BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Coluna Papo de Samba: Por Mário Cesar. Samba e inclusão.

 

Foto: Divulgação - Mário Cesar 

O samba é uma ferramenta poderosa de formação da cidadania no Brasil. Diante de uma sociedade extremamente dividida e com um histórico de marginalização,  o Samba promove  a inclusão social, fortalece a identidade e a auto estima.  O Samba   é a voz que ecoa dos excluídos . Toda a sociedade Brasileira se encontra através do Samba, o Samba acolhe, cuida, educa, e disciplina.   Comunidades fragilizadas  encontram na cultura do Samba o seu lugar na diversidade cultural, matriz da formação brasileira. A riqueza de um país não é medida somente através do PIB ( produto interno bruto) ela pode ser medida também através da sua cultura, e, não há prova de miserabilidade maior do que um povo que desconhece sua própria cultura

Read more »

Triunfo anuncia feijoada com lançamento de enredo e coroação de rainha.

Imagem: Divulgação - Triunfo Barroco

Vem ai a 4* Feijoada da escola de samba Triunfo Barroco. A escola alem de sua feijoada apresentara para o povo do samba e do carnaval o seu enredo para 2026, alem de coroar a sua nova rainha de bateria. 

O evento será na Avenida José Cândido da Silveira n* 1196 - Cidade Nova , e o primeiro lote já pode ser adquirido pela plataforma Sympla.  

 

Read more »

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

É neste sábado (11) à estreia do Documentário:"Memórias Aqui do Alto" contando um pouco da grandiosa história da Cidade Jardim no Cine Santa Tereza


É neste sábado (11) a estreia do documentário "Memorias aqui do alto"que pretende contar a história da grandiosa escolas de samba Cidade Jardim. O doc é uma parceria do Coletivo Mestre Conga com o projeto república da UFMG. Com classificação livre e cerca de 23 min de duração, estará disponível á partir das 19h no Cine Santa Tereza. RUA ESTRELA DO SUL N* 89 - SANTA TEREZA. A entrada é GRATUITA, e os ingressos podem ser adquiridos na plataforma SYMPLA e na bilheteria do cinema.   

 

Read more »

Coluna Papo de Samba: Por Mário Cesar. Entenda o atual FÓRUM DAS ESCOLAS DE SAMBA DE BH.

 

Foto: Desfiles das Escolas de Samba de BH (Internet)

O Fórum das Escolas de Samba é resultado de uma provocação feita no Conselho Municipal de Cultura. Esta provocação gerou um Grupo de Trabalho que fundando seu prazo regulamentar, concluiu a necessidade de mais tempo, mais trabalho e mais pessoas. Assim nasceu o Fórum. O Fórum Cultural Permanente das Escolas de Samba, foi constituído e reconhecido na 134ª Reunião Ordinária do COMUC - Conselho Municipal de Política Cultural, ocorrida no dia 18 de fevereiro. Lei n° 9577 de 2 de julho de 2008 e do Decreto 16.452 de 24 de outubro de 2016 e suas alterações posteriores. O Fórum foi reconhecido em resolução publicada 5 de junho de 2025. O Fórum das Escolas de Samba é uma instância de participação popular franqueada a todos os interessados. Os participantes do Fórum não se caracterizam como agentes públicos São atribuições do Fórum das Escolas de Samba: Garantir a participação democrática de todos os envolvidos nas discussões sobre os assuntos pertinentes Provocar diálogos com coletivos, instituições de pesquisa, associações de moradores e demais agentes ligados à temática das Escolas de Samba, a fim de verificar os interesses comuns e específicos, encaminhando-os ao poder público; Estabelecer interlocução com o poder público, a fim de participar no desenvolvimento de ações de políticas públicas municipais direcionadas às Escolas de Samba, articulando-se ao Conselho Municipal de Política Cultural e aos órgãos gestores de política cultural e política urbana de Belo Horizonte. Depois de um primeiro momento de apresentações aos interessados, o fórum estabeleceu com seus parceiros os objetivos e metas para o desenvolvimento das Escolas de Samba de Belo Horizonte. Nossa atual demanda é inserir as Escolas de Samba na Política Cultural da cidade através da Conferência Municipal de Cultura que vai reger a vida cidade até 2036. Lembrando que o Fórum é uma manifestação de salvaguarda do setor que foi reconhecido com patrimônio cultural imaterial da cidade e agora uma vez reconhecido, temos de cuidar deste Samba.

Um dos fundamentos do Fórum é promover a aproximação e suscitar diálogos.

     Entre estas conversas, nós sambistas, nos aproximamos dos conselheiros culturais de Belo Horizonte. Descobrimos que as Escolas de Samba, mesmo perto de completarem 100 anos nunca fizeram parte da política cultural da cidade.

     Estamos na construção da oitava conferência municipal e em toda estas edições as Escolas  sequer participaram. A conferência vai definir a politica cultural da cidade até 2036,

    A conclusão é simples toda a luta das lideranças por mais apoio, reconhecimento e até ajuda financeira foi no mínimo inócua, porque as Escolas de Samba nem faziam parte do cenário cultural de Belo Horizonte, e ficávamos a mercê da boa vontade do administrador municipal.

     Desta vez as Escolas se organizaram e apresentaram propostas para todos os eixos e se aprovados farão parte da politica cultural da cidade até 2036, independente do mandatário.

MARIO CESAR.

Read more »

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Novidade no Blog: Professor Mario Cesar agora é colunista de nossa página !

 


Foto: Acervo - Mario Cesar 

O Blog Carnaval BH, tem a honra e o privilégio de anunciar uma coluna de textos que será assinada pelo Professor Mário Cesar. O Blog Carnaval BH já teve colunas de grandes sambistas como: Luiz Carlos Novais (Rota de Colisão)  Maria Elisa Moraes (Direito do Folião) e do saudoso Mestre Affonso. Mario Cesar reacende a luz democrática da opinião escrita  em nossa página com a sua chegada e promete nos envolver em uma esfera carnavalesca diferenciada e assertiva. Já estamos ansiosos para o primeiro texto. BEM VINDO AO BLOG CARNAVAL BH. 

Currículo artístico/cultural

Mário César de Almeida

 

Formação

● Artes plásticas na Guignard

Especialidades: desenho,  escultura, pintura

● licenciatura plena em História (FTC Salvador)

     Antropologia ( em andamento)

● Especialidade em História das culturas Afro brasileiras.

Professor da secretaria de educação de Minas Gerais.

 ● Início da carreira de sambista em 1980 como passista da unidos Guarani.

●Diretor da ala de passistas

●Mestre sala por 9 anos

● Vice presidente por 8 anos

● Presidente por 15 anos

●Compositor

●Carnavalesco

●Enredista

●Vice presidente da liga das escolas de samba.

●presidente do conselho Deliberativo da liga.

●Desde 1996 componente da Escola de Samba Império Serrano

●Desde 2020 membro da ala de compositores do Império Serrano

●Em 2003 ao lado de Carlos Damasceno foi umas das principais lideranças no desfile independente que deu início à atual temporada das escolas de samba de Belo Horizonte.

●Coordenador das 8 primeiras edições do Festival comida de Boteco

● Coordenador do Festival Minas Cult

●Coordenador artístico no Mercado das Borboletas

●Professor de Plásticas  Artesanais na Penitenciária Nelson Hungria

●Fundador/membro da Velha Guarda da Unidos Guarani em 2008

● Integrante do Coletivo Mestre Conga, que trabalha para tornar patrimônio o Samba de Belo Horizonte em 2023

     consultor da equipe do inventário sobre o Carnaval de Belo Horizonte

● Membro do conselho de cultura de Belo Horizonte

     integrande do Fórum permanente das Escolas de Samba de Belo Horizonte



Read more »

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Conheça a BLOCAR-MG. Liga Independente de Blocos Caricatos e Carnavalescos de Minas Gerais,


Imagem e texto: Divulgação - BLOCAR -MG


A Blocar-MG, Liga Independente de Blocos Caricatos e Carnavalescos de Minas Gerais, fundada em 07 de março de 1988, possui a missão de fortalecer e valorizar as manifestações tradicionais da cultura popular, promovendo o reconhecimento e a defesa dos blocos caricatos, blocos carnavalescos e demais associações culturais do Estado.

A entidade que passou por uma reestruturação e eleição da nova diretoria atuará como representante institucional desses grupos, defendendo seus direitos e interesses perante o poder público e a sociedade. Seu objetivo é impulsionar a organização, a sustentabilidade e o desenvolvimento técnico, artístico e social das manifestações culturais, por meio de ações de apoio logístico, institucional e financeiro.

Entre suas principais frentes de atuação estão a formação e capacitação de artistas, produtores e gestores culturais, a promoção de desfiles e eventos carnavalescos em Belo Horizonte e em todo o estado, além do incentivo à criação e circulação de produtos culturais que fortalecem a economia criativa e solidária mineira.

A Blocar também assume o compromisso de preservar e difundir a memória carnavalesca e cultural de Minas Gerais, promovendo a documentação, o resgate e a valorização dos saberes tradicionais, das histórias e dos acervos que compõem o patrimônio imaterial do carnaval e das artes populares.

Comprometida com a transformação social, a instituição trabalhará em parceria com órgãos públicos, coletivos culturais, universidades e entidades do terceiro setor, desenvolvendo projetos voltados à educação patrimonial, ambiental, artística e cidadã. A sustentabilidade e a consciência ecológica estarão presentes em todas as suas ações, com práticas de reciclagem, reaproveitamento e responsabilidade ambiental.

Além disso, a Blocar reafirma seu compromisso com a inclusão, a equidade e o respeito à diversidade, promovendo a participação ampla de grupos historicamente marginalizados e combatendo toda forma de discriminação de gênero, raça, etnia, orientação sexual, condição física, social, econômica, religiosa ou cultural.

Ao articular cultura, turismo, educação, saúde, sustentabilidade e economia solidária, a Liga busca contribuir para a construção de um Estado mais justo, plural e criativo, no qual a arte popular seja reconhecida como vetor de identidade, renda e transformação social.


Hoje a BLOCAR-MG  tem como presidente : Juólison Mangabeira

Read more »

Oficinas de bateria às quartas-feiras, são realidade na Triunfo Barroco.

 

Imagem Divulgação - Triunfo Barroco

A Triunfo Barroco já está a todo vapor com suas oficinas de bateria. Os ensaios acontecem às quartas a partir das 19hs até às 21:30hs na Avenida dos Andradas 2808 no Santa Efigênia. O local conta com estacionamento próprio e fechado. as oficinas são ministradas pelo Mestre Flávio Pequeno e a escola fornece os instrumentos para todos que queiram aprender a tocar e não possuem um. A escola está com vagas abertas para novos ritmistas e acolherá a todos com carinho e disposição de preparar todos e todas para um inesquecível carnaval 2026. 




Read more »

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Escolas de samba, pedem mudanças.

 

Foto: Acervo - Imperatriz de Venda Nova 

As escolas de samba Imperatriz de Venda Nova e Mocidade Independente Bem-Te-Vi, vieram a público em suas redes sociais para pedir mudanças.Segundo as mesmas, após o anuncio de 6% de acréscimo na verba para o próximo carnaval  por parte do prefeito da cidade, as duas agremiações entendem que o valor não sera o suficiente para manter a qualidade do espetáculo. Em conversa com o presidente da Imperatriz de Venda Nova, o Blog Carnaval BH buscou entender o anuncio.  Para a escola o atual valor dos materiais, e a tardia entrega da verba carnavalesca prejudica a entrega do espetáculo. As duas instituições entendem que o valor da premiação do carnaval poderia ser divido entre as escolas de samba em geral, mantendo os troféus e o titulo de campeã para a melhor escola. Este valor seria um adento ao valor atual, para minimizar os impactos do valores de mercado carnavalesco, garantindo assim uma entrega justa a população da cidade, ao que se diz respeito ao desfile das escolas de samba. 

A Belotur e as Ligas das Escolas de Samba de Belo Horizonte, ainda não se pronunciaram publicamente sobre o pedido publico da Imperatriz de Venda Nova e Mocidade Independente Bem-Te-Vi

As escolas de samba Imperatriz de Venda Nova e Mocidade Independente Bem-Te-Vi, são hoje escolas independentes ( Não filiadas até então as ligas carnavalescas) 

Read more »

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Acadêmicos de Venda Nova já tem enredo para 2026

 

Foto- Divulgação: Acadêmicos de Venda Nova 

A Acadêmicos de Venda Nova, lançou em suas redes sociais, o enredo que pretende levar para o carnaval de 2026. "Belo HorizOntem- Cidade Oculta" Com este tema  a azul e rosa, pretende fazer um passeio por uma Belo Horizonte esquecida pelo tempo, resgatando memórias, locais e personagens, que foram soterrados por parte da cidade através de sua verticalização e da modernidade. Conectando o presente e o passado , a escola redescobre casarões, quintais e vestígios de histórias a muito não contadas. 

Read more »

Estrela do Vale realiza seu ultimo ensaio antes do lançamento do seu samba em Barbacena

 

Fotos/Videos - Blog Carnaval BH


A Estrela do Vale, estará em Barbacena no próximo domingo (12) para lançar o seu samba para o carnaval de 2026. A azul e amarelo do Barreiro , será presença garantida na "53* Festa das Rosas e Flores" da Cidade.  Barbacena, que será a grande homenageada da escola no próximo desfile, terá sua história e suas glórias cantadas em verso e prosa . A bateria "Furacão do Vale"sob o comando de Mestre Wesley já prepara surpresas. Veja abaixo um pouco do que a Estrela do Vale ,pretende levar para Barbacena no próximo final de semana.



 






Read more »