BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

FORÇA REAL ANUNCIA PARCERIA COM E.E DOM BOSCO




O GRCES.FORÇA REAL,  anuncia mais uma parceria para o carnaval de 2013, em conjunto com a Escola Estadual Dom Bosco, a Força Real ira desenvolver sua ala de crianças para o próximo desfile, todas as fantasias das crianças da ala bem como parentes dos alunos, funcionários da escola ou amigos indicados pelos mesmos serão doadas a comunidade, a E.E Dom Bosco, também contara com a equipe da Força Real para atuação e desenvolvimento do carnaval dos alunos, através do Departamento Jovem da escola de samba que já esta a disposição da mesma.

A Escola Estadual Dom Bosco é uma das mais antigas e tradicionais da região atendendo crianças de vários bairros , para a Diretora Jaqueline esta parceria já deu samba e para a Força Real, acreditar no futuro é investir nas crianças incluindo a comunidade e respeitando este patrimônio educacional que é a E.E.Dom Bosco.










Read more »

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Audiência Publica discute carnaval 2013 em BH.


FONTE:(FOTO/MATÉRIA).
http://www.cmbh.mg.gov.br/noticias/2012-11/audiencia-discute-realizacao-do-carnaval-2013-em-bh


Em audiência requerida pelo vereador Hugo Thomé (PMN) à Comissão de Administração Pública, realizada nesta segunda-feira (26/11), parlamentares, representantes de blocos, associações, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Belotur discutiram as perspectivas para o carnaval 2013. Falta de recursos e prazos exíguos para planejamento e execução de projetos foram alguns dos temas debatidos. Uma nova audiência foi agendada para o dia 10 de dezembro, para esclarecer questões essenciais como local, projetos, número de blocos e escolas participantes.
“A 73 dias do carnaval, que vem ganhando cada vez maiores proporções em Belo Horizonte, ainda faltam informações, estrutura e recursos”, constatou Hugo Thomé (PMN). O vereador Leonardo Mattos (PV) destacou a função social e econômica do evento na capital, atraindo o turismo e criando empregos.
Prazos e recursos
Segundo o presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Bem-Te-Vi, Luiz Carlos Novais, a preocupação dos carnavalescos é com as questões do tempo e da verba. “Temos o apoio da Belotur, Cemig e Câmara Municipal, mas sempre encontramos as portas fechadas nas empresas privadas”, informou.
De acordo com o presidente do Bloco Por Acaso, Jairo Alves, nada foi informado pela Belotur. Para ele, a Belotur tem que fazer um esclarecimento: “Há dois anos o governo do Estado anuncia a liberação de verbas, que ainda não chegaram para nós integralmente”.
Documentação exigida
Adelmo Gabriel Marques, da Associação Comunitária dos Amigos do Entorno do Estádio Independência e Adjacências Sagrada Folia questionou a falta de flexibilização no que se refere à documentação exigida dos blocos para que possam participar de eventos de potencial turístico. “É necessária uma sincronia de ações entre Regionais, Belotur e movimentos populares”, concluiu.
Segurança
Para o chefe de Divisão Operacional do Comando Geral do Corpo de Bombeiros de MG, capitão Eduardo Chagas Ribeiro, o prazo já é curto para avaliação do projeto por parte da corporação.
O capitão Anderson Maurício Coelho, da Polícia Militar, disse que são necessárias informações sobre as demandas por parte da Prefeitura para o dimensionamento dos esforços. “É preciso avaliarmos o local da realização dos desfiles, para posterior liberação. A participação de menores e a venda de bebidas alcoólicas, por exemplo, também são dados fundamentais para que se garanta o previsto na legislação, além de maior segurança”, argumentou.
Conforme o capitão Douglas Antônio da Silva, do Comando da 1ª Região da PMMG, há sintonia entre a PBH, a Polícia Militar e outros órgãos, mas um mínimo de requisitos devem ser preenchidos para a realização do evento. “A gestão da informação serve como base para o planejamento da PM. Nossa maior preocupação é a liberação do calendário da Belotur sobre os blocos participantes, considerando que alguns comunicam na última hora e, às vezes, nem comunicam”, afirmou o capitão.
Capacitação
Para o diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Belotur, Gelton Pinto Coelho, a intenção é promover um carnaval "mais técnico, responsável, em acordo com as necessidades da cidade e com a legislação; um carnaval mais seguro e transparente, por meio da prestação de contas, para que novos convênios sejam estabelecidos". Segundo o diretor, a Belotur procurou o SEBRAE/MG buscando preparo para a elaboração de um projeto de capacitação, e propôs uma visita aos organizadores do carnaval no Rio de Janeiro e em São Paulo para o conhecimento de melhores práticas para BH. “Isso facilitará a captação de recursos da iniciativa privada via leis de incentivo, já que as empresas podem investir recursos e obter isenção de impostos”, avaliou.
Gelton mencionou ainda as reuniões realizadas pela diretoria executiva da Belotur, que discutiram a dotação orçamentária para o carnaval. "Foi solicitado orçamento para o ano que vem, incluindo desfiles e recursos. A área dos desfiles, como a Praça da Estação por exemplo, depende de dotação orçamentária”, declarou.
Espaço democrático
O representante da Belotur contou que já ocorreram reclamações sobre o barulho em alguns ensaios de escolas de samba, e informou que a Secretaria de Cultura já se prontificou a debater o assunto e a disponibilizar espaço para a realização das atividades. “Estamos propondo a elaboração de um projeto que garanta esse espaço democrático de desfile e participação da comunidade”, destacou Gelton.
Encaminhamentos
Os participantes agendaram uma nova reunião para o dia 10 de dezembro, às 13h, no mesmo local, com convocação a ser publicada no Diário Oficial do Município, para que a Belotur apresente o número de participações de blocos de rua e projetos e se dê prosseguimento à licitação.
Legislação e projeto sobre o tema
Lei 8.087/2000, originária do PL 1244/99, de autoria de Leonardo Mattos e do ex-vereador Marco Antônio Menezes, institui o Carnaval Oficial de Belo Horizonte.
PL 2383/12, de autoria do vereador Edinho Ribeiro (PTdoB), que tramita em 1º turno, autoriza a alienação, mediante venda ou permuta, de áreas localizadas na Av. Cristiano Machado, no Bairro São Paulo, Regional Nordeste, e de imóveis localizados na Av. do Contorno, Bairro Floresta, na Regional Leste.

Read more »

Acadêmicos de Venda Nova elege rainha de bateria no dia 2 de dezembro.


A Acadêmicos de Venda Nova, convida a todos para a eleição de sua Rainha de Bateria 2013, o evento sera no Fazenda Mineira dia 02 de dezembro as 18H.

Vale a pena conferir.

Read more »

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Concervatório de Musica da UFMG, presta homenagem a Mestre Affonso.


Na véspera do Dia Nacional do Samba, 01/12, o Conservatório UFMG vai homenagear uma das pessoas que mais lutou em defesa do samba de BH. Vale a pena conferir , parabéns ao Conservatório da UFMG pela homenagem.

Read more »

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Mestre Serjão esta vivo, Cidade Jardim se desculpa.


Após a informação vinculada de que Mestre Serjão teria falecido vitima de violência urbana, Cidade Jardim se desculpa e respira aliviada a não perda do grande mestre.

Ao Mestre Serjão todo o carinho e respeito do Blog Carnaval BH e que continue ao nosso lado ainda por muitos carnavais.

Read more »

LUTO NA CIDADE JARDIM


A Cidade Jardim comunica a todos o falecimento eterno Mestre de Bateria Serjão. Muita dor, mais um grande amigo que partiu esse ano. Aos familiares, e amigos muita força, que Deus ilumine mais este sambista que se vai. Pedimos Paz nas ruas e um mundo com menos violência.

FORÇA A VERMELHO E BRANCA.

Read more »

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Por Acaso faz festa e apresenta samba 2013

O Bloco Caricaro Por Acaso, se prepara para a primeira festa do samba, o verde e rosa do Carlos Prates, ira apresentar seu samba 2013 no Clube Orion na rua Padre Eustáquio 1489, no dia 25 deste mês.

O bloco 4 vezes campeão conta com sua bateria "Arame Farpado" para animar a todos e garante muita musica e alegria.

VALE A PENA CONFERIR

Read more »

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Tambores do Brasil é opção de lazer e cultura.



No mês de comemoração à Consciência Negra, o Percussão Brasil: Núcleo de Formação e Pesquisa promove mais uma ação de preservação e valorização à percussão brasileira. No dia 10 de Novembro, a partir das 22:00hrs, o CentoeQuatro recebe a primeira edição do Tambores do Brasil, evento que celebra a reunião de artistas e representantes da rica tradição percussiva da cultura popular brasileira. Grupos de percussão atuantes na cena de Belo Horizonte se apresentarão durante as seis horas de programação do evento
. Maracatu de Baque Virado, Tambor de Crioula, Samba-de-roda e Samba-enredo fazem parte da programação, aliando a rítmica dos tambores aos demais segmentos artísticos que compõem estas manifestações, como o canto e a dança.

:: Bateria Imperador ::

Nascendo como resultado das ações de formação do Percussão Brasil, a Bateria Imperador apresenta a tradicional percussão das baterias de escolas de samba. Como resultado da pesquisa do percussionista Rafael Leite, traz belos arranjos percussivos, aliado a um repertório de sambas-enredo clássicos do carnaval brasileiro.
Página: http://www.facebook.com/pages/Bateria-Imperador/149414218538176

:: Trovão das Minas ::

A tradição pernambucana do Maracatu de Baque Virado tem seu ápice com o grupo Trovão das Minas. Englobando outros elementos como o Congo, a Ciranda e o Boi, o grupo apresenta repertório próprio, interpretando também loas de sua nação-madrinha, a Nação Estrela Brilhante de Recife.
Página: http://www.facebook.com/trovaodasminas?fref=ts

:: Samba da Meia Noite ::

O Samba da Meia-noite, que se apresenta quinzenalmente na Rua Aarão Reis, em frente à Serraria Souza Pinto, traz através da vivência de seus componentes a tradição do Samba-de-roda. Natural do Recôncavo Baiano se espalhou de acordo com a oralidade de cada região do país, sendo cantado ao som de tambores e conta com a típica dança da umbigada, manifestada pelos sambadores e sambadoras do grupo.
Página: http://www.facebook.com/SambadaMeiaNoite?ref=ts&fref=ts

:: Tambor de Crioula de São Benedito ::

O Tambor de Crioula de São Benedito, coordenado pela percussionista mineira Daniela Ramos, representa a tradição do Tambor de Crioula do Maranhão, com as coreiras dançando ao som alucinante dos tambores e das loas entoadas por tocadores e cantores.

:: Bloco Oficina Tambolelê ::

Criado através da iniciativa de integrantes do grupo Tambolelê, no final de 1999, o Bloco Oficina Tambolelê é um importante agente de preservação e valorização da tradição cultural afro-mineira. Em seus anos de história, que conta com atividades socioeducativas na sede do grupo no bairro Glória, já participou de diversos festivais ao redor do país. Nesta caminhada, o Bloco Oficina Tambolelê redescobre a cada dia uma maneira de reexistir e manter viva sua crença de que a arte tem o poder de transformar e vencer barreiras.


Serviço

:: Espetáculos ::
Bateria Imperador
Samba da Meia Noite
Tambor de Crioula de São Benedito
Bloco Oficina Tambolelê
Trovão das Minas

:: DJ ::
Allsista
Corisco Dub

:: Sábado, 10 de Novembro de 2012

Horário: 22hrs
R$10,00 (meia-entrada)
R$20,00 (inteira)
Ingressos somente na portaria.

Sujeito a lotação da casa – 400 pessoas

Read more »