BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CONHEÇA O REGULAMENTO DO CONCURSO DE SAMBA DO GRES.ACADEMICOS DE VENDA NOVA 2011



CONCURSO SAMBA-ENREDO 2011


OBRIGAÇÕES para a composição do samba-enredo 2011

1 - Citar "Acadêmicos de Venda Nova" ou "Venda Nova";
2 - Citar "tricentenário" ou "tricentenária" ou "300 anos" ou "três séculos".


SUGESTÕES para a composição do samba-enredo 2011

1 - Objetivo
Criar um verdadeiro hino de amor a Venda Nova, ao seu povo, hábitos, cultura e tradições, enaltecendo sempre o vendanovense como um povo trabalhador e hospitaleiro. Não tratar Venda Nova como se fosse uma cidade ou bairro, procurar sempre mencionar o povo que aqui chegou, morou e a construiu.

2 - Mensagem
O samba-enredo deverá ser claro na sua proposta: o grande aniversariante e verdadeiro homenageado nestes 300 anos É O POVO sofredor, trabalhador e batalhador que habita e constrói Venda Nova. Este povo construiu uma verdadeira "cidade" ao redor de um caminho que, em pleno século XXI, ainda sofre pela baixa qualidade qualidade de vida, saneamento básico inadequado e serviços públicos incompatíveis com a extensão e a quantidade de habitantes da região. Nossa Acadêmicos de Venda Nova dará um CARNAVAL DE PRESENTE aos aniversariantes.

3 - Formato
Uma criação artística é livre na sua forma mas, para um desfile carnavalesco, nossa diretoria sugere as seguintes ponderações por parte dos compositores:
a) composições com versos menos extensos favorecem uma melhor respiração dos desfilantes. Verso é cada uma da linhas que compõem um poema;
b) uma melodia alegre, "pra cima", animada favorece a empolgação e o cantar de TODO O SAMBA pelas arquibancada e Escola de Samba;
c) observar SEMPRE a harmonia melódica e a acentuação CORRETA de todas as palavras;

4 - Quanto à ordem cronológica da apresentação VISUAL das alas e alegorias:
a) Menção a Batalha das Termópilas;
b) Natureza exuberante onde Venda Nova se instalou;
c) Agricultores rudimentares e o vai-e-vem dos tropeiros e caixeiros viajantes;
d) A fé do vendanovense - Festas populares: Junina, S. Antônio, Folia de Reis;
e) Cultura e lazer do vendanovense - baile da saudade, cineminha, futebol, cantoras do rádio, brincadeiras de criança;
f) Personagens marcantes de Venda Nova: padre Pedro Pinto e Capeta do Vilarinho;
g) O pierrot, arlequim, colombina e baianas desejam ao vendanovense outros 300 anos de reais e melhores condições de cidadania (educação, lazer e cultura, transporte, trabalho);
h) Um carnaval de presente aos 300 anos dos vendanovenses.

APRESENTAÇÃO do samba-enredo no Concurso 2011

Será de total responsabilidade dos compositores a apresentação do(s) intérprete(s), do CD de áudio com a percussão e/ou dos instrumentistas acompanhantes.

1 - INSCRIÇÕES: até o dia 19 de novembro de 2010 (sexta-feira)
a) Local: na sede do GRES Acadêmicos de Venda Nova, rua Soldado Manoel Ferreira, 146, São João Batista, Venda Nova/BH - fones: 31 3451-4776 e 8805-4267.
b) Apresentar o samba-enredo gravado em CD, duas vezes consecutivas, no formato MP3 ou Wave;
c) 20 cópias da letra do samba-enredo, com os autores e intérpretes;
d) Entregar a FICHA DE INSCRIÇÃO devidamente preenchida conforme orientações abaixo.

2 - O concurso realizar-se-á no dia 21 de novembro de 2010 (domingo), as 18horas, em local a ser definido e publicado no website do GRES Acadêmicos de Venda Nova (HTTP://www.avendanova.com.br) até o dia 01 de novembro de 2010.

3 - O samba DEVERÁ ser cantado ao vivo por um intérprete, contudo a sua voz não será avaliada pelos jurados;

4 - se desejado pelos compositores, a base da percussão poderá ser pré-gravada em MP3/Wave num CD, e entregue antecipadamente à apresentação da obra;

5 - os compositores poderão distribuir, no local, cópias da letra da composição;

6 - Cada obra DEVERÁ ser cantada de 2 a 3 vezes consecutivas, incluindo-se aí a passagem do samba sem o acompanhamento dos instrumentistas;

7 - Para efetuar a inscrição do samba-enredo DEVERÁ ser preenchida a respectiva "Ficha de Inscrição" contendo as assinaturas de TODOS OS COMPOSITORES, reconhecidas em cartório. (uma cópia desta ficha estará disponível no endereço eletrônico http://www.avendanova.com.br/concurso2011.doc)

8 - Somente será aceita a inscrição do samba com a presença real de um dos compositores.

DÚVIDAS E SUGESTÕES
Os compositores concorrentes poderão solicitar, do GRES Acadêmicos Venda Nova, informações adicionais ou esclarecimento de dúvidas que possam surgir, decorrentes da leitura do release e deste regulamento. Gentileza contatar através do email contato@avendanova.com.br ou pelos fones 31 34514776, 88054267(kiko) ou 96927105(Marco).
Belo Horizonte, 01 de outubro de 2010.

Diretoria artística

REGULAMENTO DO CONCURSO DE SAMBA-ENREDO 2011, TERMO DE RENÚNCIA AOS DIREITOS AUTORAIS SOBRE OBRA MUSICAL e FICHA DE INSCRIÇÃO.

Fica instituído o CONCURSO DO SAMBA ENREDO 2011 do GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA ACADÊMICOS DE VENDA NOVA, a realizar-se no dia 21 de novembro de 2010 as 18hs, em local a ser divulgado antecipadamente no website http://www.avendanova.com.br, onde uma banca de júri, escolhido soberanamente pelo Grêmio, sorteará a ordem das apresentações dos inscritos e elegerá um samba-enredo original e especialmente composto para este evento, que terá como enredo/título “VENDA NOVA TRIcentenária – um carnaval de presente”. Cada composição deverá ser cantada de 2 a 3 vezes em “viva-voz”, com acompanhamento “ao vivo” ou percussão digital. Cópias das letras das músicas poderão ser distribuídas, pelos autores, ao público presente. Serão atribuídos como prêmio, aos três primeiros colocados, troféus alusivos à ocasião. Os participantes inscritos declaram ser a obra inédita, de sua própria autoria, respondendo exclusivamente perante a lei no caso de apropriação indevida, de parte ou total, de outra obra já existente e devidamente registrada ou documentada, isentando o Grêmio Recreativo Escola de Samba de totais responsabilidades jurídicas e financeiras futuras. Os participantes, também, declaram aceitar as seguintes condições: 1) ceder ao GRES Acadêmicos de Venda Nova o direito de utilizar letra e melodia em qualquer época, meio e evento, sem qualquer pagamento e/ou indenização aos autores, músicos e intérpretes; 2) ter conhecimento prévio e aceitar os termos constantes no formulário “Regulamento Concurso samba-enredo 2011, Termo de Renúncia aos direitos autorais sobre obra musical e Ficha de Inscrição”, 3) o GRES Acadêmicos de Venda Nova eventualmente poderá alterar, corrigir e/ou adequar letra/melodia, de forma a formatar melhor a composição para o regulamento de julgamento dos quesitos samba-enredo e bateria, durante o desfile da Agremiação, mesmo sem a aprovação prévia dos autores originais; 4) para o julgamento, o júri terá liberdade de escolher os meios que melhor favorecerem a avaliação das composições; 5) os participantes inscritos aceitam e acatam as decisões do júri, não cabendo recursos ou apelações, judicial ou extrajudicial em qualquer prazo; 6) o prazo para inscrições será até o dia 19/11/2010 (sexta-feira), a ser realizada na sede do Grêmio à rua Soldado Manoel Ferreira, 146, São João Batista, BH, MG, CEP 31515-330. Por fim, declaram os participantes terem recebido, lido e concordado com este regulamento, o qual assinam e possuem uma via de igual teor em seu poder.

2 comentários:

  • Lucas says:
    12 de outubro de 2010 às 03:38

    Olha só ate que em fim uma escola de samba que vai ter disputa de samba... PARABÉNS VENDA NOVA

  • Anônimo says:
    12 de outubro de 2010 às 09:44

    quem e o diretor de bateria.