BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Audiência Publica Gera Polêmica e questionamentos sobe dias de desfile, mas confirma carnaval 2012 na cidade.



Ocorreu na tarde de quarta feira 21/12/2011 uma audiência publica em defesa do carnaval presidida pelo Vereador Sergio Fernando (PV).

Logo no início da audiência , a Belotur representada por sua gerente Ana Paula , lembrou sua missão e sua finalidade, apresentou propostas e confirmou a realização do carnaval na Praça da Estação como em 2011, e afirmou que o desfile das escolas de samba e blocos caricatos são apenas mais um evento dos que fazem parte da programação do carnaval que conta com uma programação entre 38 a 45 eventos.
Também disse sobre a realização de um seminário intitulado “Dialogo social do Samba” sem data prevista.
Uma proposta da Belotur levantou polemica entre os sambistas, trata-se da redução do numero de dias de desfiles com o intuito de economizar em infra-estrutura e utilizar esta economia para o aumento das verbas de escolas de samba e blocos caricatos.
Com a redução dos dias de desfiles, as escolas de samba teriam um aumento de 25% no valor de sua verba, e os blocos caricatos 50% do valor do aumento da verba das escolas de samba.
Afirmou também que o gasto total do carnaval em 2011 foi de 1 milhão e quinhentos mil reais, e que dentre este montante R$ 136,500 reais foram destinados a escolas de samba e blocos caricatos ( com documentação )
Representando a BHtrans Marco Antonio Pereira, garantiu o apoio da mesma perante a estrutura do evento.

Luiz Carlos Novais presidente da Associação Cultural SambaDez, se posicionou contra a mudança de dias de desfiles e disse que não justificava a mudança do dia de carnaval.

O presidente da Acadêmicos de Venda Nova ( KIKO ) questionou com os representantes da Belotur sobre o regulamento das escolas de samba, e o acesso as reuniões com a mesma, pois os representantes que vão a estas reuniões não funcionam ( Palavra dos presidente ) questionou também um julgamento mais rigoroso com fantasias usadas de Rio de Janeiro e São Paulo classificadas como de segunda mão.
Pediu pelo menos 2 jurados por quesito e questionou a volta do jurado Pedro Gaspar que teria sido retirado do carnaval e retornou ao mesmo. Colocou em cheque o cumprimento do regulamento nos anos anteriores e questionou a Lei do Silêncio que tanto atrapalha os ensaios de escolas de samba e blocos caricatos.

Angelo Lima presidente da ACBC, questionou a Belotur caso os blocos concordem com a mudança dos dias de desfile e as escolas não. A Belotur respondeu que num caso como este teríamos uma votação.

Patricio Thomé presidente da escola de samba Chame Chame, vê com otimismo o carnaval de Belo Horizonte , e que o carnaval de 2011 foi de fácil acesso. Disse que estamos regredindo, não temos estrutura e que cabos pela avenida dificultam a evolução das escolas, questionou também a qualidade do carro de som.

Interprete do Carnaval “Janjão “ questionou como uma escola que não recebe verba ou subvenção ganha o carnaval e recebe a premiação ?

Fernando Presidente dos Bachareis do Samba disse que em 5 de dezembro os 6 blocos filiados a ACBC estiveram em uma reunião na Belotur, disse que são contra os 2 dias de carnaval e que assim como as escolas questiona o por que de apenas 1 jurado por quesito.

Para finalizar a reunião o vereador Sergio Fernando (PV) agradeceu a todos e relembrou partes da reunião como definição do local dos desfiles, propostas de redução dos dias de desfiles e a liberação da verba apenas em 2012

6 comentários:

  • Giselle Aretha Santos says:
    21 de dezembro de 2011 às 20:57

    O povo da Venda Nova acha que são os unipotentes do carnaval, assima deles apenas eles mesmos não aceitam tirar menos que 10 e ainda fazem aquele desfile sem emoção nem uma, é só ver os videos da escola que compravamos isto. Fantasia de fora de BH nao pode né e componente de fora de BH Acadêmicos de Venda Nova isto pooooodeeeee néeeee ? Ta faltando humidade esta é minha opinião

  • Giselle Aretha Santos says:
    21 de dezembro de 2011 às 21:00

    Fantasia de fora não pode mas NOVA LIMA , e cidades em torno pooodemm né ?

  • Ricardo says:
    22 de dezembro de 2011 às 04:55

    Se eu fosse o executivo eu falava:
    O carnaval de 2012 será de dois dias. Quem não gostar pede para sair zero meia.
    Vivemos num mundo capitalista quem paga as contas é que manda!
    Este povo do carnaval não tem um real e acha que a cidade tem que fazer o que eles mandam.

  • Lucas says:
    23 de dezembro de 2011 às 01:38

    Complicou, mas seria sim uma solução para a plastica dos desfiles, principalmente no que diz respeito aos Blocos Cariatos que andam cada ano com a plastica pior ( mesmo com aumento de verbas ) e sem identidade, nao sabem se sao blocos caricatos, carnavalescos ou escolas de samba.

  • Edna S. Mendonça says:
    23 de dezembro de 2011 às 12:58

    Oi, sempre que posso leio este blog por ser um excelente meio de divulgação do carnaval que tanto amo e aprecio, fico sabendo de muita coisa que tá rolando inclusive nos bastidores. Com todo respeito a quem deixa suas opiniões nesse espaço, mas o carnaval de bh não deveria ser discutido com mais responsabilidade, com boas propostas e críticas construtivas? De acordo com o texto contido neste post, li que felizmente alguns representantes das escolas e blocos tem esta real preocupação, porém não percebi do poder público a mesma intenção. Sou turismóloga e acompanho não tão de perto o que se passa em nosso carnaval, porém leio e sei que ocorrem tentativas do poder público em desestimular o progresso das escolas de samba e blocos. Será que ninguém reparou que estamos em dezembro e, pelo jeito, nada definido para os desfiles? Li num post que nem o regulamento existe ainda! Em relação a uma opinião deixada por "Giselle", acho que "ela" não conhece bem o papel das escolas e blocos e outras ONGs e associações, que é de receber bem a TODOS que deles queiram participar, e isso sem distinção de raça, procedência, endereço, credo... além é claro, de serem capazes de fazer suas fantasias, carros. Afinal não é "escola" de samba? Parece que "ela" tem bronca com o pessoal lá de Venda Nova. Já fui na via 240 assistir ao carnaval mais de uma vez, e na praça da estaçao em 2011 eu estava lá, debaixo daquela chuva toda. Fui, vi e gostei de tudo. Acho que "a" "Giselle" deveria rever os vídeos que "ela" citou e informar melhor o que tinha de original ou usado nas escolas que desfilaram lá, mas em TODAS elas ok? Quanto a opinião deixada por "Ricardo", peço licença para lembrar-lhe que o tal "EXECUTIVO" somos ele, eu e todos os demais brasileiros que pagam tantos impostos e devem ter suas solicitações e necessidades ouvidas e atendidas, afinal NÓS é que pagamos, não é mesmo? Obrigada pela oportunidade e feliz 2012 a todos.

  • Vicher says:
    24 de dezembro de 2011 às 06:23

    Giselle Aretha Santos, creio que você tem de se informar mais..afinal você não faz parte da escola, e como muitos outros por ai, gostam de defamar a agremiação.A GRES Academicos de Venda Nova, é uma escola HUMILDE sim, basta você conhecer, então faça o favor de não sair por ai postando qualquer "coisa".A atitude do presidente da escola foi uma das melhores pois temos que melhorar nosso carnaval, ou prefere que ALGUMAS escolas de samba de BELO HORIZONTE continuem trazendo fantasias USADAS dos carnavais do Rio ou São Paulo? Queremos um carnaval com a nossa cara, com nosso suor e com NOSSO mérito! Obrigado.