BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

Via 240


Foto : Gres Chame Chame carnaval 2009 

Muitas reuniões, muita tensão entre dirigentes e poder publico , mas com um final feliz e a volta dos desfiles competitivos.
As reuniões começaram ainda em 2003, porem o planejamento deixava a desejar aos sambistas, foi quando o poder publico  comunicou um novo local de desfiles a VIA 240.
Muita polemica, se instalou devido a distancia e localização, mas é inegável que a pista de desfiles era uma das melhores que BH já viu para uma agremiação desfilar.  

Tudo pronto e os desfiles dos  Blocos Caricatos e escolas de Samba mas a chuva torrencial que caiu no carnaval de 2004 afetou diretamente as escolas de samba do primeiro dia de desfiles , cancelando a noite.
A disputa ficou mesmo com as outras quatro escolas de samba que desfilariam na segunda feira de carnaval. Flor de Inspiração do Barreiro,Unidos do Onça, Inconfidência Mineira , Canto da Alvorada. O titulo ficou por conta da tradicional Canto da Alvorada que cantava os 100 anos do Clube Atlético Mineiro.

Em 2005 , a volta da escola de samba Cidade Jardim empolgou os foliões, ao lado das estreantes Império da Nova Era e Acadêmicos de Venda Nova e Unidos do Arco Iris . A Canto da Alvorada sagrou se Bi campeã do carnaval. Um dos destaques do ano foi o samba da Império da Nova Era ( O Riso Mineiro no ar que faz o Brasil gargalhar )e o refrão “ Vou de carona nesta jardineira quem te conhece não esquece mais Saulo Laranjeira orgulho de Minas gerais” ainda hoje é cantado.

Em 2006 a novidade era o CD de sambas de Enredo,entregue para escolas pela Belotur no mês do carnaval prejudicando desenvolvimento e divulgação das escolas.
Voltavam a desfilar naquele ano as escolas de samba Mocidade Independente Bem-Te-Vi sobe o comando de Luiz Carlos Novais e a Unidos Guaranis , naquele ano a escola de samba Inconfidência Mineira até então a mais antiga em atividade licenciava pela primeira vez dos desfiles ao lado da Unidos do Arco Iris.
Era fundada por Enderson Fernandes ( BUDA ) a Imperatriz de Venda Nova. A Canto da Alvorada sagrava-se Tri Campeã. Destaque para o samba da Cidade Jardim ( Festa para um Rei Negro )

2007 chegou e a Via 240 recebeu a Cidade Jardim , cantando “ Alegria Cores e Fantasias “ uma reedição do samba do carnaval de 1980 da própria escola . A Império da Nova Era, era Vice campeã do carnaval pela primeira vez, e após algumas polemicas penalidades a Acadêmicos de Venda Nova apontada como uma das favoritas amargou a ultima colocação. Canto da Alvorada era tetra campeã com ( As águas vão rolar de mesa em mesa de bar em bar )

Foi no carnaval de 2008 que uma nova escola de samba surgiu, GRES. CHAME CHAME, com as cores laranja ,verde e branco representava o bairro Salgado Filho e foi vice campeã. Mas foi a Acadêmicos de Venda Nova que consagrou se como grande campeã, desbancando a hegemonia da Canto da Alvorada, o enredo da Acadêmicos de Venda Nova era “Velhas o Rio que corre em mim” e o samba da parceria de Leco Estrada consagrava-se como um dos melhores do ano. Também em 2008 estreava na avenida a escola de samba Galoucura, a primeira escola da cidade ligada a uma torcida organizada, muito se especulou a respeito, mas a Galoucura passou como escola em avaliação e foi aprovada para desfilar no ano seguinte.

2009 foi um ano de muita empolgação, a Cemig entrava como parceira dos desfiles, entre as mudanças de regulamento a criação do grupo de acesso. Vinda de uma má colocação em 2008 a Bem-Te-Vi pretendia virar as páginas de sua historia com ( nas viradas da vida a Bem-Te-Vi vira o jogo) porem um erro na montagem da passarela do samba custou caro para a agremiação, o segundo carro ( Jogos de Búzios ) estava no limite permitido de altura pelo regulamento, foi medido pela equipe de pista e aprovado, mas na hora do desfile o portão principal dos desfiles estava montado abaixo da medida oficial impedindo a entrada da alegoria. Com S.O.S “Planeta terra. O futuro chegou e agora ? “ a  Acadêmicos de Venda Nova era bi campeã do carnaval carimbando de vez seu passaporte como uma grande escola e samba na cidade. A escola de Samba Galoucura cantava a vida de Tancredo Neves e com alegorias e fantasias a desejar era rebaixada para o grupo de acesso.

2010,  foi o ultimo ano dos desfiles na Via 240 preocupada com as más colocações nos últimos dois anos a Bem-Te-Vi trazia para Belo Horizonte a experiência do carnavalesco Flávio Campello que era o atual campeão do carnaval de SP naquele ano pela Mocidade Alegre. Foi desenvolvido então o enredo ( Palácio da Liberdade do Sonho a Realidade ) e a Bem-Te-Vi voltava a figurar nas primeiras colocações sendo a terceira colocada do carnaval. Destaque para o desfile da Chame-Chame que era pela primeira vez campeã  com o enredo ( Brasil e Seus Impérios ) a Chame –Chame se armou com luxo e ousadia tendo sobe o comando de seu carnaval o saudoso Mestre Affonso.  Vice Campeã a Acadêmicos de Venda Nova apresentou um dos mais belos sambas cantando ( Das Minas as Gerais o Cantar de um Povo e Suas Capitais )  o que para muitos foi um desfile técnico e perfeito , aliado ao bom gosto de suas fantasias e alegorias.  Mas foi em 2010 que a Cidade Jardim caiu para o grupo de acesso , e a Império de Nova Era ganhava o grupo de acesso para acender novamente ao grupo de elite cantando a vida e obra do carnavalesco Décio Novielo . No mesmo ano era fundada a escola de samba Estrela do  Vale e as escolas de samba Unidos do Onça e a Inconfidência Mineira desfilariam pela ultima vez.  

Texto e Pesquisa
Felipe Diniz Marinho  

0 comentários: