BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Gente do Carnaval: Ney Mourão atitude, superação e alegria de viver. Um guerreiro do carnaval de BH.

Foto: Arquivo Pessoal Ney Mourão . 

Um antigo samba de carnaval diz :

“Em cada samba um novo Amanhecer- Da poesia obra divinal -Tornou-se viva para ser imortal -Ao renascer... A nossa escola linda de viver -Mais uma vez vai conquistar você”

Sabe aquela pessoa que não tem como não amar, que merece todo o carinho do mundo e mesmo com todas as adversidades da vida , luta por seus sonho. Sim estamos falando de Ney Mourão, um folião raiz dos Blocos Caricatos da cidade, que hoje luta pelo carnaval da cidade através dos Blocos de Rua.
Um figura emblemática, que merece nosso carinho e aconchego e que o Blog Carnaval BH não poderia jamais deixar de aplaudir. Um homem que faz de cada dia um exemplo de superação de luta e que com um sorriso no rosto cativou a todos nós.

Ney Mourão é jornalista, poeta, formado em gestão de organizações sociais, educador, reikiano, cromoterapeuta, reflexologista podal (faz uma massagem relaxante e terapêutica nos pés). Sim, é um perfil completamente maluco, e não é raro as pessoas acharem que ele é meio doidinho, sim. Um apaixonado por pessoas, pelo coletivo, pelo social. Vive se metendo em projetos sociais – desde a causa animal até moradores em situação de rua; de formação de lideranças jovens a defesa dos direitos de pessoas com transtornos mentais.
Não é por acaso, portanto que ele acabou mergulhando, na vida, em uma de suas grandes paixões: o Carnaval. Ney é apaixonado, em BH, pelos Carnavais dos tempos áureos dos blocos caricatos sobre as carretas. Já arrastou sua sola de sapato na avenida em diversas escolas. Se perguntarem qual a sua preferida, seus olhos vão brilhar e é bem capaz dele saber citar todas, porque o coração é desses, de abraçar todo mundo. Por respeito à tradição e à velha guarda do samba, acha injusta a definição de que esse boom do Carnaval de rua atual define o “nascimento” do Carnaval na cidade ou mesmo o “renascimento”. “Pra mim, o Carnaval nunca morreu. Fala-se muito em Carnaval da resistência, mas uma das grandes resistências, quase sempre esquecida, é essa das escolas de samba e blocos tradicionais, que chegaram a ser literalmente expulsos do centro da cidade, e continuaram mantendo a esperança, a tradição, o espírito carnavalesco”, destaca ele.

Neste Carnaval dos novos blocos, Ney está desde os primeiros anos do seu nascimento, lá nas primeiras Praias da Estação. Já chegou, em um período de pré-Carnaval, a comparecer a 45 ensaios e a tocar seu tamborim (sua maior paixão!) em nada menos que 18 blocos, em um mesmo ano. Está sempre envolvido nas discussões sobre o Carnaval, junto a outras lideranças, ao Poder Público e à sociedade. É parceiro ativo de quem quer construir uma folia cidadã, responsável e que dialogue com a cidade. Ney Mourão é o idealizador do único bloco do Brasil cuja bateria é composta só de tamborins. A ideia veio justamente de resistência e afirmação, em um Carnaval que, hoje, tem a predominância do axé e dos ritmos afro e baianos, onde o tamborim não tem vez. O bloco Tamborins Tantãs, essa loucura rítmica sem precedentes, decidiu adotar a causa social da loucura, dos transtornos mentais e da saúde mental e vai desfilar no dia 16 de fevereiro, a partir das 18 horas, em frente ao Mercado Central.  

Ney Mourão, há dois anos e meio, teve o diagnóstico de um câncer bastante agressivo, e sempre afirma que a paixão pelo Carnaval, a vontade de pular, de sair nos blocos e nas escolas ajudou a salvar a sua vida e a buscar uma recuperação que causou espanto até mesmo nos médicos. Chegou a ir pra rua, nos ensaios, com hemorragia e remédios pra dor. Hoje, com o câncer ainda não totalmente curado, mas em fase de controle, ele enfrenta graves sequelas do tratamento. Teve um infarto durante a quimioterapia e lesões graves causada pela rádio. 

Dois anos e meio depois, ele descobriu que a radioterapia lhe causou uma necrose na cabeça do fêmur, de ambos os lados, e inicia, agora, mais uma jornada de tratamentos. Acham que isso vai impedir o moço de vivenciar o Carnaval? Que nada! Você vai vê-lo muito por aí, na cadeira de rodas, batucando e cantando. Com dor, com poucos movimentos nas pernas, nada derruba esse astral carnavalesco e essa paixão! 

Ney receba sempre o nosso carinho, pelo seu exemplo, atitude e respeito ao carnaval de Belo Horizonte, acreditamos que temos que valorizar em vida quem faz em vida , e você é uma destas pessoas, esta matéria é uma singela homenagem do Blog Carnaval BH, a sua história, a seu exemplo de superação, e a sua pessoa. 

BLOG CARNAVAL BH 
O CARNAVAL DA NOSSA BH 

5 comentários:

  • Unknown says:
    29 de janeiro de 2019 às 18:35

    Ney merece toda essa homenagem...ele é um cara q faz a gentr gostar dele....mesmo sem muita proximidade....mesmo a distância ....alguém que sempre faz a gente chorar ou rir com aqueles textos mega bem escritos. Ney...você é inspiração sempre pra gente q ta chegando no carnaval. Obrigada por existir e fazer a diferença

  • Unknown says:
    29 de janeiro de 2019 às 18:49

    Não tenho palavras para descrever minha admiração pelo nosso querido Ney Mourao..... eu Amo esse cara....... fora do sério,não tem como não se apaixonar por ele.... mesmo com as adversidades da vida,traumas,câncer,hemorragia.... nada para o Ney com sua alegria.....
    Ele me inspira a cada dia ser melhor e levar a alegria e o amor a outras pessoas,a ser alegre e independente dos problemas..... sorrir.... por que a vida é única e devemos aproveitar cada instante....

    Obrigado meu amigo Ney,por tantas demonstrações de carinho,de força,de amor a vida....

    E obrigado por me ensinar que a vida é simples e muito breve,e que não podemos perde tempo com bobeira,....

    Obrigado por tudo
    E principalmente por me 3ndinar tanto ,sobre a vida,a liberdade,ao amor,a termos orgulho de quem somos...... e celebrarmos a vida no Carnaval é maravilhoso.....

    E viva a vida.....
    Fica com deus Meu anjo....

    Mais 1 Carnaval ao seu lado...

    Muito obrigado por tudo....

    Vamos aproveitar o quanto tempo nos resta.....

    Fica com deus....

    MARCÃO(MARCO AURÉLIO)

  • Unknown says:
    30 de janeiro de 2019 às 06:31

    Ney é grande!

  • Unknown says:
    31 de janeiro de 2019 às 03:53

    Ney ,merece todo o carinho dos foliões, menino que onde passa deixa seu rastro de alegria❤

  • Jane Carvalho Linhares says:
    31 de janeiro de 2019 às 14:35

    Ney é um cara sensacional, com uma alegria contagiante, um mestre no Tamborim, sempre nos guiando e ensinando com carinho e competência, seus textos são sempre emocionantes e de uma clareza e bom senso dignos de nota. Sou Fã de carteirinha.