio do Acadêmicos de Venda Nova, se posicionou contra o adiantamento dos desfiles e classificou como arrogante a idéia de escolas e blocos quererem reger datas fixas como o pilar central do carnaval, lembrou que o carnaval também possui pilares como Bandas, corsos e blocos de rua e não caberia aos sambistas sozinho a decisão da mudança.

Estiveram presentes na reunião representantes das escolas de samba, Bem Te Vi, Chame Chame, Estrela do Vale, Força Real, Galoucura, Acadêmicos de Venda Nova. Entre os blocos caricatos representantes de Aflitos do Anchieta, Inocentes de Santa Tereza e Bacharéis do Samba.

12 comentários:

  • Mestre Affonso says:
    29 de junho de 2011 às 08:01

    Em primeiro lugar eu gostaria de saber como atua e por quais vereadores é composta a Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval. Eu gostaria de saber também quantos dos vereadores que compõem a Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval, compareceram à reunião do dia 28, pois só vi declarações de apenas UM vereador.
    Embora eu seja favorável a um estudo profissional da questão do adiamento ou adiantamento da data do carnaval, estou plenamente de acordo com as falas dos senhores Carlos Eugênio, Luiz Carlos Novais e Marco Aurélio. Até porque, pelo que vejo nesta narrativa do Felipe Diniz e por informações que obtive, não existe projeto e sim uma idéia muito mal elaborada e apresentada.
    Particularmente não fui à reunião porque não fui convidado e como preveni – antes da reunião - aos senhores Luiz Carlos Novais, Carlos Eugênio e Felipe Diniz, eu já sabia no que iria dar, deu em absolutamente nada de produtivo.
    Como eu já disse várias vezes, e até uma criança sabe, não se começa a construção de uma casa pelo telhado. O carnaval é assunto da maior seriedade e tem que ser tratado por todos os envolvidos, juntamente com profissionais que entendam da matéria. Antes de qualquer mudança tem que haver organização e, infelizmente, estamos em meio a uma situação extremamente confusa, sem saber exatamente o que vai acontecer, em nenhum sentido, no carnaval de 2012.

  • LUCAS says:
    29 de junho de 2011 às 08:28

    Parace que a ideia do vereador não agradou ao samba, mas temos que ouvir as outras escolas e os outros blocos

  • RICARDO says:
    29 de junho de 2011 às 08:52

    E mais um assunto que vai ficar no meio do caminho...
    É uma pena! Ai BH !

  • Carlos Fortini - Mestre Louro says:
    30 de junho de 2011 às 04:45

    É...por que a Frente Parlamentar em Defesa do Samba não se preocupa em defender os interesses das agremiações, que a anos vem sofrendo com o descaso de setores responsaveis pelo dito carnaval, como por exemplo, fixar uma data para que as verbas sejam liberadas e não a 3 dias do carnaval? Não vamos tapar o sol com a peneira... todos sabemos que, infelizmente, como diz meu "irmão" Mestre Afonso, que TODAS as agremiações ficam o ano todo estagnadas, sentadas a esperar os recursos do poder. Estamos em um momento que ou se cria um novo modelo de carnaval, totalemnte responsavel e profisional ou, como a anos sentimos nós sambistas, seremos eternas chacotas de outros centros. Criaram-se varias entidades que supostamente seriam para organizar nosso carnaval, mas de forma até ridicula, parecem focadas a beneficios proprios e de alguns...Vemos sambistas que não recebem, outros que recebem e não cumprem o que lhe foi pago..onde estamos??? Proponho não mudar a data mas o nome da festa: BUMBA MEU BOI!!!
    obs.: Que me perdoem os que fazem essa festa folclórica e respeitada pelo nosso interior mineiro.

  • Anônimo says:
    30 de junho de 2011 às 06:55

    DIRETORIA do Bloco Por Acaso Diz
    Não foi por omissão ou falta de convite que a agremiação não participou dessa Reunião
    Foi pura e simplesmente de não concordar com esse adiantamento ou mudanças de data do nosso CARNAVAL

  • Mestre Affonso says:
    30 de junho de 2011 às 08:53

    Meu querido "irmão" Cacá, em primeito lugar quero falar da saudade que sinto de você, passe-me seu email que quero encurtar a distância em que estamos vivendo.
    Para quem não sabe, o Cacá, Carlos Fortini, é um dos grandes sambistas da cidade, com larga experiência nas avenidas (escolas de samba e blocos caricatos), além de ser um dos melhores ritmistas que conheci na vida. Ele não é sambista de ocasião e sabe o que está falando.
    O que sugiro neste momento é uma reunião entre as três entidades que representam o carnaval de BH ( ACBC, LIAC, SAMBADEZ), juntamente com os filiados (agremiações) que quizessem participar. Seria uma reunião aberta para um amplo debate sobre a situação que vivemos. Lavar TODAS as roupas, mas sem brigas ou vaidades pessoais.
    SERIA UMA REUNIÃO PARA RESOLVERMOS PROBLEMAS E NÃO PARA FICAR LEVANTANDO DEFUNTOS.
    Depois dessa reunião formataríamos um projeto e solicitaríamos uma reunião com a Belotur para apresentá-lo.
    Gostaria de deixar bem claro que não estou assumindo nenhuma liderança e se for da vontade de vocês, eu nem participaria da reunião.
    O que pretendo com essa idéia é unir forças para que realmente possamos dar novos rumos ao carnaval.

  • ALVIMAR says:
    30 de junho de 2011 às 12:12

    Eu estou com o Affonso!
    É hora de pensar num bem maior!
    É fato que estamos a 7 meses do carnaval é não temos uma proposta definida para o carnaval 2012.
    Nem uma reunião com todas as agremiações nos conseguimos!

  • Andreia Souto says:
    30 de junho de 2011 às 13:26

    Estou acompanhando o assunto,que saiu hoje no jornal o TEMPOuma entrevista com o vereador Hugo Thomé falando como se fosse uma coisa boa. e estamos vendo aqui que a MAIORIA não quer. Gostaria de saber quem deu o direito e o poder a ele de falar em nome do carnaval? Senhores politicos deixem o samba para os sambistas e se limite a apoiarem as escolas de suas regiões quando forem procurados por elas.

  • Renata says:
    1 de julho de 2011 às 08:02

    Isso é pura politica!!! A ideia é boa quem não aprova é quem não tem olhares para o horizonte. Agora dizer que TODAS as escolas esperam a verba primeiro isso não concordo pq sabemos que a atual campea do carnaval trabalha bem antes da verba chegar e até onde sabemos o carnaval de 2012 dela já está a todo vapor e da nossa querida Chame chame também

  • thayna says:
    1 de julho de 2011 às 18:45

    Acho que devemos deixar os problemas pessoais de lado e passarem a pensar realmente na melhora do nosso carnaval.
    O único que eu vejo botar a cara na frente e tentar ajudar a melhorar o carnaval de BH é Hugo Thomé.Trouxe o carnaval de volta para o centro de Bh e isso querendo ou não vcs tem que agradecer à ele,que teve a iniciativa apesar de muita gente não conseguir ou não quiser reconhecer.

  • Junior silva - Bairro Mangabeiras says:
    3 de julho de 2011 às 13:41

    E isso ai Renata e Thayna
    A imagem que ta se passando e que as escolas so começa trabalhar depois que o dinheiro do poder público chega ... e como diz a renata isso eu tenho certeza que e mentira pq não tem cabimento da Canto da Alvorada e da Chame-Chame fazer carnaval com tão pouco tempo por que o que elas apresenta na avenida não parece ser coisa de ultima hora e coisa bem pensada, me desculpe as outras agremiações mas isso ta na cara so quem não quizer ver que não veja acho que todas escolas deveria pelo menos seguir o exeplos delas planejar o carnaval do proximo ano ja que não tem dinheiro pelo menos usa a cabeça para pensar e consertar o que derão errado para não fazer feio de novo por exemplo teve um carro da Bem-te-vi que o destaque caiu por que o queijo estava mal feito num tem como falar que isso não foi feito de última hora por que foi.
    São minímos detalhes que podem ser resolvidos sem dinheiro e so botar a cabeça para fucionar...
    È espero que voçes reconheça pelo menos o trabalho que o vereador Hugo Thomé esta fazendo não sei quem ele é e nem o conheço mas gostaria de conheçer para dar os parabéns pela iniciativa de botar a cara pra bater em defesa do Carnaval pensen Nisso...

  • diego says:
    5 de julho de 2011 às 09:25

    Parabéns a todos que contribue para o carnaval cresçer ainda mais principalmente a frente parlamentar o vereador Hugo Thomé ao blog carnaval e a todos os outros que ajuda a pensar nessa festa que os mineiros estão passando a gostar e apreçiar mais tamos nos vemos na avenida em 2012...até lá....