O Blog carnaval BH começa hoje a resgatar a memória de escolas de samba que hoje não desfilam mais, vamos a partir de hoje mostrar a história de grandes agremiações que se perderam com o tempo. Abrindo a Serie a tradicional Inconfidência Mineria.
Uma das mais antigas e tradicionais escolas de samba de Belo Horizonte, sua história se confunde com a história do nosso propio carnaval.
Azul, Vermelha e Branca a Inconfidência Mineira foi fundada em 5 de dezembro de 1950, leva em sua bagagem cinco títulos de campeã do carnaval da cidade (1959, 1960,1961,1962,1963)
Mestre Conga foi o presidente e o fundador que levou por anos a escola, e ao deixar a mesma a escola nunca mais desfilou.
Entrevista com Mestre Conga durante o desfile de 1988.
Em 1987 com Xica da Silva Mulata Imperial os versos encantaram BH
"Haviam carruagens para ela
Desfilar feliz seu luxo de lisboa
Mucambas e criados num castelo
Tão bela a beira da lagoa
Tão bela a beira da lagoa
Rodando desce a ladeira
Lá na feira capoeira e graça
Batuque desde a cenzala
Xica faz festa na praça"
Foto: Carnaval 1990
No ano de 1990 a escola sacudiu a avenida com o refrão de seu samba, cantando a liberdade a inconfidência Mineira gritou em alto e bom som "Cade o ouro Ô cade ou ouro a coroa Portuguesa levou o nosso tesouro. "
Desfilou em 1997 ( ano do centenário da cidade de Belo Horizonte) mesmo não tendo os chamados desfiles de carnaval, prestou sua homenagem a cidade.
No ano 2000 ao lado da Unidos do Vera Cruz desfilou nos 500 anos do Brasil, sem arquibancadas e com uma corda dividindo seu desfile do publico. Cantou os 90 anos de Contagem em 2001 sobe o comando de Serginho Beagá, e na via 240 desfilou de 2004 a 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO COMENTÁRIOS EM ANONIMO NÃO SÃO ACEITOS E SE FOREM SERÃO DELETADOS QUANDO CONSTATADOS QUE ESTÃO POSTADOS NO BLOG.
FAVOR ASSINAR.
OBRIGADO POR COMENTAR AQUI...
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.
FELIPE DINIZ