BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Agremiações a espera de um milagre em BH.

Foto - Arquibancadas Lotadas ( arquivo Site Carnaval BH ) 


A exatamente 7 dias do carnaval, as escolas de samba de Belo Horizonte e os Blocos Caricatos da cidade estão sem  nem uma luz sobre a entrega da verba do carnaval que será repassado pela BELOTUR.  Fato é que segundo os presidentes das escolas de samba a afirmativa é que a verba sai porem, não passam nada de concreto para as agremiações.

Em entrevista ao Jornal o Tempo em ( 17/02/2017 ) o presidente da Belotur “Malab “ afirmou que existem 200 mil reais para as escolas de samba e 225 para os blocos caricatos ( lembrando que os 200 mil serão divididos entre todas as escolas participantes dos desfiles e os 225 mil entre os 10 blocos caricatos.   

A beira de um colapso as agremiações clamam uma posição da prefeitura, que alem de não estar divulgando o evento nem mesmo no APLICATIVO OFICIAL DO CARNAVAL ( Quem baixar o aplicativo vera que até a presente data, as colunas escolas de samba e blocos caricatos não estão atualizados estão em Branco  sem nem uma informação nem mesmo de ensaio das instituições.  Um descaso total as comunidades envolvidas , e a seus representantes.

Vale lembrar que todas as instituições já estão trabalhando e que não dependem apenas da verba da prefeitura que mau da para fazer 30% de um desfile, porem é um dinheiro que é colocado no orçamento das agremiações e que a falta dele prejudica totalmente a logística destas instituições.
Caberia a prefeitura de BH ter avisado com antecedência o atraso do repasse ou a data concreta do mesmo para não prejudicar o andamento dos trabalhos, bem como comunicar com antecedência caso não fosse a intenção da mesma de realizar os desfiles ( O que não é o caso até então )

Muito se cobra do crescimento no carnaval da AV Afonso Pena, mas como crescer um produto em que a credibilidade é colocada a prova pelo maior parceiro do evento que é o poder publico ?
Querem um publico maior ( sendo que as poucas arquibancadas colocadas ficam lotadas ) porem não divulgam o evento . querem uma plástica melhor das agremiações, mas não dão base de trabalho e logística as instituições .  Querem que as escolas estejam em dia com suas obrigações fiscais e impostos para fazer a inscrição para o evento , mas são incapazes de frequentar as agremiações durante o ano e ver o trabalho feito nas comunidades.

Uma total falta de respeito do poder publico que não faz favor algum em divulgar e incentivar a cultura do carnaval e para quem acha que escola de samba é coisa do Rio de janeiro e São Paulo, é bom saber que Japão, Argentina, Inglaterra, Suécia, Porto Rico dentre outros países tem belas escolas de samba, bem como centenas de cidade no Brasil, o que prova que isto não é apenas uma cultura carioca e sim uma cultura Brasileira que se espalhou ao mundo e que apenas aqui em BH, que já foi responsável pelo segundo melhor desfile de carnaval do Brasil, a cultura é tratada de forma marginal, fazendo lembrar o inicio dos anos 20 quando o sambista era preso e agredido pela policia.
Uma posição preconceituosa e fora de contexto cultural , turístico  e social, pois se existe uma minoria que seja que apoia os desfiles e luta por eles, esta dita minoria deve ser respeitada.

A ultima vez em que um seminário foi feito com as agremiações de BH pelo poder publico com em 2006 quando a Belotur trouxe belos personagens do carnaval do rio para se discutir quesitos e o crescimento das instituições de lá pra cá mais nem uma tentativa cultural e intelectual de incentivo as agremiações ( não estamos falando em verba e sim em aprendizado ) estamos falando da missão de incentivo  de um produto que sim pode se tornar turístico como aconteceu mundo a fora ( e não apenas no Rio de Janeiro )


Fica aqui a indignação do Site Carnaval BH pela situação atual e pelo desespero que estamos acompanhando no rosto de nossos presidentes. Fica nossa estima a Belotur no qual confiamos e sabemos que lá existem funcionários de extrema competência, porem poderia ter uma comunicação melhor em relação ao que se diz respeito aos atos que envolvem as agremiações avisando com antecedência de fatos como estes. 

4 comentários:

  • Unknown says:
    20 de fevereiro de 2017 às 16:31

    Essa é a mais pura verdade sobre o Carnaval em Belo Horizonte, a rede hoteleira, as engarrafadoras e distribuidoras de bebidas e o comércio em geral, faturam alto.
    Quem faz a alegria e crescimento do carnaval dessa cidade, é tratado de uma forma forma com que, a PBH, Belotur e alguns patrocinadores estão fazendo um grande favor aos dirigentes dos blocos de rua, caricatos e escolas de samba.
    Já passou da hora da PBH e Belotur, repensarem os próximos carnavais, aprimorando seus conceitos e valorizar quem realmente está a frente fazendo acontecer o carnaval dessa cidade.

  • Rosilaine Faria (Arquiteta Urbanista) says:
    20 de fevereiro de 2017 às 19:25

    BHTE tem um potencial carnavalesco extraordinário,os cidadãos que formam os componentes de cada escola trabalham duro é com orgulho voluntariamente o ano todo!E uma pena que nossa prefeitura e nossos canais de comunicação não acreditem neste potencial!

  • Anônimo says:
    21 de fevereiro de 2017 às 03:42

    EU QUE O DIGA POIS CHEGAMOS A SER SIM O SEGUNDO MAIOR EVENTO POPULAR DO BRASIL OU SEJA O DESFILE DE ESCOLA DE SAMBA E BLOCOS CARICATOS DE BELO HORIZONTE. ....MAS AÍ CHEGOU A NOSSA CAPITAL UM GESTOR FEITO NAS COXAS E ELEITO PREFEITO DESSA BELÍSSIMA CIDADE E ACABOU COM A NOSSA CULTURA ALEGANDO QUE NÃO REALIZARIA OS DESFILES POR CAUSA DO DESLIZAMENTO DE TERRA QUE ACONTECEU NO MORRO DAS PEDRAS. .....SÓ QUE A PARTIR DAÍ NADA FOI FEITO PARA VOLTARMOS COM O EVENTO CARNAVAL COM UMA FORÇA MAIOR. ...POIS FICAMOS 10 ANOS AFASTADO DA NOSSA CULTURA POPULAR E TUDO ISSO POR CAUSA DE GESTORES INCOMPETÊNTE E DIGO MAIS ENQUANTO OS MAIORAIS DE ESCOLA DE SAMBA E BLOCOS CARICATOS DE BELO HORIZONTE TAMBÉM NÃO SE UNIREM FORMANDO ASSIM UMA CORRENTE PARA UM ÚNICO OBJETIVO QUE É O CARNAVAL DE BELO HORIZONTE. ....NÃO VAMOS CHEGAR A LUGAR NENHUM PORQUE TEMOS QUE PARAR DE OLHAR PARA O PRÓPRIO UMBIGO E SER SOLIDÁRIO A MAIORIA. .... ABRAÇOS DO MEA

  • Unknown says:
    21 de fevereiro de 2017 às 08:29

    OBS:NÃO GOSTO DE SER ANÔNIMO MAS COMO EU NÃO CONSEGUI POSTAR DIZENDO O MEU NOME TIVE QUE POSTAR COMO ANÔNIMO