▼
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
INFORMATIVO APOIO DAS ESCOLAS DE SAMBA AO PREFEITO MARCIO LACERDA.
Em atenção a solicitação da coordenação da campanha do prefeito Marcelo Lacerda, informamos o adiamento do evento que se realizaria no dia 29-05-2012, uma vez que o não seria possível a presente do Sr. prefeito.
A coordenação informa que nova data será marcada.
ACADÊMICOS DE VENDA NOVA PROMOVE EVENTO ANOS 70/80
Vem ai a II festa anos 70 e 80, da GRES Acadêmicos de Venda Nova, dia 13 de outubro, sábado, a partir das 20 horas, local, Escola Municipal Antônia Ferreira, nr. 10 , bairro São João Batista, ônibus 2256 ,ingresso masc, $15,00 reais e fem $10,00 reais, informações 96561812
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Escolas de samba manifestam apoio ao atual prefeito Marcio Lacerda.
Foto: Marcio Lacerda presente nos eventos carnavalescos e também na avenida.
Até a presente data confirmaram a presenças as seguintes Escolas:
Gres- Academicos de Venda Nova·
Gres- Canto da Alvorada
Gres- Chame Chame·
Gres- Cidade Jardim
·
·
Gres- Estrela do Vale
·
Grces- Força Real
·
Gresmi- Bem te vi
·
Maiores informações serão repassadas a partir do dia 25-09-2012.
terça-feira, 18 de setembro de 2012
BH perde um de seus maiores carnavalescos. (LUTO)
Morre, aos 70 anos, o cenógrafo mineiro Raul Belém Machado Raul estudou arquitetura na UFMG, foi professor dos principais cursos de arte de Belo Horizonte e passou a maior parte de sua carreira trabalhando no Palácio das Artes
Luana Cruz
Publicação: 18/09/2012 09:49 Atualização: 18/09/2012 13:46
Raul Belém Machado, nascido em Araguari, se tornou um mestre das artes cênicas de Minas
Morreu nesta terça-feira, aos 70 anos, o cenógrafo mineiro Raul Belém Machado. Ele estava internado no Hospital Previdência (Ipsemg) há alguns dias para tratamento de câncer. Raul nasceu em Araguari, no Triângulo Mineiro, e estudou arquitetura na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Se tornou mestre das artes cênicas de Minas mudando o conceito de cenário e figurino com sua força produtiva. Professor dos principais cursos de arte de Belo Horizonte, Raul entrou em cena no fim dos anos 1960 para trazer novas tendências para o Brasil.
Antes dele, as roupas para a cena vinham de casa e os móveis eram emprestados ou doados por artistas e amigos. Quando se formou em arquitetura, Raul Machado criou cenário da montagem Procura-se uma rosa, de Gláucio Gil, sob a direção de Carlos Alberto Ratton. Em seguida, ambientou espetáculo dirigido por Rogério Falabella: Geração em revolta, de John Osborne.
A partir do encontro com o Teatro Experimental (TE), de Jota Dangelo, emendou um trabalho no outro e deu projeção ao profissional de cenário e figurino no tablado nacional. O trabalho e dedicação reconhecidos em Raul estão no livro - O arquiteto da cena, lançado pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, em 2009. A edição faz parte da memória do Palácio das Artes, principal palco da capital mineira, onde Raul passou a maior parte de sua carreira.
O diretor, ator e dramaturgo Pedro Paulo Cava disse que não há palavras para definir a perda com a morte de Raul. “Para mim, particularmente, é uma perda dolorosa, porque foi meu companheiro desde os anos 60. Ele começou um pouco antes de mim. É difícil perder um grande amigo e parceiro, pois fizemos tudo juntos. Para a cenografia, figurino e arquitetura mineira é um perda. É difícil até avaliar o que o Raul representava para as coisas que foram feitas nos últimos 45 anos nessa área”.
Em nota, a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e a Fundação Clóvis Salgado lamentaram a morte de Raul. “Dentre inúmeras e importantes contribuições para as artes, destaca-se sua atuação à frente do Centro Técnico de Produção da Fundação Clóvis Salgado (CTP), onde foi coordenador artístico e criou cenários e figurinos inovadores e marcantes para a profissionalização do teatro no Estado. Sua contribuição para a Fundação Clóvis Salgado teve amplo e inesgotável alcance.”
O governador Antonio Anastasia também se manifestou “As artes mineiras perdem um de seus grandes valores, que com criatividade e ousadia contribuiu para o desenvolvimento e reconhecimento de Minas Gerais para além de nossas montanhas. A seus familiares levo a solidariedade de todos os mineiros. Seu legado servirá para aplacar a dor de seus parentes e amigos neste momento de tristeza. Em sua arte ele viverá."
O velório de Raul será no Funeral House, na Avenida Afonso Pena, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a partir de 14h. O sepultamento será às 16h30 no Parque Renascer Cemitério e Crematório, em Contagem.
Fonte: Estado de Minas
NOTA BLOG CARNAVAL BH.
Raul Belém , ao lado de Décio Novielo foi considerado um dos melhores carnavalescos de Belo horizonte entre as décadas de 70 e 80, passou por escolas como Canto da Alvorada e Cidade Jardim e recebe no dia de hoje os últimos aplausos em nome da arte.
Lá se vai mais uma parte da nossa história carnavalesca, que precisa urgentemente ser contada... Que deus ilumine e de forças da família do eterno carnavalesco Raul Belém.
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Conheça o enredo da Acadêmicos de Venda Nova para o carnaval de 2013
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova apresenta o seu enredo para o carnaval 2013 de Belo Horizonte, sob o título “Sambalelê – Venda Nova desperta a criança em você!”.
Apresentação do enredo 2013
“Bons tempos aqueles de criança...”, quem não disse essa frase num momento de saudosismo. Bons tempos eram aqueles quando a mamãe nos fazia carinhos silenciosos, seja com a ponta dos seus dedos massageando nossos bracinhos, ou mesmo nos apertando contra seu peito terno e acolhedor. E das lembranças do papai nos afagando a face, nos trazendo proteção, chocolate e brinquedos, cantando e contando estórias, “bons tempos aqueles...”
Neste carnaval de nostalgia, sonho e magia, a Acadêmicos de Venda Nova despertará nos desfilantes e no público presente na passarela do Boulevard Arrudas, sentimentos e lembranças que compõem o universo infanto-juvenil, algumas vezes adormecido em cada um de nós, mas pronto para acordar e tornar nossas vidas mais coloridas e divertidas.
Universo de sonhos e pesadelos
“É hora de dormir”, fala a mamãe. Então, ela nos acomoda na caminha, nos envolve com um cobertozinho bem quentinho e cheiroso, apronta uma mamadeirinha com um gostoso mingau, conta uma historinha e canta uma cantiga para ninar e nos embalar a mundos de sonhos e fantasias. Neles há um paraíso de belezas e natureza exuberantes, cores e formas fantásticas. Mas algumas cantigas podem nos levar a um mundo de pesadelos, onde seres imaginários como os boi-da-cara-preta, lobo mau e bicho-papão nos causam medo e apreensão. Em nosso universo infanto-juvenil cabe de tudo, exceto atirar “o pau no gato”, dar uma “boa lambada” em alguém que “tá doente, tá com a cabeça quebrada”, ver “o cravo sair ferido e a rosa despetalada”, nem incentivar que o boi “pega esta criança que tem medo de careta”.
Universo dos personagens infanto-juvenis
O papai abre um livro, os olhos das crianças se enchem de brilho e, aos poucos, mundos se desvendam a cada página virada das tantas obras da literatura infanto-juvenil publicadas. Personagens reais e seres frutos da imaginação podem ser aventureiros ou heróis, revelando-nos bons exemplos e conselhos a serem seguidos, ao contrário dos vilões que a todo custo tentam roubar nosso grande tesouro que é a felicidade. Lugares fantásticos surgem das gravuras e das palavras que descrevem e imortalizaram os sonhos e delírios dos autores, retratando o inatingível fundo do mar, lugares longínquos do espaço sideral, ou mesmo mundos imaginários. As estórias são envolventes e nos conduzem a situações surpreendentes, descortinando em nós fascínios, sabedoria e conhecimentos preciosos. Esta magia que exerce a literatura brilha nas mentes das crianças e de adultos de muitas gerações.
Universo da diversão e dos brinquedos
É férias e as crianças ficam inquietas a espera de usufruírem de tantos brinquedos e guloseimas dos parques de diversão. Gira mundo, giram roda gigante e carrossel, assim passam a vida e a tristeza. Os laços de afeto se fortalecem, irmão, primos e coleguinhas agora são amigos inseparáveis. O papai logo compra algodão doce e a mamãe nos enche as mãos de pirulitos, doces, balas. Um cheiro irresistível invade o ar com o estourar das pipocas quentinhas. Foi uma tarde realmente linda no parque. Chegando em casa abriremos os presentes recebidos no aniversário: são bolas, bichos de pelúcia, carrinhos, bonecas, trenzinhos... Quanta coisa boa!!!
Universo de conhecimentos
Novos mundos se abrem a cada instante num universo paralelo digital, onde sonhos, desejos, experiências e conhecimentos são desvendados a cada clicar no “mouse”. Assim, como as crianças que desde cedo possuem especial habilidade no manuseio de aparelhos tecnológicos, somos navegantes e alcançamos “games”, espaços virtuais, informações e conteúdos que nos conduzem ao universo do conhecimento. É a “internet”, via de luzes e cores, que nos permite surfar pelos caminhos multicoloridos da curiosidade, da diversão e do entretenimento. E, tal como o picadeiro do circo, é a nossa fonte do saber, da diversão, da magia e da felicidade.
Então, neste carnaval, junte-se aos Acadêmicos de Venda Nova e desperte a criança adormecida em você, libere sua alegria e fantasia e, como sugere a cantiga de roda... “samba, samba, samba lelê ... samba, samba, samba lalá”.
Belo Horizonte, 10 de setembro de 2012.
GRES Acadêmicos de Venda Nova
Diretoria Artística
solicite a sinopse pêlo site; www.avendanova.com.br contato@avendanova.com.br
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Cidade Jardim já tem enredo para 2013
O GRES CIDADE JARDIM DEFINE SEU ENREDO PARA 2013, MAIOR CAMPEÃ DA HISTORIA DO CARNAVAL DE BELO HORIZONTE, A ESCOLA PRETENDE QUEBRAR O JEJUM DE TÍTULOS NA DIVISÃO PRINCIPAL O ULTIMO CAMPEONATO OCORREU EM 1986 (OS DEUSES ORIXÁS NOS 25 ANOS DA CIDADE JARDIM)
PARA O CARNAVAL DE 2013 A ESCOLA ESCOLHEU O ENREDO "CADA LOUCO COM SUA LOUCURA" E PRETENDE ABORDAR LOUCOS VARRIDOS, NAPOLEÕES, MENINOS MALUQUINHOS ENTRE TANTOS PERSONAGENS LOUCOS DE NOSSA HISTORIA. E SE SER DIFERENTE E NORMAL, A CIDADE JARDIM VEM BRIGAR PELO TITULO DE CAMPEÃ DO CARNAVAL COMO MANDA SUA TRADIÇÃO.
domingo, 9 de setembro de 2012
Departamento Jovem da Força Real da inicio a sua primeira campanha.
O Departamento Jovem do GRCES.FORÇA REAL, deu inicio esta semana a sua primeira campanha beneficente. Intitulada de "Força Criança.Jovem Esperança" tem o intuito de distribuir roupas e brinquedos a quem precisa e ira ajudar uma instituição carente da região. A campanha ira ate o dia 12 de outubro de 2012 (dia das crianças)e conta com o apoio da escola e de sua diretoria que darão base ao departamento.
Entre outras novidades o departamento divulga a escolha de seu mascote e terá um leão coroado como simbolo. Também divulga seu blog oficial que sera administrado pelos membros do mesmo.
Ja esta no ar enquete para escolha do nome do MASCOTE do Departamento Jovem, entre no link, conheça o trabalho do D.Jovem da Força Real e ajude o mesmo a escolher o nome de seu mascote.
www.djforcareal.blogspot.com
Foto: Reunião do Departamento Jovem /Divulgação D.J
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
FESTA NA ESTRELA DO VALE, MISTURA, ALEGRIA, DESCONTRAÇÃO E MUITO SAMBA.
Foto: Presidente Madalena feliz em sua primeira feijoada.
Com a apresentação de 02 grupos de samba e um de musica sertaneja, sendo os grupos Ganzuá, Joãozinho Batera e Grupo e a Banda de forro Bonde do Fraga, a Estrela do Vale brilhou ao inaugurar seu novo espaço de eventos. Muita feijoada e chopp gelado animaram a diretoria e seus convidados. O evento também contou com a presença do presidente de honra da escola, o Sr.Sandro Ricardo Braz que muito contribuiu para o sucesso da festa.
FOTOS: Paulo Monteiro de Carvalho.
sábado, 1 de setembro de 2012
FORÇA REAL CRIA PRIMEIRO DEPARTAMENTO JOVEM DE BH E MINISTRA CURSO PREPARATÓRIO PARA JOVENS.
FOTOS: Arquivo/Força Real
Fundado oficialmente no dia 01/09/2012 o primeiro, Departamento Jovem de uma escola de samba de Belo Horizonte começa suas funções sociais na comunidade. Graças da uma parceira com a Escola Estadual Dom Bosco, na tarde deste sábado (01) os integrantes do departamento jovem da Força Real tiveram um curso ministrado pela escola, onde aprenderam sobre a história do samba, a importância social e cultural do jovem dentro deste departamento, bem como saber comporta-se e proceder em festas e eventos nos quais forem representando a agremiação. Conheceram um pouco mais sobre como cada um tem um papel dentro de sua comunidade e como podem somar a ela. Ficarão a cargo da área social da Força Real dentro de seu bairro e bairros vizinhos; ao final do curso cada um deles recebeu um certificado oficial da escola, diplomando este que foi o primeiro evento oficial do primeiro Departamento Jovem de BH.O evento contou com o apoio do presidente de honra da escola Cesinha
Fundado oficialmente no dia 01/09/2012 o primeiro, Departamento Jovem de uma escola de samba de Belo Horizonte começa suas funções sociais na comunidade. Graças da uma parceira com a Escola Estadual Dom Bosco, na tarde deste sábado (01) os integrantes do departamento jovem da Força Real tiveram um curso ministrado pela escola, onde aprenderam sobre a história do samba, a importância social e cultural do jovem dentro deste departamento, bem como saber comporta-se e proceder em festas e eventos nos quais forem representando a agremiação. Conheceram um pouco mais sobre como cada um tem um papel dentro de sua comunidade e como podem somar a ela. Ficarão a cargo da área social da Força Real dentro de seu bairro e bairros vizinhos; ao final do curso cada um deles recebeu um certificado oficial da escola, diplomando este que foi o primeiro evento oficial do primeiro Departamento Jovem de BH.O evento contou com o apoio do presidente de honra da escola Cesinha
Bacharéis do Samba Define Tema para 2013
Um verdadeiro sorriso na Avenida, é o que podemos esperar do tradicional Bachareis dos Samba para o próximo carnaval. com o tema: "O humorista Mineiro em destaque no cenário nacional” o bloco promete reverenciar não apenas o simples ato de sorrir, mais também humoristas mineiros consagrados e suas eternas piadas. O Bloco promete um carnaval irreverente e caricato, apostando nas tradições dos verdadeiros blocos caricatos da cidade em um desfile, sem mestre sala e porta bandeiras comissões de frente e sem elementos ligados a escolas de samba, propondo um resgate do que podemos chamar de Bloco Caricato.