sábado, 15 de janeiro de 2011

3 Escolas de Samba podem ficar fora do Carnaval de 2011

JORNAL O TEMPO-15 de Janeiro de 2011 Pag 24.

Um matéria publicada no Jornal O TEMPO de 15/01/2011 traria a seguinte noticia.

3 Escolas de Samba de BH ficam fora do Carnaval de 2011.

O blog Carnaval BH, não pretende atingir ninguém re-paginando a matéria, mas buscaremos em uma linguagem popular tentar explicar a dimensão do problema aqui citado.

Para isto precisamos entender como funciona o sistema de repasse da verba publica destinada ao carnaval.

Tudo começa com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A (BELOTUR) que repassa a Associação das Escolas de Samba de Belo Horizonte (SambaDez) o montante total equivalente a verba. Ao repassar para o SAMBA DEZ, a Belotur assina um contrato com o mesmo que fica sobe a responsabilidade total da verba. Estando de posse da verba em sua conta bancária o Samba Déz então inicia um processo de distribuição da mesma, valores equivalestes ao grupo em que cada escola de samba pertence (GRUPO A ou GRUPO B)


Após o carnaval as escolas detém um determinado prazo, para apresentar suas prestações de contas ao SAMBA DEZ, que por sua vez encaminha as mesmas para aprovação ao órgão responsável (BELOTUR), que aprova ou não as notas enviadas.



Lembramos que o fato da prestação de contas ter sido entregue dentro do prazo regulamentado, não quer dizer que a mesma será aprovada ou aceita.

EX:

Uma nota não carimbada, pode ser rejeitada pela Belotur, que por sua vez, reprovara por completo toda a prestação de contas da agremiação, que terá sua prestação devolvida ao Samba Dez, que ficara incumbido de repassar a prestação novamente a determinada agremiação para correção da falha.


Sendo então a responsabilidade jurídica da não prestação de contas, da Associação Cultural Samba Dez, pois foi o órgão responsável por assinar a nota promissória junto a Belotur.

As 3 escolas de samba citadas na matéria em questão seriam Unidos do Onça que estava no Grupo A em 2010, Inconfidência Mineira que estava no Grupo B em 2010 e Galoucura que estava no Grupo B em 2010.

Segundo a matéria, Sérgio Soares Magalhães presidente da Unidos do Onça se defende dizendo que a situação não processe pois prestaram suas contas segundo a portaria. Em uma defesa mais polemica Édson Alcântara (Edinho) disse que as notas não vão aparecer pois o mesmo teria perdido o controle e não iria correr atrás de notas falsas. Já os representantes da Galoucura não foram localizados.


Presidente do Samba Dez, Luiz Carlos Novais, assumiu a postura de que a Associação não poderia arcar com o prejuízo e acionaria judicialmente as agremiações aqui citadas, para não arcar com o prejuízo, uma vez que a mesma seria a responsável legal pelas promissórias.

Já a Belotur disse que a falha não deve prejudicar as demais Escolas de Samba da cidade.

Um comentário:

  1. E PESSOAL GRANDES PROBLEMAS NEEEEEE., POR ACASO NAO SERIA POSSIVEL OU MELHOR SE OS PROPRIOS ORGAOS MUNICIPAIS,ESTADUAIS FIZESSEM ESTA TAREFA . CREIO QUE ASSOCIAÇOES COMO SAMBA DEZ,OUTRAS DEVERIAM SIM SE PREOCUPAR COM OS PROBLEMAS EXISTENTE ENTRE AS AGREMIAÇOES,COM REUNIOES ASSIDUAS PARA COM TODAS para um planejamento de melhoras do carnaval,QUEM SABE FAZER LOBI DIANTE DA PREFEITURA,CAMERA,ASSEMBLEIA. JA QUE A PARTICIPAÇAO DAS MESMAS NAS OUTRAS MANIFESTAÇOES CULTURAIS DA CIDADE RECEBEM UM APOIO DE ESTRUTURA,SEGURANÇA,ATE FINANCEIRO MUITO MAIOR QUE O CARNAVAL.ACREDITO QUE NESTE MOMENTO O SAMBA DEZ TERA MUITOS PROBLEMAS EM QUE SE REFERE ACERTOS DE CONTAS DE ALGUMAS DELAS,SERA QUE O SAMBA DEZ TEM EM CAIXA O MONTANTE PARA SOLUCIONAR ESTE PROBLEMA OUUUUUUUUUUU COMO SEMPRE..JA QUE O PROBLEMA COMO VEM DE LA,LA,LA,LA,VAIIIIIIIIIII TERMINAR EM PIZZA. MARCOS CESAR

    ResponderExcluir

ATENÇÃO COMENTÁRIOS EM ANONIMO NÃO SÃO ACEITOS E SE FOREM SERÃO DELETADOS QUANDO CONSTATADOS QUE ESTÃO POSTADOS NO BLOG.

FAVOR ASSINAR.

OBRIGADO POR COMENTAR AQUI...
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

FELIPE DINIZ