BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Conheça um pouco da história da Unidos Guaranis


Foto: Vitório de Jesus - Fundador da Escola /Acervo Unidos Guaranis 


Nem todos conhecem o passado glorioso da tradicional Unidos Guaranis, a verde vermelho e branco fundada em 1964 por Vitório de Jesus e Jackson Marinho. Detentora de títulos memoráveis, é uma das grandes campeãs da cidade , leva em seu acervo grandes nomes de sambistas da cidade e até mesmo Neguinho da Beija Flor já compôs um samba para a escola. Na galeria de compositores destaque para Cattoni amigo pessoal de Vitório de Jesus e autor do samba em homenagem a Ouro Preto

Tem ao todo quatro títulos de campeã do carnaval da cidade, sendo o ultimo em 1979 “Raízes Negras de Nossa Terra “ ganhou também os carnavais de 1973 / 1975 / 1978.
Nos anos 80, a agremiação passou por altos e baixos, mas manteve a classe de seus desfiles, e era conhecida pelos seus belos sambas .
Chiquinho Poeta e Mestre Lazaro
Foto: Acervo Unidos Guaranis 

Chegou a ser rebaixada em 86, mas em 87 deu a volta por cima e saiu campeã do grupo B com uma bela homenagem a Milton Nascimento , " Travessia esplendor de Uma Vida" .Já 
em 1988 a escola não foi feliz com “ Do Paraiso ao Inferno Atômico” um enredo moderno e a  frente de seu tempo para a época.Em 1990 foi vice campeã do grupo B com "Recordar é Viver" ganhando o direito de voltar a elite do samba da cidade.  
Com o trágico fim do carnaval de BH na década de 90, a escola voltou a desfilar em 2001 em um desfile não oficial sobe o comando do presidente Chiquinho Poeta; o enredo era “ Cem anos em Notas Musicais” e cantava a história da musicalidade de Belo Horizonte, dizem que se o desfile de 2001 fosse competitivo a campeã seria a Unidos Guaranis. 

Após o desfile de 2001 a escola volta em cena em 2006 com o enredo “Água fonte de vida e energia” já sobe o comando do presidente Mario Cesar.
Foto: Acervo Unidos Guaranis

Em sua nova gestão a Unidos Guaranis ganha uma identidade cultural diferenciada, passa a exaltar as raízes da região da Pedreira , e seus temas são voltados a tradição e a negritude do local que é berço do samba de Belo Horizonte.

A festa é do Rosário (2007)
Lagoinha Felicidade Encantada (2008 )
Pedreira Nosso Quilombo é aqui (2009 )

Em 2011 com uma reedição de Água Fonte de Vida e Energia a Unidos Guaranis não passa bem e acaba descendo de grupo, e desde então a escola não desfila.
Entre os Legados da escola esta a criação de uma Velha Guarda, que resgatou sambas antigos da cidade e incluindo sambas de 1930.

Entre seus integrantes :

Sr. Ademar – Figurante da Escola
Sr. Carlos – Ritmista
Sr. Bicalho – Frequentador da Lagoinha e sua esposa Sra.Liliane
Sra.  Salete- Vocal da Velha Guarda
Dona Lurdes – Moradora do Buraco Quente e Membro da escola
Dona Elisabete – Moradora da Pedreira e Membro da escola
Carlão – Puxador da Unidos Guaranis
Edmundo  - Compositor
Mauri – Ritmista
Sr. Auro – Ritmista
Matias – tecladista recém chegado a velha Guarda
Mario – Compositor e percussão
Sra Ignês – Componente da Escola
Itamar – Baixo recém chegado a escola

A velha guarda surgiu na gestão Mario Cesar e constantemente faz apresentações na região da Pedreira , exaltando suas origens e cantando suas saudades.
Rumores de uma possível volta da Unidos Guaranis em 2018 ganham força , aguardamos com ansiedade o comunicado oficial da escola para que possamos ver mais uma vez o “índio Guerreiro “ na avenida.    

DESFILE DE 1988  - Acervo Blog Carnaval BH 


0 comentários: