segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Coluna Papo de Samba: Por Mário Cesar. IDENTIDADE.

 

Foto:Lagoinha - berço do Samba de Belo Horizonte - Fonte - Internet   


Sambista: O Google define o adjetivo como utilizável em dois gêneros é definidor de quem dança ou compõe sambas. 

      Divergirei em parte, ao meu ver, se faz necessário um conceito ampliado do termo. Sambista é todo aquele que: produz, consome, pratica, é defende o samba e sua cultura em uma ou mais  das várias versões do ritmo brasileiro. Então teremos incontáveis sambistas espalhados pelo mundo afora.

        Claro que isto desagrada uma parcela de abnegados no tocante a originalidade dos sambistas. É que existe em todas as versões acima uma que pode estar inseridas em todas elas,e, ainda assim isolar-se em uma nova versão de sambista; a de ser sambista em tempo integral. 

         Estes sambistas representam um ponto fora da curva, se prendem as coisas do samba de maneira desmedida. Geralmente anônimos, aparecem nos pilares da cultura, e é a estes, que devemos o sobrevivência do ritmo até aos dias de hoje.

      Em grande maioria dos casos pagaram caro por isto, seja com a própria vida ou pela exclusão social. O samba já foi considerado satânico, demoníaco, ilegal e música de menor valor, coisa de Preto, pobre, de terceiro mundo. Não foram poucas vezes que o carnaval e o samba figuraram com motivo do atraso brasileiro. 

    E a cada classificação negativa, surgiam os defensores da ‘’moral e do bom costume” para agir contra os sambistas. Proporcionalmente, surgiam os defensores do samba que sofreram toda sorte de discriminações, retaliações e violências.

      Então são estes sambistas os meus preferidos. É mais do que uma questão de brasilidade, a brasilidade se fundou graças a estes personagens.

       Não são sambistas por conveniência, nem no dia da conciência negra, nem no carnaval. São sambistas em integral, diuturnamente e enquanto respirarem. Pra estes que deram origem ao adjetivo, mas que no caso deles se torna um Substantivo. Apresento minha admiração, minha reverência, meus respeitos e minha gratidão.

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Coluna Papo de Samba: Respeito é bom e eu gosto.

Foto - GRES.SURPRESA - Acervo - Internet ( Ancestralidade das escolas de samba de BH ) 

Eu fico muito, muito ofendido quando alguém se coloca como entendido em  Escolas de Samba. É uma coisa que, me incomoda muito, então vou tentar explicar aqui racionalmente. As Escolas são  fundamentadas em uma confluência complexa de culturas populares. 

        O fato destas culturas afro brasileiras serem populares não quer dizer que são banais e que dispensem os estudos e aprofundamentos que todas as culturas merecem, e aí nasce minha irritação, porque brota de quem está a minha frente soluções mágicas, a verdadeira bala de prata que resolverá toada as demandas. 

       Por baixo de uma Escola de Samba empregaremos conhecimentos de: história, sociologia, antropologia, teatrologia, teologia. A falta de conhecimento gera situações nada positivas para o gênero, o pior delas o preconceito. A ciência das Escolas de Samba atualmente contam inclusive,  com vasta literatura que passam por Tinhorão, Nei Lopes, Luiz Antônio Simas. Raquel Valença,Nilton Cunha, Haroldo Costa, Sérgio Cabral, Nilcemar Nogueira e um outro tanto de pessoas que dedicaram suas vidas ao gênero Escola de Samba. 

       Não dá pra falar de um assunto tão sério e complexo sem fundamentos. Posicionamentos imaturos e equivocados diminuem e e arrastam a níveis inferiores uma das maiores manifestações culturais do
mundo e indubitavelmente a maior do nosso país.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Mocidade Verde Rosa realizou a entrega de suas faixas em festa de brilho e samba

Foto: Divulgação - Internet 

Se um antigo samba diz que atras da verde e rosa só não vai quem já morreu, atras da Mocidade Verde Rosa vai todo mundo! Foram diversas musas e um muso; a serem empossados pela escola em uma tarde de muito samba no pé e brilho. Foram cerca de dez faixas, entregues à quem promete samba e carisma na avenida. Empoderamento e identidade foram exaltados; e a festa se fez acontecer com a presença de sambistas e com a representatividade da LIGA MG que esteve presente ao evento.  

A Mocidade Verde Rosa vai estrear no grupo especial de Belo Horizonte em 2026 com o enredo "O fogo que aquece a vida, ilumina e regenera".  E se depender da temperatura do time montado pela escola, o asfalto tem tudo para derreter. Afinal, cheia de ginga e cheia de prosa,chegou a MOCIDADE VERDE ROSA ! 


 

Realeza coroada na Cidade Jardim

Foto: Divulgação - Internet 

A escola de samba Cidade Jardim, reuniu na tarde deste domingo (20) samba, beleza, carnaval e toda a energia positiva possível, para à coroação de sua Rainha e sua Madrinha. 

Coroada Rainha, Brenda Oliveira é cria do Aglomerado da Serra e do projeto Criança Esperança é professora de danças culturais brasileira, possui um samba no pé único, dentre muitas outras habilidades e qualidades. 

Coroada Madrinha, Andrea Macedo, ganhou um lugar no coração da comunidade do Conjunto Santa Maria, sua beleza e carisma conduziram a musa ao posto. Professora de Bioquímica e Biologia Molecular é uma mulher de opinião forte e decidida e está pronta para brilhar no próximo carnaval. 

A festa contou com a presença de representantes de outras escolas de samba e Blocos, alem da presença e representatividade da Liga das Escolas de Samba de Minas Gerais (ALIGA-MG) 

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Unidos Guaranys é a escola de samba mais votada no Prêmio Troféu Mauro Tramonte de Samba e Pagode

 

Imagem Divulgação - Unidos Guaranys 

Com 8.212 votos , a tradicional escola de samba Unidos Guaranys, foi a escola de samba com maior votação no Prêmio Troféu Mauro Tramonte de Samba e Pagode. Uma das mais tradicionais e antigas escolas de samba da cidade em atividade, a Guaranys é quatro vezes campeã do grupo especial de BH. Hoje a escola se encontra no grupo de acesso e tem como enredo, uma homenagem para Marlene Silva;  a grande bailarina preta que ao mundo encantou.A entrega do troféu , será durante a tradicional Feijoada do Maranhão. 

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Prefeito de Barbacena Carlos Augusto, beija o pavilhão da Estrela do Vale. E a escola do Barreiro afirma: Barbacena também é aqui.

 

Foto: Blog Carnaval BH. Prefeito Carlos Augusto 

A escola de samba Estrela do Vale, campeã do carnaval de 2024 em BH, foi presença garantida na cidade de Barbacena na "53* Festa das Rosas e Flores" da cidade. Barbacena será o enredo da azul e amarelo do Barreiro, que pretende encantar a avenida do samba com o enredo: "Barbacena Cidade das Rosas"
A bateria "Furacão do Vale", foi responsável por animar o cortejo até o palco, onde a escola se apresentou, colocando toda a cidade para sambar. Nem mesmo a chuva desanimou a escola, que apresentou para Barbacena pela primeira vez o samba oficial da escola. Samba que irá cantar a história e as glórias da cidade. Um dos momentos de euforia da apresentação, foi a entrega do pavilhão da Estrela do Vale para o Prefeito Carlos Augusto Soares do Nascimento e toda a sua comitiva, que estavam presentes no palco, e receberam a bandeira da escola com carinho e emoção.   

A Estrela do Vale, deixou em Barbacena, um gostinho de quero mais, e saiu de lá com a certeza de que Barbacena, também é agora parte da regional Barreiro em BH.   

Foto: Presidente Madalena Bavose, Vice Prefeito Aluísio Dias e sua esposa Sra. Ilda Campos. 

Foto: Alexandre Braga - Secretário de Cultura de Barbacena. 

Foto: Apresentação - Estrela do Vale







Conheça mais sobre o enredo da Unidos da Zona Leste para 2026.

Imagem- Divulgação: Unidos da Zona Leste

A Unidos da Zona Leste, vice-campeã do grupo de acesso em 2025, já se prepara e está a todo o vapor para o carnaval de 2026. O carnavalesco, Benjamin Juan, levara para a avenida o enredo "Macunaíma Presepeiro! Já que viajou cem anos,Zona Leste é seu terreiro" Conheça um pouco mais do enredo que a escola pretende mostrar no próximo carnaval, sonhando em chegar ao grupo especial.


✨ MACUNAÍMA PRESEPEIRO! JÁ QUE VIAJOU CEM ANOS, ZONA LESTE É SEU TERREIRO!🌟

Ê Negrinho do Pastoreio, escuta só mais essa prece…

A Zona Leste botou vela no coração, subiu pensamento na fé, e chamou.
Chamou quem entende de sumiço e aparição, de travessia e mentira bem contada.
Chamou aquele que todo mundo já ouviu falar, mas ninguém entendeu direito…
Chamou Macunaíma.

E eu, que tava encostado numa estrela esquecida lá nos confins do céu brasileiro, ouvi.
Desci no batuque da batucada, com meu jeitinho sem vergonha e meu riso torto,
porque me prometeram que aqui embaixo ainda tinha povo com esperança no peito
e fantasia nos olhos.

Pois voltei, minha gente.
Não por saudade ,mas por dívida.

Sou Macunaíma, o herói sem nenhum caráter,
mentira bem contada que fala grosso com a desgraça e ri da própria sorte.
Sou feito de mato, malícia e memória.
E vim cumprir promessa:
achar a estrela que ainda falta no céu do Brasil.

Mas antes disso, vou cruzar florestas que gritam,
vou trombar com saci, boitatá, curupira e outros tantos que tentam resistir.
Vou ver onde a lenda virou ferida.
E vou encarar de frente o maior dos perigos: Piamã,
o comedor de tudo ,da infância, da floresta, da memória, do futuro.

É nessa luta que encontro vocês.

Na Zona Leste.
Onde a quebrada vira constelação.
Onde o asfalto vira terreiro.
Onde o samba é reza, espada e esperança.

Agora segura firme, Brasil.
Porque se é pra cumprir promessa,
eu vou de mão dada com essa escola
e vou bordar no céu a estrela do povo.

Carnavalesco: Benjamin Juan

 

Entrevista com Cristiane Santos, diretora de eventos da Triunfo Barroco

 

Foto: Acervo - Cris Santos

Cristiane Santos, é gestora de eventos e cerimonialista formada pela UniBH. Com 21 anos de formação, já trabalha a 10 anos no ramo de produção do samba e do pagode. Conheça um pouco mais da profissional por de trás dos eventos da Triunfo Barroco.   


Conte sobre sua chegada a Triunfo Barroco e sua função. 

Cheguei na Triunfo Barroco através do convite do presidente da Escola o Alvimar Neri em 2022, e pra mim foi um grande desafio pois nunca havia trabalho com o carnaval. Entrei para a Triunfo como diretora de produção e eventos da escola e mantenho essa função até os dias atuais.


Conta pra gente sobre um carnaval inesquecível seu. 

Um carnaval inesquecível foram os vários carnavais da minha infância em que nos reuníamos na sala de casa para assistir os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e aqueles bailes de gala com fantasias luxuosas dos anos 80/90. Isso me faz recordar é uma memória afetiva que tenho e com isso a vitória da Triunfo Barroco no grupo de acesso em 2024 me trouxe de volta esse sentimento tão satisfatório e de missão cumprida. Passamos para o grupo especial.


Fale sobre os eventos da escola. 

Os eventos da escola são pautados nas apresentações no período de carnaval onde levamos os destaques e a bateria da escola para outros eventos e outras cidades. Nossa grande festa de coroação da rainha de bateria e o lançamento do enredo do próximo carnaval. E este é um evento que consome muita energia, empenho e planejamento. Cada detalhe é alinhado juntamente com o presidente e os outros setores da escola para levarmos a alegria e o brilho do carnaval contagiando a todos com a história da Triunfo e esperando que todos entrem para a escola para desfilar com a gente. Afinal a Triunfo é de todos e para todos.


Fale sobre o próximo evento da escola e o sentimento de trabalhar com o carnaval. 

Nossa 4* Feijoada vem trazer para Belo Horizonte, o formato dos eventos das escolas de samba do Rio de Janeiro, com performances dos artistas da escola. São eles, os destaques de chão, casal de mestre sala e porta bandeira, nossos puxadores e a bateria triunfal. 

Esperamos que o público se delicie com mais um evento  de muito samba no pé. Uma tarde de domingo memorável com brilho, gente bonita, alegria contagiante e muito afeto.

Cada evento da Triunfo concretizado me traz uma sentimento de realização, e é o que eu amo fazer.


O BLOG CARNAVAL BH, AGRADECE CRI SANTOS PELA ENTREVISTA. 

ATENÇÃO COMPOSITORES: Vem ai o concurso de samba de enredo da Acadêmicos de Venda Nova

Imagem - Divulgação Acadêmicos de Venda Nova

A escola de samba Acadêmicos de Venda Nova, anunciou o seu tradicional concurso de samba de enredo. Com o enredo "Belo HorizOntem. Cidade Oculta" , a azul e rosa conclama os compositores para exibir a sua arte musical. O evento será no dia 02-11-2025 e as inscrições serão até 31-10-2025

MAIORES INFORMAÇÕES: 31.99427-4064 ( Kiko - Presidente) 

 

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Coluna Papo de Samba: Por Mário Cesar. Samba e inclusão.

 

Foto: Divulgação - Mário Cesar 

O samba é uma ferramenta poderosa de formação da cidadania no Brasil. Diante de uma sociedade extremamente dividida e com um histórico de marginalização,  o Samba promove  a inclusão social, fortalece a identidade e a auto estima.  O Samba   é a voz que ecoa dos excluídos . Toda a sociedade Brasileira se encontra através do Samba, o Samba acolhe, cuida, educa, e disciplina.   Comunidades fragilizadas  encontram na cultura do Samba o seu lugar na diversidade cultural, matriz da formação brasileira. A riqueza de um país não é medida somente através do PIB ( produto interno bruto) ela pode ser medida também através da sua cultura, e, não há prova de miserabilidade maior do que um povo que desconhece sua própria cultura

Triunfo anuncia feijoada com lançamento de enredo e coroação de rainha.

Imagem: Divulgação - Triunfo Barroco

Vem ai a 4* Feijoada da escola de samba Triunfo Barroco. A escola alem de sua feijoada apresentara para o povo do samba e do carnaval o seu enredo para 2026, alem de coroar a sua nova rainha de bateria. 

O evento será na Avenida José Cândido da Silveira n* 1196 - Cidade Nova , e o primeiro lote já pode ser adquirido pela plataforma Sympla.  

 

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

É neste sábado (11) à estreia do Documentário:"Memórias Aqui do Alto" contando um pouco da grandiosa história da Cidade Jardim no Cine Santa Tereza


É neste sábado (11) a estreia do documentário "Memorias aqui do alto"que pretende contar a história da grandiosa escolas de samba Cidade Jardim. O doc é uma parceria do Coletivo Mestre Conga com o projeto república da UFMG. Com classificação livre e cerca de 23 min de duração, estará disponível á partir das 19h no Cine Santa Tereza. RUA ESTRELA DO SUL N* 89 - SANTA TEREZA. A entrada é GRATUITA, e os ingressos podem ser adquiridos na plataforma SYMPLA e na bilheteria do cinema.   

 

Coluna Papo de Samba: Por Mário Cesar. Entenda o atual FÓRUM DAS ESCOLAS DE SAMBA DE BH.

 

Foto: Desfiles das Escolas de Samba de BH (Internet)

O Fórum das Escolas de Samba é resultado de uma provocação feita no Conselho Municipal de Cultura. Esta provocação gerou um Grupo de Trabalho que fundando seu prazo regulamentar, concluiu a necessidade de mais tempo, mais trabalho e mais pessoas. Assim nasceu o Fórum. O Fórum Cultural Permanente das Escolas de Samba, foi constituído e reconhecido na 134ª Reunião Ordinária do COMUC - Conselho Municipal de Política Cultural, ocorrida no dia 18 de fevereiro. Lei n° 9577 de 2 de julho de 2008 e do Decreto 16.452 de 24 de outubro de 2016 e suas alterações posteriores. O Fórum foi reconhecido em resolução publicada 5 de junho de 2025. O Fórum das Escolas de Samba é uma instância de participação popular franqueada a todos os interessados. Os participantes do Fórum não se caracterizam como agentes públicos São atribuições do Fórum das Escolas de Samba: Garantir a participação democrática de todos os envolvidos nas discussões sobre os assuntos pertinentes Provocar diálogos com coletivos, instituições de pesquisa, associações de moradores e demais agentes ligados à temática das Escolas de Samba, a fim de verificar os interesses comuns e específicos, encaminhando-os ao poder público; Estabelecer interlocução com o poder público, a fim de participar no desenvolvimento de ações de políticas públicas municipais direcionadas às Escolas de Samba, articulando-se ao Conselho Municipal de Política Cultural e aos órgãos gestores de política cultural e política urbana de Belo Horizonte. Depois de um primeiro momento de apresentações aos interessados, o fórum estabeleceu com seus parceiros os objetivos e metas para o desenvolvimento das Escolas de Samba de Belo Horizonte. Nossa atual demanda é inserir as Escolas de Samba na Política Cultural da cidade através da Conferência Municipal de Cultura que vai reger a vida cidade até 2036. Lembrando que o Fórum é uma manifestação de salvaguarda do setor que foi reconhecido com patrimônio cultural imaterial da cidade e agora uma vez reconhecido, temos de cuidar deste Samba.

Um dos fundamentos do Fórum é promover a aproximação e suscitar diálogos.

     Entre estas conversas, nós sambistas, nos aproximamos dos conselheiros culturais de Belo Horizonte. Descobrimos que as Escolas de Samba, mesmo perto de completarem 100 anos nunca fizeram parte da política cultural da cidade.

     Estamos na construção da oitava conferência municipal e em toda estas edições as Escolas  sequer participaram. A conferência vai definir a politica cultural da cidade até 2036,

    A conclusão é simples toda a luta das lideranças por mais apoio, reconhecimento e até ajuda financeira foi no mínimo inócua, porque as Escolas de Samba nem faziam parte do cenário cultural de Belo Horizonte, e ficávamos a mercê da boa vontade do administrador municipal.

     Desta vez as Escolas se organizaram e apresentaram propostas para todos os eixos e se aprovados farão parte da politica cultural da cidade até 2036, independente do mandatário.

MARIO CESAR.

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Novidade no Blog: Professor Mario Cesar agora é colunista de nossa página !

 


Foto: Acervo - Mario Cesar 

O Blog Carnaval BH, tem a honra e o privilégio de anunciar uma coluna de textos que será assinada pelo Professor Mário Cesar. O Blog Carnaval BH já teve colunas de grandes sambistas como: Luiz Carlos Novais (Rota de Colisão)  Maria Elisa Moraes (Direito do Folião) e do saudoso Mestre Affonso. Mario Cesar reacende a luz democrática da opinião escrita  em nossa página com a sua chegada e promete nos envolver em uma esfera carnavalesca diferenciada e assertiva. Já estamos ansiosos para o primeiro texto. BEM VINDO AO BLOG CARNAVAL BH. 

Currículo artístico/cultural

Mário César de Almeida

 

Formação

● Artes plásticas na Guignard

Especialidades: desenho,  escultura, pintura

● licenciatura plena em História (FTC Salvador)

     Antropologia ( em andamento)

● Especialidade em História das culturas Afro brasileiras.

Professor da secretaria de educação de Minas Gerais.

 ● Início da carreira de sambista em 1980 como passista da unidos Guarani.

●Diretor da ala de passistas

●Mestre sala por 9 anos

● Vice presidente por 8 anos

● Presidente por 15 anos

●Compositor

●Carnavalesco

●Enredista

●Vice presidente da liga das escolas de samba.

●presidente do conselho Deliberativo da liga.

●Desde 1996 componente da Escola de Samba Império Serrano

●Desde 2020 membro da ala de compositores do Império Serrano

●Em 2003 ao lado de Carlos Damasceno foi umas das principais lideranças no desfile independente que deu início à atual temporada das escolas de samba de Belo Horizonte.

●Coordenador das 8 primeiras edições do Festival comida de Boteco

● Coordenador do Festival Minas Cult

●Coordenador artístico no Mercado das Borboletas

●Professor de Plásticas  Artesanais na Penitenciária Nelson Hungria

●Fundador/membro da Velha Guarda da Unidos Guarani em 2008

● Integrante do Coletivo Mestre Conga, que trabalha para tornar patrimônio o Samba de Belo Horizonte em 2023

     consultor da equipe do inventário sobre o Carnaval de Belo Horizonte

● Membro do conselho de cultura de Belo Horizonte

     integrande do Fórum permanente das Escolas de Samba de Belo Horizonte



quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Conheça a BLOCAR-MG. Liga Independente de Blocos Caricatos e Carnavalescos de Minas Gerais,


Imagem e texto: Divulgação - BLOCAR -MG


A Blocar-MG, Liga Independente de Blocos Caricatos e Carnavalescos de Minas Gerais, fundada em 07 de março de 1988, possui a missão de fortalecer e valorizar as manifestações tradicionais da cultura popular, promovendo o reconhecimento e a defesa dos blocos caricatos, blocos carnavalescos e demais associações culturais do Estado.

A entidade que passou por uma reestruturação e eleição da nova diretoria atuará como representante institucional desses grupos, defendendo seus direitos e interesses perante o poder público e a sociedade. Seu objetivo é impulsionar a organização, a sustentabilidade e o desenvolvimento técnico, artístico e social das manifestações culturais, por meio de ações de apoio logístico, institucional e financeiro.

Entre suas principais frentes de atuação estão a formação e capacitação de artistas, produtores e gestores culturais, a promoção de desfiles e eventos carnavalescos em Belo Horizonte e em todo o estado, além do incentivo à criação e circulação de produtos culturais que fortalecem a economia criativa e solidária mineira.

A Blocar também assume o compromisso de preservar e difundir a memória carnavalesca e cultural de Minas Gerais, promovendo a documentação, o resgate e a valorização dos saberes tradicionais, das histórias e dos acervos que compõem o patrimônio imaterial do carnaval e das artes populares.

Comprometida com a transformação social, a instituição trabalhará em parceria com órgãos públicos, coletivos culturais, universidades e entidades do terceiro setor, desenvolvendo projetos voltados à educação patrimonial, ambiental, artística e cidadã. A sustentabilidade e a consciência ecológica estarão presentes em todas as suas ações, com práticas de reciclagem, reaproveitamento e responsabilidade ambiental.

Além disso, a Blocar reafirma seu compromisso com a inclusão, a equidade e o respeito à diversidade, promovendo a participação ampla de grupos historicamente marginalizados e combatendo toda forma de discriminação de gênero, raça, etnia, orientação sexual, condição física, social, econômica, religiosa ou cultural.

Ao articular cultura, turismo, educação, saúde, sustentabilidade e economia solidária, a Liga busca contribuir para a construção de um Estado mais justo, plural e criativo, no qual a arte popular seja reconhecida como vetor de identidade, renda e transformação social.


Hoje a BLOCAR-MG  tem como presidente : Juólison Mangabeira

Oficinas de bateria às quartas-feiras, são realidade na Triunfo Barroco.

 

Imagem Divulgação - Triunfo Barroco

A Triunfo Barroco já está a todo vapor com suas oficinas de bateria. Os ensaios acontecem às quartas a partir das 19hs até às 21:30hs na Avenida dos Andradas 2808 no Santa Efigênia. O local conta com estacionamento próprio e fechado. as oficinas são ministradas pelo Mestre Flávio Pequeno e a escola fornece os instrumentos para todos que queiram aprender a tocar e não possuem um. A escola está com vagas abertas para novos ritmistas e acolherá a todos com carinho e disposição de preparar todos e todas para um inesquecível carnaval 2026. 




terça-feira, 7 de outubro de 2025

Escolas de samba, pedem mudanças.

 

Foto: Acervo - Imperatriz de Venda Nova 

As escolas de samba Imperatriz de Venda Nova e Mocidade Independente Bem-Te-Vi, vieram a público em suas redes sociais para pedir mudanças.Segundo as mesmas, após o anuncio de 6% de acréscimo na verba para o próximo carnaval  por parte do prefeito da cidade, as duas agremiações entendem que o valor não sera o suficiente para manter a qualidade do espetáculo. Em conversa com o presidente da Imperatriz de Venda Nova, o Blog Carnaval BH buscou entender o anuncio.  Para a escola o atual valor dos materiais, e a tardia entrega da verba carnavalesca prejudica a entrega do espetáculo. As duas instituições entendem que o valor da premiação do carnaval poderia ser divido entre as escolas de samba em geral, mantendo os troféus e o titulo de campeã para a melhor escola. Este valor seria um adento ao valor atual, para minimizar os impactos do valores de mercado carnavalesco, garantindo assim uma entrega justa a população da cidade, ao que se diz respeito ao desfile das escolas de samba. 

A Belotur e as Ligas das Escolas de Samba de Belo Horizonte, ainda não se pronunciaram publicamente sobre o pedido publico da Imperatriz de Venda Nova e Mocidade Independente Bem-Te-Vi

As escolas de samba Imperatriz de Venda Nova e Mocidade Independente Bem-Te-Vi, são hoje escolas independentes ( Não filiadas até então as ligas carnavalescas) 

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Acadêmicos de Venda Nova já tem enredo para 2026

 

Foto- Divulgação: Acadêmicos de Venda Nova 

A Acadêmicos de Venda Nova, lançou em suas redes sociais, o enredo que pretende levar para o carnaval de 2026. "Belo HorizOntem- Cidade Oculta" Com este tema  a azul e rosa, pretende fazer um passeio por uma Belo Horizonte esquecida pelo tempo, resgatando memórias, locais e personagens, que foram soterrados por parte da cidade através de sua verticalização e da modernidade. Conectando o presente e o passado , a escola redescobre casarões, quintais e vestígios de histórias a muito não contadas. 

Estrela do Vale realiza seu ultimo ensaio antes do lançamento do seu samba em Barbacena

 

Fotos/Videos - Blog Carnaval BH


A Estrela do Vale, estará em Barbacena no próximo domingo (12) para lançar o seu samba para o carnaval de 2026. A azul e amarelo do Barreiro , será presença garantida na "53* Festa das Rosas e Flores" da Cidade.  Barbacena, que será a grande homenageada da escola no próximo desfile, terá sua história e suas glórias cantadas em verso e prosa . A bateria "Furacão do Vale"sob o comando de Mestre Wesley já prepara surpresas. Veja abaixo um pouco do que a Estrela do Vale ,pretende levar para Barbacena no próximo final de semana.