BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Canto da Alvorada define enredo.



Ocorreu ontem o lançamento do enredo do GRES.CANTO DA ALVORADA. A verde e branco de tantos carnavais levara para a avenida o enredo Humanus. Quem somos? De onde viemos? E para Onde Vamos? Será desenvolvido de maneira a desvendar a evolução humana, desde o momento em que o homem se colocou de pé se diferenciando de outros animais, a um final futurista explorando o desconhecido e se procurando respostas para o inexplicável.Já no inicio da apresentação do enredo Elisa diretora da escola explicou que o título do enredo é HUMANUS com U no final, e o presidente da escola Carlos Alberto Damasceno foi claro em suas palavras... “queremos ser campeões” Se tratando de Canto da Alvorada nada mais justo e respeitável, com 11 títulos de campeã , a escola esta de jejum a 3 carnavais, e foi quarta colocada em 2010, Será esta a hora e a vez da Canto da Alvorada ?

Read more »

domingo, 24 de outubro de 2010

SAMBA DEZ CONVOCA REUNIÃO



(Na qualidade de presidente da ASSOCIAÇÃO CULTURAL SAMBADEZ, com base no Artigos 8º f, Parágrafo Segundo – Artigo 9º f, Artigo 13º - g e i - 14º - Parágrafo Primeiro e Segundo.

Convoco todos os membros da Diretoria, do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Presidentes das Agremiações com direito de voto, ou seus representantes, para A.G.E Extraordinária.

No dia 27/10/2010, quarta feira, em primeira chamada às 19h00min horas, em segunda convocação às 19h30minh. l



Deliberação de pauta



1- Prestação de Contas. “Auxilio Financeiro”.

2- Leitura do relatório proposto pelo Seninário.

Read more »

sábado, 23 de outubro de 2010

Conheça a Logo marca e um pouco mais do enredo da Acadêmicos de Venda Nova



1711... 2011. Há três séculos o nosso bairro Venda Nova surgiu ao redor do caminho que unia os sertões a dourada Sabará, importante centro minerador das Gerais. Era através da "Carreta", "Estrada do Carretão" e "rua Direita" que iam e vinham tropeiros, viajantes, rebanhos, mercadorias, sonhos, desejos e anseios de muitos povos que aqui se instalaram e construíram suas vidas e esta região. Hoje, a atual rua Padre Pedro Pinto, caminho primeiro, revela-se neste início do século XXI como pólo comercial e administrativo e uma das principais vias de acesso da nossa população aos cerca de 40 bairros de Venda Nova. O nosso enredo exalta os vendanovenses acolhedores, festeiros, místicos, religiosos e trabalhadores, homenageados pelo GRES Acadêmicos de Venda nova, com um lindo carnaval de presente. Muitos votos de outros 300 anos de paz, felicidade, harmonia e plena cidadania.

Mais informações:

LINK

ACADÊMICOS DE VENDA NOVA

Read more »

Novo Site de Carnaval

Um novo site esta no ar, trata-se de um site com um cunho jornalístico diferente do blog Carnaval BH.

O Blog Carnaval BH, tem a hora de ser parceiro do site A HONRA DE SER SAMBISTA, acreditamos que este é o verdadeiro caminho , e que hoje demonstramos que o carnaval de Belo Horizonte vem crescendo, graças a atitudes como estas , que demonstram o interesse pelo nosso carnaval.Lembrando que a informação deve ser passada com credibilidade, imparcialidade e respeito ao leitor.

BEM VINDO PARCEIRO CONTE COM A GENTE

CARNAVAL BH

LINK

A HONRA DE SER SAMBISTA



Read more »

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

BLOG CARNAVAL BH ENTREVISTA ENTIDADES REPRESENTATIVAS DO CARNAVAL COMO LIGAS E BELOTUR.




Muito se especula sobre o futuro do carnaval em Belo Horizonte, e quais são os rumos tomados pelo mesmo. Perguntas como o que as entidades representativas do carnaval andam fazendo pelo carnaval e em prol do carnaval de 2011 se tornam cada vez mais freqüentes, para poder desmistificar estas duvidas o BLOG CARNAVAL BH, procurou as entidades representativas de nosso carnaval em busca de melhor informar o folião e o amante do samba dos rumos de nossa folia.

Primeira entidade a ser procurada a Associação Cultural SambaDez informou em nota.


A Associação Cultura Cultural SambaDez tem a informar que:

1 - Foi feito um organograma juntamente com as agremiações associadas que se encontra em desenvolvimento e rigorosamente em dia, sendo executado. Preparação de enredo, samba enredo e gravação já anunciados na imprensa e ao mundo do samba
.
2 - Foi enviado à Belotur a pedido da Diretoria de Eventos o Regulamento para Carnaval de Belo Horizonte, com as devidas modificações para 2011 e que se encontra em fase final no departamento jurídico daquela unidade.

3 - Conforme ação conjunta Associação, Belotur e Regional Noroeste foi organizado um Seminário que aconteceu no dia 30 de agosto denominado “Seminário Regional de Belo Horizonte”, programado para 50 convidados e que para nossa surpresa que tivemos 108 inscritos:

3.1 Diante das colaborações dos palestrantes ficou clara a necessidade da definição de uma conduta para otimizar os esforços envolvidos no carnaval
3.2 Agigantou-se então, a idéia de se fazer uma carta norteadora do Carnaval com posturas, responsabilidades, metas e estratégias para as escolas e representantes públicos, visando o desenvolvimento do Carnaval na direção ao crescimento qualitativo, quantitativo com valores turísticos, econômicos e culturais, até o ponto em que o carnaval seja uma realidade definitiva, e que, esteja presente no cotidiano da população assim como seus benefícios.
3.3 Este documento deverá ser criado pelo grupo de pensadores do Carnaval, formado pelas associações de escolas e os palestrantes que, juntamente atuarão como vigilantes no cumprimento pelas escolas das metas definidas.
3.4 A estipulação de regras e metas severas encontrará certamente resistência por parte de algumas agremiações, por isto, em cada meta atingida, deveremos vislumbrar seus benefícios. Até porque um fator preponderante e a falta do compromisso com o erário publico fator importantíssimo para que haja a confirmação do carnaval de 2011.

3.5 Propomos uma maior interação entre as associações e os órgãos representativos do poder público no afã de somar forças em favor do progresso que há muito almejaram e nos parece no momento, tão distante de ser alcançado.
3.6 As participações das Associações se darão através de projetos construídos com os critérios que só os envolvidos no processo conhecem e, a Prefeitura, através da Belotur e as Regionais, somariam forças para atender às necessidades das entidades.

4 - A Associação Cultural SambaDez, encaminhará novamente ao Senhor Prefeito de Belo Horizonte, o Projeto do Boulevard Arrudas; espera-se que desta vez os oportunistas de plantão não tirem cópias, façam pequenas modificações, cuja perplexidade pairou sobre Belo Horizonte, pois do projeto lançado em 2008, que foi apresentada na Câmara Municipal no dia 21 de abril de 2008, apresentado à imprensa em maio do mesmo ano e lançado no Programa de domingo do Amauri Junior em uma rede de televisão em horário nobre, às 11:00h. de domingo com matéria paga. foi reapresentado para o Carnaval de 2010, como se fosse novidade; as carretas sem as rodas e a musica ilustrativa trocada para iniciação ao frevo, sendo que nossa apresentação aconteceu num passado ainda muito recente com a solicitação para a realização do Carnaval na área central.


Em suma:

A simples transferência do desfile para o Centro da Cidade aumentaria em 100% a freqüência do público e em 50%, o contingente das Escolas de Samba.
O fato de haver um espaço para as Escolas de Samba é fundamental para a continuação do Carnaval, após o término do Carnaval anterior.
A inexistência deste espaço compromete as Escolas financeiramente e estruturalmente uma vez que as escolas só podem iniciar as atividades depois da disponibilidade do galpão que por sua vez só será viabilizado mediante pagamento.
A Associação apresentará uma agenda de eventos a se realizarem em espaços cedidos, com a intenção de popularizar a cultura das Escolas de Samba e aumentar os participantes nas mesmas, hoje os eventos são feitos nas praças e rua cuja burocracia e custos elevadíssimos emperram e dificultam os eventos. As Regionais por sua parte serão parceiras na logística e para a realização dos eventos.
A Belotur será nossa principal parceira na realização de todas as etapas de desenvolvimento do plano diretor do Carnaval da Cidade e na aprovação das metas e estratégias para o sucesso do plano.
O anúncio da transferência do Carnaval deverá ser feito, se aprovado, com uma grande comemoração com as Escolas e se possível, uma atração o mais cedo possível.
As Escolas de Samba se comprometeram a cumprir um calendário, de atividades e de crescimento que corroborem para o sucesso das atividades acima citadas.
Junto ao SEBRAE, ficou acordado que as agremiações solicitariam o que for necessário na sua área de atuação, onde poderá ser ministrados cursos e informações sobre Projetos Culturais, Lei de Incentivo a médio e curto prazo.

Em andamento:

Encontra-se em fase de conclusão uma parceria entre a Associação Cultural SambaDez e a Fundação Clovis Salgado, para cursos que serão monitorados em seu centro técnico ICSM. É uma instituição que trabalha junto ao Governo de Minas com dois termos de parceria, sendo um deles com a Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes (FCS). Por conta dessa parceria, o ICSM faz a gestão administrativa do Centro Técnico de Produção (CTP) da FCS, responsável pela confecção de figurinos, adereços e cenários de espetáculos do próprio Palácio das Artes e de produções externas; com isso apresentarmos o CTP como um pólo que poderá ajudar as escolas na fabricação de adereços, figurinos e cenários.



Luiz Carlos Novais
Presidente da Associação Cultural SambaDez

Já a Belotur em Nota comunicou que :

A Belotur participou do Seminário do Carnaval de Belo Horizonte, organizado pelas entidades das escolas de samba e blocos caricatos, realizado no Mercado da Lagoinha em 30 de agosto. Os organizadores estão preparando um documento, com as posições dos participantes, que será enviado ao Senhor Prefeito Márcio Lacerda.
No momento, a Belotur está ultimando os termos de referência para o processo licitatório de contratação da infraestrutura necessária ao grande evento. Ainda não há uma definição com relação ao local, mas o documento do Seminário do Carnaval irá, certamente, manifestar a posição das entidades responsáveis pelo carnaval de Belo Horizonte.
Da mesma forma, a Belotur já entrou em contato com os gerentes de eventos das Administrações Regionais para a elaboração do planejamento das atividades carnavalescas de cada região da cidade.
Espera-se que ainda no mês de outubro possa acontecer a entrega do documento ao Senhor Prefeito e a realização de uma reunião entre todos os interessados no Carnaval de Belo Horizonte.

Arthur Vianna
Diretor de Eventos da Belotur

Já a a ACBC ( Associação Cultural dos Blocos Caricatos) em nota respondeu.


ACBC responde q a maioria de seus afiliados já estão com os seus sambas enredos quase todos prontos assim como todos afiliados já tem o seu tema para 2011
ACBC já mandou em concordância com todos os seus afiliados o regulamento para 2011 para a Belotur
ACBC só esta esperando o acerto com a Belotur onde vai ser o carnaval e o acerto das outras entidades em relação ao carnaval 2010 já q esta já recebeu todo o aval da Belotur
mais informações me ligar

ATT:
Diretoria
ACBC/BH

O Blog Carnaval BH informa também que fez contato com a LIAC/MG ( Liga Independente das Agremiações Carnavalescas) e que a mesma informou que poderia responder até a segunda feira. Como o Blog Carnaval BH estimou até a sexta feira a noite para que cada entidade desse sua participação nesta pauta, a matéria foi publicada antes do envio da participação da LIAC/MG dentro do carnaval de 2011, mas o Blog deixa a disposição espaço em aberto para que a mesma se manifeste.
O Blog Carnaval BH espera ter ajudado a esclarecer duvidas sobre a participação das ligas dentro do contexto carnavalesco de Belo Horizonte, rumo a uma festa bonita, democrática e participativa.

Read more »

Bloco Aflitos do Anchieta define enredo.



O Mistério da Vida e da Morte, será o enredo do Bloco Caricato Aflitos do Anchieta para o carnaval de 2011. O tradicional bloco Azul vermelho e branco promete uma sátira bem humorada sobre o assunto, contrariando os críticos de plantão. Abordando a preservação da natureza , fauna e flora o bloco pretende contar seu tema de forma leve e diferente, buscando assim uma posição de destaque no carnaval de Belo Horizonte.

Read more »

GRES.CIDADE JARDIM INICIA O PROJETO (OCUPE A CIDADE)






Todos domingos na Escola de Samba Cidade Jardim: Projeto “Oucpe a Cidade”

Amigos e Amigas,

A Gres Cidade Jardim inicia no domingo próximo o Projeto “Ocupe a Cidade”. O objetivo da diretoria da Escola de Samba, passa em coletivizar o espaço. Educação e Cultura são os pilares da Morada do Samba.

Os bambas do samba vão fazer parte dessa ocupação. Dia 17 de outubro, Dudu Nicácio e Dona Lúcia iniciam uma programação que vai até dezembro.

Além dos bambas e da linda vista tem também feijoada (tradicional e verde). E depois dos grandes músicos vem o ensaio da Bateria comandado pelo Mestre Rafael Leite e pelo puxador Domingos do Cavaco.

A entrada é 5 reais (todo o dinheiro será repassado para os músicos) a feijoada vai custar 5 reais (todo o dinheiro para a manutenção da quadra).

Vamos ocupar a Cidade, espaço de cultura, família, amizades, política, educação e Luta.

Endereço: Rua do Mercado / Rua Gentios (bem próximo a Igreja do Conj. Santa Maria) – Conjunto Santa Maria, referências: Hospital Luxemburgo, Avenida Raja (perto do n°1710 virar no Conj. Santa Maria).

[Ônibus

Do Jardim América, a descer na R. Onze de Dezembro 203 Morro das Pedras: Ventosa (EM Osvaldo Cruz), Jardim América (R. Corcovado, R. Tibiriçá), Morro das Pedras (R. Paraoquena, R. Muniz, R. Heliotério, R. Treze de Setembro, R. Onze de Dezembro)

Via Av. Raja Gabaglia, descer no n. 1710:
4110 Fac. Milton Campos: Dom Cabral, Coração Eucarístico (PUCMinas), Padre Eustáquio (Feira Coberta, R. Rio Pomba, R. Três Pontas), Centro (R. Tupinambás, R. Curitiba), Lourdes (Av. Álvares Cabral), Santo Agostinho (Assembléia Legislativa), Av. Raja Gabaglia, ...;

4113 Belvedere: Bom Jesus, Santo André, Bonfim, Rodoviária, Centro (R. Curitiba), Lourdes (Av. Álvares Cabral), Santo Agostinho (Assembléia Legislativa de MG), Av. Raja Gabáglia, ...;

5201 Buritis: Dona Clara (Av. Sebastião de Brito), Jaraguá (R. Boaventura, Av. Isabel Bueno), Viad. São Francisco, Av. Pres. Antônio Carlos (Hosp. Belo Horizonte, IAPI), Centro (R. Curitiba), Lourdes (Av. Álvares Cabral), Assembleia Legislativa, Av. Raja Gabaglia, ...;

8207 Estrela Dalva: Maria Goretti, b. São Paulo, Av. Cristiano Machado, Centro (Pça. da Estação, Pça. 7), Lourdes (R. Curitiba, Av. Álvares Cabral), Santo Agostinho (Assembléia Legislativa de MG), Av. Raja Gabaglia, ...;

9206 Buritis: Vera Cruz (R. Leopoldo Gomes), Pompéia, Santa Efigênia (R. Niquelina, Av. Brasil), Centro (R. Goiás, Av. Augusto de Lima), Lourdes (R. Curitiba, Av. Álvares Cabral), Santo Agostinho (Assembléia Legislativa de MG), Av. Raja Gabaglia, ...

Descer no ponto final:

9104 Luxemburgo: Sagrada Família (R. São Lázaro), Floresta, Centro (Pça. da Estação, pça 7, Pça. Raul Soares), Santo Agostinho (Av. Olegário Maciel, Assembléia Legislativa de MG), Cidade Jardim, ...

9208 Conj. Santa Maria: Taquaril, Saudade, Santa Efigênia (Av. do Contorno), Centro (Av. dos Andradas, Pça. da Estação, Pça. 7), Lourdes (R. Curitiba, Av. Álvares Cabral), Santo Agostinho (Assembléia Legislativa de MG), Av. Raja Gabaglia, ...]




Horário: 14:30 até......depois ensaio da Bateria da Cidade

Read more »

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Festa da Primavera alegrou o Carlos Prates, e Bem Te vi da continuidade aos eventos do bairro.





Ocorreu ontem no bairro Carlos Prates a “Festa da Primavera“, promovida pelo GRESMI.BEM-TE-VI, organizada pela Comissão de Eventos da escola e apoiada pelo presidente Luiz Carlos Novais a festa da primavera deu continuidade a serie de eventos organizados pela escola nos ultimos tempos. Alem da eleição das rainhas da primavera, a festa contou com o grupo de pagode da comunidade da escola, alem de grupos de dança, bandas e barraquinhas, o evento durou o dia todo e é uma oportunidade de mostrar a força da comunidade do Carlos Prates.




Read more »

CONHEÇA O REGULAMENTO DO CONCURSO DE SAMBA DO GRES.ACADEMICOS DE VENDA NOVA 2011



CONCURSO SAMBA-ENREDO 2011


OBRIGAÇÕES para a composição do samba-enredo 2011

1 - Citar "Acadêmicos de Venda Nova" ou "Venda Nova";
2 - Citar "tricentenário" ou "tricentenária" ou "300 anos" ou "três séculos".


SUGESTÕES para a composição do samba-enredo 2011

1 - Objetivo
Criar um verdadeiro hino de amor a Venda Nova, ao seu povo, hábitos, cultura e tradições, enaltecendo sempre o vendanovense como um povo trabalhador e hospitaleiro. Não tratar Venda Nova como se fosse uma cidade ou bairro, procurar sempre mencionar o povo que aqui chegou, morou e a construiu.

2 - Mensagem
O samba-enredo deverá ser claro na sua proposta: o grande aniversariante e verdadeiro homenageado nestes 300 anos É O POVO sofredor, trabalhador e batalhador que habita e constrói Venda Nova. Este povo construiu uma verdadeira "cidade" ao redor de um caminho que, em pleno século XXI, ainda sofre pela baixa qualidade qualidade de vida, saneamento básico inadequado e serviços públicos incompatíveis com a extensão e a quantidade de habitantes da região. Nossa Acadêmicos de Venda Nova dará um CARNAVAL DE PRESENTE aos aniversariantes.

3 - Formato
Uma criação artística é livre na sua forma mas, para um desfile carnavalesco, nossa diretoria sugere as seguintes ponderações por parte dos compositores:
a) composições com versos menos extensos favorecem uma melhor respiração dos desfilantes. Verso é cada uma da linhas que compõem um poema;
b) uma melodia alegre, "pra cima", animada favorece a empolgação e o cantar de TODO O SAMBA pelas arquibancada e Escola de Samba;
c) observar SEMPRE a harmonia melódica e a acentuação CORRETA de todas as palavras;

4 - Quanto à ordem cronológica da apresentação VISUAL das alas e alegorias:
a) Menção a Batalha das Termópilas;
b) Natureza exuberante onde Venda Nova se instalou;
c) Agricultores rudimentares e o vai-e-vem dos tropeiros e caixeiros viajantes;
d) A fé do vendanovense - Festas populares: Junina, S. Antônio, Folia de Reis;
e) Cultura e lazer do vendanovense - baile da saudade, cineminha, futebol, cantoras do rádio, brincadeiras de criança;
f) Personagens marcantes de Venda Nova: padre Pedro Pinto e Capeta do Vilarinho;
g) O pierrot, arlequim, colombina e baianas desejam ao vendanovense outros 300 anos de reais e melhores condições de cidadania (educação, lazer e cultura, transporte, trabalho);
h) Um carnaval de presente aos 300 anos dos vendanovenses.

APRESENTAÇÃO do samba-enredo no Concurso 2011

Será de total responsabilidade dos compositores a apresentação do(s) intérprete(s), do CD de áudio com a percussão e/ou dos instrumentistas acompanhantes.

1 - INSCRIÇÕES: até o dia 19 de novembro de 2010 (sexta-feira)
a) Local: na sede do GRES Acadêmicos de Venda Nova, rua Soldado Manoel Ferreira, 146, São João Batista, Venda Nova/BH - fones: 31 3451-4776 e 8805-4267.
b) Apresentar o samba-enredo gravado em CD, duas vezes consecutivas, no formato MP3 ou Wave;
c) 20 cópias da letra do samba-enredo, com os autores e intérpretes;
d) Entregar a FICHA DE INSCRIÇÃO devidamente preenchida conforme orientações abaixo.

2 - O concurso realizar-se-á no dia 21 de novembro de 2010 (domingo), as 18horas, em local a ser definido e publicado no website do GRES Acadêmicos de Venda Nova (HTTP://www.avendanova.com.br) até o dia 01 de novembro de 2010.

3 - O samba DEVERÁ ser cantado ao vivo por um intérprete, contudo a sua voz não será avaliada pelos jurados;

4 - se desejado pelos compositores, a base da percussão poderá ser pré-gravada em MP3/Wave num CD, e entregue antecipadamente à apresentação da obra;

5 - os compositores poderão distribuir, no local, cópias da letra da composição;

6 - Cada obra DEVERÁ ser cantada de 2 a 3 vezes consecutivas, incluindo-se aí a passagem do samba sem o acompanhamento dos instrumentistas;

7 - Para efetuar a inscrição do samba-enredo DEVERÁ ser preenchida a respectiva "Ficha de Inscrição" contendo as assinaturas de TODOS OS COMPOSITORES, reconhecidas em cartório. (uma cópia desta ficha estará disponível no endereço eletrônico http://www.avendanova.com.br/concurso2011.doc)

8 - Somente será aceita a inscrição do samba com a presença real de um dos compositores.

DÚVIDAS E SUGESTÕES
Os compositores concorrentes poderão solicitar, do GRES Acadêmicos Venda Nova, informações adicionais ou esclarecimento de dúvidas que possam surgir, decorrentes da leitura do release e deste regulamento. Gentileza contatar através do email contato@avendanova.com.br ou pelos fones 31 34514776, 88054267(kiko) ou 96927105(Marco).
Belo Horizonte, 01 de outubro de 2010.

Diretoria artística

REGULAMENTO DO CONCURSO DE SAMBA-ENREDO 2011, TERMO DE RENÚNCIA AOS DIREITOS AUTORAIS SOBRE OBRA MUSICAL e FICHA DE INSCRIÇÃO.

Fica instituído o CONCURSO DO SAMBA ENREDO 2011 do GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA ACADÊMICOS DE VENDA NOVA, a realizar-se no dia 21 de novembro de 2010 as 18hs, em local a ser divulgado antecipadamente no website http://www.avendanova.com.br, onde uma banca de júri, escolhido soberanamente pelo Grêmio, sorteará a ordem das apresentações dos inscritos e elegerá um samba-enredo original e especialmente composto para este evento, que terá como enredo/título “VENDA NOVA TRIcentenária – um carnaval de presente”. Cada composição deverá ser cantada de 2 a 3 vezes em “viva-voz”, com acompanhamento “ao vivo” ou percussão digital. Cópias das letras das músicas poderão ser distribuídas, pelos autores, ao público presente. Serão atribuídos como prêmio, aos três primeiros colocados, troféus alusivos à ocasião. Os participantes inscritos declaram ser a obra inédita, de sua própria autoria, respondendo exclusivamente perante a lei no caso de apropriação indevida, de parte ou total, de outra obra já existente e devidamente registrada ou documentada, isentando o Grêmio Recreativo Escola de Samba de totais responsabilidades jurídicas e financeiras futuras. Os participantes, também, declaram aceitar as seguintes condições: 1) ceder ao GRES Acadêmicos de Venda Nova o direito de utilizar letra e melodia em qualquer época, meio e evento, sem qualquer pagamento e/ou indenização aos autores, músicos e intérpretes; 2) ter conhecimento prévio e aceitar os termos constantes no formulário “Regulamento Concurso samba-enredo 2011, Termo de Renúncia aos direitos autorais sobre obra musical e Ficha de Inscrição”, 3) o GRES Acadêmicos de Venda Nova eventualmente poderá alterar, corrigir e/ou adequar letra/melodia, de forma a formatar melhor a composição para o regulamento de julgamento dos quesitos samba-enredo e bateria, durante o desfile da Agremiação, mesmo sem a aprovação prévia dos autores originais; 4) para o julgamento, o júri terá liberdade de escolher os meios que melhor favorecerem a avaliação das composições; 5) os participantes inscritos aceitam e acatam as decisões do júri, não cabendo recursos ou apelações, judicial ou extrajudicial em qualquer prazo; 6) o prazo para inscrições será até o dia 19/11/2010 (sexta-feira), a ser realizada na sede do Grêmio à rua Soldado Manoel Ferreira, 146, São João Batista, BH, MG, CEP 31515-330. Por fim, declaram os participantes terem recebido, lido e concordado com este regulamento, o qual assinam e possuem uma via de igual teor em seu poder.

Read more »

Conhaça a sinopse do enredo do GRES.ACADÊMICOS DE VENDA NOVA



VENDA NOVA TRIcentenária - um carnaval de presente


Apresentação

O GRES Acadêmicos de Venda Nova nasceu em 01 de dezembro de 2004 pela união de diversas famílias e amigos da região, com o intuito de louvar o samba, as artes carnavalescas e manter as tradições belo-horizontinas dos desfiles das escolas de samba. Seus símbolos são Fênix e pandeiro, suas cores azul e rosa.

Numa curta trajetória nos desfiles das escolas de samba de Belo Horizonte, o GRES Acadêmicos de Venda Nova apresentará o seu 7o. desfile carnavalesco, caminho este iniciado em 2005 e premiado com dois campeonatos e outras três vice-colocações.

Tal resultado é o fruto de um trabalho de base realizado com muito amor, respeito e dedicação em nossa comunidade, onde identificamos os talentosos moradores e os instruímos nas práticas carnavalescas da percussão, dança, artes plásticas e composição musical.

Nossa grande motivação para este carnaval de 2011 será a comemoração dos históricos 300 anos de ocupação de nossa região, cantada através do enredo "VENDA NOVA TRIcentenária - um carnaval de presente".

Inspirados no mineiro Carlos Drummond de Andrade, no seu poema "No meio do caminho", homenagearemos a verdadeira riqueza de nossa região: o povo, que chegou e fez de Venda Nova referência em hospitalidade e generosidade aos visitantes e novos moradores que para cá vieram e escolheram viver nestas terras, outrora simples caminho para a vila mineradora de Sabará e, hoje, pulsante pólo comercial, administrativo e de serviços de nossa cidade.

A você, seus costumes, tradições e anseios por mais dignidade social, dedicamos carinhosamente um espetáculo de carnaval como presente, criado por muitas mãos vendanovenses especialmente para esta noite. Desejamos a esta população, trabalhadora e sofrida, outros 300 anos no pelo usufruto da cidadania e da dignidade pessoal.

Viva o povo de Venda Nova!!


Caminhos

O que haverá em comum entre a heróica proteção de um caminho na Grécia em 480(a.C.) e o início do povoamento de nossa Venda Nova, um dos caminhos entre os sertões e a Vila de Sabará, cerca de 2.200 anos depois?

Através de pesquisas e análises realizadas pela nossa Acadêmicos de Venda Nova, concluímos que ambos os acontecimentos foram marcados pelo derramamento de sangue, pela tentativa de defender e/ou formar uma identidade social e cultural, e pela relevante contribuição de novos elementos históricos que contribuíram para a evolução da nossa civilização ocidental.

Falando em caminhos, travessias e transformações, buscamos da memória o poema "No meio do caminho", publicado em 1928 pelo imortal mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), que elevou uma metafórica "pedra" ao patamar de um obstáculo necessário e fundamental ao crescimento e desenvolvimento, um marco, o que nos impede e ao mesmo tempo nos impulsiona a atravessar um caminho escolhido para percorrer. Esta pedra nos força a refletir, alterar nossa trajetória, buscar novos meios e alcançar outras oportunidades, possibilidades, enfim outros caminhos.

Leia o poema na sua íntegra:

No meio do caminho (Carlos Drummond de Andrade 1902-1987)

No meio do caminho tinha uma pedra,
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

Tinha uma pedra e ela já estava lá antes que a encontrássemos. E isso só é possível porque nos pomos a caminho, já estamos no meio desta estrada, nos instauramos neste mundo e buscamos o que somos. Se estas pedras não podem ser mudadas, pode-se inventar novas posições e ocupar novos lugares diante delas. Sábio poeta.

No verão de 480(a.C.), na Grécia central travou-se a sangrenta Batalha das Termópilas, onde cerca de 7.500 mil gregos tentaram impedir o avanço do exército persa, de aproximadamente 250 mil guerreiros, por um caminho entre o mar e o desfiladeiro das Termópilas. Deste grupo destacaram-se 300 guerreiros da cidade-estado grega Esparta (os 300 de Esparta), comandados por seu rei Leônidas I, os últimos bravos a sucumbirem ao avanço do imenso e esmagador contingente liderado pelo rei Xérxes, filho de Dario I.

Ao relatar este episódio, o historiador grego Heródoto de Halicarnasso descreve uma batalha cruel com perdas consideráveis para ambos os lados, inclusive da quase totalidade do contingente helênico (grego), que naquele caminho foi trucidado. Apesar do fatídico acontecimento, durante o período que durou o bloqueio, foi fundamental para a salvação e proteção das cidades gregas, inclusive Atenas. Heródoto observou que, graças à duração das guerras, pôde se proteger a cultura grega (helênica), base da civilização ocidental como a conhecemos hoje. Muitas vidas se perderam e o caminho ficou manchado pelo sangue dos bravos guerreiros e dos invasores do oriente.

Passados cerca de 2.200 anos deste episódio, vemos surgir no interior das Américas, em terras de abundantes riquezas minerais e de vida natural rica e diversificada, muitos caminhos que proporcionaram o escoamento de mercadorias, gado, riquezas e toda sorte de pessoas, tropeiros e viajantes que neles trafegaram, atravessando o sertão para chegar à rica Vila de Sabará. Por estas trilhas também muito sangue foi derramado em nome da ambição e da dominação, tal a epopéia dos “300 de Esparta“.

Venda Nova é assim, uma das pedra de Carlos Drummond de Andrade, no meio do caminho, por onde a história das Geraes atravessou e se consolidou a medida que, por aqui, muitos desviaram dos seus trajetos, fizeram pousada, trouxeram novos hábitos e levaram um pouco dos nossos costumes para a formação da cultura mineira.


Carreta, Estrada do Carretão, Rua Direita... (Antigos nomes de Venda Nova)

Segundo a tradição oral, Venda Nova completará 300 anos em 13 de julho de 2011, tendo começado a ser povoada por volta do ano de 1711, como pouso de tropeiros que por aqui passavam com gados e mercadorias vindos do nordeste da colônia, seguindo o Rio São Francisco e depois o Rio das Velhas, para abastecerem as minas de ouro em Sabará, mas "...no meio do caminho tinha uma pedra...".

Num desses muitos caminhos que chegavam a um dos principais centros mineradores da colônia, nasceu o povoado de Venda Nova. A região era esplêndida pela mata que a cobria, contando inclusive com variedade das espécies da flora, como jacarandás, braúnas, aroeiras, cipós-de-são-João, maracujás, e da fauna com seus belos pássaros, cervídeos, répteis. Grande extensão de suas terras era cortada pelo Córrego Vilarinho, que se alargava feito mar nas épocas das fartas chuvas.

Ao redor desse caminho foram-se instalando pequenos sítios e fazendas, moradias, comércios, estábulos e, com o passar do tempo, uma série de outros serviços e benfeitorias. Muitas das mercadorias cruzavam o caminho nas costas dos animais de carga, passavam também os rebanhos que supriam Sabará.

Terra cobiçada por muitos, Venda Nova já pertenceu a Sabará, Santa Luzia, Campanha (atual Ribeirão das Neves), Curral Del'Rey e finalmente, em 1948, tornou-se definitivamente um distrito de Belo Horizonte.

O mais antigo documento conhecido sobre Venda Nova é a solicitação de uma licença para o funcionamento de uma "Venda" em 1781. No início do povoamento, as principais atividades eram o comércio, agricultura e pecuária. Em 1787, a “rainha louca” de Portugal, dona Maria I, recebeu um pedido formal de populares para se erguer uma capela de invocação a Santo Antônio, resposta da concessão chegou mais de uma década depois.

Não se tem certeza do motivo do nome Venda Nova. Consta da tradição oral que um comerciante construiu uma "venda" maior e mais bem feita e que então os viajantes falavam "- vamos parar naquela venda nova", e o nome se popularizou. Venda é o nome "mineirado" dos armazéns e pequenos empórios das montanhas gerais.

Durante 200 anos Venda Nova viu o tempo passar bem lentamente pelas suas janelas e sombras das árvores. O vai e vem dos tropeiros e rebanhos cortava o silêncio do lugar, vez ou outra quando passavam. Sua paisagem era basicamente formada por matas, plantações tradicionais e áreas de pasto.

Pouco a pouco o caminho foi se alargando, sendo conhecido inicialmente como "Carreta" e depois "Estrada do Carretão" e "Rua Direita", a atual rua Padre Pedro Pinto. Foi o palco das principais manifestações religiosas, sociais, culturais, políticas e de lazer na região. Suas tradicionais festas de Santo Antônio, o padroeiro primeiro, São Pedro, festas de maio à Virgem Maria e a Folia de reis, atraíam pessoas de todas as partes e eram de grande clamor popular.

Ao redor do caminho foram surgindo outros caminhos como o das "Pedrinhas" e do "Cerrado". Foram se estruturando as vendas e armazéns, surgiu o Cine Teatro São Pedro, a sede dos "calangos do cerrado" como era conhecido o Venda Nova Futebol Clube, o salão de danças que funcionava na sede do Botafogo Futebol Clube, os bailes ao som da Corporação Musical de Santo Antônio e do Conjunto Musical Marabá, e tempos depois o saudoso “Baile da Saudade“. Lembranças de um bairro ainda isolado da novíssima Capital, com suas ruas tranquilas e seu povo de espírito brejeiro, porém animado e político.

No ritmo do desenvolvimento de Belo Horizonte, com a inauguração do Complexo Turístico da Pampulha, incluindo o seu aeroporto, Venda Nova recebe uma ligação viária mais moderna ao centro da cidade e torna-se distrito em 1948, quando foi definitivamente anexada a capital, pelas crescentes necessidades de novas áreas para ocupação e construção de residências populares.

Nos anos seguintes, no rastro do crescimento desordenado da população, espaços verdejantes foram substituídos por aglomerados de casas e bairros inteiros. Aos poucos também foram embora o bucolismo dos ribeirões de águas cristalinas onde se podia nadar e pescar e outros tantos recantos naturais, abrigo dos piqueniques e passeios dos finais de semana.

Os moços não mais fizeram o "footing" nas tardes de domingo. Não mais houve as matinês no cineminha. Derrubaram a primeira capelinha, depois a antiga Matriz de Santo Antônio e, mais uma vez, derrubaram a nova Matriz do mesmo Santo. Hoje o Santo é inquilino da antiga Escola Municipal Padre Lebret, e somos órfãos de um templo "próprio" dedicado ao padroeiro.

O saudoso padre Pedro Pinto Fernandes e seu Ford-1928, nossas "rainhas da Rádio Nacional" Neide e Nancy, o artesão Miro, a parteira Dona Leonina, o Grupo Escolar Santos Dumont, a Capela do Sagrado Coração de Jesus, os imigrantes japoneses da Granja Mikado, os portugueses, os italianos, os alemães, os espanhóis e outros. Bola de meia, bente alta, peladinha, cavalos de pau, bonecas de pano e palha de milho, peão, pula corda, cobra cega... Tudo e todos agora só na memória.

Os bailes de outrora cederam lugar a música eletrônica que soa retumbante das quadras Vilarinho, lar do lendário Capeta do Vilarinho, rapaz sedutor que esconde sob o chapéu um par de chifres e um rabo debaixo da capa. Ele é o rei da night. E tem mais, muito forró, sertanejo, pagode e funk ecoando das casas noturnas, restaurantes e bares da região ao sabor da cerveja, a bebida preferida.

Hoje Venda Nova é Babel. Misturam-se aqui povos de diversas nacionalidades e origens, brasileiros de todos os cantos. O sertão não mais é um "desertão", agora todos os seus espaços estão ocupados. A região cresceu e se subdividiu em atuais 44 bairros. Em Venda Nova mantém-se a sede, no São João Batista nasceu a nossa Escola de Samba, o Serra Verde se explicava pelo próprio nome, além de sediar o Centro Administrativo de Minas Gerais, outrora Jóquei Clube.

De acordo com o senso de 2000 somamos mais de 242 mil habitantes, espremidos numa área de 27,8km2 e abrigamos aproximadamente 218 mil eleitores (para eleição de 2010). O vendanovense ainda necessita de melhorias na sua qualidade de vida, mais segurança, saneamento básico, transporte público eficiente, unidades especializadas de educação, lazer e cultura diversificada para proporcionar outras realidades a uma população que ainda lota os ônibus coletivos e os vagões do metrô, que conta com apenas uma estação aqui, rumo às diversas regiões de Belo Horizonte, em busca de produtos e serviços mais especializados.

O que oferecer a esta população maravilhosa, sofrida e trabalhadora? O presente da nossa Escola de Samba é um emocionante carnaval em homenagem ao vendanovense, personagem principal desses 300 anos de história. Desejamos-lhes votos de outros 300 séculos com mais dignidade e cidadania plenas.

O Fênix da nossa Acadêmicos de Venda Nova, renascendo das suas próprias cinzas, evoca o espírito desbravador, esperançoso, consciente e libertário, qualidades que marcaram nossos antepassados, para desvendar bons caminhos que tornem nossa Venda Nova realmente melhor para todos nós.

Viva o povo de Venda Nova!!



Belo Horizonte, setembro de 2010.


GRES Acadêmicos de Venda Nova
Diretoria artística

Agradecimentos especiais

• Ana Maria da Silva (Centro Cultural Venda Nova);
• Na figura do morador sr. José Martins, agradecemos a todos os amigos que contribuíram com suas memórias em depoimentos sobre Venda Nova.

Bibliografia

• SILVA, Ana Maria da. Lembranças... Venda Nova. Belo Horizonte: 2000.
• PAIVA, Eduardo França. Venda Nova Séculos XVII e XIX Um estudo de história regional. Belo Horizonte: 1992.
• PBH, Assessoria de comunicação. História de Venda Nova em contos e causos narrados para crianças e jovens. Belo Horizonte: 2003.
• PBH, Assessoria de comunicação. História de Venda Nova em contos e causos narrados para crianças e jovens Volume II. Belo Horizonte: 2005.

• http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=regionalvendanova&tax=9120&lang=pt_BR&pg=5486&taxp=0&
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Venda_Nova_%28regi%C3%A3o_de_Belo_Horizonte%29

• Depoimentos e relatos orais de moradores da região.

Read more »

domingo, 10 de outubro de 2010

IMPERATRIZ DE VENDA NOVA ANUNCIA SAMBA COM CHURRASCO EM NOVEMBRO



A Imperatriz de Venda Nova anuncia seus samba de 2011 em um churraco no mês de novembro. O enredo “Imperatriz 2011. Uma Viagem Fantastica ao Mundo da Astrologia”, o dia e a hora do evento ainda não foram divulgados pela diretoria da escola verde e amarela de Venda Nova.

Read more »

sábado, 9 de outubro de 2010

CONHEÇAA LETRA DO SAMBA 2011 da BEM TE VI



Primeira a definir a letra do samba , a Bem Te vi, divulga a obra que ira defender o carnaval de 2011 da escola, ilustrando o enredo "Mascaras"

SAMBA ENREDO GRESMI BEM-TE-VI – CARNAVAL 2.011

ENREDO: MÁSCARAS

AUTORES: NONATO DO SAMBA & CARMO ANTUNES


VOU VOAR COM MEU BEM-TE-VI, NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO.
ME DEIXAR LEVAR, PELO ENCANTO DAS MÁSCARAS.

TEM PIERROT, TEM COLUMBINA E ARLEQUIM.
A BRUXA TÁ SOLTA NA FESTA DO HALLOWEEN
. (BIS)

MÁSCARA DO BEM, MÁSCARA DO MAL,
CRENÇAS, FANTASIAS DO SOBRENATURAL.
TEM BANDIDOS E HÉROIS,
NO DISFARCE DA ILUSÃO;
DRAMAS, SUSPENSES E SEGREDOS NO IMPÉRIO DA PAIXÃO.


VAMOS AMOR NOS DIVERTIR, QUE A FESTA É DA BEM-TE-VI.
EU QUERO É MAIS ESTRAVAZAR, NO CARNAVAL DE MÁSCARA.






O TEATRO
É O SHOW, ARTE DE REPRESENTAR,
MIL DISFARCES PELA VIDA,
TEM MÁGIA PELO AR;
PELAS FORÇAS DO UNIVERSO
A QUEM USE PRA ADORAR,
VEM COM TODA EUFORIA,
PRA BEM-TE-VI TE IMPRESSIONAR.


OLHA O PALHAÇO FAZENDO O POVO SORRIR.
TIRE SUA MÁSCARA, VEM SAMBAR COM A BEM-TE-VI.

Read more »

Acadêmicos de Venda Nova convida compositores para disputa de samba.



Com muito prazer e alegria, convido voçê ilustre compositor, para participar do nosso concurso de samba enredo da Gres Acadêmicos de Venda Nova, será no dia 21 de novembro de 2010 'as 18horas, no antigo Curral deSamba, bairro São Paulo
, Belo horizonte.
Lembre que sua participação é fundamental para o crescimento do nosso carnaval.


DÚVIDAS E SUGESTÕES
Os compositores concorrentes poderão solicitar, do GRES Acadêmicos Venda Nova, informações adicionais ou esclarecimento de dúvidas que possam surgir, decorrentes da leitura do release e deste regulamento. Gentileza contatar através do email contato@avendanova.com.br ou pelos fones 31 34514776, 88054267(kiko) ou 96927105(Marco).

Read more »

Acadêmicos de Venda Nova define enredo para 2011



O Gres. Acadêmicos de Venda Nova definiu seu enredo para o ano de 2011. Bi campeã em 2007 e 2008, atual vice-campeã do carnaval, a escola pretende manter a boa atuação com o enredo “VENDA NOVA TRIcentenária - um carnaval de presente”.
A azul e rosa ira mostrar a história da região de Venda Nova que completa seus 300 anos de ocupação, cantando em verso e prosa, sua casa e sua gente.

Read more »

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

BEM-TE-VI promete alegrar Carlos Prates no domingo.


O GRESMI. BEM TE VI , faz sua segunda chamada para os sambistas, convidando a todos para a festa da primavera ,que ira ocorrer neste domingo durante todo o dia no bairro Carlos Prates. O festival ira contar com eleição da rainha da primavera, alem de musica, barracas e muita alegria. Também será conhecido o samba 2011 da escola, que ira ilustrar o enredo “Mascaras” de autoria do carnavalesco Flávio Campello e que será desenvolvido por uma comissão de carnaval da escola. VOA ALTO BEM-TE-VI!

Read more »