▼
sábado, 3 de abril de 2010
Um assunto não só de BH, mas do samba.
Que garantia o profissional do carnaval teria hoje em Belo Horizonte, seja ele carnavalesco, pintor, bordadeira, costureira, ou que use sua imagem no carnaval.
Acho que nem uma garantia, nem um respeito , trabalhamos da cultura para a cultura, e não somos garantidos em nada.
Kiko Alves produtor e descobridor de talentos como “Viviane Araujo, Rachael Blanc, Renata Santos, entre outras” fez um alerta sobre o assunto em sua coluna no jornal Meia Hora do grupo O DIA S/A, no Rio de Janeiro, onde mencionou o caso do carnavalesco Joãozinho Trinta, que hoje, esta sem trabalho e sem escola, e assim como ele outros grandes profissionais hoje passam por dificuldades.
Seria esta a hora do samba se unir e criar um sindicato nacional dos profissionais do carnaval ?
Seria esta uma idéia grandiosa de mais ?
Ou seria esta uma tentativa nacional de mostrar a força do samba? Onde nossa cidade entra nisto? Como diz o samba da CANTO DA ALVORADA de 2010 “ Tem 7 anos que voltou meu carnaval “ e nestes 7 anos estamos lutando para manter a festa, e estamos esquecendo que a mão de obra da festa não é eterna, acima do pavilhão de cada escola não existe ninguém, más devemos pensar em garantir o futuro daqueles que fazem de sua vida o próprio carnaval.
Respeito é bom e o sambista gosta.
Felipe concordo com tudo que esta escrito,quem meche com carnaval em BH não tem garantia nem uma, se o Joazinho Trinta esta assim, imagina o que será dos demais ?
ResponderExcluirÈ preciso sim ser feito algo.
CARO FELIPE:
ResponderExcluirFICO MUITO FELIZ POR TER ME APOIADO A LEVANTAR ESSA BANDEIRA A FAVOR DOS PROFISSIONAIS DO CARNAVAL. TENHO 44 ANOS DE IDADE E 31 DE CARNAVAL, JA TIVE EXPERIENCIAS COM MILHARES DE PESSOAS QUE DEDICARAM SUA VIDA PROFISSIONAL AO CARNAVAL, E MUITOS ESTAO PASSANDO POR DIFICULDADES HJ EM DIA. NAO EXISTEM ASSOSSIAÇOES, SINDICATOS, ETC. MUITAS PESSOAS ESTAO NO CARNAVAL HJ EM DIA PELA VAIDADE E NAO PELA CAPACIDADE. ENTAO ACABAM SE VENDENDO AOS CAPRICHOS DOS DIRIGENTES DAS ESCOLAS DE SAMBA REZULTANTO NUMA FALTA DE PROFISSIONALISMO. POREM NEM TODOS SÃO ASSIM, E ESSA MATERIA QUE ESCREVI ONTEM FOI APENAS O COMEÇO DA MINHA BATALHA A FAVOR DO PROFISSIONALISMO DENTRO DO CARNAVAL!!
GRANDE ABRAÇOM PARA TODA MINAS GERAIS...
KIKO ALVES
Concordo com vc Felipe, os Sambistas,carnavalescos e interpretes e custureiras tem que ter um apoio quando deixar suas escolas, bem que aqui em Bh podia criar uma Ong em apoio a seus grandes profissionais do samba.
ResponderExcluirSomos apenas peças Felipe, peças que quando não dão resultados ou não trabalham de graça são simplesmente descartadas.
ResponderExcluir