BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Conheça o enredo da Acadêmicos de Venda Nova para o carnaval de 2013



O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova apresenta o seu enredo para o carnaval 2013 de Belo Horizonte, sob o título “Sambalelê – Venda Nova desperta a criança em você!”.

Apresentação do enredo 2013

“Bons tempos aqueles de criança...”, quem não disse essa frase num momento de saudosismo. Bons tempos eram aqueles quando a mamãe nos fazia carinhos silenciosos, seja com a ponta dos seus dedos massageando nossos bracinhos, ou mesmo nos apertando contra seu peito terno e acolhedor. E das lembranças do papai nos afagando a face, nos trazendo proteção, chocolate e brinquedos, cantando e contando estórias, “bons tempos aqueles...”

Neste carnaval de nostalgia, sonho e magia, a Acadêmicos de Venda Nova despertará nos desfilantes e no público presente na passarela do Boulevard Arrudas, sentimentos e lembranças que compõem o universo infanto-juvenil, algumas vezes adormecido em cada um de nós, mas pronto para acordar e tornar nossas vidas mais coloridas e divertidas.

Universo de sonhos e pesadelos

“É hora de dormir”, fala a mamãe. Então, ela nos acomoda na caminha, nos envolve com um cobertozinho bem quentinho e cheiroso, apronta uma mamadeirinha com um gostoso mingau, conta uma historinha e canta uma cantiga para ninar e nos embalar a mundos de sonhos e fantasias. Neles há um paraíso de belezas e natureza exuberantes, cores e formas fantásticas. Mas algumas cantigas podem nos levar a um mundo de pesadelos, onde seres imaginários como os boi-da-cara-preta, lobo mau e bicho-papão nos causam medo e apreensão. Em nosso universo infanto-juvenil cabe de tudo, exceto atirar “o pau no gato”, dar uma “boa lambada” em alguém que “tá doente, tá com a cabeça quebrada”, ver “o cravo sair ferido e a rosa despetalada”, nem incentivar que o boi “pega esta criança que tem medo de careta”.

Universo dos personagens infanto-juvenis

O papai abre um livro, os olhos das crianças se enchem de brilho e, aos poucos, mundos se desvendam a cada página virada das tantas obras da literatura infanto-juvenil publicadas. Personagens reais e seres frutos da imaginação podem ser aventureiros ou heróis, revelando-nos bons exemplos e conselhos a serem seguidos, ao contrário dos vilões que a todo custo tentam roubar nosso grande tesouro que é a felicidade. Lugares fantásticos surgem das gravuras e das palavras que descrevem e imortalizaram os sonhos e delírios dos autores, retratando o inatingível fundo do mar, lugares longínquos do espaço sideral, ou mesmo mundos imaginários. As estórias são envolventes e nos conduzem a situações surpreendentes, descortinando em nós fascínios, sabedoria e conhecimentos preciosos. Esta magia que exerce a literatura brilha nas mentes das crianças e de adultos de muitas gerações.

Universo da diversão e dos brinquedos

É férias e as crianças ficam inquietas a espera de usufruírem de tantos brinquedos e guloseimas dos parques de diversão. Gira mundo, giram roda gigante e carrossel, assim passam a vida e a tristeza. Os laços de afeto se fortalecem, irmão, primos e coleguinhas agora são amigos inseparáveis. O papai logo compra algodão doce e a mamãe nos enche as mãos de pirulitos, doces, balas. Um cheiro irresistível invade o ar com o estourar das pipocas quentinhas. Foi uma tarde realmente linda no parque. Chegando em casa abriremos os presentes recebidos no aniversário: são bolas, bichos de pelúcia, carrinhos, bonecas, trenzinhos... Quanta coisa boa!!!

Universo de conhecimentos

Novos mundos se abrem a cada instante num universo paralelo digital, onde sonhos, desejos, experiências e conhecimentos são desvendados a cada clicar no “mouse”. Assim, como as crianças que desde cedo possuem especial habilidade no manuseio de aparelhos tecnológicos, somos navegantes e alcançamos “games”, espaços virtuais, informações e conteúdos que nos conduzem ao universo do conhecimento. É a “internet”, via de luzes e cores, que nos permite surfar pelos caminhos multicoloridos da curiosidade, da diversão e do entretenimento. E, tal como o picadeiro do circo, é a nossa fonte do saber, da diversão, da magia e da felicidade.


Então, neste carnaval, junte-se aos Acadêmicos de Venda Nova e desperte a criança adormecida em você, libere sua alegria e fantasia e, como sugere a cantiga de roda... “samba, samba, samba lelê ... samba, samba, samba lalá”.


Belo Horizonte, 10 de setembro de 2012.

GRES Acadêmicos de Venda Nova
Diretoria Artística


solicite a sinopse pêlo site; www.avendanova.com.br contato@avendanova.com.br

7 comentários:

  • Lucas says:
    13 de setembro de 2012 às 07:23

    Gostei do que li, diferente de tudo que Venda Nova mostrou ate hoje e melhor que a frustrada homenagen ao Milton nascimento que pora variar nem na avenida foi.

    Vai remder um grande samba com certeza. Parabens Venda Nova

  • Anônimo says:
    13 de setembro de 2012 às 09:47

    Parece que a maioria das escolas e blocos vai levar para o bulevar temas alegres,algumas vão falar de brincadeiras,e isso é muito legal,só espero que nao brinquem de fazer carnaval.
    Marco Túlio

  • RICARDO says:
    14 de setembro de 2012 às 06:08

    Venda Nova pra mim foi a melhor coisa que aconteceu no carnaval de BH. (De 2000 pra cá).
    Parabéns pode dar um grande samba.

  • Bruno Lopes says:
    14 de setembro de 2012 às 15:44

    Venda Nova vem de dois sofriveis desfiles os 300 anos de Venda Nova e a o Milton Nascimento que nem atençao a homenagem deu. Samba Lele pde ser a redençao da escola.Mas tem que rever a forma de fazer carnaval

  • Lucas says:
    14 de setembro de 2012 às 16:00

    Para variar a Chora Chora e a ultima escola do grupo principal a definir enredo ( e provavelmente sera a ultima de todas que irao desfilar mais uma vez)

    Depois vai fazer barraco e falar que o resultado e marmelada ( Ano passado falaram que a Portela desfilou em BH, em 2010 foram campeoes com os lixos do Imperio Serrano, 2013 qual sera a desculpa Chora Chora ?

  • Sônia says:
    17 de setembro de 2012 às 09:39

    Olha gente, primeiro a chora chora precisa eleger o Thomé, depois ela vai pensar em brincar de carnaval. Primeiro ela vai gastar dinheiro na campanha e o que sobrar vai comprar restos em SP e colocar na avenida. Temos que rever essa situação da chora chora porque eles fazem carnaval em 1 mês. Ao contrario das outras escolas que ficam o ano trabalhando.

  • RICARDO says:
    18 de setembro de 2012 às 10:43

    Concordo plenamente com você Sônia.
    É bom lembrar, que a Canto da Alvorada tem que eleger o homem das cozinhas também.
    Foi um grande milagre, ela já ter lançado o enredo. Eu estou até surpreso!