BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

segunda-feira, 18 de julho de 2011

BH ganha novo Bloco Carnavalesco.



Com muito orgulho o BLOG CARNAVAL BH, anuncia mais uma nova entidade carnavalesca na cidade. Com as cores vermelho e branco, nasce o BLOCO CARNAVALESCO ACADÊMICOS DA VILA ESTRELA, seu simbolo claro uma estrela, que promete brilhar na cidade nos dias de folia.

Segue abaixo carta enviada ao BLOG CARNAVAL BH.

VEM AÍ O BLOCO DA VILA !


“Quem não gosta de samba bom sujeito não é
É ruim da cabeça ou doente do pé
Eu nasci com o samba, no samba me criei
E do danado do samba eu nunca me separei.”

Estes versos do famoso compositor baiano Dorival Caymmi tem tudo a ver com a cultura do povo brasileiro e também com a da nossa comunidade, a Vila Estrela.

Desde longínquos tempos os moradores daqui da vila sempre tiveram uma relação alegre e saudável com o samba e o carnaval da cidade. Sabemos que o nosso dia a dia não é nada fácil, que somos privados de muitas coisas. No entanto, não é justo nem podemos deixar que nos privem também deste puro e nobre sentimento que é brincar o carnaval ! Não podemos deixar que roubem a alegria, o sonho e o sorriso do nosso rosto!

Historicamente, nossa comunidade foi um reduto de grandes sambistas e personagens lendárias, com popularidade não só aqui no morro, mas em toda a cidade. Muitos de nós conhecemos ou já ouvimos falar em Nego Ná, Vicente Cocão, Bira Favela, Remédio da Viola, Tia Nicinha, Ivan, Dona Madalena, Zica do Cavaco, Dona Marta, no Bar do Adão e da Tina e... muitos outros.
Mas a ligação do aglomerado com as raízes populares e a cultura afro é bem antiga.

Diz a história que a primeira família a se instalar na Vila Estrela foi a dos “Ferreiras”, que teriam sido descendentes de escravos da antiga Fazenda do Leitão, cuja sede é hoje o Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim.

Nos anos 70 e 80, no auge dos bons carnavais de Belô, a Vila Estrela sempre esteve presente e fazia bonito. No entanto, a geração mais nova, que teve a chance dc assistir aos espetáculos carnavalescos daquela época, apesar de crescer com muita “sede de samba”, não teve a mesma sorte, pois o carnaval decaiu nos anos seguintes, só retornando com algum fôlego em 1997, ano do aniversário do centenário de BH.

Mas, agora a idéia é resgatar essa antiga tradição. Retomar nossas raízes. Para isto, precisamos de um ingrediente fundamental que deve existir em todo relacionamento humano, que é a UNIÃO. Com união, certamente, vamos ter força para conquistar um ideal e transformar nosso sonho em realidade. E, desta forma, nos próximos carnavais estampar nossa alegria e sorriso no rosto.

Com base nestes princípios fundamos o BLOCO CARNAVALESCO ACADÊMICOS DA VILA ESTRELA. Será o “Bloco da Vila” para participar do carnaval oficial de Belo Horizonte.

O bloco é uma agremiação cultural e carnavalesca com o objetivo de valorizar a nossa
comunidade. O principal patrimônio e razão de sua existência são as pessoas, a música, a arte, a dança, a fantasia, a alegria, o choro, o amor, a amizade, a confraternização, os sonhos e as esperanças.

O bloco pretende ser um "barracão" sem discriminações e preconceitos, onde predomine a transparência e a democracia. Estes devem ser os seus pilares.

O “Bloco da Vila” está chegando. Queremos ser referência de orgulho, respeito e, sobretudo, de identificação com as nossas raízes, com a cultura do morro. Estamos de braços abertos e muito samba no pé para receber cada um de vocês moradores. O bloco é nosso, é de cada um de vocês.

ALVIMAR NERY

7 comentários:

  • RICARDO says:
    18 de julho de 2011 às 09:04

    Tomara que não seja mais um e que venha contribuir com a categoria dos Blocos. Nos mais seja bem vindo!

  • Anônimo says:
    18 de julho de 2011 às 09:52

    PARABENS AOS QUE CHEGAM PARA TRILHAR NESTES CAMINHOS ONDE A UNIAO FAZ A FORÇA,ONDE EMOÇOES MOVIDA PELA ALEGRIA NESTA MANIFESTAÇAO POPULAR UNI PESSOAS EM TODOS OS SENTIDOS. BOA SORTE E QUE ESTA ESTRELA EMANE ENERGIAS POSSITIVAS ONDE TUDO DE RUIN TRANSFORMEM EM ATOS CLAROS CRISTALINOS EM PRO DO SAMBA ENFIM QUE NOVAS EMOÇOES VENHAM AO NOSSO ENCONTRO. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>* MARCOS CESAR

  • Anônimo says:
    18 de julho de 2011 às 10:13

    A Diretoria do Bloco Por Acaso
    Vem Desejar aqui as Boas Vindas de
    mais um novo Irmão. Que venha para abrilhantar ainda mais nosso Carnaval
    Desejamos toda sorte
    Que DEUS ilumine o caminho de todos vocês. Parabéns

  • Bruno says:
    18 de julho de 2011 às 12:02

    É CARNAVALESCO OU CARICATO ?
    Outra coisa... se for caricato vai ser a mesma coisa dos demais blocos que não sabem o que são , ou sera REALMENTE CARNAVALESCO ?

  • Anônimo says:
    18 de julho de 2011 às 12:13

    Otima noticia
    aprovamos e aplaudimos os principios do novo Bloco, se precisar da Gres Cidade Jardim estamos ai...
    muita sorte e sucesso para vcs

    Xandão - Gres Cidade Jardim

  • Anônimo says:
    19 de julho de 2011 às 02:54

    Pmarcos2003 diz

    Respondendo Ao Comentário do Bruno
    Sabemos sim! o que somos!
    Como tudo evolui na vida
    somos BLOCOS CARIVALESCOS
    Surge ai à Mais nova Categoria do Carnaval!!!!!!!!

  • Pantyola -Os Inocentes de Stª Tereza says:
    26 de julho de 2011 às 16:28

    Os Inocentes de Santa Tereza deseja boas vindas ao o bloco carnavalesco que vcs tenha muita sorte nas suas jornadas do nosso carnaval de bh muita paz valeuuu gente isso ai