BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Do Luxo ao Respeito. Os Grandes Destaques do Carnaval.


Fotos- Alexandre Lazaro vestindo o Grande Sacerdote - Força Real 2016 
Fotos - Acervos pessoais e institucionais. 


Um dia o eterno carnavalesco e historiador Fernando Pamplona disse em uma transmissão de carnaval da extinta Rede Manchete: Destaque não é um espanador com brilho no carro, Destaque é enredo.

Os destaques representam figuras e personagens do enredo da agremiação, cabem a eles a missão de demonstrar na avenida pontos chaves do tema, tratado em forma de luxo e beleza.

A vaidade anda lado a lado com estes personagens que buscam o ano todo recursos para “bancar” suas caras e belas fantasias .

Em Belo Horizonte, estes personagens viveram seu apogeu nos anos 70 e 80, quando desfilavam na avenida todo o brilho e imponência de suas fantasias.
Em um mundo de plumas e paetês, eles são reis por um dia, e buscam ainda hoje sua valorização.

A modernidade acrescentou recursos às vestimentas, luzes e movimentos já são uma realidade, no mundo dos destaques, mas existem aqueles mais conservadores que optam pelo tradicional, plumas choronas e faisões.

Fiinha , Loiola , Rodinei Borges de Andrade  , Cristina Souki , Jarbas , Arabela Gonçalves  , Mirian Cardinali , Sara Dias, Alexandre Lazaro , Marcos Paulo,Geraldo Norte, Wiver Luiz dos Santos, Marcelo Augusto de Oliveira, José Geraldo Pereira, Adélia Rubini , Wandera Jones, Matheus - Drag Elektra , Wagner Guimarães - Coquita Para Paio. São alguns dos nomes que marcaram a história dos destaques no carnaval de Belo Horizonte. ( Infelizmente não temos como falar todos mas nosso respeito é geral) 

Personagens de um carnaval tradicional, personagens de um carnaval de valorização, de respeito, beleza e ousadia. 

São eles que levam o verdadeiro brilho para a avenida. Levam também a emoção de realizar um sonho, e de se vestir de um personagem deste sonho.

A valorização destas pessoas, não passa apenas por recursos de uma boa fantasia de luxo , mas pela valorização pessoal no dia a dia de quem se dedica e se doa a uma arte, que a cada dia vem perdendo espaço para as grandes alegorias e a modernidade.

DESTAQUES DO CARNAVAL DE BH... O NOSSO RESPEITO 












0 comentários: