sexta-feira, 1 de abril de 2011

Recordar é viver...Cidade Jardim e Guaranis grandes sambas no fim de um carnaval.

Samba de enredo, um estilo de samba que precisa de uma história a ser contada, como em todos os lugares Belo Horizonte, também tem os seus sambas “antológicos” mesmo que estejam no esquecimento. No carnaval de 1990, Belo Horizonte despediu-se de sua festa maior dando adeus ao carnaval do centro da cidade e entrando em um período de profunda escuridão carnavalesca. Mas o que não imaginavam era que este carnaval deixaria de presente uma herança musical farta, onde praticamente todos os sambas são dignos de uma nota 10.

O Blog Carnaval BH resolveu relembrar duas destas grandes obras, os sambas do GRES.CIDADE JARDIM do grupo A e o samba do ARES UNIDOS GUARANIS do grupo B do carnaval de 1990.

CIDADE JARDIM 1990


A Cidade Jardim, fechou o carnaval de Belo Horizonte com chave de ouro em 1990, quando o abre alas da escola e sua comissão de frente despontaram na avenida com o branco da paz, e a criação do mar através dos orixás (ver Foto) o publico já se colocava de pé na avenida. Seguindo claramente um roteiro, era possível acompanhar o samba e entender a história que a escola mostrava na avenida através de suas fantasias e alegorias. A harmonia destes quesitos aliados a um grande samba, que seguiu a risca o roteiro e a sinopse do desfile renderam a vermelha e branca o vice campeonato de 1900.

GRES.CIDADE JARDIM CARNAVAL 1990 VICE CAMPEÃ DO CARNAVAL - GRUPO A ENREDO- NO MAR NO MAR NESTA ONDA QUE EU VOU. COMPOSITORES- TONINHO GERAIS, PAIZINHO DO CAVACO E FABINHO DO TERREIRO CARNAVALESCO – ROBERTO SZANIESCKI PRESIDENTE – JAIRO PEREIRA DA COSTA


NO MAR NO MAR NESTA ONDA QUE EU VOU



Para a criação do mundo
Olorum nos enviou
Sua filha Odudua
Com o poder da criação
De sua alma fez cair Caracóis
para surgir A imensidão do mar
E dos filhos de Zeus
Câncer peixes escorpião
Pro mar surgiram da constelação


DAS ONDAS DE ESPUMA SURGIU IEMANJA COM SUA RIQUEZA PARA GOVERNAR

Chegou todo escoltado por sereias Poseidon na maré cheia

Atlântida recebe o imperador
As naus partiram de Alexandria
Para mostrar as maravilhas
Um grito no Egito ecou
A caminho das índias
Sonhava o grande mercador
Passar pelo Sião,
Pelo Cantão
Pra cambiar
Mas deus Netuno
Com tempestades e dragões surgiu
E foi assim que as caravelas de Cabral
Aportaram no Brasil


NO MAR NO MAR É NESTA ONDA QUE EU VOU SALVE SALVE A RAINHA MARINHEIRO HOJE SOU.



UNIDOS GUARANIS 1990

Outro grande samba de 1990 faz parte do repertorio da Unidos Guaranis, após o rebaixamento de 1988, a escola queria voltar a seu lugar de direito, a elite do samba de Belo Horizonte, levando em conta a não realização do carnaval em 1989, fato que só agravava a crise na escola, foi decidido um enredo que meche-se com o brio do componente da escola, foi escolhido o enredo “REVIVER É PRECISO” que tinha como objetivo reviver estes antigos carnavais e relembrar os grandes momentos da escola na avenida, bem como seus 4 campeonatos. A bateria regida magistralmente por Mestre Lázaro , teria o apoio do carnavalesco Vitório de Jesus, Marly e Mario Cesar como primeiro Casal de Mestre Sala de Porta Bandeira que em clima de saudade dos tempos de gloria, iriam iniciar uma caminhada rumo a elite do samba da cidade. Abrindo os desfiles do grupo B de Belo Horizonte, a Unidos Guaranis garantiu a sua volta a elite do samba de Belo Horizonte.




ARES UNIDOS GURANIS CARNAVAL 1990 VICE CAMPEA CARNAVAL 1990 GRUPO B ENREDO - REVIVER É PRECISO COMPOSITORES- CHIQUINHO POETA,JORGINHO DO CAVACO,CATONI. CARNAVALESCO – VITÓRIO DE JESUS PRESIDENTE – CHIQUINHO POETA


RECORDAR É PRECISO




DUNGATARA SINHÊRE Ô RE RE RE AFINAL VOCÊ VOLTOU (VOCÊ VOLTOU) DUNGATARA SINHÊRE CONTAGIANDO ESTA AVENIDA COM AMOR

... Isso ai é Guarani

Oh Minas Gerais, Minas Gerais
O Guarani lhe abriu as janelas
Saravá Bahia !
O mundo de magias
Nas águas da lavagem do Bonfim
Olha lalá olha lalá... olha Lamartine
Pixinguinha, Clara Nunes e Noel Fazem nosso samba lá no céu

ODUM ORIXÁ KAÔ MEU PAI DAS SUAS BENÇÃOS NÃO ESQUECEREI JAMAIS

Mãe Menininha exaltando as nossas raízes negras
Vem de plumas as mulatas de ouro e prata
Fazendo evolução monumental
Roda baiana no terreiro De janeiro a janeiro é carnaval
Minha escola engalanada
Sua história emoldurada
Em busca de um futuro ideal

TEM CATERETÊ BERIMBAU TEM MULHER BONITA NO SAMBA... CARNAVAL

2 comentários:

  1. Grandes nomes, Roberto Zaniessck, Jairo Pereira, Chiquinho Poeta, Mestre Lazaro, Vitorio de Jesus, e tantos outros... Uma verdadeira constelação que caberia ao departamento cultural do Samba 10 reverenciar, mas graças a deus temos o Blog, lindos sambas.

    ResponderExcluir
  2. Um Belo Momento do carnaval de BH

    ResponderExcluir

ATENÇÃO COMENTÁRIOS EM ANONIMO NÃO SÃO ACEITOS E SE FOREM SERÃO DELETADOS QUANDO CONSTATADOS QUE ESTÃO POSTADOS NO BLOG.

FAVOR ASSINAR.

OBRIGADO POR COMENTAR AQUI...
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

FELIPE DINIZ