BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

terça-feira, 18 de setembro de 2012

BH perde um de seus maiores carnavalescos. (LUTO)


Morre, aos 70 anos, o cenógrafo mineiro Raul Belém Machado Raul estudou arquitetura na UFMG, foi professor dos principais cursos de arte de Belo Horizonte e passou a maior parte de sua carreira trabalhando no Palácio das Artes
Luana Cruz
Publicação: 18/09/2012 09:49 Atualização: 18/09/2012 13:46

Raul Belém Machado, nascido em Araguari, se tornou um mestre das artes cênicas de Minas
Morreu nesta terça-feira, aos 70 anos, o cenógrafo mineiro Raul Belém Machado. Ele estava internado no Hospital Previdência (Ipsemg) há alguns dias para tratamento de câncer. Raul nasceu em Araguari, no Triângulo Mineiro, e estudou arquitetura na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Se tornou mestre das artes cênicas de Minas mudando o conceito de cenário e figurino com sua força produtiva. Professor dos principais cursos de arte de Belo Horizonte, Raul entrou em cena no fim dos anos 1960 para trazer novas tendências para o Brasil.

Antes dele, as roupas para a cena vinham de casa e os móveis eram emprestados ou doados por artistas e amigos. Quando se formou em arquitetura, Raul Machado criou cenário da montagem Procura-se uma rosa, de Gláucio Gil, sob a direção de Carlos Alberto Ratton. Em seguida, ambientou espetáculo dirigido por Rogério Falabella: Geração em revolta, de John Osborne.

A partir do encontro com o Teatro Experimental (TE), de Jota Dangelo, emendou um trabalho no outro e deu projeção ao profissional de cenário e figurino no tablado nacional. O trabalho e dedicação reconhecidos em Raul estão no livro - O arquiteto da cena, lançado pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, em 2009. A edição faz parte da memória do Palácio das Artes, principal palco da capital mineira, onde Raul passou a maior parte de sua carreira.

O diretor, ator e dramaturgo Pedro Paulo Cava disse que não há palavras para definir a perda com a morte de Raul. “Para mim, particularmente, é uma perda dolorosa, porque foi meu companheiro desde os anos 60. Ele começou um pouco antes de mim. É difícil perder um grande amigo e parceiro, pois fizemos tudo juntos. Para a cenografia, figurino e arquitetura mineira é um perda. É difícil até avaliar o que o Raul representava para as coisas que foram feitas nos últimos 45 anos nessa área”.

Em nota, a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e a Fundação Clóvis Salgado lamentaram a morte de Raul. “Dentre inúmeras e importantes contribuições para as artes, destaca-se sua atuação à frente do Centro Técnico de Produção da Fundação Clóvis Salgado (CTP), onde foi coordenador artístico e criou cenários e figurinos inovadores e marcantes para a profissionalização do teatro no Estado. Sua contribuição para a Fundação Clóvis Salgado teve amplo e inesgotável alcance.”

O governador Antonio Anastasia também se manifestou “As artes mineiras perdem um de seus grandes valores, que com criatividade e ousadia contribuiu para o desenvolvimento e reconhecimento de Minas Gerais para além de nossas montanhas. A seus familiares levo a solidariedade de todos os mineiros. Seu legado servirá para aplacar a dor de seus parentes e amigos neste momento de tristeza. Em sua arte ele viverá."

O velório de Raul será no Funeral House, na Avenida Afonso Pena, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a partir de 14h. O sepultamento será às 16h30 no Parque Renascer Cemitério e Crematório, em Contagem.

Fonte: Estado de Minas

NOTA BLOG CARNAVAL BH.

Raul Belém , ao lado de Décio Novielo foi considerado um dos melhores carnavalescos de Belo horizonte entre as décadas de 70 e 80, passou por escolas como Canto da Alvorada e Cidade Jardim e recebe no dia de hoje os últimos aplausos em nome da arte.
Lá se vai mais uma parte da nossa história carnavalesca, que precisa urgentemente ser contada... Que deus ilumine e de forças da família do eterno carnavalesco Raul Belém.

7 comentários:

  • Luiz Carlos Novais says:
    19 de setembro de 2012 às 10:30

    Senhores Presidentes das nossas Escolas de Samba, perdemos hoje um grande Amigo, Raul Belém, 70 anos. A cultura fica cada vez mais empobrecida. Homem que soube valorizar a nossa cultura, Ele deixou um grande legado, vai deixar uma grande lacuna na cenografia desta nossa Belo Horizonte. Perdemos aqui, uma figura impar; tenho certeza que ele será bem recebido por onde passar e aportar. Por onde laborou só deixou boas lembranças. Sabemos que ele estará amparado pelo “Grande Arquiteto do Universo”.
    No viés do samba.
    Apesar das notícias negativas e catastróficas, que rondam o nosso samba, “principalmente às nossas escolas de Samba”, creio que a força do bem há de imperar. Recorro-me a Santo Agostinho, que diz; “a fé e a razão caminham juntas, mas a fé vai mais longe”. Devemos também cuidar de tudo que já conquistamos dar garantias ao que já foi feito até aqui. Estou convicto de que o sentimento da fé esteja associado à luta árdua do fazer com responsabilidade. E por derradeiro e acima de tudo rever nosso compromisso com a sociedade, nossa comunidade que cobra todos os dias” o compromisso de fazer a nossa parte’, que vem sendo renegada ao esquecimento. Felizes daqueles que puderam contribuir com a cultura da nossa Braga. Parabéns Raul. Grande Conselheiro. Precisamos melhorar muito. Precisamos procurar a Belotur/Secretaria de Cultura Municipal. Existe uma luz vermelha no ar, “acabando o milho, acaba também a pipoca”. 2008 foi assim; 2012 ainda inacabado. Deus nos acuda; só bla... bla.... bla para 2013. Luiz Carlos Novais – Sambista.

  • Eduardo R. Bavose says:
    19 de setembro de 2012 às 11:12

    Uma grande perda, Raul Belém foi juntamente com Décio Noviello os responsáveis pelo grande crescimento do carnaval de Belo Horizonte na década de 80 e muito contribuiu para com o cenário cultural de BH.

    Nossos sinceros votos de condolências à família.

    Eduardo R. Bavose - Gres Estrela do Vale.

  • Felipe Diniz says:
    19 de setembro de 2012 às 13:53

    Em nome do GRCES.FORÇA REAL, deixo nosso sentimento de luz a família.

  • Alvimar – B.C. Acadêmicos da Vila Estrela says:
    20 de setembro de 2012 às 04:59

    A Vila lamenta muito a perda desse grande artista do carnaval.

  • Lucas says:
    20 de setembro de 2012 às 17:06

    Triste, lá se vai mais um que valia a pena.

  • Anônimo says:
    22 de setembro de 2012 às 16:16

    COM O CARINHO DE SEMPRE AGRADEÇO AO GRANDE COLEGA., A DEUS POR TE-LO CONHECIDO,TRISTE PELA SUA PARTIDA.FONTE DE MUITAS INSPIRAÇOES,MINEIRO MAESTRO NA CENOGRAFIA-FIGURINO E MUITO MAIS.DE MINAS PARA O BRASIL UMA ALMA CHEIA DE GRAÇAS ONDE NAS ARTES SE PROGETOU AO LADO DE GIGANTES COMO ELE.B.H. -BRASIL NAO O PERDEU APENAS O ENTREGAMOS AO PAI ETERNO POR MERECIMENTO DIVINO,AGRADEÇO EM VOZ ALTA PARA QUE VOCE ESCUTE AI EM CIMA POR LUTAR- ILUSTRAR POR MUITAS VEZES O NOSSO CARNAVAL. MARCOS CESAR

  • Lucas says:
    25 de setembro de 2012 às 13:30

    Lamentavel, força a familia.