Esta é uma duvida frequente no carnaval de Belo Horizonte, quem desfila no próximo carnaval ?
A receita deveria ser simples, no grupo especial, desfilam as escolas credenciadas a este grupo mais a escola campeã do grupo de acesso no ano anterior, e no grupo de acesso as escolas que buscam um lugar no grupo especial mais a ULTIMA colocado do grupo especial no ano anterior. Mas não é bem assim que vem acontecendo...
Para entender melhor e sabermos um pouco mais do nosso carnaval vamos voltar a 1990 o ultimo carnaval na Affonso Pena e analisar as perdas sofridas e os pavilhões dobrados ate 2012.
O ano era 1990, e após o fiasco do carnaval de 89 onde Belo Horizonte não teve desfiles as escolas de samba foram para a avenida.
Naquela época os desfiles eram subdivididos em :
Escolas de samba ( 2 grupos )
Blocos Carnavalescos (Eram escolas de samba menores, com alegorias, comissões de frente, Mestre Sala e Porta Bandeira, baianas e a bateria seguia a mesma montagem das escolas de samba , os ritmistas vinham tocando no chão)
Blocos Caricatos, desfilavam um após o outro, com temas originais e menos integrantes no chão.
Antes do inicio de cada dia de desfiles, um gigantesco carro alegórico ornamentado e produzido pela prefeitura de Belo Horizonte, conduzia a corte real e os apresentava por toda a passarela do samba.
Entre as escolas de samba desfilaram naquele ano :
Terça Feira 27/02/1990 ( ordem de desfiles)
GRES.Inconfidência Mineira
GRES. Canto da Alvorada
GRES.Mocidade Independente Venda Nova
GRES.Mocidade Independente Bem-Te-Vi
GRES.Vila Rica
GRES. Cidade Jardim
No grupo de acesso que desfilou na segunda Feira 26/02/1990 tivemos as escolas de samba.
GRES. Alegria da Vila
GRES. Unidos de Santa Tereza
GRES. Monte Castelo
ARES. Unidos Guaranis.
Entre os Blocos Carnavalescos desfilaram no Domingo 25/02/1990
Mocidade Partido Alto
Mocidade Unida Vera Cruz
Chave de Ouro
Mocidade Unida Boa Vista
Abrindo o carnaval no sábado de carnaval, ( 24/02/1990 ) a exuberância e a irreverência da tradição do carnaval de Belo Horizonte, sem divisão de grupos e caricaturando os assuntos do dia a dia, os Blocos Caricatos entravam em cena.
Se fizermos um retrospecto de todas as agremiações citadas acima, apenas três (3) delas sobreviveram ate o carnaval de 2012.
No ano de 2012, apenas Canto da Alvorada, Cidade Jardim e Bem-Te-Vi estiveram na avenida.Inconfidência Mineira fez sua ultima aparição em 2010 ainda na Via 240 e Unidos Guaranis desfilou pela ultima vez em 2011 sendo rebaixada para o grupo de acesso.
Em 1991 um desfile foi realizado em Contagem e as escolas de samba então saíram de cena retornando em 2000 com uma apresentação de Mocidade Unida do Vera Cruz e Inconfidência Mineira. Em 2001 uma apresentação maior foi arquitetada e novas escolas despontam.
Já em 2002 apenas Cidade Jardim e Inconfidência Mineira se fizeram presentes em 2003 “chuvas” prejudicaram o andamento do carnaval.
Nesta que podemos chamar de primeira etapa da volta do carnaval de Belo Horizonte a irregularidade na presença dos desfiles já se fazia presente.
Em 2004 a grande expectativa era o primeiro desfile da historia longe do centro da cidade e a volta do GRES. CANTO DA ALVORADA que desfilou ao lado de novatas como Unidos do Onça, Deixa Falar e a já veterana Inconfidência Mineira. A Unidos do Onça resistiu bravamente durante toda a era Via 240 chegando a terceiros lugares e ate um vice campeonato, já a Deixa Falar, nunca mais foi vista.
Segue o carnaval de BH e em 2005 outra estreante que não voltaria para a avenida, a Unidos do Arco Iris faria sua primeira e única apresentação.Também estreando neste ano a Acadêmicos de Venda Nova.e a Império da Nova Era que brindaria Belo Horizonte durante 3 carnavais e retornaria em 2010 fazendo sua ultima apresentação ate então.
2006 contrariando todas as expectativas ate então pessimistas, Unidos Guaranis e Bem Te Vi retornam ao carnaval depois da ultima apresentação das mesmas em 2001. (alias única apresentação desde 1991.) Estreando em 2006 a Imperatriz de Venda Nova faz seu primeiro desfile, licenciando-se em 2008 e retornando em 2010.
Em 2008 duas novas estreias, passando como escola de samba convidada e sendo avaliada a escola de samba Galoucura saia dos estádios para a avenida e era então aprovada para desfilar em 2009. Já a também novata Chame Chame não seguiu os mesmos critérios e fez sua estreia direto no grupo principal das escolas de samba de BH.
Foto: Galoucura estreando no carnaval de 2008 como escola Convidada
Em 2009 foi a vez da tradicional e maior vencedora dos carnais de Belo Horizonte pedir seu afastamento dos desfiles, contrariando todos os pessimistas de plantão a Cidade Jardim retornou em 2010 mantendo-se ativa ate então. O motivo maior foi a perda da quadra de ensaios para a construção de uma "UMEI" após muita negociação com a prefeitura de Belo Horizonte a quadra foi mantida mas boa parte do terreno e do estacionamento hoje não existem mais.
Foto: Antiga entrada da quadra do GRES.Cidade Jardim com sua rampa de acesso destruída pelas maquinas de construção da UMEI,2010 uma nova estreia, a Estrela do Vale, brilharia ao conseguir se inscrever e a participar do carnaval da cidade em um ano em que a mesma enfrentou batalhas para se firmar nos bastidores do samba. A Estrela do Vale se manteve ate 2012 nos desfiles e é aguardada para fazer sua estreá no grupo principal em 2013
Foto: Estrela do Vale estreante em 2010.
Para o carnaval de 2012 a Força Real era esperada e o fim do grupo de avaliação a 30 dias do desfile freou a escola que se fosse para a avenida apenas se apresentaria, sem valor de grupo e com verba de avaliação e estaria no grupo de acesso em 2013 mesmo que não apresenta-se um carnaval digno aos olhos da população.
Em 2013, alem da Força Real, a Expresso 777 prometem reforçar o grupo de acesso da cidade alem de “boatos” que uma nova escola de samba estaria para surgir na região da Pampulha, Unidos da Zona Sul também chegou a ser cogitada mesmo que não oficialmente.vale lembrar que 2012 tivemos um grupo de acesso formado por uma escola de samba e que nada foi feito para impedir o afastamento das escolas participantes ou para incluir novas escolas neste grupo.
Foto: Força Real já promovendo eventos em sua comunidade antes do fim do grupo de avaliação
Também fica a expectativa de que escolas tradicionais não se apresentem no próximo ano e o aguardo do retorno de Unidos Guaranis, Unidos do Onça,Império da Nova Era, Galoucura, Imperatriz de Venda Nova e Inconfidência Mineira. E as escolas de samba do passado seria ousadia de mais aguardar o retorno de uma delas ? ( Monte Castelo, Vila Rica, Unidos de Santa Tereza, Alegria da Vila, Mocidade Independente Venda Nova entre outras...)
O que podemos estudar neste processo histórico das escolas de samba de Belo Horizonte, é a irregularidade em que nossas escolas de samba vem se apresentando e a dificuldade de se manter tal instituição, seja por motivos, estruturais, políticos, internos ou o conjunto de todas estas adversidades aliadas a um descrédito anual na qual nosso carnaval é submetido.
Outro detalhe importante é a falta de opções de dirigentes a frente das instituições carnavalescas existem na cidade casos de escolas de samba e blocos caricatos onde o presidente morre e a instituição deixa de existir. Talvez a falta de uma diretriz jovem junto das diretorias seja um dos motivos, alem de vaidades pessoais e má administração.
Tivemos recentemente 2 casos entre os blocos caricatos:O Bloco Caricato Apaixonados Pelo Samba e o Acadêmicos da Vila Estrela, foram punidos e aguardam seu futuro sem saber se irão se apresentar em 2013 ou não. Entre os motivos alegados a falta de uma luva de uns dos componentes do caminhão.
Em um carnaval inconstante fica a duvida, refletir e reativar o paternalismo que tanto nos prejudicou no passado e dar a estes blocos uma nova chance ou manter o regulamento, em uma atitude nem sempre simpática e mostrar a população que o samba esta progredindo e mantendo seus regulamentos com seriedade doa a quem doer?
Não é todo dia que aparecem novos Blocos Caricatos, seria o regulamento dos Blocos Caricatos severo de mais em uma avaliação? Ou seriam os sambistas acostumados com o chamado paternalismo que tanto ajudou e prejudicou o carnaval de BH ?
O que precisamos urgentemente é de lideranças capazes de fazer acontecer o espetáculo, estamos a beira de uma eleição e o que se vê são agremiações divididas entre este ou aquele candidato, não existe um consenso (união) e sim interesses pessoais que superam a vontade de transformar toda a festa. Temos uma liga com uma diretoria “supostamente” com mandato vencido, agremiações não satisfeitas que já no mínimo 2 anos se dizem desligadas da mesma mas que continuam frequentar reuniões e a opinar, outras demonstram vontade de desligamento mas não o fazem, como podemos ver em matérias do próprio Blog carnaval BH, onde escolas de samba divulgam cartas de desligamento da entidade que os representa e ainda hoje fazem parte dela.
Seria a hora de uma nova Liga? Ou reformulação total da que temos hoje ? O que temos que atentar é que novas entidades estão nascendo e que as instituições mais antigas precisam se fortalecer e o mais rápido possível, é preciso mudar este quadro de instabilidade de agremiações inconstantes no nosso carnaval para que o mesmo não termine na quarta feira de cinzas e dure o ano inteiro de fevereiro a fevereiro.
Alguém acordou com pé esquerdo hoje ?
fatos são fatos matéria corajosa, verdadeira e que diz a realidade. O quadro tem que mudar e é preciso se fazer alguma coisa. escolas de samba e blocos convoquem reuniões, resgatem sua história, deem valor aos mais velhos e respeitem o presente caminhando para o futuro.
Quantas escolas e blocos teremos que perder ate nao sobrar nem uma?
Parabéns pela matéria.
Não sei pq mas acho que esta ai é só a ponta do Ice barg da confusao deste carnaval.
Matéria perfeita parabens ao blog carnaval BH.(Vamos cuidar das nossas escolas )
Parabéns ao blog pela bela materia!
Em 2013 o grupo de acesso dos blocos só terá dois blocos, é isso mesmo, um grupo de acesso com duas agremiações, mais isso não é nada, em 2012 tivemos um grupo de acesso das escolas com uma (1) agremiação. Eu não sei a onde os dirigentes estão com a cabeça, é ridículo! uma vergonha!
O Affonso tem razão nem um regulamento este povo consegue fazer direito.
Vamos acordar dirigentes !
Faltam 195 dias para o carnaval
Pmarcos2003 disse 1º falam se que os blocos não tem identidade,a sete anos mais ou menos os blocos mesclaram o caricato com carnavalesco surgindo assim uma nova categoria sem nome mas uma categoria.no meu ver é até funcional,com um regulamento próprio faltando alguns detalhes mas tambem funcional.o que acontece é que guando surge uma agremiação nova,eles não desfilam sequindo o regulamento
exepl apaixonados pelo samba
o caminhão tem que ter treis(03)pisos ,é so olhar as fotos do desfile
Bloco Vila Estrela saiu muito bonito digno de Grupo A,mas tiveram elementos sem luvas na Bateria,
o regulamento é bem claro bloco em avaliação não pode ter penalidade
Eu pmarcos só acho que é muito ficar dois anos sem desfilar para min os blocos deveriam voltar na avaliação de novo.mas o regulamento
não perdoa
P.Marcos tem toda a razao regulamento foi feito pra ser cumprido,deve ser ajutado sim, e que fiquem atentos a partir de agora pq o que foi feito ate o carnaval passado ja era. Ou estão os Senhores presidentes de blocos afim de cari na descredibilidade mais uma vez?
Já passou da hora de colocar ordem na casa e esquentar os tambores de verdade,bh tem que começar a levar o carnaval a sério,e isso tem que partir das próprias escolas e blocos e seus comandantes.
Falta agora Santa Tereza e Lagoinha fundarem escolas de samba de qualidade,são comunidades fortes e reconhecidas pela antiga boemia,acho que daria certo.
Caros leitores do blog Carnavalbh2. Li com atenção toda matéria hora vinculada; chamado que fui à atenção pelo amigo Alvimar. Postagem perfeita e sem reparos. Grifei. Relutei em tomar posição. Em respeito aos leitores ative somente a um parágrafo, o que se diz sobre a ASSOCIAÇÃO CULTURAL SAMBADEZ. É muito complexo falar da diretoria mesmo com o mandado vencido. Também das agremiações associadas sem quebrar o sigilo de cada uma “pior ainda”. Posso adiantar que nenhuma agremiação esta fora da “liga” com é conhecido o SambaDez, devido à famigerada prestação de contas de 2010. “Ainda existem pendências”. A própria matéria do Blog contempla a visível presença de agremiações em reuniões onde há interesse próprio. É um Deus nos acuda. Criar outra “liga” é impossível, sem passar as agremiações a limpo, “falta compromisso”. Fica aí a queda de braços.
Falar da nossa principal parceira Prefeitura de Belo Horizonte hora representado pela Belotur é o mesmo que enxugar gelo “desculpe-me a expressão chula”. Diverge totalmente dos motivos pela qual foi criada. Parece que acordaram; fiquei sabendo que o Mauro Guimarães Werkema presidente da Secretaria de Cultural e agora presidente da Belotur. Sambistas de todos os recantos já viram este filme, ele acontece de quatro em quatro anos. Secretário Mauro, apagar Incêndio exige muito eqüidade; existem intrigas internas; falta a Belotur um o elixir constitucional básico: “Principio da Igualdade”. E fácil saber “Por quem os Sinos Dobram, ou melhor, aonde vão os interesses pessoais e políticos. Com minhas desculpas; vou ficando por aqui. Luiz Carlos Novais que por força do Estatuto, ainda Presidente do SambaDez.
Quero aproveitar a intervenção do nobre ainda Presidente da Associação SambaDez para fazer-lhe a mesma indagação que fiz ao Sr. Afonso. Foi noticiado recentemente por uma emissora de radio que não há eleição nesta associação por falta de quorum. Pergunto, como pode haver quorum se não há convocação? Se houve convocação onde foi publicada? Pois dando uma breve olhada nos sites do SambaDez e mesmo neste blog ou em qualquer jornal de circulação em nossa cidade não encontramos tal convocação. Segundo o Sr. Afonso em resposta a esta indagação o mesmo escreveu que não se convocou a assembleia para a eleição porque os associados estão inadimplentes, se isto é mesmo verdade me parece um tanto absurdo porque qualquer um daqueles supostos devedores poderiam quitar seus debitos durante o periodo legal da convocação da assembleia,não sendo este impedimento para que se realizasse a eleição.
Gostaria sinceramente que o Presidente da Associação desse ao publico leitor deste blog e aos sambistas em geral uma explicação para estas indagações, para que não paire duvidas sobre a lisura de vossa administração.
Saudações a todos,
Geraldo Pereira.
Caro subscritor da indagação supra. Como o Afonso, também não vou responder sua indagação. Sei que ela é legitima. Nas aquele que não assina o que escreve; "aquele cujo nome é desconhecido"; ou melhor, "aquele que quer manter desconhecido, cobrando informações em cima de um pseudônimo, fica difícil. Por isso a negativa da indagação. Gostaria de agradecê-lo, quanto ao tratamento a minha pessoa, sempre gentil, mas sei que você percebeu que a fiz como pessoa natural. Parabéns pelo seu texto apesar de presumido. Gostaria que você recebesse o meu, com o mesmo carinho que fez na indagação ...Vale uma dica: como você diz que leu no site agora Blog do SambaDez, e só dar uma olhadela na convocação da ultima eleição. Os associados em sua maioria não compareceram para a prorrogação de um ano ou por novas eleições de dois, pelos mesmos motivos que o farão agora. “Inadimplência”. Luiz Carlos Novais ainda presidente do SambaDez, por força de Estatuto. Para evitar querela paroquial,é só solicitar por escrito na associação. Sendo associado, as recomendações estão no Blog do SambaDez.
Caro Sr.Luiz, fico muito decepcionado com a atitude de vossa senhoria em não querer prestar um simples esclarecimento aos leitores do blog e publico em geral,principalmente porque as agremiações carnavalescas de Belo Horizonte são constantemente alvo de cobranças por parte de nossa impressa e mesmo pelos leitores do blog, de que deveriam ser mais organizadas e transparentes. Ao meu ver quando um dirigente de entidade se recusa a prestar uma simples informação, começo a me perguntar se não existe algo de escabroso por traz desta recusa. Qual seria o motivo real da não convocação de eleições desta entidade? Como podemos acreditar em um carnaval serio, se a falta de seriedade parte dos próprios dirigentes da entidade que representa as escolas de samba?
Esta atitude fica parecendo a dos que tem algo a temer ou esconder, recurso muito usado pelos politicos corruptos, que ao sonegar informações aos eleitores não correm o risco de terem seus mal feitos descobertos, não estou dizendo que é este o caso.
Em relação ao meu nome posso assegurar-lhe que é verdadeiro.Sou morador desta cidade, gosto de carnaval, já desfilei e ainda desfilo em escola de samba. Se não tenho mais participação neste blog é por absoluta falta de tempo.Somente nos ultimos dias tenho encontrado alguma folga para poder acompanhar um pouco mais de perto o que esta ocorrendo em nosso carnaval e como escutei a noticia de eleição em vossa entidade procurei me informar a respeito.
E como não vejo nenhum sentido na explicação dada de que não se convocou porque existe inadimplencia resolvi questionar aqui neste espaço.
Não posso fazer o que vossa senhoria sugere, pelo simples fato de não ser associado e nem pretendo me associar a esta entidade.
Desculpe-me se o tema lhe trouxe algum desconforto não era minha intenção.
Abraços a todos,
Geraldo Pereira
O Sr.Affonso,no blog do Zu Moreira,no qual tem uma coluna,publicou no dia 28/10/2011´´E aqui vai a grande novidade. Um grupo forte de sambistas,gente que tem bala na agulha,decidiu colocar um dos nossos na Câmara Municipal em 2012.´´
Gostaria de saber quem é o candidato.Agradecido.
Concordo Paulo,são comunidades que respiram samba.Mas um passarinho me contou que teremos mais escolas ano que vem,não sei se nesses bairros,mas espero que possam descer bonitas.
Marco Túlio