BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

sábado, 28 de julho de 2012

QUEM DESFILA ESTE ANO ?





Foto: Cidade Jardim / Protestos em 2009 por sua quadra de ensaios


QUEM DESFILA ESTE ANO ?

Esta é uma duvida frequente no carnaval de Belo Horizonte, quem desfila no próximo carnaval ?

A receita deveria ser simples, no grupo especial, desfilam as escolas credenciadas a este grupo mais a escola campeã do grupo de acesso no ano anterior, e no grupo de acesso as escolas que buscam um lugar no grupo especial mais a ULTIMA colocado do grupo especial no ano anterior. Mas não é bem assim que vem acontecendo...

Para entender melhor e sabermos um pouco mais do nosso carnaval vamos voltar a 1990 o ultimo carnaval na Affonso Pena e analisar as perdas sofridas e os pavilhões dobrados ate 2012.

O ano era 1990, e após o fiasco do carnaval de 89 onde Belo Horizonte não teve desfiles as escolas de samba foram para a avenida.


(Foto Unidos de Santa Tereza campeã do grupo B em 1990)

Naquela época os desfiles eram subdivididos em :

Escolas de samba ( 2 grupos )

Blocos Carnavalescos (Eram escolas de samba menores, com alegorias, comissões de frente, Mestre Sala e Porta Bandeira, baianas e a bateria seguia a mesma montagem das escolas de samba , os ritmistas vinham tocando no chão)

Blocos Caricatos, desfilavam um após o outro, com temas originais e menos integrantes no chão.

Antes do inicio de cada dia de desfiles, um gigantesco carro alegórico ornamentado e produzido pela prefeitura de Belo Horizonte, conduzia a corte real e os apresentava por toda a passarela do samba.

Entre as escolas de samba desfilaram naquele ano :

Terça Feira 27/02/1990 ( ordem de desfiles)

GRES.Inconfidência Mineira

GRES. Canto da Alvorada

GRES.Mocidade Independente Venda Nova

GRES.Mocidade Independente Bem-Te-Vi

GRES.Vila Rica

GRES. Cidade Jardim

No grupo de acesso que desfilou na segunda Feira 26/02/1990 tivemos as escolas de samba.

GRES. Alegria da Vila

GRES. Unidos de Santa Tereza

GRES. Monte Castelo

ARES. Unidos Guaranis.

Entre os Blocos Carnavalescos desfilaram no Domingo 25/02/1990

Mocidade Partido Alto

Mocidade Unida Vera Cruz

Chave de Ouro

Mocidade Unida Boa Vista

Abrindo o carnaval no sábado de carnaval, ( 24/02/1990 ) a exuberância e a irreverência da tradição do carnaval de Belo Horizonte, sem divisão de grupos e caricaturando os assuntos do dia a dia, os Blocos Caricatos entravam em cena.

Se fizermos um retrospecto de todas as agremiações citadas acima, apenas três (3) delas sobreviveram ate o carnaval de 2012.

No ano de 2012, apenas Canto da Alvorada, Cidade Jardim e Bem-Te-Vi estiveram na avenida.Inconfidência Mineira fez sua ultima aparição em 2010 ainda na Via 240 e Unidos Guaranis desfilou pela ultima vez em 2011 sendo rebaixada para o grupo de acesso.

Em 1991 um desfile foi realizado em Contagem e as escolas de samba então saíram de cena retornando em 2000 com uma apresentação de Mocidade Unida do Vera Cruz e Inconfidência Mineira. Em 2001 uma apresentação maior foi arquitetada e novas escolas despontam.

Foto: Unidos de Vera Cruz/Carnaval 2000- bateria)

Inconfidência Mineira, Cidade jardim, Bem Te Vi, Unidos Guaranis, Vera Cruz, Mocidade Unida, Acadêmicos do Palmital. Foram algumas das atrações nos dias de folia.

Já em 2002 apenas Cidade Jardim e Inconfidência Mineira se fizeram presentes em 2003 “chuvas” prejudicaram o andamento do carnaval.

Nesta que podemos chamar de primeira etapa da volta do carnaval de Belo Horizonte a irregularidade na presença dos desfiles já se fazia presente.

Foto: Via 240.

Em 2004 a grande expectativa era o primeiro desfile da historia longe do centro da cidade e a volta do GRES. CANTO DA ALVORADA que desfilou ao lado de novatas como Unidos do Onça, Deixa Falar e a já veterana Inconfidência Mineira. A Unidos do Onça resistiu bravamente durante toda a era Via 240 chegando a terceiros lugares e ate um vice campeonato, já a Deixa Falar, nunca mais foi vista.


Foto: Canto da Alvorada/Campeã de 2004

Segue o carnaval de BH e em 2005 outra estreante que não voltaria para a avenida, a Unidos do Arco Iris faria sua primeira e única apresentação.Também estreando neste ano a Acadêmicos de Venda Nova.e a Império da Nova Era que brindaria Belo Horizonte durante 3 carnavais e retornaria em 2010 fazendo sua ultima apresentação ate então.

2006 contrariando todas as expectativas ate então pessimistas, Unidos Guaranis e Bem Te Vi retornam ao carnaval depois da ultima apresentação das mesmas em 2001. (alias única apresentação desde 1991.) Estreando em 2006 a Imperatriz de Venda Nova faz seu primeiro desfile, licenciando-se em 2008 e retornando em 2010.

Foto: Primeiro Desfile do GRES.Acadêmicos de Venda Nova em 2005

Em 2008 duas novas estreias, passando como escola de samba convidada e sendo avaliada a escola de samba Galoucura saia dos estádios para a avenida e era então aprovada para desfilar em 2009. Já a também novata Chame Chame não seguiu os mesmos critérios e fez sua estreia direto no grupo principal das escolas de samba de BH.

Foto: Galoucura estreando no carnaval de 2008 como escola Convidada

Em 2009 foi a vez da tradicional e maior vencedora dos carnais de Belo Horizonte pedir seu afastamento dos desfiles, contrariando todos os pessimistas de plantão a Cidade Jardim retornou em 2010 mantendo-se ativa ate então. O motivo maior foi a perda da quadra de ensaios para a construção de uma "UMEI" após muita negociação com a prefeitura de Belo Horizonte a quadra foi mantida mas boa parte do terreno e do estacionamento hoje não existem mais.

Foto: Antiga entrada da quadra do GRES.Cidade Jardim com sua rampa de acesso destruída pelas maquinas de construção da UMEI,

2010 uma nova estreia, a Estrela do Vale, brilharia ao conseguir se inscrever e a participar do carnaval da cidade em um ano em que a mesma enfrentou batalhas para se firmar nos bastidores do samba. A Estrela do Vale se manteve ate 2012 nos desfiles e é aguardada para fazer sua estreá no grupo principal em 2013

Foto: Estrela do Vale estreante em 2010.

Para o carnaval de 2012 a Força Real era esperada e o fim do grupo de avaliação a 30 dias do desfile freou a escola que se fosse para a avenida apenas se apresentaria, sem valor de grupo e com verba de avaliação e estaria no grupo de acesso em 2013 mesmo que não apresenta-se um carnaval digno aos olhos da população.

Em 2013, alem da Força Real, a Expresso 777 prometem reforçar o grupo de acesso da cidade alem de “boatos” que uma nova escola de samba estaria para surgir na região da Pampulha, Unidos da Zona Sul também chegou a ser cogitada mesmo que não oficialmente.vale lembrar que 2012 tivemos um grupo de acesso formado por uma escola de samba e que nada foi feito para impedir o afastamento das escolas participantes ou para incluir novas escolas neste grupo.

Foto: Força Real já promovendo eventos em sua comunidade antes do fim do grupo de avaliação

Também fica a expectativa de que escolas tradicionais não se apresentem no próximo ano e o aguardo do retorno de Unidos Guaranis, Unidos do Onça,Império da Nova Era, Galoucura, Imperatriz de Venda Nova e Inconfidência Mineira. E as escolas de samba do passado seria ousadia de mais aguardar o retorno de uma delas ? ( Monte Castelo, Vila Rica, Unidos de Santa Tereza, Alegria da Vila, Mocidade Independente Venda Nova entre outras...)

O que podemos estudar neste processo histórico das escolas de samba de Belo Horizonte, é a irregularidade em que nossas escolas de samba vem se apresentando e a dificuldade de se manter tal instituição, seja por motivos, estruturais, políticos, internos ou o conjunto de todas estas adversidades aliadas a um descrédito anual na qual nosso carnaval é submetido.

Outro detalhe importante é a falta de opções de dirigentes a frente das instituições carnavalescas existem na cidade casos de escolas de samba e blocos caricatos onde o presidente morre e a instituição deixa de existir. Talvez a falta de uma diretriz jovem junto das diretorias seja um dos motivos, alem de vaidades pessoais e má administração.

Tivemos recentemente 2 casos entre os blocos caricatos:

Foto: Bloco Caricato Acadêmicos da Vila Estrela.

O Bloco Caricato Apaixonados Pelo Samba e o Acadêmicos da Vila Estrela, foram punidos e aguardam seu futuro sem saber se irão se apresentar em 2013 ou não. Entre os motivos alegados a falta de uma luva de uns dos componentes do caminhão.

Em um carnaval inconstante fica a duvida, refletir e reativar o paternalismo que tanto nos prejudicou no passado e dar a estes blocos uma nova chance ou manter o regulamento, em uma atitude nem sempre simpática e mostrar a população que o samba esta progredindo e mantendo seus regulamentos com seriedade doa a quem doer?

Não é todo dia que aparecem novos Blocos Caricatos, seria o regulamento dos Blocos Caricatos severo de mais em uma avaliação? Ou seriam os sambistas acostumados com o chamado paternalismo que tanto ajudou e prejudicou o carnaval de BH ?

O que precisamos urgentemente é de lideranças capazes de fazer acontecer o espetáculo, estamos a beira de uma eleição e o que se vê são agremiações divididas entre este ou aquele candidato, não existe um consenso (união) e sim interesses pessoais que superam a vontade de transformar toda a festa. Temos uma liga com uma diretoria “supostamente” com mandato vencido, agremiações não satisfeitas que já no mínimo 2 anos se dizem desligadas da mesma mas que continuam frequentar reuniões e a opinar, outras demonstram vontade de desligamento mas não o fazem, como podemos ver em matérias do próprio Blog carnaval BH, onde escolas de samba divulgam cartas de desligamento da entidade que os representa e ainda hoje fazem parte dela.

Seria a hora de uma nova Liga? Ou reformulação total da que temos hoje ? O que temos que atentar é que novas entidades estão nascendo e que as instituições mais antigas precisam se fortalecer e o mais rápido possível, é preciso mudar este quadro de instabilidade de agremiações inconstantes no nosso carnaval para que o mesmo não termine na quarta feira de cinzas e dure o ano inteiro de fevereiro a fevereiro.

Read more »

VEM AI O 5º ARRAIÁ DA ACADÊMICOS DE VENDA NOVA



A Acadêmicos de Venda Nova convida a todos para seu quinto "Arraiá" com atrações, comidas tipicas e bebidas. A tradicional festa ocorrera nos dias 4 e 5 de agosto a partir das 18H no campo do Venda Nova Futebol Clube.

Read more »

domingo, 22 de julho de 2012

CARNAVAL E ELEIÇÕES 2012


2012 é ano de eleições municipais e nós sambistas, somos muitos em Belo Horizonte, por mais que pensem que não.

Vamos pensar que somos 7 Escolas de Samba ativas, desfilando com média de 350 pessoas em cada, 7 Blocos Caricatos, desfilando com média de 80 pessoas em cada bloco e em 3 dias de festa, recebendo em média 20 mil pessoas por dia. Isso sem contar os blocos de rua que subiram de 15 em 2011 para mais de 30 blocos registrados em 2012.

Então, pelos meus cálculos rápidos, somos mais de 70 mil belo horizontinos ligados de alguma maneira ao Carnaval da nossa cidade.

Até 1988 nosso Carnaval era o segundo melhor do Brasil. Em 1989 sofremos um duro golpe e não tivemos desfiles em Belo Horizonte. Em 1990 as Agremiações desfilaram com seus proprios recursos e em 1991 os desfiles foram realizados na cidade de Contagem. Ficamos desse periodo até 2003 sem desfiles oficiais devido a falta de apoio do poder público municipal.

Neste período passaram pela Prefeitura Pimenta da Veiga, Eduardo Azeredo, Patrus Ananias e Celio de Castro, todos omissos em relação ao nosso Carnaval. Quando o carnaval voltou oficialmente em 2004, o prefeito de BH era Fernando Pimentel.

Em 2009, Márcio Lacerda assumiu a prefeitura e tem apoiado o nosso Carnaval, além de devolver em 2011 a nossa festa para o Centro de BH.

É claro que uma cidade não vive só de Carnaval, por isso não estou aqui fazendo campanha para ninguem. Porém, nós que somos do mundo do samba já vivemos “anos cinzentos” e temos que ficar atentos.

O Carnaval é uma manifestação Cultural, portanto o nosso objetivo é estreitar a relação entre o Poder publico municipal e as Escolas de Samba, abrindo para um dialogo sobre o futuro do nosso Carnaval com os candidatos a prefeitura de Belo Horizonte.

Ganhará o nosso carnaval, ganharão nossas escolas de samba, ganhará o próximo prefeito de nossa cidade.

FONTE:http://abraceocarnavaldebh.wordpress.com/

Read more »

terça-feira, 17 de julho de 2012

INOCENTES DE SANTA TEREZA ESQUENTANDO OS TAMBORINS .

Dando a largada para o carnaval de 2013, o tradicional Bloco Caricato Os Inocentes de Santa Tereza, realizou no dia 14/07, seu primeiro ensaio , na tradicional praça do bairro. Com casa cheia o bloco agradou a quem esteve presente e garante a seu componente um grande desfile para o próximo carnaval.

Read more »

domingo, 15 de julho de 2012

Fim dos ensaios de rua em Belo Horizonte.

Foto arquivo: Ensaio Gresmi.Bem-Te-Vi / Por Acaso 2010

Segundo noticia vinculada pela Radio Itatiaia na manhã deste domingo 15 de julho de 2012 estão proibidos os ensaios das escolas de samba nas ruas e praças da cidade. A proibição teria partido de um ato do ministério publico, segundo Luiz Carlos Novais presidente do Samba Dez.

Vale lembrar que apenas a escola de samba Cidade Jardim possui uma quadra, bem como a Chame Chame possui um espaço para ensaios.


Read more »

sexta-feira, 13 de julho de 2012

COMEMORAÇÕES DE UM BALUARTE. SALVE MESTRE AFFONSO

O mestre mineiro de coração verde e rosa pede passagem para comemorar meio Século de samba.
Figura ilustre e conhecida do nosso carnaval, Mestre Affonso pode ser encontrado nas melhores rodas de samba da cidade, sambista, radialista, e carnavalesco , o mestre que comandou a bateria das mais tradicionais escolas da cidade convida a todos para festeja sua mais nova nota 10. a Nota 10 da vida em um evento especial.

MESTRE AFFONSO.
MEIO SÉCULO DE SAMBA

Data: 14 de agosto (véspera de feriado)
Horário: 21 horas
Local: PLATINA SHOW BAR – Rua Platina, 1942 – Bairro Calafate –BH
Atrações:
Samba de Véio
Balatucada Bateria Show
Nando Carvalho & Banda
Pirulito da Vila
Evair Rabelo
Participação Especial de Marquinhos Sathã
RESERVA DE MESAS E CONVITES: (31) 9121- 5154 / 9968-4642

Read more »

terça-feira, 10 de julho de 2012

Força Real comunica novo Presidente de Honra.

Foto com Cesinha novo presidente de honra, o Presidente Felipe Diniz e o Dir. de Carnaval Guilherme Freitas.

O GRCES. FORÇA REAL, comunica com orgulho a posse de seu novo presidente de honra CESAR RIBEIRO “Cesinha” morador da comunidade da escola e defensor de movimentos sociais e culturais da região, hoje “Cesinha” desponta como o mais novo apoio ao Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Força Real.

BEM VINDO A NOSSA AGREMIAÇÃO.
Att

DIRETORIA.
GRCES.FORÇA REAL


Maiores Informações :
www.forcareal.blogspot.com

ou

face da escola

Read more »