domingo, 29 de setembro de 2013

Escolha do samba da Acadêmicos de Venda Nova já tem data (conheça a sinopse)


20 de Outubro no fazenda Mineira esta é a data que dará vida ao enredo "Cinco Sentidos na Mesma Emoção" a partir das 18H.

Atual vice campeã do carnaval, a Acadêmicos de Venda Nova pretende mostrar os sentidos do ser humano em plena a avenida e tingir o pavilhão azul e rosa com a terceira estrela de campeã da carnaval.

CONHEÇA A SINOPSE

GRES. ACADÊMICOS DE VENDA NOVA

CARNAVAL 2014

ENREDO - CINCO SENTIDOS NA MESMA EMOÇÃO. 

Introdução

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova apresenta o seu enredo para o carnaval Belo Horizonte de 2014, sob o título “Cinco sentidos na mesma emoção”.

Um mundo de sensações é o que os Acadêmicos de Venda Nova oferecerá aos espectadores do seu desfile. Visão, tato, olfato, paladar e audição são os sentidos comuns aos seres humanos, qualidades estas que comprovam o quanto somos iguais uns aos outros, independente da raça, ou condição social.


Visão – Das trevas à luz, tira esse olho grande de mim!

O que nos permite distinguir entre luz e trevas é a visão, que é o sentido que nos possibilita perceber o mundo através das suas cores e formas. Nossos olhos conseguem captar a luz refletida nos objetos e seres e os nossos cérebros interpretam estes sinais dando-nos a real dimensão e forma daquilo que é observado. É pelos olhos que primeiramente conhecemos o que está ao nosso redor ou mesmo a longa distância.  Diferentemente de algumas espécies de animais, podemos enxergar colorido e, graças a este avançado mecanismo fisiológico, alcançamos  o elevado grau de desenvolvimento das habilidades de nossa espécie humana.


Paladar – O delicioso gostinho da vida.

Uma mesa farta, família reunida ao seu redor, risadas, macarronada, feijoada, pizza, muitos doces e vegetais. Através do paladar também nos comunicamos com o mundo ao redor, saboreando gostos diferentes, texturas e temperaturas diversas dos alimentos. A boca é a porta de entrada dessas guloseimas e a língua a responsável por sentir e identificar os diversos sabores apresentados a cada colherada do banquete. Não se pode falar em paladar sem nos lembrarmos das deliciosas bebidas como os vinhos, cafés, champanhas, sucos, refrigerantes e as populares “caninha” e a “cerva geladíssima”.


Olfato – O cheirinho da sedução está no ar.

Cheirinho gostoso, cadê, cadê, cadê!? Pois é, os odores captados pelas narinas podem não ser percebidos pelos outros sentidos, mas não escapam do olfato. Desde muito novos os animais aprendem a utilizar deste sentido para identificar suas mães e as fontes de alimento. Quando adultos os cheiros exalados pelos seres são percebidos como sendo a chamada da natureza para o acasalamento e a perpetuação das espécies. São os vegetais os maiores fornecedores das muitas fragrâncias conhecidas, podendo ser extraídas de ervas, frutos, folhas, caules e, principalmente, das cheirosas e coloridas flores. Campos inteiros das mais aromáticas flores são cultivados mundo afora, inspirando os perfumistas nas suas cobiçadas e exóticas criações.


Audição – Na música o som da voz de Deus.

Divinal é o som advindo da natureza e dos seus pássaros, onde doces melodias embalam nossas vidas com mais paz e acalanto. A grande sensibilidade e talento de célebres compositores clássicos conseguiu traduzir, em acordes e instrumentos musicais, sons divinais ouvidos nos templos e palácios.  Contudo, também há aqueles que percebem os sons não pelos seus acordes, mas através das vibrações propagadas pelo ar e através de símbolos e objetos. São os deficientes auditivos que usam suas mãos para emitir sons inaudíveis porém compreensíveis em nossa linguagem.


Tato – Sentindo na pele a emoção de ser brasileiro.

O maior órgão que possuímos, a pele, é a responsável pelo nosso tato, ou seja, a capacidade de sentir o que tocamos ou o que os toca. O tato nos proporciona as sensações de calafrio, repulsa, textura ou aconchego, de acordo com o elemento percebido. Brilha o sol, brilha a estrela-guia. É o calor dos trópicos enchendo nossas vidas de luz e aconchego. Também é o calor sentido no abraço amigo e na chama ardente que domina o chamego dos amantes. Arrepio na pele também se sente pelo vento noturno e pelo frio do inverno que percorre todo o corpo.


Sexto-sentido – Todos numa mesma emoção

Arrepiantes são os gritos emanados do povo. Seja nas históricas manifestações cívico-populares, ocorridas no outono de 2013, demonstradas nas ruas e praças país afora, exigindo um Brasil com melhores serviços públicos e o fim da corrupção. Seja nos templos do futebol, onde já preparamos o tão aguardado grito de “goooool!!!”, aguçando os nossos 5 sentidos. Meu sexto-sentido não falha, já somos um país mais consciente e, por que não, hexa-campeão!



Belo Horizonte, 10 de agosto de 2013.

GRES Acadêmicos de Venda Nova
Diretoria Artística

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Último dia de inscrições para a eleição da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura





Comissão é responsável pela análise e seleção dos projetos culturais inscritos para obtenção de recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura

O prazo de inscrições de eleitores e candidatos para a escolha da nova Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC) foi prorrogado para até hoje, dia 18 de setembro. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 14 de setembro.
Os interessados em se cadastrar devem preencher e enviar o formulário eletrônico disponível no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br/cmic2013. Em seguida, é necessário apresentar, em envelope lacrado, toda a documentação exigida pelo regulamento na sede da FMC (Rua Sapucaí, 571, Floresta) até 18 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 18h. O regulamento da Assembleia de Eleição foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 3 de setembro de 2013 e está disponível para consulta no site de cadastro.
Candidatos ou eleitores devem comprovar dedicação ao trabalho no setor cultural há, pelo menos, dois anos em uma das áreas culturais: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Música ou Patrimônio. Eleitores que participaram da eleição em 2012 não precisam se recadastrar. A votação acontece no dia 7 de outubro, a partir das 19h, no Museu Histórico Abílio Barreto.
Todos os eleitores e candidatos a membros da CMIC podem ser proponentes à Lei Municipal de Incentivo à Cultura. No entanto, os candidatos que forem eleitos não poderão participar dos projetos até um ano após o termino do seu mandato.
A Comissão
A CMIC é paritária, composta por três representantes do poder público e três do setor cultural. Ela é responsável pela análise e seleção dos projetos culturais inscritos para obtenção de recursos por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura além de acompanhar e fiscalizar todos os projetos em execução da lei de incentivo. Os membros dessa comissão exercem mandato de um ano, podendo ser reconduzidos uma vez por igual período.
INFORMAÇÕES: dpfic.fmc@pbh.gov.br

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

BLOCO CARICATO ESTIVADORES DO HAVAI DEFINE ENREDO (CONHEÇA A SINOPSE)


Após ser aprovado na avaliação, o verde e branco Estivadores do Havai , anuncia seu tema para o carnaval de 2014. Intitulado (Estivadores invadindo o Egito) o bloco propõe uma louca e divertida viagem no tempo, transportando Belo Horizonte para os tempos dos faraós através do olhar de um folião sonhador.



BLOCO CARICATO ESTIVADORES DO HAVAI
CARNAVAL 2014

TEMA:

OS ESTIVADORES INVADINDO O EGITO

Sinopse:


  
Em um tempo onde os ponteiros dos relógios eram regidos pelos Deuses, o Sol se prostrava em um altar. A lua, por sua vez, regia o sono do grande enviado. Enquanto o grande Rio Nilo banhava as mágicas terras de fartura e seduzia um povo nobre e ostentador.
            Em uma terra de riquezas e abundâncias, um grande império se erguia. Sua base era o ouro, suas conquistas assolavam o mundo e seu pedestal se fazia valer pela coragem.

            Os Deuses abençoavam as eternas dinastias que os representavam e falavam por eles por toda a extensão deste império. Mas, como todo grande Império regido pelas estrelas, um dia os deuses viraram suas costas para a prosperidade. Assim, as riquezas e a soberania foram substituídas por crises e traições. Os eternos faraós, representantes máximos destas dinastias, adormeceram. E juntamente com eles, todos os tesouros e magias, foram também condenados a séculos de esquecimento, bem como a um sono profundo e melancólico, indigno àqueles que outrora eram os enviados dos Deuses na terra.

            As ampulhetas do tempo giraram deixando os dias de glórias enterrados no passado e submersos aos imensos desertos de areia. Saqueados e redescobertos por arqueólogos aventureiros, parte de seus tesouros foram reencontrados. Então os grandes reis seriam novamente reverenciados, porém invés de templos, apenas museus.

            A tradução de sua língua, a muito esquecida, relevaria uma tempestade de areia mágica que traria, para os dias de hoje, os personagens deste vasto império. O despertar dos Deuses, despertaria os grandes faraós e também o seu povo adormecido. E como um rito de magia de um sacerdote egípcio, Os estivadores do Hawaii, transportará Belo Horizonte, através do portal mágico em pleno carnaval, e tudo que o homem um dia sonhou ver se tornara real.

Mas se é carnaval, os Estivadores chegaram em plena festa da colheita,
Festa esta que deu origem ao carnaval honrando os deuses da fartura e da vitória.
E se o clima era de festa a emoção estava no ar e a bateria a tocar.

Sambou Anúbis , cantou Cleópatra, girou o sacerdote, sacudiu próximo do que hoje seria a Etiópia.

A cevada era servida na abundância dos festejos, era a festa mais querida que no verde e branco do bloco festejou a compaixão.

Com o ritmo explodindo a poeira subia intensamente, das areias do deserto a tempestade era frequente, a mágica se desfez e a poeira baixou.

Revelando em “Beagá” um lindo sonho ou um deliro de um folião no amanhecer do carnaval, vestido de faraó que nas ruas da cidade após os Estivadores passar pela avenida despertou.

Autor da Sinopse : Felipe Diniz Marinho

domingo, 15 de setembro de 2013

Como anda a saúde do nosso carnaval ?

Foto: Feitura de fantasia do GRCES.FORÇA REAL - Casa de Dirigentes 

O Blog Carnaval BH, esta retomando suas atividades e quer deixar o sambista um pouco por dentro do cenário atual do carnaval, então elaboramos este texto de uma forma popular para que todos entendam PARTE deste cenário. e a partir daqui possamos acompanhar (se deus quiser ) noticias boas rumo ao carnaval de 2014. 

Como anda a saúde do nosso carnaval ?

Que o carnaval de BH , não esta sofrendo de uma gripe e sim de uma pneumonia mau curada dos anos 80 isto todos já sabem.  Uma situação sem eira e nem beira que vem se arrastando ao longo dos anos prejudicando agremiações e ate mesmo a economia da capital das Minas Gerais que poderia ser aquecida de forma direta durante os dias de festa.

Vamos ao quadro clinico da festa.

Amputação (perda) de um dia de desfile
Falência múltipla de agremiações
Redução da verba
Estrutura de desfiles comprometida
Estrutura básica de condições inexistentes.

Um quadro clinico que colocaria qualquer médico de plantão já em contato com a família do dito paciente para uma conversa um pouco mais seria. Então vamos analisar as questões pontadas acima e ver entender melhor o que vem ocorrendo nos últimos meses.

Aviso de redução da verba foi pela Belotur , no dia do sorteio da ordem dos desfiles, e nem uma das agremiações se quer sabia do fato. (isto ocorreu com menos de DUAS SEMANAS para o desfile) e a pouca verba restante foi repassada a apenas alguns poucos dias da festa. ( imaginem como blocos e escolas trabalham durante o resto do ano?)

Após isto o que se viu foi um corre-corre entre presidentes e ameaças de não desfile por parte de todos, o que acarretou em uma verba extra de 50% do que teria sido entregue as escolas de samba e blocos caricatos, fazendo então com que os presidentes mantive sem  suas agremiações na festa para 2013.  

Mesmo com a verba emergencial de 50 % o ROMBO no orçamento das escolas e blocos foi eminente, muitas agremiações não terminaram seu carnaval e foram para a avenida com acabamentos a desejar em fantasias e alegorias. E ao chegarem para desfilar viram apenas meia pista com arquibancadas e camarotes transformados em tendas sem nem um conforto.Um cenário nada atrativo para sambistas e público.

Após o carnaval surgiu à dificuldade de sempre de prestar contas, reuniões foram marcadas e algumas desmarcadas, o que vem gerando um certo desconforto.

Há alguns dias a noticia do despejo de mais uma escola de samba acende definitivamente a luz vermelha da folia. O carnaval 2014 esta se aproximando, escolas de samba e blocos caricatos não possuem quadra para os ensaios e barracões para fazer seus trabalhos. Salvo Cidade Jardim que detém uma quadra e Estrela do Vale que possui um espaço onde desenvolve ações sociais e eventos durante o ano.

 Escolas como Força Real tem todo o seu carnaval feito na garagem de dirigentes e diretores , e pós carnaval tem todos este material guardado nos mesmos lugares. Suas alegorias ficam na rua e a pró-pia PBH, através de regional,  já chegou a multar a escola por estar com as mesmas em via publica. Com a perda de parte da verba a escola teve dificuldades de terminar seu carnaval e acabou perdendo o espaço onde ficaria armazenado todo o material durante o ano.

Duas vezes campeã a Acadêmicos de Venda Nova é a bola da vez , com mandato de despejo já expedido segundo informações do jornal Hoje em Dia.

Fato é que todas as agremiações estão passando por dificuldades e em meio a todo este transtorno os blocos caricatos anunciam reuniões coerentes, onde já colocam em pauta regulamento e o carnaval de 2014, passando por cima das adversidades e tentando manter a tradição do carnaval acesa na capital.

A diminuição no numero de escolas de samba também chama a atenção, pois sem condições básicas (quadra e barracão) fica praticamente impossível manter uma escola de samba ou até o bloco caricato. Pois são agremiações sem fins lucrativos, que pagam impostos e não detêm um local realização de um evento (festas/ensaios) para que a agremiação se torne atrativa e sustentável passando a não depender unica e exclusivamente da verba para realizar seu  carnaval. 

Uma nova reunião foi marcada e o sambista da capital aguarda o fechamento desta transtornada novela que iniciou-se nos anos 80 e que ainda hoje insiste em esta no ar, mas se todos estão a espera de um milagre por que não sonhar com um final feliz , com agremiações estruturadas e um espaço (sambódromo) capas de dar brilho a este espetáculo que é sucesso em todo o Brasil, pois o projeto e o local já existem  e esta semana Léo de Jesus apresentou a população da cidade como já noticiado neste blog.


Muito se diz que as agremiações precisam se profissionalizar , fato é que as mesmas tem ciência que precisam se atualizar no cenário carnavalesco brasileiro... e mais uma vez esbarramos na pouca ou nem uma estrutura física de cada uma. Vale lembrar que o poder público fez seu ultimo seminário (investimento) em prol do carnaval de BH em 2006.

Esperamos o fim destes mais de 20 anos de problemas com a festa ( carnaval )em Belo Horizonte com um final feliz. Pois acreditamos que o poder publico ira entender que carnaval gera renda, gera emprego, é trabalho social, turismo e cultura e não um favor de três dias onde o povo distrai dos problemas que o aflige.  

VEJA AQUI OS VÍDEOS COM OS DESFILES DE TODOS OS BLOCOS CARICATOS DE 2013


O BLOG CARNAVAL BH ATENDE AOS INÚMEROS PEDIDOS E VOLTA A COBRIR O CARNAVAL, DISPONIBILIZANDO OS VIDEOS DO CARNAVAL DE 2013. POIS SOMOS O ÚNICO CANAL DE NOTICIAS DO CARNAVAL DE BELO HORIZONTE QUE DURANTE TODO O ANO ACOMPANHA TODAS AS NOTICIAS DA FESTA E O ÚNICO A DIVULGAR REGULAMENTE OS VIDEOS DE TODAS AS ESCOLAS DE SAMBA E BLOCOS CARICATOS DA CIDADE. O BLOG CARNAVAL BH HOJE É UM PATRIMÔNIO DO SAMBISTA DE BH E NÃO PODE PARAR.NÃO PODEMOS DEIXAR QUE A VAIDADE DE ALGUNS DIRIGENTES DEIXE O BLOG CARNAVAL BH FORA DA FESTA... RUMO AOS 10 ANOS BLOCO CARICATO - ESTIVADORES DO HAVAI.



BLOCO CARICATO - ACADÊMICOS DA VILA ESTRELA

BLOCO CARICATO - INFILTRADOS DE SANTA TEREZA

BLOCO CARICATO - CORSÁRIOS DO SAMBA

BLOCO CARICATO - ACADÊMIA DO SAMBA POR ACASO

BLOCO CARICATO - MULATOS

BLOCO CARICATO - BACHARÉIS DO SAMBA

BLOCO CARICATO - INOCENTES DE SANTA TEREZA

BLOCO CARICATO - AFLITOS DO ANCHIETA

sábado, 14 de setembro de 2013

VEJA AQUI OS VIDEOS DOS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA DO CARNAVAL DE 2013.




O BLOG CARNAVAL BH ATENDE AOS INÚMEROS PEDIDOS E VOLTA A COBRIR O CARNAVAL, COMEÇA HOJE A DISPONIBILIZAR OS VIDEOS DO CARNAVAL DE 2013. POIS SOMOS O ÚNICO CANAL DE NOTICIAS DO CARNAVAL DE BELO HORIZONTE QUE DURANTE TODO O ANO ACOMPANHA TODAS AS NOTICIAS DA FESTA E O ÚNICO A DIVULGAR REGULAMENTE OS VIDEOS DE TODAS AS ESCOLAS DE SAMBA E BLOCOS CARICATOS DA CIDADE. O BLOG CARNAVAL BH HOJE É UM PATRIMÔNIO DO SAMBISTA DE BH E NÃO PODE PARAR.NÃO PODEMOS DEIXAR QUE A VAIDADE DE ALGUNS DIRIGENTES DEIXE O BLOG CARNAVAL BH FORA DA FESTA... RUMO AOS 10 ANOS.

 GRCES. FORÇA REAL (SORTE OU AZAR. AS CARTAS VÃO FALAR) GRES.IMPERAVI DE OUROS. ( EUFAM OS TAMBORES QUE O FOLCLORE ESTA NO AR. ) GRES. ESTRELA DO VALE (VALE TUDO POR AMOR) GRES. ACADÊMICOS DE VENDA NOVA ( SAMBA LÊ lÊ A VENDA NOVA DESPERTA A CRIANÇA EM VOCÊ) GRES.CANTO DA ALVORADA ( PELO CAMINHOS DE MINAS YARA TUPINAMBÁ) GRES.CIDADE JARDIM (CADA LOUCO COM SUA LOUCURA)

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CONHEÇA A SINOPSE DA FORÇA REAL


GRCES.FORÇA REAL

CARNAVAL 2014
 Carnavalesco- Flávio Campello

De Forró de Belô ao Arraial que me conquistou. Pula fogueira Iaiá é nesta festa que eu vou.

Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Foi numa noite, igual a esta
Que tu me deste o teu coração
O céu estava, assim em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xóte, baião no salão
E no terreiro
O teu olhar, que incendiou
Meu coração.
Luiz Gonzaga.

Primeiro Anarriê.Cultura e tradição as origens de São João.

Salve São João, Salve a cultura popular, e de onde tanta cor e tanto espetáculo surgiram? Origens da festa neste causo eu vim mostrar. Foi lá pras “bandas  das Europa” que o cortejo popular se fez passar. Países católicos nesta festa iriam influenciar.Eram homenagens a São João que de festa Joanina fui chamar.
Atravessou o mar, desembarcou no Brasil pelos irmãos Lusitanos, falando em uma linguagem mais popular, os portugueses aqui estavam a chegar, e no Brasil colonial, fé e festividades de um devoto não deveriam faltar.
Mas se teríamos festa era preciso enfeitar ...
Com muito Uí ui a frança esteve aqui e dela os passos marcados se originaram, “orientalmente”  falando veio da china a tradição de soltar os fogos de artificio.
De Portugal e Espanha a dança com fitas daria o toque final à merecida festa ao honroso santo.
Chegou, cresceu e foi adequando se as diferentes regiões do Brasil e em Minas Gerais a festa não seria á amargar.
Adentrou a capital e lá se fez popular, sobe um Belo Horizonte o Sanfoneiro iria anunciar... Vem chegando sô que hoje o quadrilheiro é carnaval canta com euforia e emoção que é o Arraial da Força Real.

Segundo Anarriê – Do Forró de Belô eu vou pro Arraial que me Conquistou.

Criado em 1979 pela Prefeitura de Belo Horizonte o Forró de Belô estimulou quadrilhas existentes e incentivou a criação de novas.
 No ano seguinte sobe a vigência da Belotur o evento passou a se chamar Arraial de Belô, adentrando a um processo de identidade cultural na cidade.
Entre 1983 e 1988 a fogueira se apagou e a cidade não contou com os belos concursos apenas apresentações das quadrilhas.
Nos anos noventa a sanfona iria ecoar pela cidade, o Arraial se consolidava como uma tradição ganhava espaço , ganhava visibilidade e fazia o sanfoneiro se emocionar.
Não importava se o “feijão era queimado” ou se o Arraiá era no Brejo Grande” era “São Gererê” que vinha abençoar o publico em quanto “São Mateus” faria suas honras. Com roupas remendadas, chapéu na cabeça e calça “Pega Frango”  o caipira se faz divertir.
Comidas típicas, barraquinhas e muitos shows levam o povão a sonhar, mostrando que o “Forró de Minas” era para todos.
Você pode ate estar com o “Pé Rachado” ou “Sem Nome” que você pula a fogueira e solta balão no “Pé da Serra” Na “Cambuquira” de um novo dia o gostoso é saborear “Jiló com Mel” Chegando ao “Capão da Mandioca” na certeza de um novo amanhecer, com o olhar atendo onde até uma "águia caipira" sobrevoaria a cidade, cortejada por "Beija Fores de Minas" era até possivel ver um caipira sonhador "cantando latas" e quanto gritava "Arriba Saia" ao ver a morena carnavalesca passar. Muito "fogo de palha" pra pouca mandioca frita...

Se a noite é de carnaval e a festa é cultural, chegou a Força Real pedindo ao sanfoneiro que ajude a esquentar ainda mais a noite e sobe a benção de todos os santos o casamento vai se realizar. Vem Sambar o padre, vem à viúva vem o pai da noiva e todo o cortejo a decantar, no caminho da roça o bairro Ipanema vai passar, é hora de sacudir e alegrar, levanta arquibancada nossa escola no festejo esta a chegar.Força Real pula a fogueira no carnaval.

Dedicado a todos os Quadrilheiros de Belo Horizonte que fazem do Arraial de Belô um espetáculo que encanta gerações.

Bloco Caricato Bachareis do Samba canta o Congado em 2014.


Com o tema “No samba Cantado Bacharéis Homenageia o Congado” o tradicional bloco caricato Bacháreis do Samba, exaltara o Congado como arte popular e folclore no próximo carnaval. Disposto a fazer um grande desfile o amarelo e preto prepara-se para uma apresentação impecável, respeitando as tradições carnavalescas em um tema de muito respeito.

Acadêmicos de Venda Nova pode ser despejada.


Mesmo após ser vice campeã do carnaval de 2013, a Acadêmicos de Venda Nova enfrenta dificuldades para manter sua estrutura.  O despejo de seu barracão é questão de tempo e a divida do mesmo pode passar 7 mil reais.
Segundo informações do jornal Hoje em Dia, a ordem de despejo já foi expedida e a escola fez eventos para tentar pagar suas dividas. A escola contava este ano com a verba que era repassada pela Cemig , que este ano foi enviada a Belotur que a pulverizou . A Belotur se defende alegando quer o dinheiro foi investido da estrutura do evento.

Em maio desde ano outra escola de samba sofreu com o despejo, a Força Real esta com suas alegorias na rua e fantasias em casas de diretores e componentes.