O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova apresenta o seu enredo para o carnaval 2013 de Belo Horizonte, sob o título “Sambalelê – Venda Nova desperta a criança em você!”.
Apresentação do enredo 2013
“Bons tempos aqueles de criança...”, quem não disse essa frase num momento de saudosismo. Bons tempos eram aqueles quando a mamãe nos fazia carinhos silenciosos, seja com a ponta dos seus dedos massageando nossos bracinhos, ou mesmo nos apertando contra seu peito terno e acolhedor. E das lembranças do papai nos afagando a face, nos trazendo proteção, chocolate e brinquedos, cantando e contando estórias, “bons tempos aqueles...”
Neste carnaval de nostalgia, sonho e magia, a Acadêmicos de Venda Nova despertará nos desfilantes e no público presente na passarela do Boulevard Arrudas, sentimentos e lembranças que compõem o universo infanto-juvenil, algumas vezes adormecido em cada um de nós, mas pronto para acordar e tornar nossas vidas mais coloridas e divertidas.
Universo de sonhos e pesadelos
“É hora de dormir”, fala a mamãe. Então, ela nos acomoda na caminha, nos envolve com um cobertozinho bem quentinho e cheiroso, apronta uma mamadeirinha com um gostoso mingau, conta uma historinha e canta uma cantiga para ninar e nos embalar a mundos de sonhos e fantasias. Neles há um paraíso de belezas e natureza exuberantes, cores e formas fantásticas. Mas algumas cantigas podem nos levar a um mundo de pesadelos, onde seres imaginários como os boi-da-cara-preta, lobo mau e bicho-papão nos causam medo e apreensão. Em nosso universo infanto-juvenil cabe de tudo, exceto atirar “o pau no gato”, dar uma “boa lambada” em alguém que “tá doente, tá com a cabeça quebrada”, ver “o cravo sair ferido e a rosa despetalada”, nem incentivar que o boi “pega esta criança que tem medo de careta”.
Universo dos personagens infanto-juvenis
O papai abre um livro, os olhos das crianças se enchem de brilho e, aos poucos, mundos se desvendam a cada página virada das tantas obras da literatura infanto-juvenil publicadas. Personagens reais e seres frutos da imaginação podem ser aventureiros ou heróis, revelando-nos bons exemplos e conselhos a serem seguidos, ao contrário dos vilões que a todo custo tentam roubar nosso grande tesouro que é a felicidade. Lugares fantásticos surgem das gravuras e das palavras que descrevem e imortalizaram os sonhos e delírios dos autores, retratando o inatingível fundo do mar, lugares longínquos do espaço sideral, ou mesmo mundos imaginários. As estórias são envolventes e nos conduzem a situações surpreendentes, descortinando em nós fascínios, sabedoria e conhecimentos preciosos. Esta magia que exerce a literatura brilha nas mentes das crianças e de adultos de muitas gerações.
Universo da diversão e dos brinquedos
É férias e as crianças ficam inquietas a espera de usufruírem de tantos brinquedos e guloseimas dos parques de diversão. Gira mundo, giram roda gigante e carrossel, assim passam a vida e a tristeza. Os laços de afeto se fortalecem, irmão, primos e coleguinhas agora são amigos inseparáveis. O papai logo compra algodão doce e a mamãe nos enche as mãos de pirulitos, doces, balas. Um cheiro irresistível invade o ar com o estourar das pipocas quentinhas. Foi uma tarde realmente linda no parque. Chegando em casa abriremos os presentes recebidos no aniversário: são bolas, bichos de pelúcia, carrinhos, bonecas, trenzinhos... Quanta coisa boa!!!
Universo de conhecimentos
Novos mundos se abrem a cada instante num universo paralelo digital, onde sonhos, desejos, experiências e conhecimentos são desvendados a cada clicar no “mouse”. Assim, como as crianças que desde cedo possuem especial habilidade no manuseio de aparelhos tecnológicos, somos navegantes e alcançamos “games”, espaços virtuais, informações e conteúdos que nos conduzem ao universo do conhecimento. É a “internet”, via de luzes e cores, que nos permite surfar pelos caminhos multicoloridos da curiosidade, da diversão e do entretenimento. E, tal como o picadeiro do circo, é a nossa fonte do saber, da diversão, da magia e da felicidade.
Então, neste carnaval, junte-se aos Acadêmicos de Venda Nova e desperte a criança adormecida em você, libere sua alegria e fantasia e, como sugere a cantiga de roda... “samba, samba, samba lelê ... samba, samba, samba lalá”.
Belo Horizonte, 10 de setembro de 2012.
GRES Acadêmicos de Venda Nova
Diretoria Artística
solicite a sinopse pêlo site; www.avendanova.com.br contato@avendanova.com.br
Gostei do que li, diferente de tudo que Venda Nova mostrou ate hoje e melhor que a frustrada homenagen ao Milton nascimento que pora variar nem na avenida foi.
Vai remder um grande samba com certeza. Parabens Venda Nova
Parece que a maioria das escolas e blocos vai levar para o bulevar temas alegres,algumas vão falar de brincadeiras,e isso é muito legal,só espero que nao brinquem de fazer carnaval.
Marco Túlio
Venda Nova pra mim foi a melhor coisa que aconteceu no carnaval de BH. (De 2000 pra cá).
Parabéns pode dar um grande samba.
Venda Nova vem de dois sofriveis desfiles os 300 anos de Venda Nova e a o Milton Nascimento que nem atençao a homenagem deu. Samba Lele pde ser a redençao da escola.Mas tem que rever a forma de fazer carnaval
Para variar a Chora Chora e a ultima escola do grupo principal a definir enredo ( e provavelmente sera a ultima de todas que irao desfilar mais uma vez)
Depois vai fazer barraco e falar que o resultado e marmelada ( Ano passado falaram que a Portela desfilou em BH, em 2010 foram campeoes com os lixos do Imperio Serrano, 2013 qual sera a desculpa Chora Chora ?
Olha gente, primeiro a chora chora precisa eleger o Thomé, depois ela vai pensar em brincar de carnaval. Primeiro ela vai gastar dinheiro na campanha e o que sobrar vai comprar restos em SP e colocar na avenida. Temos que rever essa situação da chora chora porque eles fazem carnaval em 1 mês. Ao contrario das outras escolas que ficam o ano trabalhando.
Concordo plenamente com você Sônia.
É bom lembrar, que a Canto da Alvorada tem que eleger o homem das cozinhas também.
Foi um grande milagre, ela já ter lançado o enredo. Eu estou até surpreso!