BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Acadêmicos de Venda Nova prepara seu 4º Arraiá.





Dias 23 e 24 de Julho é dia do Arraiá do Acadêmicos de Venda Nova, comida típica, barracas e apresentações fazem parte do evento que promete agitar a comunidade da azul e rosa de Venda Nova. Pelo 4º ano a escola promove seu Arraiá anula e mais uma vez promete sacudir o publico, com direito a quentão e pé de moleque.

Read more »

BH ganha novo Bloco Carnavalesco.



Com muito orgulho o BLOG CARNAVAL BH, anuncia mais uma nova entidade carnavalesca na cidade. Com as cores vermelho e branco, nasce o BLOCO CARNAVALESCO ACADÊMICOS DA VILA ESTRELA, seu simbolo claro uma estrela, que promete brilhar na cidade nos dias de folia.

Segue abaixo carta enviada ao BLOG CARNAVAL BH.

VEM AÍ O BLOCO DA VILA !


“Quem não gosta de samba bom sujeito não é
É ruim da cabeça ou doente do pé
Eu nasci com o samba, no samba me criei
E do danado do samba eu nunca me separei.”

Estes versos do famoso compositor baiano Dorival Caymmi tem tudo a ver com a cultura do povo brasileiro e também com a da nossa comunidade, a Vila Estrela.

Desde longínquos tempos os moradores daqui da vila sempre tiveram uma relação alegre e saudável com o samba e o carnaval da cidade. Sabemos que o nosso dia a dia não é nada fácil, que somos privados de muitas coisas. No entanto, não é justo nem podemos deixar que nos privem também deste puro e nobre sentimento que é brincar o carnaval ! Não podemos deixar que roubem a alegria, o sonho e o sorriso do nosso rosto!

Historicamente, nossa comunidade foi um reduto de grandes sambistas e personagens lendárias, com popularidade não só aqui no morro, mas em toda a cidade. Muitos de nós conhecemos ou já ouvimos falar em Nego Ná, Vicente Cocão, Bira Favela, Remédio da Viola, Tia Nicinha, Ivan, Dona Madalena, Zica do Cavaco, Dona Marta, no Bar do Adão e da Tina e... muitos outros.
Mas a ligação do aglomerado com as raízes populares e a cultura afro é bem antiga.

Diz a história que a primeira família a se instalar na Vila Estrela foi a dos “Ferreiras”, que teriam sido descendentes de escravos da antiga Fazenda do Leitão, cuja sede é hoje o Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim.

Nos anos 70 e 80, no auge dos bons carnavais de Belô, a Vila Estrela sempre esteve presente e fazia bonito. No entanto, a geração mais nova, que teve a chance dc assistir aos espetáculos carnavalescos daquela época, apesar de crescer com muita “sede de samba”, não teve a mesma sorte, pois o carnaval decaiu nos anos seguintes, só retornando com algum fôlego em 1997, ano do aniversário do centenário de BH.

Mas, agora a idéia é resgatar essa antiga tradição. Retomar nossas raízes. Para isto, precisamos de um ingrediente fundamental que deve existir em todo relacionamento humano, que é a UNIÃO. Com união, certamente, vamos ter força para conquistar um ideal e transformar nosso sonho em realidade. E, desta forma, nos próximos carnavais estampar nossa alegria e sorriso no rosto.

Com base nestes princípios fundamos o BLOCO CARNAVALESCO ACADÊMICOS DA VILA ESTRELA. Será o “Bloco da Vila” para participar do carnaval oficial de Belo Horizonte.

O bloco é uma agremiação cultural e carnavalesca com o objetivo de valorizar a nossa
comunidade. O principal patrimônio e razão de sua existência são as pessoas, a música, a arte, a dança, a fantasia, a alegria, o choro, o amor, a amizade, a confraternização, os sonhos e as esperanças.

O bloco pretende ser um "barracão" sem discriminações e preconceitos, onde predomine a transparência e a democracia. Estes devem ser os seus pilares.

O “Bloco da Vila” está chegando. Queremos ser referência de orgulho, respeito e, sobretudo, de identificação com as nossas raízes, com a cultura do morro. Estamos de braços abertos e muito samba no pé para receber cada um de vocês moradores. O bloco é nosso, é de cada um de vocês.

ALVIMAR NERY

Read more »

Inauguração da quadra da Imperatriz garantiu a alegria do fim de semana.


Foto: site Neves na Balada.


Ocorreu neste fim de semana, a inauguração da quadra do GRES. IMPERATRIZ DE VENDA NOVA, segundo informações da escola 2.700 pessoas estiveram presentes á festa, num total de 500 caixas de cerveja vendida e 120 refrigerantes. A festa contou com toda a alegria e garra da verde e amarelo que oficialmente agora possui um local de ensaios e apresentações para sua comunidade.

PARABÉNS IMPERATRIZ.

Read more »

sábado, 16 de julho de 2011

FORÇA REAL e LIAC SE FAZEM PRESENTES A UNIDOS DO CABUÇU (RJ)


Com a cantora Elza Soares

A convite dos carnavalescos Marco Aramha e Marcyo de Olliveira, o GRCES.FORÇA REAl se fez presente em comitiva a festa do lançamento do enredo 2012 do SERES.UNIDOS DO CABUÇU, acompanhada da comitiva da LIAC (Liga Independente das Agremiações Carnavalescas)

Recebidos pelo presidente, diretores e carnavalescos da Unidos do Cabuçu, a comitiva mineira reverenciou o pavilhão azul e branco e apoiou o enredo (A CABUÇU DA A ELZA DA AVENIDA) uma homenagem a cantora ELZA SOARES (presente ao evento)

Muito emocionada Elza,afirmou que em 2012 a CABUÇU daraa Elza e tera a Elza na avenida e que gostaria de receber o mesmo carinho que recebeu na quadra durante o desfile.

A Liga Independente das Agremiações Carnavalescas juntamente com a escola de Samba Força Real agradecem a unidos do Cabuçu pelo carinho e recepção.

VIDEO



Read more »

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Imperatriz convoca o sambista para conheçer sua nova quadra.



A Imperatriz de Venda Nova se prepara para receber o sambista neste dias 16 na inauguração de sua nova quadra no Centro de Neves.

Samba, cerveja e muita animação são a promessa do evento que contara com a bateria nota 10 da escola. A escola que em 2012 desfila com um enredo que fala sobre os 7 pecados capitais , vem se armando para o próximo desfile, convidados , shows e apresentações farão parte desta noite memorável na história da escola.

Read more »

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Fiasco no primeiro dia do Arraial de Belô



Uma surpresa para quem foi assistir,o primeiro dia do ARRAIAL DE BELÔ 2011. Quem esperava encontrar arquibancadas lotadas, belos grupos de quadrilha e muita animação, se deparou com ferragens, arquibancadas ainda em construção, e muita desordem.

O motivo real ainda não se sabe, mas o primeiro dia do evento foi cancelado.
Segundo a programação oficial da BELOTUR, deveriam se apresentar nesta sexta feira dia 8:

No dia 08 de julho se apresentam Arraial do Kossaco - Grêmio Recreativo e Cultural, Forró de Minas - Associação Sócio Cultural e Arte, Capão da Mandioca - Recreação e Arraial de São Mateus - Folclore e Grêmio Cultural e Social.

O que se sabe é que o evento será realizado e esta confirmado para os dias 9 e 10 de julho mantendo a programação, mas como será feita a divisão dos grupos do dia 8 não temos informação.

Somos um blog de carnaval e pela primeira vez publicamos um assunto voltado ao Arraial de Belô, que tem nossa solidariedade como irmãos dentro do contexto cultura popular.

Fica a pergunta, ate quando os eventos de cunho popular, como CARNAVAL e ARRAIAL DE BELÔ , ficaram a mercê de organizadores que não levam a cultura popular a serio ou como deveria ser ?

O Blog esta aberto a todo e qualquer orgão que queira falar sobre o assunto, e diz não ter conhecimento do cancelamento da festa, bem como varias pessoas que estiveram presentes ao local.

Read more »

terça-feira, 5 de julho de 2011

O tradicional Inocentes de Santa Tereza definiu seu tema para 2012



O que será de nós? Do Luxo ao Lixo, a Evolução do Planeta. Este é o tema do bloco caricato Os Inocentes de Santa Tereza para o carnaval de 2012. Irreverente e criativo, o bloco se arma com um tema moderno e atual, onde a preocupação com o futuro do planeta ganhara espaço dentro do próximo carnaval.

Read more »

sábado, 2 de julho de 2011

Acadêmicos de Venda Nova se manifesta sobre o adiantamento do Carnaval





A PEDIDO DO GRES.ACADÊMICOS DE VENDA NOVA PUBLICAMOS O SEGUINTE TEXTO.

2. FRENTE PARLAMENTAR:
a. Vereadores Membros da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval, quantos estiveram presentes na passarela do samba durante os 3 dias do desfile de 2011?
b. Apenas como curiosidade temos um vereador declaradamente evangélico como presidente da comissão, o Sr. João Oscar, que parece demonstrar harmonia com a diversidade cultural;
c. Lembrando o que já aconteceu nessa casa: Ocorreu uma Audiência Pública sobre “Antecipação da data do carnaval” e a “Instituição da semana da Fé em BH” durante o período do carnaval, Esta audiência contou com presença de 8 parlamentares da base evangélica, na ocasião, além de representantes do setor business turístico, o representante máximo da Belotur naquela época, e dirigentes de algumas agremiações carnavalescas. Porém muitas agremiações não estavam cientes dos acordos que antecederam à audiência, o que inviabilizou as intenções da Frente Parlamentar de alterar a data do carnaval e instalar a Semana da Fé durante o feriado;
d. Esta tentativa foi um equívoco notório desta Frente Parlamentar que esperamos que não volte a acontecer. Entendemos que a fé deve ser cultivada durante os 365 dias e 6 horas do ano, e não precisa desapropriar justamente os 4 dias destinados as manifestações carnavalescas.

3. CARNAVAL - DATA OFICIAL NO CALENDÁRIO BRASILEIRO:
a. Não podemos falar de desfile de agremiações carnavalescas sem avaliar todo o contexto para a sua realização: precisamos falar de cultura de um povo, do feriadão do carnaval que se inicia no sábado e encerra-se na terça-feira seguinte, e principalmente do calendário nacional que ressalta os feriados;
b. Importante é lembrar que consta no calendário oficial de eventos de Belo Horizonte, o feriado do carnaval;
c. As instituições de ensino, empresas pública e privadas, órgãos públicos, agências de viagens, bancos, etc.., e o grande contingente de turistas que procuram o carnaval, seguem o calendário nacional para aproveitar o feriado de carnaval e marcar as suas viagens e atividades neste período;

4. ANTECIPAÇÃO DOS DESFILES:
a. Os desfiles acontecem tradicionalmente durante o feriado de carnaval. Cidades que anteciparam ou postergaram estas datas retomaram no ano seguinte os desfiles para durante o carnaval. Conclusão: não obteve satisfatória visibilidade, crescimento das agremiações e aumento do número de turistas durante o evento;
b. No caso de antecipação ou prorrogação dos desfiles: haverá antecipação do feriado também? As agremiações conseguirão realizar seus desfiles na sexta-feira? E no domingo? Haverá somente o sábado para a realização dos desfiles? Lembrar do grande número de estudantes jovens que compõem as agremiações e da dificuldade dos trabalhadores remarcarem suas folgas já que o desfile ocorreria fora do feriadão;
c. ARROGÂNCIA: as escolas de samba e blocos caricatos são uma das pontas do carnaval, não representam o seu todo e, por isso, não devem ser arrogantes em ditar alteração num calendário estabelecido nacionalmente; que decidam a data dos próprios desfiles, mas nunca a destituição da folia durante o carnaval;
5. PROPOSTAS E CONCLUSÕES:
a. CARNAVAL É A FESTA DO POVO E PODE SER GRANDE FOMENTADORA E GERADORA DE EMPREGO E RENDA;
b. A Frente Parlamentar deveria realmente incentivar o fortalecimento e o crescimento do carnaval de BH DURANTE o carnaval, conciliando diversas atividades com o calendário nacional, ou seja: propor, acatar, incentivar e fiscalizar a realização de eventos grandiosos durante os 4 dias como: shows de grandes bandas (Skank, Pato FU, Jota Quest e outros), de cantores renomados dos segmentos POP, Sertanejo, Rock, Axé Músic, Reggae, Afro, Violas, Serestas, bandas, cordões e outros), incentivando outras atividades culturais como teatro, dança, exposições e mostras); Olha aí o exemplo dos trio-elétricos voltados para os sertanejos no carnaval baiano e no interior paulista....
c. Lembrar das agendas VAZIAS de muitos artistas durante o carnaval!!!! Carnaval precisa ser entendido como plural e diverso;
d. Os eventos deverão ser em locais tradicionais na cidade: Praça do Papa, Praça da Estação, Praça 7, Praça da Savassi, Serraria Souza Pinto, Mercados Central e Distritais, Praça Sta. Tereza;
e. Divulgação MUITO antecipada dos eventos, artistas e shows contratados, possibilitando a população e aos turistas escolherem as suas atividades durante os 4 dias;
f. Incrementando as atividades durante o carnaval, as próprias agremiações carnavalescas poderiam prestar alguns dos serviços (apresentação de baterias, bandas, shows) nos diversos locais dos eventos. Isto é uma forma eficaz de arrecadar fundos para as suas atividades durante o ano;
g. A Frente Parlamentar DEVE intermediar, defender e garantir a inclusão do “CARNAVAL” e dos desfiles das “Escolas de Samba” e Blocos Caricatos na Fundação Municipal de Cultura, seja como “patrimônio cultural e imaterial” do município, de forma a garantir verba e apoio DEFINITIVOS para a realização dos desfiles e de toda a festa;
h. Garantir a publicidade de todas as audiências públicas relativas ao carnaval de BH, com publicações e lista com assinatura de representantes das agremiações avisadas sobre as audiências;
i. POR FIM, se é o interesse REAL desta Frente Parlamentar, Belotur, Agremiações e PBH, o crescimento do carnaval da cidade, deveremos propor a criação de um Plano de Carnaval para BH, onde aspectos como fortalecimento da cultura carnavalesca, estruturação dos espaços e agremiações, geração de renda e emprego, interligação entre os diversos setores da sociedade, público e privado seja favorecido e organizados metodologicamente, garantindo sucesso de renda, público e visibilidade e sustentabilidade do carnaval da cidade.


Um jovem sambista e presidente de agremiação
Preocupado com o futuro do carnaval de BH


Francisco Acadêmicos 31 94274064

Read more »

IMPERATRIZ DE VENDA NOVA EM DESTAQUE NAS COMEMORAÇÕES DOS 300 ANOS DA REGIÃO



Em um evento realizado em comemoração dos 300 anos de Venda Nova, onde a IMPERATRIZ representada pelo seu presidente Buda (ENDERSON FERNANDES) recebeu o premio que destaca a agremiação como os 100 mais.

Uma homenagem onde somente as 100 pessoas e empresas que mais se destacaram para o engrandecimento de Venda Nova nestes 300 anos foram lembrados, tamanha a importância deste premio que foram homenageado parentes de colaboradores que já faleceram a anos e que de alguma forma contribuiram para que Venda Nova seja a pontencia regional que é hoje. Assim a família imperatriz agradece a comissão de moradores de diversos bairros de Venda Nova, Vereadores e o Rotary Clube por esta justa homenagem a nossa escola parabéns IMPERATRIZ!!!



















Read more »