BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

segunda-feira, 23 de maio de 2011

CARNAVAL 2011 FOI AVALIADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA



Na reunião da Comissão de Administração Pública do dia 14 de março foram aprovadas duas audiências públicas, nas quais uma delas foi discutida o carnaval 2011.
O requerimento do vereador Hugo Thomé (PMN), a Comissão de Administração Pública, aprovou a realização de audiência pública para fazer um balanço do Carnaval 2011 e avaliar as perspectivas para 2012. Também foi discutido o descumprimento dos editais de infra-estruturar do desfile oficial, conforme relatório da Comissão enviado à Belotur. A reunião aconteceu no dia 21 de março, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes.

Além de representantes da Belotur, Secretaria Municipal da Administração Regional Centro-Sul, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, foram convidados os vereadores “que compareceu naquela assentada a minoria; membros da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval e dirigentes das escolas de samba, blocos caricatos e outras entidades ligadas ao evento.

Hoje passados 62 (sessenta e dois) e ninguém sabe de nada, ou melhor: Ficou tudo no esquecimento. Na audiência publica d dia 21 de março, ficou acordado que a Belotur daria uma resposta que seria apresentada em 30 (trinta dias) para nova audiência. Nenhuma noticia; perda de tempo da administração publica Municipal e Estadual, gastos públicos e desperdício na mobilização daquela audiência. Tambem depois de tantas mentiras; falcatruas; troca radical dos dirigentes do evento à undezima hora do carnaval, aconteceu o que já era esperado; “ninguém entendia nada”, nesta troca dos dirigentes conhecedores da grande festa maior que é o carnaval, viu-se na avenida uma equipe mambembe e inexperiente, pois os próprios rejeitados da Belotur deliciavam-se dos erros daqueles que fizeram tudo para acertar. Ontem após ouvir um programa de rádio do atento radialista na Rádio Itatiaia, "Mestre Afonso", nas sempre esperadas noticia do carnaval, minha caixa de e-mail apareceu recheada de indagações. Explicar o inexplicável é burrice. Na danças das cadeiras, “troca dos dirigentes maiores da Belotur”, há 30 dias tenta-se marcar uma reunião com a Belotur, visita esta de cortesia na finalidade de conhecer o novo presidente da Belotur e descobrir o paradeiro do Diretor Presidente remanescente que muito empenhou no carnaval de 2011. Tambem vai um alerta para as agremiações componentes da Associação Cultural SambaDez. Vai acontecer tudo novamente. De nada vale as reuniões feitas na calada da noite sem a participação do órgão representante, “o objetivo é outro”. Há 32 anos no carnaval belorizontino, já vi esta história repetir por 5 vezes. Cobra se do presidente da associação uma responsabilidade que é de todos, a inércia e o desinteresse dos presidentes que a dirige são por coincidência os mesmo que um dia juraram fidelidade e participam da diretoria do SambaDez.
Existem alguns que vêem questionando:
Afinal: Existe ou não a Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval? Tambem soube sei responder!

Luiz Carlos Novais – Presidente da Associação

FONTE: SAMBA 10.

6 comentários:

  • Mestre Affonso says:
    23 de maio de 2011 às 12:57

    Este é na minha ótica um dos mais importantes documentos sobre o nosso carnaval em todos os tempos. Para quem está inteirado de tudo que acontece nos bastidores do nosso carnaval e não tem outros interesses senão o seu engrandecimento, tudo agora começou a ficar claro. O documento, assinado pelo presidente do Sambadez, fala em claramente sobre o descaso da Belotur com o carnaval, assim como fala de uma organização que existe ou existiu de direito, mas que de fato nenhum benefício de grande efeito trouxe para o carnaval, a organização a que me refiro é a Frente Parlamentar Em Defesa do Carnaval, que para os sambistas é uma incógnita. O documento fala também de mentiras, falcatruas, trocas constantes na direção da Belotur, enfim, este documento é o primeiro passo para se possa entender que o carnaval de Belo Horizonte não é uma festa do povo ou para o povo.
    Minha opinião:
    01 – Em sete anos do que chamam de retomada do nosso carnaval a Belotur realmente jamais demonstrou qualquer interesse no engrandecimento do evento. Não se profissionalizou em matéria de carnaval, permitiu verdadeiras barbaridades em matéria de prestação de contas, enfim, a Belotur se omitiu sempre que se fez necessária a sua presença. Nem um regulamento aprendeu a elaborar ou a administrar nos seus anos à frente do carnaval .
    02 – Estive presente em várias reuniões da Frente Parlamentar Em Defesa do Carnaval e jamais vi mais que três vereadores em nenhuma delas. E mesmo assim, um ou dois saiam em meio à reunião alegando outros compromissos. Hoje não sei dizer se essa frente existe, quantos são os vereadores que a compõem, qual é a sua forma de atuação. Se essa frente existe, é muito estranho que ela não faça cumprir o acordo firmado no dia 14 de março de 2011 com a Belotur.
    03 – Do desinteresse dos presidentes de escolas de samba pelas deliberações do Sambadez, sou testemunha. Estive presente em quatro ou cinco reuniões da entidade, que foram anuladas por falta de número mínimo de presidentes para que a reunião fosse realizada.
    Conclusão: Sobre as falcatruas, mentiras e arranjos feitos no nosso carnaval eu não vou emitir opinião, cabe aos interessados descobri-las e tomar posicionamento.
    Não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem...

  • RICARDO says:
    24 de maio de 2011 às 04:57

    Acho que esta na hora destes políticos que falam que gosta do carnaval, começarem a ajudar de fato. Esta Belotur não respeito o movimento do carnaval da cidade, faz as coisas de qualquer jeito!
    Nem uma reunião se consegue marcar? É um absurdo!
    OBS: O Samba Dez demora de mais a tomar uma posição sobre as coisas do carnaval, já estamos praticamente no meio do ano, mais antes tarde do que nunca!

  • Amanda says:
    24 de maio de 2011 às 07:59

    O Samba Dez, demorou a mostrar as garras, mas a mordida deve ser brava. Muito bem feito o texto , mas me pergunto o por que do mesmo não ter sido feito antes? por que apenas agora? Creio que o Samba Dez foi negligente ao saber de tanta coisa e ficar calado tanto tempo

  • Mestre Affonso says:
    25 de maio de 2011 às 17:34

    SAMBADEZ - Sempre, desde a idéia de sua formação, fui radicalmente contra porque sabia que não haveria união de propósitos na iniciativa. A idéia era excelente, mas por conhecer cada um dos seus integrantes eu tinha a certeza do fracasso.
    A paralisação do nosso carnaval por dez longos anos nos causou enormes prejuízos, sendo que o maior deles foi a paralisação do aprendizado e do intercâmbio com outras cidades, que também estavam no caminho do crescimento em matéria de carnaval.
    Quando se falou na montagem do Sambadez pensei logo que não estávamos preparados e que com a mentalidade dos que assumiram cargos importantes na entidade nada daria certo, e não deu.
    Não cabe aqui culpar este ou aquele dirigente do Sambadez pelo fracasso, todos erraram, todos foram culpados. Culpados inclusive por omitir informações importantes, culpados por muitas vezes tapar o sol com a peneira escondendo fatos importantíssimos que – como está acontecendo agora – um dia viriam a tona. Também não foi por falta de avisos. Eu mesmo, nas minhas crônicas e comentários, sempre alertei para problemas futuros. Os que comentaram e criticaram não foram ouvidos, reinaram a vaidade, a inexperiência e o descaso, deitaram e rolaram os falsos carnavalescos. Desfiles de péssimo gosto, verbas que em muitos casos não conseguimos ver na avenida, escolas de samba sem a menor chance de disputar nada, regulamentos pífios, prestações de contas abaixo de qualquer avaliação séria, dinheiro público jogado fora.
    Estamos na estaca zero.

  • Anônimo says:
    26 de maio de 2011 às 03:09

    pmarcos diz
    Eu fico triste quanto alguem fala que estamos na estaca zero em relação ao nosso carnaval faz parecer que nós que mexe com o carnaval durante o ano inteiro foi tudo em vão
    já tivemos melhorias sim!
    exemplos : melhores verbas melhor local de desfile melhores midias apurações mais claras até mesmo prestações de contas um pouco mais
    esclarecidas regulamentos com menos falhas.
    Agora nem todas as agremiações faz parte do Samba dez,nem todos dirigentes são vaidosos
    tamos sim! é precisando de incentivos e menos criticas
    porque se não fica mais dificil
    mexer com carnaval em BH

  • Eduardo - Gres Estrela do Vale says:
    26 de maio de 2011 às 10:00

    Concordo com a Amanda, se a Diretoria Executiva do Samba Dez sabia da existencia de falcatruas dentro da Belotur ou Prefeitura ou ainda na Frente Parlamentar em defesa do carnaval, porque não as denunciou, porque não expoe a todos o que de fato esta ocorrendo ou ocorreu.No minimo se existe verdade no que esta publicado a Executiva do Samba Dez é omissa e na pior das hipoteses conivente, pois tinha conhecimento de ilicitos e não os denunciou.
    Espero que a Executiva do Samba Dez venha a publico e esclareça, que falcatruas são estas, para que os orgãos competentes possam tomar as medidas cabiveis para punir os responsaveis. Nós que participamos,gostamos e fazemos o carnaval, não podemos mais admitir este tipo de atitude, seja de quem for.Queremos que as coisas sejam o mais transparente possivel.

    Gres Estrela do Vale