BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Estrela do Vale , fecha parceria com Escola Municipal.




O Gres Estrela do Vale acaba de firmar parceria com a Escola Municipal Edith Pimenta da Veiga para participar da Escola Aberta.

Com o intuito de fortalecer os laços entre a comunidade da Vila Pinho e adjacências, o Gres Estrela do Vale firmou nesta terça feira, parceria com a Escola Municipal Edith Pimenta da Veiga onde serão dadas neste primeiro momento aulas de percussão nos finais de semana para os alunos da escola e comunidade em geral. Posteriormente implementaremos outros cursos como, confecção de adereços, formação de mestres sala e porta bandeira, passistas e outros.

Salientamos que todos os cursos serão gratuitos e as inscrições para as aulas de percussão estarão abertas à partir da próxima semana.


Eduardo R. Bavose
Gres Estrela do Vale

Read more »

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

BLOG CARNAVAL BH APRESENTA SUA NOVA COLUNA



O Blog Carnaval BH tem o orgulho de apresentar sua mais nova atração, a coluna ENTREVISTA COM O SAMBISTA.

Surgida de idéia de Mestre Affonso para o reconhecimento da Velha Guarda e da nova geração do carnaval e do samba de BH, a coluna ira destacar os profissionais de hoje e de ontem que fizeram do samba sua profissão de fé.

Reconhecimento é a palavra chave, vamos apresentar a todos aqueles que durante todo o ano, fazem do samba sua vida e que fazem ou que um dia brilharam nos dias de folia em nossa capital.

Consideramos o apadrinhamento desta coluna a Mestre Affonso,por ter dado esta ideia que promete fazer o blog sambar alem do carnaval e sobe a “honra e a gloria de ter nascido sambista” abrimos a coluna com uma entrevista com Fabinho do Terreiro.


Read more »

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mestre Affonso ganha homenagem dos amigos



Ocorreu na noite desta segunda feira, ( 19 ) a festa em Homenagem ao Mestre Affonso, cujo currículo de sambista em BH dispensa apresentações.
Muito samba,animação e emoção marcaram o evento, que contou com sambistas da velha guarda de BH e da nova geração, uma constelação de amizades que relembraram historias e momentos da vida e da carreira de Affonso. Entre os momentos de maior emoção a entrega de uma placa das mãos de Acir Antão, amigo do mestre que retribuiu a todos com palavras de agradecimento e carinho. O Pizza Bar ficou pequeno para tamanha emoção. Entre as escolas de samba estavam presentes os presidentes das escolas de samba Canto da Alvorada, Acadêmicos de Venda Nova e Força Real, o Bloco Os Metralhas também esteve presente na figura de seu presidente. Alem de sites de samba que retiravam fotos e cobriam o evento.

Read more »

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

VENDA NOVA VIAJA NO TREM AZUL DE MAURO BAINHA EM 2012.




Ocorreu na tarde de domingo (18) a escolha do samba de 2012 do GRES.ACADÊMICOS DE VENDA NOVA, ilustrando o enredo “Travessia em Miltons “ que contara vida e obra de Milton nascimento na avenida.

O compositor Mauro Bainha, que cantou ao lado de seu filho, conseguiu pela terceira vez colocar o seu nome na galeria de compositores da já duas vezes campeã do carnaval de BH Venda Nova.

Uma tarde com samba e cerveja, descontraída e que contou com a presença de representantes das escolas de samba, Galoucura, Força Real, alem dos Blocos Metralhas e Acadêmicos da Vila Estrela. E para quem acha que o evento ficaria apenas na escolha do samba, pode conferir de perto Fabinho do Terreiro, Janjão e Guilherme Mocidade dando um aperitivo de samba para o publico presente.




Confira a letra do samba campeão

Autores – Mauro Bainha,Douglas W S/ Vitor VDS / Regina da Silva / Ewerton A S/ Mauro Junior.


Soltando a voz pela estrada
O Artista vai aonde o povo esta
Há um menino, Há um moleque, Alo Bituca
A Venda Nova vem te homenagear
Nada será como antes
De menestrel a orgulho Brasileiro
Emocionando nossos corações
Cantando e encantando o mundo inteiro

Coração de estudante tem amor perfeito
Guarda o amigo do lado esquerdo do peito
Tem cravo e Canela nos bailes da vida
Encontros e Despedidas


A infância em Três Pontas
Família amigos que felicidade
Bola de meia e de gude luar de prata
E serenata por toda a cidade
Mil sonhos dentro de um fusquinha
Morar na pensão saudade nos traz
O clube da esquina em santa Tereza
Nos bons tempos de rapaz

Vou de Trem Azul nessa travessia
Um Beijo Partido Maria Maria
O Cio da terra Calix Bento
E La vou eu cantando Milton Nascimento

Read more »

sábado, 17 de setembro de 2011

ESTRELA DO VALE VISITA BEIJA FLOR NO RIO DE JANEIRO.


Da esquerda para a direita; Marco Antonio Braz – Diretor de Relações Institucionais do Gres Estrela do Vale, Madalena – Presidente do Gres Estrela do Vale, Farid Abrão David – Presidente do Gres Beija Flor de Nilopolis, Geraldo Pereira – Diretor de Carnaval.




Ocorreu nesta semana, uma visita da diretoria do GRES.ESTRELA DO VALE, a BEIJA FLOR DE NILÓPOLIS, Madalena Bavose presidenta da Estrela do Vale, foi recebida por Farid Abrão David, presidente da Beija Flor de Nilópolis (Atual campeã do Rio de Janeiro), onde foram recebidos na casa do mesmo, também conheceram a quadra da escola e a Cidade do Samba. A diretoria da Estrela do vale espera ter estreitado as relações entre a escola e a Beija Flor .

Ao ser questionada pelo Blog Carnaval BH sobre os benefícios desta vista ao carnaval de Belo Horizonte e a própria escola de samba Estrela do Vale Madalena respondeu :



“Acredito que é uma oportunidade que temos de fazer um intercambio, uma vez que o Sr. Farid, nos acenou com a possibilidade de a LIESA nos ajudar nos passando a sua experiência na organização do carnaval carioca. Bastando que as agremiações juntamente com a Belotur se disponham a aceitar esta ajuda. Além disto, com esta ajuda que a Beija Flor de Nilópolis esta nos dando, irá nos proporciar a desenvolver nos carnaval de forma mais profissional, pois teremos acesso a materiais e técnicas que não dispomos aqui em Belo Horizonte. Acho que se nossa escola melhorar o seu desfile irá aumentar a responsabilidade das outras escolas que estão a mais tempo no carnaval e conseguetemente melhorando o nível do carnaval de Belo Horizonte” Disse Madalena ao Blog Carnaval BH.

Já a muito tempo se questiona sobre as relações entre as escolas de samba de Belo Horizonte, e o resto do Brasil, estamos descobrindo que não somos uma ilha e a Estrela do Vale é a mais nova escola de samba a navegar por mares do carnaval.

Read more »

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Acadêmicos de Venda Nova convoca o sambista





Acadêmicos de Venda Nova espera o sambista no dia 18/09/2011,horário 17:00hrs, no memorial do samba ,bairro são paulo, antigo "curral do samba", rua maria Pietra machado n;123 , Tel 31 96561812, para a escolha de seu samba para o carnaval de 2012.

Read more »

sábado, 10 de setembro de 2011

8 Anos de carnaval... Parabens BH

Comissão de Frente Canto da Alvorada 2004

Muito se fala e se relembra os grandes desfiles de Belo Horizonte, seus grandes carnavais e seus grandes sambas. Mas será que de 2004 ate 2011 Belo Horizonte foi incapaz de produzir bons sambas e desfiles que impactaram aos sambistas?
Resolvemos fazer uma releitura dos carnavais na Via 240 e na Praça da estação e descobrimos que Belo horizonte deu samba e de boa qualidade neste período.
Vamos analisar os “DESFILES”e descobrir que Belo Horizonte já fez carnavais nestes períodos que deixaram saudades...

O ano era 2004, era à volta do carnaval com desfiles de escolas de samba em caráter competitivo, e o primeiro dia de desfiles fora completamente prejudicado pela chuva que caia, as escolas que desfilariam naquele dia estavam impotentes perante o mal tempo. Porem no dia seguinte após mais de 10 anos afastada do carnaval a Canto da Alvorada brilharia novamente na avenida , o enredo era uma homenagem ao Clube Atlético Mineiro , no abre alas o Coreto, nas arquibancadas o delírio dos espectadores fez com que mesmo debaixo de Chuva a escola canta-se e supera-se todas as adversidades levando a escola rumo ao titulo do carnaval em 2004.

Quem foi que disse que para um desfile ser considerado inesquecível, a escola precisaria ser campeã ? Em 2005 uma fênix, surgia no carnaval de BH, se tratava da ainda tímida Acadêmicos de Venda Nova, modesta e que cantaria ( OH ABRE ALAS QUE A ACADÊMICOS DE VENDA NOVA VAI PASSAR), em um enredo que ilustrava a chegada da escola no carnaval de Belo Horizonte, em um momento de bom humor e polemica a escola brincou com os anos em que Belo Horizonte não viveu o carnaval e uma ala em tons escuro e a cor negra se fizeram presentes.

Como se esquecer do drama vivido pela UNIDOS DO ONÇA em 2009 com o enredo “ Mulher quem te viu quem te vê” onde a chuva de ventos castigou a escola que abria o carnaval, fato este que inspirou a escola no ano de 2010 a falar do fogo com o enredo “Nem toda água do Mundo pode apagar o nosso fogo”

Claro que ainda temos muito o que aprender, para evitar situações como a do som que fez a Canto da Alvorada retroceder seu desfile já em andamento em 2008, por uma falha que não era de competência da escola, ou então em 2009 quando a Bem-Te-Vi teve seu símbolo prejudicado e o segundo carro fora do desfile por uma falha na montagem dos portões de abertura do desfile que estavam montados abaixo da medida do regulamento, o que gerou grandes transtornos a agremiação.

Emoção e superação marcaram o desfile de 2006 da Unidos Guaranis, onde a escola mostrou-se viva e guerreira ao passar pela avenida sem muitas condições e com o apoio das co-irmãs, aplaudida do inicio ao fim de seu carnaval.

E o que falar do impacto gerado com a grandiosidade do desfile da Chame-Chame em 2010? Um carnaval que deixou todos de boca aberta com luxo e bom gosto e marcou a despedida de Mestre Affonso a frente de uma bateria depois de duas décadas de notas dez. No mesmo ano a Império da Nova Era levou a lagrimas antigos foliões do carnaval de BH ao homenagear Décio Novielo uma das figuras mais importantes da historia de nosso carnaval.

Mas não apenas de visual e fatos vivem nossos desfiles, o SAMBAS fizeram parte desta historia. Em 2005 o refrão da Império da Nova Era consagrou o samba em homenagem a Saulo Laranjeira entre os melhores , sendo assinado por Serginho Beagá e Lado Raízes.

“VOU DE CARONA NESTA JARDINEIRA/QUEM TE CONHCEÇE NÃO ESQUEÇE MAIS/SAULO LARANJEIRA/ORGULHO DE MINAS GERAIS

Em 2006 não seria diferente e a Cidade Jardim brindou Belo Horizonte com uma das mais belas obras deste novo tempo de carnaval “ Festa Para o Rei Negro / uma homenagem ao ex presidente Jairo Pereira da Costa” os autores Janjão e Domingos estavam inspirados quando compuseram o samba.

“NO MORRO SANTA MARIA/FOI CONGADEIRO FOI FESTEIRO BATUQUEIRO E CANTADOR/ PREZA FACIL QUE O DESTINO TRAÇOU/ CATITU FORA DA VARA/ A ONÇA ARMA E DA O BOTE MEU AMOR/ A GRANDE ESTRELA HOJE BRILHA NO CEU /FEITO UM MENESTREL A ILUMINAR/ CANTA MEU POVO REVERENCIANDO ASSIM/ A FESTA DO REI NEGRO/ SOU FELIZ SOU CIDADE JARDIM”

Em 2010 Nonato seria responsável pelos versos que conduziram a Bem Te Vi de volta as primeiras colocações e o Palácio da Liberdade teria sua despedida do poder em pleno carnaval:

“ É NO BAILAR DO TEMPO COMO UM CATAVENDO/LEMBRANÇAS E HISTÓRIAS IMORTAIS/ SONHOS DE LIBERDADE VIROU REALIDADE/ GUARDIÃO DE NOSSA PAZ”

2011 duas grandes obras colocaria sua assinatura no carnaval. De um Lado Mandruvá mostraria a receita de um samba completo com inicio, meio e fim no GRES. ACADÊMICOS DE VENDA NOVA onde você ouve , entende e segue o enredo proposto pela escola. Na comemoração dos 300 anos de ocupação da Região de venda Nova.

É CARNAVAL É FESTA DE UM POVO/POVO GUERREITO HOSPITALEIRO COM MUITO AMOR NO CORAÇÃO/JÁ FUI CARRETA ESTRADA DO CARRETÃO /RUA DIREITA /E HOJE ESTOU IGUAL BABEL/300 ANOS DE LUTA E ALEGRIA DE TRABALHO E DE FOLIA VOU SEGUINDO VOU NA FÉ/E A NOSSA
FENIX NA PAZ DA LIBERDADE/VOA COM A FELICIDADE E HOJE É SÓ SAMBA NO PÉ”

Outro belo exemplo de samba com inicio, meio e fim veio da Canto da Alvorada ao cantar a evolução da humanidade e o compositor da escola Ricardo Barrão mostrou isto bem ao cantar os seguintes versos, somados a uma bela melodia.

SURGE A ALQUIMIA A MAGIA DA TRANSFORMAÇÃO/ A INTELIGENCIA O PODER DA CRIAÇÃO/ RODA, FOGO, AVIÃO, RELÓGIO, LAMPADA, COMPUTAÇÃO, CLONEI OVELHAS JÁ FUI A LUA ... E A BATUCADA CONTINUA.

E como esquecer da declaração de amor a Minas Gerais feita por Fabinho do Terreiro,Mestre Affosno, Hugo e Patricio Thomé em 2009 com He! He! Minas Gerais Poesia da Canção.

“VESTIDA DE SONHO E FANTASIA A CHAME CHAME NA AVENIDA VEM MOSTRAR/MINAS COSTUMES TRADIÇÕES EXPLODINDO CORAÇÕES NESTA FESTA POPULAR/ÉS TÃO LINDA TENS NO TEU CHÃO RIQUEZAS BRASILEIRAS/LIBERDADE TRAS VERDADE NA SUA BANDEIRA...”

Também tivemos grandes apresentações individuais, como esquecer Kelly Guerreira e Leonardo de Jesus defendendo de forma majestosa o pavilhão da Acadêmicos de Venda Nova em 2008 com uma bela fantasia nas cores da escola e asas de borboleta ? Ou como não lembrar da comissão de frente coreografada por Raquel Moçambique em 2011 com a canto da Alvorada onde Macacos se transformavam em humanos embaixo de um temporal.

De 2004 a 2011 nos despedimos de amigos como Anibal Goulart ( Ex presidente da Canto da Alvorada) e Dos Anjos ( eterno mestre sala da Cidade Jardim ) entre tantos outros... Mas demos boas vindas a novos amigos e novas escolas de samba e também blocos caricatos. Sofremos juntos com a perda da Quadra da Cidade Jardim e comemoramos com a vermelho e branco a retomada do espaço, que hoje é um ponto de referencia não apenas para o samba e sim para todo um berço social que ela representa.

Recorda é viver, mas reconhecer que todo o trabalho implantado durante todos estes anos evoluiu é uma realidade, a nova geração de presidentes, com toda a falta de recursos que hoje o carnaval de BH apresenta fez sim sua parte e conseguiu tirar da dificuldade a dignidade e a honra de um carnaval que foi dado como morto... Estamos de volta a avenida, estamos de volta ao carnaval, 2012 bate na porta...É hora de trabalhar. PARABÉNS AO SAMBISTA BELORIZONTINO.

OBS: Se esquecemos algum compositor ou não citamos algum nome, pedimos a colaboração do internauta, para que mande também o desfile, samba, ou momento que tenha lhe marcado no carnaval de BH seja em escola de samba ou bloco caricato nestes 8 anos.

Read more »

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Infiltrados coloca seu tempero no 7 de setembro e Feijoada faz a festa da comunidade.



Ocorreu nesta tarde de quarta feira 7 de setembro de 2011,a primeira Feijoada do bloco caricato Infiltrados de Santa Terteza, o evento contou com samba, feijoada e muito chopp, uma festa pra sambista nem um colocar defeito, e que caiu no gosto da comunidade, que cantava e sambava durante as comemorações.

Um 7 de setembro com sabor e cheiro de carnaval, foi o que o Bloco Infiltrados de Santa Tereza proporcionou a convidados e integrantes.

Campeão no grupo de avaliação em 2010 e campeão no grupo B em 2011,o verde preto e branco de Santa Tereza, promete um grande carnaval em sua estréia no grupo A do carnaval de Belo Horizonte.

Read more »

CIDADE JARDIM CONVOCA COMPOSITORES



Resgatando a tradição dos concursos de Sambas de enredo, a GRES.CIDADE JARDIM volta ao grupo A com força total e convoca seus compositores para a primeira eliminatório de Sambas do ano. Com o enredo Liberdade é o outro nome de MInas, a Cidade Jardim, espera a todos no dia 15/10 2011 em sua quadra,a partir das 20H.

Maiores Informações: Lee-98575345

Read more »

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ACADEMICOS DA VILA DEFINE DIRETORIA



Conforme entrevista cedida ao Blog Carnaval BH o presidente do G.R.B.C. ACADÊMICOS DA VILA ESTRELA o senhor Alvimar informou que o processo de definição da primeira diretoria da agremiação foi muito positivo!
“Partimos do principio que a diretoria deveria ser formada por pessoas envolvidas com a comunidade”.
Outro grande avanço, foi a não reeleição, sendo assim, obrigatório um rodízio no “poder” entendemos que isso é saudável para o Bloco da Vila.
Outra coisa que nos deixou bastante felizes e honrados foi os Bacharéis do samba e a Acadêmicos de Venda Nova aceitarem ser nossos padrinhos.
A Vila vem se preparando para o carnaval 2012.
Para maiores informações acesse: http://blocodavila.no.comunidades.net/index.php

- DIRETORIA:
• ALVIMAR – PRESIDENTE
• DIRCE – VICE – PRESIDENTE
• RAQUEL – 1ª SECRETÁRIA
• IARA – 2 ª SECRETÁRIA
• LÚCIA – 1ª TESOUREIRA
• JEANDERSON – 2º TESOUREIRO
• HÉLIO (Lú) – MESTRE DE BATERIA
• SÉRGIO (Xuxu) – DIRETOR MUSICAL



II - CONSELHO FISCAL:
• ALEX • MILTON ROGÉRIO
• GEAN • RONALDO (Pretinho)
• RICARDO (Rei) • ANDRÉA

Read more »