BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Um Museu Do Carnaval em BH. A História que precisa ser preservada.

Fotos; Acervo Inocentes de Santa Tereza 


O Blog carnaval BH recebeu a bela noticia de que o presidente do Bloco Caricato Inocentes de Santa Tereza ,também conhecido como ( Panttyola ) conseguiu recuperar  Troféus da extinta escola de samba Unidos de Santa Tereza ,de quando a mesma foi Campeã em 1990 no grupo de acesso com uma inesquecível homenagem ao jornalista Roberto Drumont. Após a subida em 1990 já em 1991 a Unidos de Santa Tereza foi a grande campeã do nosso carnaval desbancando as favoritas da época.

Onde queremos chegar ? E a pergunta que não quer calar. Onde foi parar a nossa história ?
No acervo da prefeitura de BH , pouca coisa existe , um acervo restrito a pastas com recortes de revistas e algumas fotos. E quem somos nós ? Quem são nosso baluartes ? Onde estão nossas glórias ?
A resposta é simples, a pouca história que nos resta de um tempo de glórias está em gavetas , estantes ,fitas  VHS  que estão se perdendo no tempo , camisas que estão se deteriorando ou virando pano de lavar prato. Pavilhões que simplesmente desapareceram , sambas que formam esquecidos na memória de antigos sambistas.

Pouca gente entende, mas o que o Blog Carnaval BH vem fazendo desde 2004 é tentar preservar através de noticias as peças deste quebra cabeças chamado carnaval. Levantamos dados , sambas, postamos letras, nomes, agremiações e suas cores, comentamos sobre a história de cada instituição e seus símbolos, para que as futuras gerações saibam que um dia estivemos aqui, para que as próximas gerações saibam que um dia existiram sambistas e carnavalescos que lutaram e abriram mão de suas famílias e recursos por esta cultura.

Tivemos uma história gloriosa nos anos 70 e 80, e onde ela esta hoje ?  Perdida no tempo, esquecida na memória , ou enterrada com os que se foram. Uma falha história que o Blog Carnaval BH, luta com muita dificuldade para não se repetir.  Do que adianta a história na gaveta ou na estante, ela é de domínio publico e deve sim ser preservada e mantida.

Hoje o Blog carnaval BH clama urgentemente por um museu do carnaval. Estamos em uma das quatro maiores cidades do Brasil e é inadmissível que a maior festa popular deste vasto território não tenha um espaço para que sua história seja preservada, Escolas de Samba, Blocos Caricatos, Blocos de Rua, Corsos, Bandas e tantas outras manifestações culturais e artísticas perdem um pouco de sua memória a cada minuto, por descaso e falta de conhecimento da importância de nossa contribuição cultural e da relevância artística de nossa manifestação para os devidos fins que prestamos a atuar.

Ao ex presidente da Unidos de Santa Tereza Henrique Wander Costa nossos respeitos e parabéns por dividir com o povo um pouco desta história. 

QUEREMOS UM MUSEU DO CARNAVAL JÁ. ( NOSSA HISTÓRIA MERECE SER CONTADA )
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH.   



0 comentários: